Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

Vanêssa 06/03/2023

Que livro!!

"Lembrava de uma canção que ele cantava sempre: Quero ver-lhe uma vez mais. Eu então cantava baixinho: quero ver-te uma vez mais, meu filho. Só uma vez. Como se assim passasse a minha dor. Mas nunca mais ele voltou e minha dor ficou."

Mr. Jonas 26/09/2020

Éramos seis
É uma história que se resume na reflexão da vida. É um enredo melancólico, triste e dramático. Conta a história sobre o cotidiano de d. Lola e sua família e apesar de toda a veracidade sombria que delineia a história, o livro retrata a vida como ela é, retrata situações e momentos que dão o tom aos nossos dias. É um livro incrível e contundente que envolve o leitor sob uma perspectiva real e verdadeira daquilo que faz parte da vida e do cotidiano de cada um de nós.

Dan 14/01/2024

Éramos Seis
"Fiquei pensando em como é misteriosa a natureza humana; quando pensamos que conhecemos a alma dos nossos filhos, suas vontades, seus gostos, suas reações, suas debilidades, vemos que estamos longe da verdade; não conhecemos nada, estamos diante do inexplicável. Mesmo sondando com tato e cautela, deparamos sempre o desconhecido e ficamos surpreendidos diante do inesperado."

"Éramos seis" está entre os melhores romances da literatura brasileira. A obra-prima de Maria José Dupré, publicada pela primeira vez em 1943, fez sucesso de crítica e público. Foi adaptada para novelas de televisão (cinco versões no total), "virou" filme argentino, dirigido por Carlos Borcosque, e radionovela. O que faz esse romance ser tão querido? Acredito que sua força resida no seu caráter simples e sentimental. "Éramos seis" é um drama familiar tocante. Narra a "saga" de seis personagens: Lola (protagonista e narradora do romance), Júlio (marido de Lola); Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel (filhos do casal). Das pequenas alegrias aos grandes desafios impostos pela vida, acompanhamos os diferentes destinos de cada uma delas. Lola é o modelo de boa esposa e mãe dedicada. Tenta - de todas as formas possíveis - manter os filhos unidos, educá-los e prepará-los para os obstáculos do mundo. Apesar de tanto esforço, os casos e acasos da vida irão frustrar esperanças, sonhos irão nascer e ruir; desagregando gradativamente essa família. Mesmo assim, embora as coisas ao redor tomem um rumo inesperado, Lola não deixa de amar os filhos e crer na possibilidade de um futuro melhor para os seus.
Ziza 15/01/2024minha estante
Lembro da adaptação que o SBT fez em 1996. Assistia junto com meu pai. Uma bela, porém triste história.

Aline Donatoni 04/04/2021

A referência do título é sensacional
É um livro simples mas carregado de sentimento, apaixonante. Conta a luta de dona Lola para criar seus 4 filhos, sempre os colocando em primeiro lugar, fazendo de tudo para educa-los e viverem da melhor forma possível. É o retrato de muitas histórias reais, com o sofrimento, carinho e dedicação de dona Lola, a personalidade e destinos completamente diferentes dos filhos apesar de receberem a mesma criação, o abandono e indiferença na velhice, é aquele ditado uma mãe cuida de 10 filhos, mas 10 filhos não cuidam de uma mãe...emocionante e me fez chorar no final
Viviane.Fonseca 04/04/2021minha estante
Fiquei curiosa por essa leitura! Conheço a história pela novela, mas fiquei com vontade de ler agora.

Aline Donatoni 04/04/2021minha estante
Não assisti a novela, mas vi na internet que eles mudaram o final pra dar um final feliz

Viviane.Fonseca 04/04/2021minha estante
Eu conheço mais por cima a história, não cheguei a assistir na íntegra, do início ao fim.. uns capítulos pingados

Carolina.Gomes 07/04/2021minha estante
Esse livro é triste demais.

natsimao 04/01/2024

?Fiquei triste, mas guardei a tristeza para mim?
E primeiro choro de 2024 vai para Éramos Seis. Uma história muito emocionante contada por uma mãe sobre a vida da sua família: seu marido e seus quatro filhos. É impossível não se conectar com todos os personagens dessa história, ver todos seus sacrifícios, suas dores, e tudo que Dona Lola fez para ver todos felizes mesmo em meio a tantas dificuldades.

Lorena1035 31/12/2022

Nunca vou esquecer
Eu li a uns 5 anos atrás e adorei, aí comprei de novo. A segunda leitura foi melhor ainda, quando li pela primeira vez não entendi direito a parte política e a história do Alfredo, hoje é meu preferido!

Niv 27/01/2022

Uma mãe que amou e sofreu pelos seus.
“?Se fosse preciso recomeçar novamente, novamente faria da minha vida a mesma que foi, sacrifício e devotamento. Devo sentir-me feliz porque cada filho seguiu o caminho escolhido.”?

4 dias atrás finalizei essa grande obra e, desde então, está sendo complicado começar uma nova leitura. É surreal saber que D. Lona é apenas uma personagem fictícia, visto que, tantas mães vivem da dor, perda, dedicação e do amor incondicional por seus filhos.

O momento mais marcante, após o término da leitura, foi narrar para minha mãe como a família Lemos, aos pouquinhos, deixaram de serem seis. Compartilhamos lágrimas grossas quando descrevi a morte de “Carlucho”, o filho bom e amigo de D. Lola.

Ah, que vazio…

Michele 11/10/2021

Daqueles que não decepcionam
Ai, D. Lola, como é triste perceber o quanto o tempo pode ser ingrato e mudar as nossas vidas.. e a nós, só nos resta reviver as lembranças, que elas sim, tempo nenhum nos tira.

gabrielt3norio 07/10/2020

Meu deus, eu tô completamente apaixonado por esse livro!!!
Dona Lola, só não te dou o mundo pq ele já é seu.

Bruno236 01/03/2020

Atravessando gerações.
Éramos seis é narrado em primeira pessoa por Dona Lola, mãe de 4 filhos (Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel) e casada com Júlio. A obra se passa na capital paulista, durante as primeiras décadas do século XX.

Apesar de ser um livro da década de 40, a escrita da autora é super fluída. E é impossível não sentir um carinho pela Dona Lola, e não se emocionar com tudo que ela passa durante esses anos. Eu particularmente, adoro um livro que trata de dramas familiares.

Uma leitura muito fácil, e emocionante de se fazer. Que ainda hoje, quase 8 décadas depois da publicação, continua rendendo adaptações para a televisão.

Instagram: @lifrinho

sara 28/06/2021

um livro pra chorar
ai esse livro é incrivel
Aline.afr 28/06/2021minha estante
Ta na minha lista ??

Czarcesar 17/02/2023

Quase uma viagem no tempo. É muito triste, você sofre junto com os personagens, mas é realmente incrível

Arya4 07/04/2022

Que obra prima...
Essa história tem uma premissa simples:acompanhar a história de uma família e seu cotidiano com o passar do tempo. Mas a autora conseguiu transformar essa história simples em um deleite. Simplesmente inacreditável o quanto esse livro é bom.

Celente 14/03/2021

Perfeito
Esse é o livro xodó da minha prateleira, li ele 4x e choro em todas elas. Ele é lindo, emocionante, triste e repleto de emoções .... Vale a pena ter ele sempre em sua casa.