Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

sarah 26/10/2017

Éramos seis
Na parte em que nós mais gostamos do livro, é a parte que eles foram convidados para uma festa de casamento, mais daí ninguém tinha roupas para ir, então suas irmãs Clotilde e Olga ajudaram ela emprestando meias, bolsinha de miçanga entre outras coisas, seu marido Julio ajudou-a também dando a ela 50 mil réis, foi assim que eles foram a festa.Indicamos esse livro, é uma boa leitura, espero que vocês gostem, muito lindo esse livro...
AUTOR: Maria José Dupré
ALUNAS: Nicoli Almeida e Leticia Santos
SÉRIE: 7º ANO "A"

Melissa 04/03/2022

História incríveeel!!!
O vilão da história é a própria vida, e é o que deixa tudo mais único em Éramos Seis, quem pôde ver as novelas, surgiro muito que leiam o livro!!!

Priscila 13/07/2018

Narrativa familiar
O enredo gira em torno da história da família Lemos, e é contada em primeira pessoa por Lola (Eleonora), a mãe. A história é contada através de memórias, e aborda diversos temas. Dentre os temas, estão o convívio familiar, o conflito de gerações, o choque de personalidades de pessoas de uma mesma família, a pobreza, o sonho da casa própria, o contraste entre pobreza e riqueza, as mudanças no papel da mulher na sociedade, o papel familiar da mulher, o desamparo e a solidão na terceira idade, as guerras do século XX contadas sob o ponto de vista de uma mãe de família, as diferenças entre o interior e a capital, a convivência entre vizinhos, o Brasil na primeira metade do século XX, a política brasileira na primeira metade do século XX, o divórcio e o casamento na primeira metade do século XX e outros temas da intimidade familiar. É possível notar como eram os hábitos alimentares e as relações das pessoas com suas casas, quintais e cozinhas na primeira metade do século XX. A história se passa em São Paulo, na casa da família na Avenida Angélica, com alguns momentos na cidade Itapetinga, interior de São Paulo, terra natal de Lola. Os temas são muito comuns. É a história de quase qualquer família, é uma história de família contada por uma mãe. É a história de uma família pobre, lutando para realizar o sonho da casa própria. É a jornada de uma família ao longo de várias décadas, da construção e da desconstrução de sonhos de gente comum. A narrativa é muito envolvente.

Amanda 06/06/2022

Éramos Seis, de Maria José Dupré
Eu tinha 10 anos quando assisti a novela Éramos Seis (a versão do SBT). Muitas vezes acompanhada da minha vó. A capa do livro, da versão vagalume, também faz parte de minhas lembranças pois estava ali, na estante dela.

Ler ele agora foi uma mistura de emoções...

Acompanhar a história de Dona Lola não é fácil. Sua vida ao lado do marido e seus quatro filhos é marcada por muito amor e atenção da matriarca mas também muito trabalho, humildade, desapontamentos e perdas. Ler os pensamentos de Lola frente a sua luta em cada momento foi marcante pois me fez pensar em outras Lolas da minha vida.

Mas eu disse que foi uma mistura de emoções! Apesar de terminar com o olho mareado senti muita alegria em ler esse livro pois me levou a lembrar de quando acompanhei pela primeira vez essa história, numa época tão gostosa e ao lado de uma pessoa tão amada.

Amanda.Bauer 30/08/2018

Melhor livro. Sem duvidas. Foi um dos primeiros que li. E me apaixonei demais.

BINHA Around The World 19/10/2018

Clássico que poderia ser real
A história narrada em primeira pessoa por D. Lola, uma mulher sofrida e batalhadora, é a história emocionante de muitas famílias que crescem com a chegada dos filhos e diminuem ao longo dos anos com o afastamento dos mesmos para construírem suas próprias vidas.

A narrativa é fácil de acompanhar e remonta uma São Paulo vibrante do início do século XX, com suas diferenças entre bairros e costumes.

O desenvolvimento da história possui altos e baixos como em qualquer família e nos leva a refletir bastante sobre se doar, reconhecimento e gratidão.

Leo Vieira 01/08/2019

História de Vida
Esse livro é uma verdadeira viagem no tempo. Conta com detalhes incríveis e sem ser enfadonho, como era a vida sem tecnologia e tão agitada com os conflitos de uma família comum. Há o drama da Eleonora de Lemos, a dona Lola, uma jovem senhora com quatro filhos, cada um de um jeito diferente e todos sob o olhar autoritário do patriarca Júlio. Ao longo da narrativa toda sob o ponto de vista da dona Lola, várias coisas ruins vão acontecendo. Perda de parentes, filhos crescendo e ela perdendo o controle de tudo. Muitos dilemas e sofrimentos, vida difícil, corrida ao longo dos anos e envelhecimento pesando... solidão.
Ao ler, constatamos como é um livro atual. Como existem donas Lolas por aí. Todas as senhoras por mais felizes e realizadas que sejam se sentem tristes por algum motivo. E quantas dessas donas Lolas do cotidiano na vida real também não devem ter ótimas histórias ocultas a descobrir?
Éramos Seis é um livro a ser descoberto.

Bella Nine 22/09/2019

Saudade é gratidão
Se eu pudesse resumir em uma palavra esta obra, escolheria MELANCOLIA. Uma vida sofrida, sonho que mesmo conquistado ainda assim não trouxe a alegria desejada. Uma mãe que custou a entender que filhos são feitos para correr o mundo e que eles devem pagar por suas escolhas, sejam elas boas ou ruins.
A lição que fica deste livro é gratidão por ter a minha família. E, por que não falar? A saudade dos que um dia estiveram comigo. A morte é a certeza da vida, mas a sabedoria de agradecer o que ainda vivemos junto de nossas famílias, poucos compreendem.

