Cai O Pano

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

claudioschamis 26/03/2009

Triste. Só isso. O pano podia até cair mas Hercule não podia parar. Não ele. É impressionante como os livros, a fantasia, a ficção conseguem exercer essa magia em nós, e até faz com que nos apaixonemos por certos personagens e quando é preciso matá-los, isso mata nós leitores também.
Heder 18/06/2011minha estante
eu tambem tinha ess opiniao, mas dai li sobre o livro. a Aghata matou ele por medo de qualquer outra pessoa continuar a historia dele, sem a permissao dela. Ela escreveu esse livro antes da segunda guerra, e guardou pra si. Após sobreviver na guerra, ela continuou a escrever livros do Poirot, e só depois de anos que publicou Cai o Pano. Aghata simplesmente fantastica

Tícia 20/11/2011minha estante
Claudio... li esse livro há muito tempo atrás e te digo a mesma coisa e não lembro muuuuito bem, mas o que ficou pra mim foi isso, o livro é... triste! A sua colocação "O pano podia até cair mas Hercule não podia parar", foi perfeita.

Carolina 31/07/2012minha estante
Muito triste mesmo!!!

Olga Veiga 15/10/2012minha estante
Sem sombra de dúvidas o livro com o desfecho mais surpreendente para mim.

Mitsue 23/11/2012minha estante
Ainda nao li, mas pelos comentários, estou me empolgando cada vez mais!!!

Marina 10/12/2012minha estante
[spoiler] concordo...mas compreendo que Agatha tenha matado Poirot para que ninguem continue seu trabalho.

Sam 07/01/2013minha estante
Concordo com tudo o que você disse! xD

Humb 01/02/2013minha estante
Poxa, eu ia pegar o livro na biblioteca e você já contou o final! Podia marcar como spoiler...

Bárbara X. P. 18/09/2014minha estante
Realmente, Poirot nunca poderia parar. Foi triste, mas impressionante. Quando eu li, já sabia que ele iria morrer, porém, não deixei de me impressionar com a trama. Nunca há finais totalmente revelados nos livros da Agatha.

Diego.Santos 26/08/2018minha estante
Simplesmente amei esse livro, só lamentei não ter lido O Misterioso Caso Styles primeiro, os Crimes ABC, que foram mencionados na obra... Mas enfim... Irei lê-los agora. Um Final Magistral

Feathhers 11/07/2020minha estante
porra moço podia ter marcado como spoiler né...

Vera Duarte 14/09/2020minha estante
Eu fiquei muito triste. Li poucos livros da Agatha, ainda, e todos que li meu caro Hércule estava presente. Mas é exatamente isso, nos apaixonamos pelos personagens e agora estou me sentindo órfã.

Bruna Araujo 10/02/2022minha estante
Eu nunca vou ler, pq aí o Poirot nunca morrerá!

Tania111 21/10/2023minha estante
Um dos melhores livros dela!

Edson408 07/02/2024minha estante
Olhar pelo buraco da fechadura é importante!

William LGZ 09/09/2022

Um fechamento com chave de ouro
Era difícil pensar que, após ter lido "O Assassinato no Expresso Oriente" e "O Assassinato de Roger Ackroyd", eu pudesse ser mais uma vez tão surpreendido com uma resolução tão impressionante e criativa quanto nestas outras, entretanto, como sua cartada final, Agatha Christie conseguiu entregar exatamente isto e me abençoar mais uma vez com toda a sua genialidade e sagacidade.

Ler este livro logo em sequência de "O Misterioso Caso de Styles" foi algo ótimo pois pude fazer comparações e paralelos que deram um peso muito maior ao enredo, que se passou no mesmo cenário, além de validar minha resenha anterior ao ser possível para mim perceber a grande evolução da autora no desenvolvimento de seus mistérios, capazes de me prender e instigar bem mais do que no outro apesar do ritmo mais lento aqui.

O único ponto negativo que vi, que não foi relevante o suficiente para diminuir minha avaliação, foi a filha do Hastings como personagem. Sua personalidade pareceu-me caricata demais, servindo apenas para dar justificativa às críticas sobre juventude e modernidade que há na obra, e me irritou bastante durante a narrativa, mas isto pode ser considerado também um ponto a favor pois pelo menos foi mais uma emoção para sentir enquanto lia sem me deixar cair na indiferença.

De qualquer maneira, esta é uma história obrigatória para os fãs da autora e a recomendo para estes especialmente porque já acompanham seus trabalhos e serão capaz de sentir mais os acontecimentos daqui e ter a experiência de fato completa de sua leitura. Assim, para quem deseja o primeiro contato com ela, não é a opção mais indicada apesar de sua exímia qualidade.
Cyntia44 10/09/2022minha estante
Excelente resenha!
Parabéns!

Núbia Cortinhas 13/09/2022minha estante
Adorei a sua resenha! ??

Vênus_Alice 13/12/2022

Cai o pano e vem a grande cena
Nesse mistério Poirot está bem mais velho, beirando o fim da sua carreira e se vê em Styles, a mansão que ficou quando veio ao país no início, onde também teve seu primeiro caso de homicídio no local.

Ali ele está, junto com seu grande amigo Hastings, atrás do mais peculiar assassino de sua carreira.

O livro é simplesmente perfeito depois da trajetória desses dois, nesse caso Poirot não dá nem um resquício de pista, eu fiquei muito intrigada e é bem difícil de identificar pistas e marcas do assassino.

