O Pesadelo

O Pesadelo Joseph Delaney

Resenhas - O Pesadelo

Lust 11/11/2021

Pesadelo
? O nosso sexto livro da saga do Caça feitiço nos faz deparar com um verdadeiro pesadelo, com a sua volta da Grécia e com um exílio para uma certa ilha, onde tem certas criaturas.

Giulia218 21/01/2023

Muito bom!
Eu gostei mais desse livro do que do último, me envolveu mais, porém, a forma como as coisas se resolveram pareceram fáceis demais!

Café & Espadas 31/05/2014

Resenha O Pesadelo - As Aventuras do Caça-Feitiço
Depois de uma longa espera, ele voltou.

John Gregory, mais conhecido como o caça-feitiço, e seu aprendiz Tom Ward voltam a enfrentar as criaturas mais perigosas e as trevas mais escuras que atormentam o Condado neste sétimo volume da série criada pelo autor Joseph Delaney.

Demorei um tempo para obter esse livro. Houve uma boa demora entre a publicação de O Sacrifício e este, e quando finalmente houve o lançamento, demorei mais um tempo para poder tê-lo em mãos. Mas a leitura foi rápida, devido ao estilo de escrita e narrativa de Joseph; algo que já é familiar aos leitores que acompanham a saga de Tom, John e Alice desde o primeiro volume, O Aprendiz.

Porém, O Pesadelo me trouxe uma desagradável percepção: a saga do aprendiz já começa a apresentar seus sinais de cansaço.

Mesmo sendo algo natural (e um risco comum) não deixa de ser imperceptível ou algo relevante. Estender uma história por vários volumes é uma estrada de duas vias: ora pode ser algo realmente rentável para autor e editora, caso a história seja tão criativa que seja capaz de produzir mais personagens e tramas envolventes a cada volume; ora pode acabar caindo no pecado do “mais do mesmo”. E é isso que está começando a acontecer com As Aventuras do Caça-Feitiço, mesmo com esse volume trazendo um novo cenário para os eventos que compõem a trama.

O Maligno está definitivamente liberto, e o efeito de sua influência sobre os homens passa a ser notada pelos nossos protagonistas quando eles são atingidos diretamente pela guerra. O Condado está sendo dominado pelos exércitos de outro país, e John sofre um duro golpe com isso, perdendo um dos seus bens mais preciosos, e ao qual tinha muito apego: sua biblioteca.

Logo, John, Tom e Alice se veem obrigados a fugirem para longe do Condado. Mais precisamente para a ilha de Mona. Um lugar isolado, sem muito contato com outros povos, e habitado por pessoas que desejam manter esse isolamento.

A recepção não é lá das melhores: os habitantes de Mona são altamente xenófobos e já estão escorraçando todos os refugiados de guerra, o que leva os nossos personagens a se esconderem do governante da ilha: um xamã poderoso que tem um demônio sanguinário e muito perigoso sob o seu domínio.

Junto a isso, a feiticeira Lizzie Ossuda, mãe de Alice, escapa da cova onde foi enterrada, e ameaça espalhar seu poder - que está no auge, agora que ela completou 40 anos de idade - sob todo o mundo, começando por Mona.

O que podemos perceber durante a leitura de O Pesadelo – e o autor deixa isso bem evidente – é que o tempo de John Gregory está nos limiar do seu fim.

A grande perca que ele sofre no começo da aventura e as batalhas perdidas abalam profundamente a sua autoconfiança e o seu orgulho. Seu condicionamento físico já está muito desgastado, e o que vemos é um Tom tendo que endurecer de vez seus sentimentos e seu coração, se livrando de toda compaixão para com algumas criaturas das trevas, e assumindo seu posto de sucessor no ofício de caça-feitiço.

Mesmo com essa questão de evolução dos personagens (incluindo Alice) para ser explorada, a narrativa em boa parte se desenvolve de forma cíclica: sempre voltando para o mesmo lugar; conseguindo romper essa cadeia de voltas somente para dar um desfecho bem mediano, mas que deixou um bom gancho para o oitavo volume, que aparentemente tem tudo para trazer uma grande reviravolta na trama geral, e dar um novo fôlego para a saga.

