Éramos seis

Éramos seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

ingrid968 16/03/2024

Leitura gostosa, calma e saudosa
Amei essa leitura, muito gostosa, calma e saudosa. Parece que li a história da minha avó vivendo a vida dos anos 1900, uma viagem no tempo! Gostei muito do desenvolvimento dos personagens, principalmente dos filhos de D. Lola, todos com características que amei e odiei. Fiquei curiosa em resgatar os fatos históricos que são citados no livro (guerras/revoluções da época). Também amei ler a história pela narração de D. Lola, que mulher incrível e querida ?

Kamyle6 04/03/2024

Uma relíquia brasileira!
"Quanto mais velha eu ia ficando, mais forte me sentia contra as vicissitudes e as tormentas à minha volta; com o tempo, vamos aprendendo melhor os conflitos da vida; a própria vida vai nos ensinando a viver melhor, a compreender melhor e a sentir melhor. É a sabedoria da idade."

Me embrenhei profundamente na história desse livro. Aqui acompanhamos a vida de uma família no início do século 20; onde São Paulo ainda não era uma grande cidade; passavam seus dias na bela casa tão querida por todos, criando memórias. Seja na felicidade ou na dificuldade, eles eram seis.

celestx 23/02/2024

Havia ?uma? caixinha de figos cristalizados..
Um livro maravilhoso, me fez refletir bastante e me tocou de uma forma muito especial, me emocionei em diversos momentos. Acredito que não tenho palavras suficientes para descrever o que senti durante a leitura e o quão boa ela foi.
Sugiro que leia, porque Maria José Dupré foi genial nesta obra..

Beatriz.Alves 23/02/2024

Éramos seis- Maria José Dupré
Livro lindo e doloroso. O retrato da vida cotidiana pequeno burguesa não poderia ser melhor pintado. Não há como não nos percebermos em alguma passagem do livro. É a vida!

Nathane6 15/02/2024

De partir o coração ?
?Leitura concluída em 14 de fevereiro de 2024

?Nota: ???????????? (Daria todas as estrelas do mundo)

? Resumo: Dona Lola conta fragmentos da história de sua família intercalando com acontecimentos históricos de São Paulo e do mundo como pano de fundo. Gripe espanhola, revoluções e guerras mundiais. A luta diária dessa mãe para sobreviver e cuidar bem de seus quatro filhos e marido.

??Opinião: Um dos melhores livros nacionais que já li. Essa família estará eternamente no meu coração. Chorei tanto quando terminei, mexeu muito comigo. Os relatos dela são tão simples mas são coisas que acontecem com muitas famílias brasileiras. Partiu meu coração. De seus filhos, o mais responsável era o Carlos. Que menino bom! Os bons sempre partem cedo. O "pior" filho, o esquisito do Alfredo, ao final não foi o pior. Pois o Julinho se superou. Fiquei indignada com as atitudes dele. Ele poderia ter dado mais conforto a mãe e ainda teve aquela péssima ideia da casa. Não teria como Carlos concordar com aquilo. Para mim a autora deu uma patinada nessa parte. Isabel é uma menina vaidosa, um pouco fútil, mas determinada. Ela é bem irritante. Poderia ter tomado sua decisão sem ser de forma tão clandestina. Gostei que a autora não a castigou, mas mostrou a ruptura do comportamento feminino no começo do século XX. Na parte dela, eu não acho que tinha certo ou errado, tinha conflito de gerações. Mas isso não apaga que ela não fez nada pela mãe, a não ser sugar o pouco que a família tinha. Na verdade, todos exploraram D. Lola, exceto Carlos. O marido dela é um chato, mas você se apega e o seu desfecho é triste. Dona Lola lutou tanto pela família que seu final é um dos mais revoltantes que já li. Ainda bem que seu coração é sereno e só cabe amor pelos filhos. Mas ela se apega as lembranças dos filhinhos, pois o que existem na fase adulta não a pertencem mais. Lola mereceu filhos melhores.

leiturasdabiaprado 13/02/2024

Éramos Seis é um clássico da literatura nacional, já foi novela do SBT e da Globo, seus personagens tem rostos para muitos, eu particularmente não acompanhei nenhuma versão, mas me lembro de algumas cenas da do SBT nos anos 90.
Um livro sobre perdas, lutas e a força de uma matriarca para criar seus filhos e os encaminhar na vida!
Lola é uma mulher guerreira, que batalha junto com o marido, no início dos anos 20, para pagar a casa e criar os quatro filhos.
Toda a sua vida é lotada de sacrifícios e abdicações, uma mãe amorosa, batalhadora e que faz de tudo pela família.
Um livro gostoso de ler, com uma narrativa que prende e que acima de tudo nos mostra a força do amor materno!

Lanzii 13/02/2024

Éramos seis ??????????????
"Foi um grito espontâneo, sincero, natural; assombrada com o que via, não achou outras palavras para expressar melhor o sentimento de alegria, admiração e assombro diante do inverossimil, do inacreditável"
Era para ser só mais um paradidatico da escola.

taih 07/02/2024

Poisé
Esse livro vai narrando a história da mãe da família, que de certa forma não é nem a história propriamente dela e sim dela observando seus filhos e marido vivendo suas vidas.
Eu me senti como se uma tia querida e idosa tivesse contado a própria história, eu me compadeci em tanto momentos ao perceber que ninguém a ouvia, a história não tem eventos impactantes mas o sentimento de não poder abandonar aquela mulher me fez ler toda sua história.
Esse livro me deixou melancólica.

jjuniecode 03/02/2024

"Todos espalhados e com um destino diferente; não pensavam mais no dia seguinte, pensavam num futuro desconhecido e longínquo."

antes de começar eu já estava ciente sobre algumas partes dele mas mesmo assim não consegui deixar de chorar em 99% dele

ezziemetal 03/02/2024

Solidão
A história de Éramos Seis é a história da solidão de Dona Lola. Um livro muito triste sobre as intempéries de uma família comum. Um clássico da literatura nacional.
Dayse.Ariane 03/02/2024minha estante
Deve ser muito bom. Li alguns livros desta coleção durante a adolescência e amei!

ezziemetal 03/02/2024minha estante
É bom sim. Li muito dessa coleção também. Esta semana eu consegui quatro deles emprestado.

Luiza_y 30/01/2024

Mudou o curso da minha vida. Já faz mais de 4 horas que terminei e de vez em quando lembro uma frase solta e começo a chorar. A escrita é tão bem feita que acredito que Dona Lola e sua família realmente existiram em um ano perdido e torço para que ela tenha morrido menos triste e menos só do que pareceu na última cena do livro.
Dona Lola, te amo pra sempre.