A noite das bruxas

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

raqueltrindadec 01/12/2023

Esse livro foi o primeiro de Agatha Christie que li. Não sei se devido à tradução ou à forma de escrever da autora, não posso dizer que foi uma leitura prazerosa.
Os diálogos e monólogos são grandes demais e nada dinâmicos, o que os torna cansativos e difíceis de prender a atenção.
Os personagens são muitos, o que torna difícil compreender as ligações entre eles e sua relevância para a história.
Na minha opinião, nenhum personagem, seja ele principal ou secundário, foi afável o suficiente para que se formasse um vínculo ou opinião sobre seu caráter.
Pretendo ler mais livros da autora em breve.

Mikael_13 30/11/2023

Depois de ler mais de trinta livros da Agatha Christie, desenvolvi um olhar mais afiado para alguns detalhes nas histórias. Um detalhe presente na página 65 fez com que eu adivinhasse quem era um dos assassinos, mas, mesmo tendo lido muito da rainha do crime, ela conseguiu me enganar em outros aspectos. Amei a leitura. Já vou aproveitar para assistir a adaptação.

Selene2 30/11/2023

Podia ser melhor.
A Noite das Bruxas é um livro que inicialmente prende a atenção com seu enredo intrigante, mas ao longo da história, o tédio predomina, tornando a leitura arrastada; demorei semanas para concluir um livro tão pequeno.
Ao compreender o desfecho, percebe-se a relevância de detalhes aparentemente insignificantes, mas a abordagem poderia ter sido menos cansativa.
No entanto, o final surpreendente e esmagador compensa a sensação de tempo perdido.
Valeu a pena. Beijão. ?

Maria Eduarda 30/11/2023

- Eu já vi um assassinato - afirmou Joyce.
A noite das bruxas, uns dos melhores esmeros redigido por Agatha Christie.
Novamente essa autora fascinando a mim com sua escrita, não é indiscrição que Agatha Christie ocupa o posto, na minha perspectiva, de a melhor historiógrafa no âmbito dos contos de romance policial, popularmente afamada como a ilustre rainha do crime.

Em primeira análise, a autora é mestre em ambientar os livros dentro de datas comemorativas para criar as tramas baseando-se em tradições em questão, e não foi diferente em ?A noite das bruxas?, originalmente lançado em 1969, naturalizado com um ar de mistério além de gostosuras e travessuras.
Nesse viés, em uma noite de preparativos para uma festa tradicional de Hallowen, uma das convidadas relata já ter presenciado um assassinato, minutos depois as brincadeiras são interrompidas com um assassinato, um afogamento da mesma menina. É uma coincidência?
Nesta festa estava presente uma escritora célebre de contos policiais, Ariadne Oliver, tida como alter ego da própria Agatha e enorme amiga de Hércules Poirot, que é convocado para desvendar esse mistério.
Esse livro me impressionou do começo ao fim. É um exemplo claro do talento que a autora possui com os livros, com as ideias fenomenais e finais inesperados, como sabe utilizar os elementos da história tão bem, desviando sua atenção para o possível assassino, e em como todas as obras, cabia a nós se atentar aos mínimos detalhes do livro. Sinceramente eu imaginava que essa pessoa estaria por trás de todos os crimes, mas, em nenhum momento eu imaginei o desenrolar dessa história, os motivos e porquês, durante todo o livro fiquei me perguntando porque o detetive estava dando voltas ao passado, esse Q do livro estava desgastando minha massa cinzenta, porque ele estava se aprofundando em delitos antigos e mal resolvidos? Sem dúvidas lendo o final do livro essa informação ficou muito clara, Hércules Poirot é simplesmente o
melhor! Outrossim, a leitura te oferece um gosto de mitologia grega nas páginas finais, experiência nova nos contos dela.

Sem dúvidas, essa é mais uma das historias da Rainha do crime em que o passado tem o papel crucial na fundamentação no mistério exercido no presente. Poirot, como em um quebra-cabeça, vai mexer em retalhos passados da pequena cidade para compreender como acontecimentos de crimes antigos impulsionaram uma cadeia de causa e efeito do estigma hodierno. Como em todos os livros, o detetive se fundamenta na questão de racionar os motivos do crime, oque levou aquilo acontecer e como era a personalidade da vítima, para chegar ao assassino, afinal, apenas conhecendo a vítima a fundo para determinar quem teria motivações para querer-lá morta. Sem objeções, eu particularmente venero as páginas de interrogatório e nesse livro teve muito, além de ser repleto de plot twists, persiste sendo um exercício contínuo para manter a mente aberta e preparada para as reviravoltas da senhorita Christie.
Warley Pablo 01/12/2023minha estante
Nossa, que história incrível! Pqp, a Agatha é de fato uma pessoa diferenciada e rica em conteúdo. Também gostaria de demonstrar minha satisfação em ter uma namorada com leituras tão incríveis. Sério, elas te deixam ainda mais atraente!!!