Tom e Alice estão presos um ao outro pela proteção do cântaro de sangue, e o medo do mais poderoso inimigo é constantemente repetido durante a narrativa, mesmo com o Maligno não dando o ar de sua graça em nenhum momento. Um temor com fundamento, sim, mas que se mostra inútil no final das contas.

Mas esse volume também tem suas qualidades: a narrativa rápida e leve de sempre, como já dito antes, continua presente, assim como as doses de suspense e o clima denso e obscuro, que nos remete ao frio sobre natural e o ranger de dentes. Outro ponto ótimo que deve ser mencionado é a excelente edição produzida pela Bertrand Brasil, que segue o padrão adotado desde o primeiro volume: a boa diagramação, a capa que simula o couro dos cadernos de Tom e os desenhos que abrem todos os capítulos.

Mas no geral, O Pesadelo não possui tantos atrativos quanto os volumes anteriores. É algo que não chega a ser de tudo ruim, mas que poderia ser infinitamente melhor.

O enredo muitas vezes parece não sair do lugar, é travado pela constante frustração dos planos do Caça-Feitiço e seu aprendiz, o que os leva de volta aos mesmos lugares e a enfrentar os mesmo perigos. Também não espere grandes revelações sobre o passado dos personagens: essa foi uma das principais características – e que já havia se tornado uma constante ao longo da série - ausente nesse volume.

O Pesadelo é um interlúdio muito simplório e medíocre colocado entre o ótimo final de O Sacrifício e o promissor oitavo volume. Espero sinceramente que essa falha de Joseph não se repita. Se for pra série acabar antes do tempo estimado, que seja! Só não quero que ele perca o “fio da meada” da ótima saga que ele criou.

site: http://cafeeespadas.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-pesadelo-as-aventuras-do-caca.html

Lay 10/08/2023

O livro que menos me prendeu...

A guerra chegou ao Condado e a casa de Tom e seu mestre é destruída, então eles se vêem forçados a irem para uma ilha isolada.

Nesse livro, Tom mais uma vez se vê forçado a fazer uma aliança com uma feiticeira para salvar a própria vida e a vida da Alice. Porém a feiticeira é Lizzie e o acordo logo chega ao fim.

O livro é bastante focado na aliança do Tom e Alice, que juntos precisam arrumar uma maneira de derrotar Lizzie e devolver a paz para a ilha. Porém há outras criaturas escondidas na ilha...

O livro é bom, porém na minha opinião não merece 5 estrelas, pois eu esperava mais da briga com a vilã principal, pois a Lizzie é sempre descrita como uma feiticeira forte (e nesse livro ela deveria estar mais forte ainda). A ideia do livro é ótima, porém a sensação é de que o autor precisou correr com o final.

Fran Belgrowicz 23/03/2022

De todos os livros, até o momento, esse foi o mais arrastado da série.
Iniciou intenso e interessante, mas não me prendeu como os demais e fui perdendo o interesse. Apresentaram novas criaturas e poderes, mas os novos personagens não me cativaram dessa vez.

MaurAcio1 29/04/2023

Incrível.... Me deixou doido para ler o oitavo livro.
Nesse sétimo livro a história vai se desenrolar no momento em que a guerra chega no Condado.
O caça-feitiço e seu aprendiz iniciam uma viagem refugiando-se em outros territórios em que a guerra não chegou e ai que inicia os conflitos.
No decorrer da história percebe-se que O caça-feitiço envelheceu e já não tem tanto vigor de luta quanto antes. Isso me assusta um pouco, sera que John Gregory esta velho demais para exercer seu ofício? O Tom já estará preparado para atuar sem a ajuda de seu mestre, assumindo assim o posto de caça-feitiço?
To doido pra ler o próximo livro e descobrir.