É uma narrativa que leva em conta a história deles, pessoas próximas, sentimentos x razão, e navegando nisso no fim, entende porque é tão difícil de entender como os assassinatos ocorrem e como não dá para ter muita certeza.

Agatha é simplesmente genial.

resenhasdajulia 14/11/2022

Poirot e Hastings retornam à mansão Styles, local da primeira investigação de ambos, para resolverem mais um mistério.

Dessa vez, cinco casos antigos, aparentemente sem ligação entre si, intrigam Poirot. E o suspeito, X, pode estar hospedado na mansão. Será que Poirot e Hastings conseguirão impedir que ele cometa mais um assassinato?

Adorei esse livro! Gostei dos personagens, a leitura fluiu bem, e me emocionei em algumas partes envolvendo o Poirot.

Melyssa61 12/01/2024

Eu jurei que ia acertar o assassino dessa vez, me equivoquei e muito, o que é muito bom já que eu imaginava o plot que ia acontecer mas não quem estava por trás disso tudo. entretanto eu esperava mais por conta de ser o último caso de poirot
Jessyca.G 12/01/2024minha estante
Para ser sincera, eu também esperava mais por ser o último caso dele. Mas dá uma pena no final não é?!

naveliteraria 03/02/2022

Ultimo caso de Poirot (e o pior!)
Ainda estou tentando digerir esse livro. Foi uma das histórias mais envolventes que já li da Agatha Christie (tanto que eu devorei o livro em uma tarde 🥵), um dos finais mais surpreendentes e ao mesmo tempo foi uma trama que não me convenceu e me deixou com um gostinho amargo no final. Não é um livro ruim, mas também não é bom. Talvez por ser uma história bem diferente do que eu esperava, talvez por ser a despedida de Hercule Poirot. O fato é que alguma coisa não deu certo aqui. Esse livro foi um mix de sentimentos pra mim. Cai o Pano é muito diferente de tudo que já li da Agatha Christie e isso só prova como ela foi uma escritora GENIAL. Se você nunca leu nada dela, não recomendo começar por esse porque ele tem várias referências de casos anteriores e é o último livro do detetive Poirot, então provavelmente vai fazer mais sentido começar por outros.

edisik 08/01/2023

Um dos melhores livros da Agatha Christie, sensacional como ela escreveu essa história que ficou guardada num cofre por muitos anos.

Gaal 01/12/2020

Um final triunfante
O livro conta pela segunda vez um assassinato ocorrido em Styles, e mais uma vez Poirot está com seu amigo Hastings tentando descobrir o "assassino".
O diferente desse livro de outros que já li da Agatha é o fato de Poirot já saber quem ele busca, e o leitor vai passar o livro inteiro na verdade acompanhando o desenvolvimento de Hastings no caso.
Como seu último caso Poirot se mostra dessa vez, como nas outras, ainda muito esperto e cheio de cartas na manga.
Seguir a leitura com o olhar de Hastings traz um nervosismo constante atrelado ao desconhecimento sobre o caso. De início foi algo que me deixou desinteressada, mas ao longo do livro, e no final, é o que o torna incrível.
Ainda prefiro casos da Miss Marple aos casos do Poirot, mas confesso que esse.... Foi triunfante.

Karyn 07/05/2021

Cai o pano
Que livro emocionante. O caso final do grande Hercule Poirot! Uma história um tanto parada, mas que como sempre nos prende pelos diálogos. Buscando alguma pista de quem de fato é o culpado. E para finalizar a carreira desse detetive, esse final eu jamais imaginaria. Não teria como. É triste, foi um dos finais mais difíceis que já li, pois não estava preparada para me despedir de Hercule Poirot e nunca estarei.

Juliane Xaxá 04/03/2023

O último caso de Poirot, agora limitado fisicamente, mas com a mente tão ágil como sempre. O último livro de Agatha Christie.

ManuelaNunes 15/10/2023

Explendido
AI MEU DEUS EU AMEIII DEMAIS
O começo foi bem chatinho confesso, mas
o final me surpreendeu muiito, tudo se encaixou direitinho e o assassino me surpreendeu demais pq nunca que eu imaginaria ter sido ele.
Ameiiiiiiiiiii

Rodrigo 16/08/2020

Agatha sempre surpreende.
Eu fico impressionado como sempre as histórias de mistério de Poirot consegue levar o leitor para uma série de possíveis soluções que tem 0 relação com o desfecho final. Concordo que, assim como o plot de assassinato no expresso do oriente, nunca pensaria em tal final. Um assassino extremamente sutil com um modus operandi, como o próprio Poirot fala, perfeito.

É um livro curto, bem escrito e que a trama vai ti prender até o final, sei que o foco do livro é, obviamente, o mistério por trás do assassinato, mas tem uns diálogos sutis que me fizeram refletir em alguns assuntos (a discursarão sobre eutanásia por exemplo), e já tinha esse livro a um bom tempo e nem fazia ideia que era a ultima aventura de Hercule Poirot. Enfim, não quero deixar passar alguns spoilers por isso vou parar por aqui.

PS: Otelo e Iago são citados tantas vezes no livro que agora me deu vontade de ler mais algum livro de Shakespeare.

Bruno Malini 03/08/2022

Fraco
Se esse foi o último livro do detetive Poirot, para um personagem tão marcante nas estórias da autora, achei que o seu fim foi muito sem emoção e importância. Merecia um final apoteótico.
swaturno 08/08/2022minha estante
concordo também!!?