Ariel 30/11/2023

Gostei do livro, achei a linguagem menos difícil do que de outros que li da agatha, mas em certas partes meio enrolado, apesar de investigar vários assassinatos já cometidos anteriormente, o que foi bem interessante
final surpreendente

Luany Hinkel 30/11/2023

Uma boa parte do livro foi bem difícil se manter na leitura, que era muito tedioso, com poucas coisas que fizesse ficar preso, mas conforme vai passando os capítulos e vai se desvendando os acontecimentos vai ficando mais interessante, já havia desconfiado desde o início do assassino, um deles pelo menos, então fiquei bem feliz de acertar, mal posso esperar para ler outros da autora.

Gleiciane.Aline 28/11/2023

Receita de bolo
Esse livro é a pura receita de bolo da Agatha Christie, mas me senti decepcionada nele. Esperava muito mais da leitura, porém achei a narrativa cansativa, os personagens sem sal e não gostei do fim.... :(
Luis1010 29/11/2023minha estante
Tenho a mesma opinião

Duda Parreira 27/11/2023

É um livro bom, mas não achei que se destacou tanto. Talvez se eu tivesse livro no ensino fundamental teria achado espetacular. É um bom romance policial, mas nada muito extraordinário. Leitura rápida e agradável, além de citações da mitologia grega que me agradaram bastante.

Rnata 27/11/2023

Originalidade da Agatha se provando mais uma vez
???????: 240
???????: Harper Collins
??????: Agatha Christie

? Em a noite das bruxas a gente acompanha a escritora de romances policiais Ariadne Oliver em uma festa de Halloween numa cidade do interior. A festa era para comemorar o dia das bruxas com as mais diversas brincadeiras para as crianças, mas ninguém poderia imaginar que essa festa viraria um enterro.

? Na mais planejada festa de Halloween da cidade acontece um assassinato de uma criança, que revelou saber o autor de um crime que ocorrerá a anos atrás.

? Quem será o interessado em apagar a memória de Joyce Reynolds, e enterrar a sete palmos o assassino da cidade?

? O ponto forte da história, na minha opinião, são os personagens que foram criados pra compor a trama, as senhoras, as crianças são a parte de ouro da história.

? Sem dúvidas a Agatha sempre tem criatividade o suficiente para criar enredos diferentes entre si e entregar muita originalidade, mas o fato dessa trama envolver um crime passado e um atual criou um aspecto complementar e muito original pra trama, quando achei que nada da Agatha me surpreenderia mais, ela foi lá e me surpreendeu.

? O fato dos interrogatórios envolver a maior parte de crianças deixa a história muito subjetiva, pois as vezes as crianças se precipitam na interpretação de ações e palavras, e é nisso que a investigação se desenrola. O que ela diz que viu, foi isso mesmo?

? Recomendo pra quem gosta de uma boa investigação policial que torna impossível você desvendar antes do final.

veronicadh 26/11/2023

Poxa, Agatha
Sou muito fã da Agatha, mas confesso que não curti esse livro. Demorei muuuuito pra terminar. Esse livro não deu certo pra mim. Em alguns momentos fiquei muito confusa, pois eram muitos personagens e muitas histórias do passado. Fiquei bem decepcionada, pois esperava mais. Na verdade, li o livro só porque o filme tinha sido lançado e no final a história do filme e do livro são completamente diferentes e eu não gostei de nenhum dos dois, rs. ?

Juliana.Anzai 26/11/2023

Como poderei começar?
Foi meu primeiro contato com a autora? a princípio achei a leitura lenta, cheio de mistérios e suspense.
No decorrer do livro, todos se tornam suspeitos, até as crianças não escapam e acho q por isso acabei achando meio tedioso e sem muito sentido mas, me surpreendi coma revira volta que esse livro da.
Demorei para começar a gostar e quando comecei a gostar, acabou, simples assim.
Com certeza irei me aventurar em outras obras e com tempo e calma? o legal desse tipo de leitura é vc leitor, tentar decifrar os mistérios.

8/10

amandaleu 26/11/2023

Resenha de A Noite das Bruxas
Este é o segundo livro de Agatha Christie que leio e o que mais gostei até então. Foi de fácil leitura e a história me prendeu bem mais que a de Morte no Nilo.

Após Joyce, uma menina de 12 anos, contar durante uma festa de dia das bruxas que já viu um assassinato, acaba sendo encontrada morta nessa mesma festividade.
Estando presente lá a escritora de romances policiais Mrs. Ariadne Oliver que é amiga de Hercule Poirot, personagem conhecido no universo de Agatha, Ariadne pede ajuda do detetive para desvendar esse terrível caso de homicídio.
Fabio 28/11/2023minha estante
Longe de ser o melhor da rainha, mas é um bom livro né, Amanda??

amandaleu 28/11/2023minha estante
Sim, gostei bastante. O próximo que pretendo ler dela é o E não sobrou nenhum.

Fabio 01/12/2023minha estante
Esse é um dos melhores da rainha, Amanda. Quando eu li, ainda chamava "O Caso dos dez negrinhos" kkkk

IanNori 26/11/2023

A gatha triste
Essa mulher não poupa meus neurônios. Eu demorei meses para finalizar o livro porque estava tentando entender os raciocínios usados na história, e só pude de fato entender nas últimas páginas com a explicação do detetive.

Larissa.Ramos 25/11/2023

Leitura fácil , bastante agradável com bolso detetive ,uma criança é assasinada na noite da festa das bruxas