O escritor consegue manter o ritmo de suspense e sua criatividade infinita que já vem aparecendo nos livros anteriores.
Esse em específico é bem mais direto é fluído na história te prendendo do começo ao fim. Li muito rápido pois foi impossível parar. Quando eu vi já estava na última página.
Joseph Delaney escreveu muito bem essa história e consegue manter um sentimento de medo, angustia e aflição a cada acontecimento. Como se estivermos sofrendo os efeitos das magias e maldições que são lançadas ou como se estivéssemos só com a luz de uma vela iluminando o caminho em um túnel subterrâneo e escuro.
Uma leitura que me ganha completamente a cada livro e elogio em especial a forma como autor vai relembrando informações importantes de coisas desde o primeiro livro para manter o leitor com a memória viva da história mesmo sem precisar ler todos os livros da saga de uma vez só.

O escritor também utilização personagens secundários que foram muito mercantes e de alguma forma já não fazem parte da história, dando um reaproveitamento a eles. Isso é muito legal e um grande diferencial porq muitas histórias de fantasia as vezes acaba largando uns personagens que teriam muito potencial. Um exemplo disso nesse volume em específico, ele nos entrega de volta O Bill Arkrigth, antigo aprendiz do caça-feitiço. Que foi meu personagem favorito do livro 5.

No mais esse volume não me decepcionou. Me deixou muito mais ansioso para ler o próximo.
Não é atoa que é uma das saga que eu mais gosto da minha estante.

João 29/08/2021

muito bom mesmo
sem dúvidas o melhor livro até agora, ao contrário dos outros nesse os acontecimentos tem um motivo convincente, além de uma vilã com personalidade e carisma.
também não posso esquecer de citar os personagens secundários que são bem interessantes e relevantes. gostei muito

Jesus Cassiel 16/01/2019

O pesadelo.
No sétimo livro que mostra a incrível jornada de um jovem que é o sétimo de sétimo filho nos deparamos com uma narrativa bem agitada. Nada de uma narrativa prolongada cheia de diálogos desnecessário e entediantes, o autor demonstra uma grande sagacidade escrevendo uma história bem construída com ação que a cada fim de capítulo prende ainda mais o leitor.
Dessa vez aprendiz e mestre são obrigados a se distância de seu lar por causa da guerra dos humanos. Por isso são levados a uma ilha na qual a nossa história será concentrada. O inimigo é uma bruxa que fugiu do jardim e um xamã e outras criaturas das trevas.

Dhiego Morais 24/05/2017

O Pesadelo
O Erro foi alucinante. O Sacrifício foi dramático. Porém, O Pesadelo poderíamos classificar como um tanto que... sombrio. Ainda assim, não acredito que a palavra dê todo o seu significado ao enredo deste volume, pois mesmo que ele não seja melhor que o anterior não se abstém de surpresas.

O sétimo livro da série As Aventuras do Caça-feitiço parte dos eventos posteriores à vitória nas planícies da Grécia. Derrotar Ordeen, uma das deusas antigas não poderia ter sido uma tarefa fácil. O preço foi elevado, e isso custou a morte de muitas personagens, entre elas a mãe de Thomas Ward, o aprendiz de Caça-feitiço.

O modo como a mãe de Thomas enfrenta Ordeen, a deusa sanguinária, em sua forma verdadeira (com direito a asas de anjo e uma fúria mortal), e se amarra a ela para dar o abraço fatal, não poderia ter sido mais dramático e triste. Quando Delaney finalmente revela a história de uma de suas personagens mais misteriosas, ele simplesmente a liquida, sem dó nem piedade.

O Caça-feitiço do norte do Condado, Bill Arkwright também perece nos momentos finais, o que faz com que os seus corajosos cães fiquem sob a guarda de Tom e do Velho Gregory.