Lipe 30/09/2019

A Triste História de D. Lola
Uma releitura de sensações incríveis, tanto quanto a primeira leitura. Em Éramos Seis, (clássico que ganhou adaptações em 1977, - na extinta TV Tupi e, em 1994, - no SBT) temos a triste história da família de D. Lola através dos tempos. Ambientada em São Paulo (O glorioso São Paulo de 32, no sentir de João Guimarães Rosa) entre os anos 10 e 40, essa obra nos toca ao falar de amor, abnegação, saudade, encontros e desencontros, e solidão. Tudo isso na perspectiva de uma abnegada mãe que faz de tudo pela felicidade dos seus quatro filhos (Alfredo, Carlos, Isabel e Julinho), com personagens cheios de poesia e tão comuns no nosso dia a dia, a autora nos faz imergir no universo dessa família que luta para sobreviver.
"Hoje, assim como D. Lola, somos tantos a pedir que aconteça em nossas vidas, o suave milagre dos dias de outrora."

Natália 12/03/2022

Leitura leve...
...daquelas para distrair, porém é uma história triste, reflexiva, angustiante. Tem pontos muito intrigantes: quando demonstra os dois lados da mesma moeda, ou melhor, de um mesmo ideal (e talvez o pensamento da autora?) entre as personagens da Durvalina e o Afonso. Também traz dois momentos históricos que ocorreram na época: o Tenentismo e a Revolução Constitucionalista, no entanto sem profundidade.

fev 13/01/2021

Éramos Seis possui uma das coisas que me faz gostar de uma história: a jornada de uma família durante vários anos.

O livro é narrado por Dona Lola. Ela a mãe dessa família que é no início da história é composta seis pessoas. Ao longo do tempo nós vemos um pouco a transformação da família e o que acontece com cada membro.

Eu gostei de acompanhar bastante essa história. Cada personagem é único. É bom e gostoso acompanhar a narração da Dona Lola. Ver o quão as pessoas são diferentes. Gostei também da ambientação que Maria José Dupré fez. Consegui lembrar das aulas de História na escola.

O livro é bom, a leitura é gostosa, mas a história não é um mar de rosas. O livro é bem emocionante. Em cada capítulo você pode ficar comovido com alguma situação que aquela família está vivendo. O livro tem passagens lindas e a última frase é maravilhosa e triste ao mesmo tempo. Mostra de forma resumida o que foi tudo isso.

Não posso negar que essa leitura me remeteu a minha infância quando voltava da escola e assistia a novela baseada nessa história e que era transmitida pelo SBT.

Super recomendo a leitura. Aproveitem.

Manu 31/01/2021

Éramos Seis
Éramos Seis conta a história de Dona Lola e de sua família ao longo dos anos. A narrativa em primeira pessoa na minha opinião deixou o livro ainda melhor. A pesar das tragédias que acontecem, Dona Lola é feliz por sua vida. É um livro curto, com uma leitura fácil e cativante. É uma ótima recomendação para quem quer começar a ler clássicos.

Gabriel.Coura 31/01/2021

Emoção até a última página
É impossível não se sentir tocado(a) por todo o percurso de vida da família Abílio de Lemos (principalmente de Dona Lola). A história começa com quatro crianças pequenas e seus pais Lola e Júlio. Eles moram em São Paulo e é mostrada a difícil vida financeira da família. Eles financiaram uma casa cara na Avenida Angélica e têm que pagar a caríssima prestação anual todo dezembro. A história se passa através dos anos e mostra-se a evolução da história até que reste apenas D. Lola (por isso o título é "Éramos Seis"). A narrativa é fluida, fácil e melancólica (não sendo algo ruim pois combina com a história). A história nos leva a refletir sobre nossas vidas e nossos familiares, e é difícil não chorar, pelo menos, em alguma passagem.
"Grossas gotas de chuva caem do céu sobre a terra, sobre as folhas das árvores e sobre os telhados. Cor de cinza. Solidão."

Malu 26/03/2021

Drama familiar
Eu adorei o modo em que foi contado o drama de cada personagem foi apresentado no livro. Cada um tem uma personalidade bem demarcada mostrando o qua?o u?nicos eles sa?o e, no caso dos filhos (Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel) como podem ser ta?o distintos mesmo tendo a mesma criac?a?o.
A ambientac?a?o e? muito boa tambe?m, nos conta alguns detalhes de como era a vida durante as de?cadas de 20 e 30 (a histo?ria comec?a no ano de 1914 e acaba em 1934), alguns fatos histo?ricos presentes no peri?odo em que a histo?ria e? narrada. O livro nos emociona pela semelhanc?a que podemos encontrar nos dias atuais: algumas dificuldades existentes no peri?odo ainda existem hoje, como o fato de muitos de no?s termos que trabalhar muito para dar o melhor para os filhos e conquistar a casa pro?pria (menos se voce? tiver a profissa?o de herdeiro); pelos sentimentos que Dona Lola transmite para no?s. Voce? se apega ao drama familiar.
Um dos pontos que na?o gostei no livro e? que a narrativa e? um pouco lenta e demora a se desenvolver (talvez pela riqueza de detalhes ou porque drama na?o e? um dos meus ge?neros preferidos), demorei um pouco a pegar o ritmo e tornou a leitura um pouco cansativa, mas nada que na?o fac?a valer a pena ler.