Ansiando pelo retorno a casa em Chipenden, não tarda para que o trio descubra que as tropas do exército inimigo haviam avançado terrivelmente para o interior do Condado. Casas queimadas e vilas saqueadas deixam todos com os pelos em pé. O temor por sua biblioteca se prova verdadeiro e o Caça-feitiço desmorona fisicamente e emocionalmente. A sua velha casa estava destruída, bem como a sua biblioteca. Somente um livro escapa: o Bestiário. O ogro que protegia as terras de John Gregory estava desaparecido. No entanto, o pior ainda estaria adiante: as covas de algumas feiticeiras estavam remexidas, e a de Lizzie Ossuda, aberta!

Sem lar e sendo perseguidos, obrigados a fugir de sua terra natal, Tom, Alice e o Caça-feitiço se veem obrigados a ir para o único lugar mais seguro: a Ilha de Mona, nos arredores da Irlanda.

Velejando para essas terras estranhas e muito bem habitadas, não tarda para que os três descubram que lá as coisas funcionam de outra maneira. Em Mona, amigos das trevas e feiticeiras são tratados com barbárie e a tortura é o menor dos fatores. Criaturas perigosas governam os subterrâneos. São os Bugganes, seres que se alimentam do animus, a parte humana que dá sustento, força de vontade e ânimo ou identidade; para depois se alimentarem do sangue e da carne, triturando as presas, agora, ocas.

“[...] Vi sua boca se abrir, revelando os dentes triangulares e afiados em seu interior. Ele enfiou os dentes fundo na garganta de Daniel Stanton e bebeu seu sangue com apetite. Quando ele o drenou, começou a rasgar sua carne [...]”.

O Pesadelo é, acima de tudo, um dos livros mais importantes para a série, pois, além de ser o SÉTIMO livro (e o número sete adquire um grande poder e significado para a história de Delaney), ele marca o êxodo do Caça-feitiço e companhia das terras que deram as primeiras aventuras para a série.

Se em O Sacrifício pudemos notar a pouca participação de John Gregory na história, mais focada na mãe de Thomas e no próprio protagonista; neste volume é nítido o enfoque no Velho Gregory. Entretanto, Delaney não atribuiria apenas maravilhas ao fazer isso, muito pelo contrário, ele faz valer o ditado: nada é tão ruim que não possa piorar.

Realizando uma análise em John, o Caça-feitiço, o que podemos constatar é desolador, torturante. De um homem forte e decidido, praticamente incorruptível e que não teme se sacrificar para o bem de seu serviço, que não aceita ser derrotado; vemos em O Pesadelo um velho enfraquecido pelas trevas, torturado e agonizado, que sofre de pesadelos terríveis e vê em suas derrotas o seu fim. John Gregory é continuamente derrotado, e se afunda em suas mágoas e tristezas, vendo o pesadelo das trevas se fortalecendo bem diante de si, enquanto ele enfraquece e se transforma em uma criatura impotente.

“[...] — A partir de agora, você ficará mais forte e ele, mais fraco. Um dia, isso acontece com todos nós. Ele tem tido uma vida longa enfrentando as trevas, mas agora ela está chegando ao fim. Você será o novo caça-feitiço e seria melhor se preparar para substituí-lo [...]”.

Escrever e trabalhar em uma série tão extensa não é dos fatos mais incomuns atualmente. No entanto, mantê-la fluida e de qualidade é continuamente complicado. Delaney é uma exceção nesse meio, pois consegue surpreender e dar mais profundidade a cada volume.

A ilustração de capa de David Wyatt representa perfeitamente a imagem que se pode extrair da obra ao virar a última página. O Caça-feitiço não é mais o homem de antigamente. Os seus ideais ainda persistem, porém a sua força se esvai com a crescente maré das trevas que o Maligno empurra pelo mundo. É essa carga sombria que traduz o oculto em suas palavras e em seus capítulos. É o que torna O Pesadelo um livro sobre a derrota.

Aqui, uma velha personagem se ergue: Lizzie Ossuda, a mãe malévola de Alice! E ela procura vingança pelo que o Caça-feitiço e seu aprendiz lhe infligiram. Lizzie não é mais uma simples feiticeira de Pendle. Não, ela está inúmeras vezes mais poderosa depois de completar quarenta anos, a idade do auge das feiticeiras.

Uma carga dramática estoura no Caça-feitiço, e os seus sonhos são manipulados e transformados em pesadelos premonitórios. Em um deles, ele vê Lizzie sentada em um ostentoso trono. O seu olhar é vitorioso e o chão de seus pés está embebido em sangue. Ela governava como rainha!

“[...] — Ela estava sentada em um trono — prosseguiu meu mestre —, com o Maligno de pé ao seu lado, a mão no ombro esquerdo dela. Estavam em uma sala grande que, de início, não reconheci. O assoalho começou a ficar vermelho por causa do sangue. Os prisioneiros gritavam de terror antes de serem executados — estavam lhes cortando as cabeças [...]”.

Nossos protagonistas precisam ser fortes, pois a cada capítulo novas reviravoltas surgem e os derrubam sem piedade. Tom precisa ser o pilar da resistência entre ele e o Velho Gregory, principalmente porque a linha que os mantinha próximos começa a se tornar tênue e muito fraca, depois de Tom se valer de métodos duvidosos e execráveis para o seu mestre.

Tom e Alice estão ainda mais grudados. O motivo: depois de Thomas vender a sua alma para o Maligno a troco de saber onde Ordeen se encontrava na Ord, de salvar o Condado e atrasar o tempo em uma hora. A única salvação se encontra no cântaro de sangue feito por Alice.

Em Mona, o trio precisará usar todos os seus artifícios para se manter vivo. Um poderoso xamã reside na Ilha, e um embate cruel entre as trevas e a luz acontecerá quando Lizzie Ossuda, o Xamã e o Caça-feitiço se encontrarem. Será o Caça-feitiço forte o suficiente para mais esta batalha?

A tradução persiste nas mãos de Ana Resende, sem erros gritantes de revisão. As ilustrações, arte de capa e diagramação mantêm a qualidade das edições anteriores, o que é um contínuo ponto positivo para a Bertrand Brasil.

O sentimento que impera ao encerrar o livro é o de derrota. Este livro é sobre isso. Ele é sombra e amargura. É treva e frio crepuscular. O sétimo volume de As Aventuras do Caça-feitiço é a soma de tudo isso em uma única e expressiva palavra: pesadelo.

CUIDADO: NÃO DEVE SER LIDO À NOITE!

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/resenhas/919-o-pesadelo-joseph-delaney

Adriana 25/11/2014

Ação do começo ao fim
Nossa! Fica cada vez melhor!!!
As aventuras dos 3 fica cada vez pior.
Adoro como ele custura um final em outro, nos faz querer ler o próximo.

Lucimar 12/08/2014

No aguardo .....
Como sempre o autor Joseph Delaney nos deixa preso a leitura, pois as aventuras de Thomas Ward para ser um novo Caça Feitiço, são sempre surpreendente, todos os sete livros escritos até agora não deixou a desejar, a leitura flui e fiquei ansiosa para o próximo... estou no aguardo. :)

Mathias.Weirich 28/04/2018

O sétimo livro e o pesadelo que se torna realidade.
Ao terminar de ler o sétimo livro da série, posso concluir que este livro se trata diretamente ao caça feitiços. Sendo o sétimo livro eu esperava que algo impactante fosse acontecer, afinal o número sete é especial para esta série, e realmente aconteceu.

Este livro se trata então, sobre o enfraquecimento do caça feitiços, em como ele está cada vez mais fraco em sua luta contra as trevas, afinal ele sofre um total de quatro derrotas, a mais importante e a que mais deixou enfraquecido fora ver sua biblioteca completamente destruída e queimada.

Concluo aqui que este livro é fascinante, uma leitura obrigatória para os que já vem acompanhando esta série a tempos, como eu. Considero este livro excepcional, apenas não direi que é o meu preferido, pois ainda tenho outros livros para ler, e o livro VI desta série é tão bom quanto este sétimo livro, ambos tratam do sacrifício para que o bem vença, não importando-se com o custo que se terá de pagar.
Iara.Antunes 28/04/2018minha estante
Uauuuuuu