Éramos Seis

Éramos Seis
3.92497 3852

Resenhas - Éramos Seis

Elu 03/02/2009

Um livro mandatório para quem tem uma família de seis pessoas. Um bom livro, com uma história muito boa. Recomendo.

Vitor 31/12/2015

Um livro tocante.
Maria José Dupré foi uma gênia ao escrever este livro. A narrativa é centrada numa dona de casa e, á medida que a trama segue, vamos conhecendo e nos apegando aos personagens, que parecem tão reais. O final é simplesmente emocionante e eu me vi com os olhos cheios de lágrimas pela primeira vez ao ler um livro. Recomendo a todos que gostam de um belo draminha rs.

Celso 07/02/2016

Éramos seis
Um clássico da literatura nacional. Cheguei a essa obra há muito tempo, quando li quase todos os títulos da Coleção Vagalume. Resolvi reler este devido aos acontecimentos históricos envolvidos na trama. Uma leitura que vale a pena.

Mih 21/02/2009

Li esse livro na 7ª série, no começo tudo era muito chato, mas confesso que fui me intrigando e me apaixonando com a leitura e como eu era uma menina que não costumava muito expressar os sentimentos(e ainda sou rs) tive que deixar as últimas páginas para ler sozinha (eu lia no horário da aula de matemática rs)pq eu CHOREI MUUUUUUUUUITO!!!

A novela ficou perfeita, sem muito que tirar do livro!

Maria Fernanda 22/04/2009

Bom livro.
Esse foi o primeiro livro mais "adulto" que eu li, e a história me impressionou muito.
Foi a partir dele que eu comecei a deixar de lado os livros infanto-juvenis e passei a buscar livros com enredos mais sérios, mais complexos.

Adriana 17/06/2010

Considero este o melhor romance da literatura brasileira. Quem não leu, leia.

Yasmin 01/12/2013

A coleção vaga-lume fez parte da minha infância, tenho um carinho especial pelos os livros que li dessa coleção. Éramos seis com certeza marcou minha vida, porque foi o livro que me fez ter amor pela leitura. Eu me encantei por ele do início ao fim, sofri muito durante a leitura.

A Maria José Dupré faz com que a gente realemnte conheça as características dessa época, faz com que nós conheçamos os preconceitos e veja como evoluímos com o tempo. Sou completamente apaixonada por essa história e por cada personagem. A dona Lola é aquela verdadeira mulher/mãe que faz de tudo pela sua família, não deixa faltar nada, nunca mediu esforços para ver a felicidade dos seus filhos. Ela forma uma família com Julio e tem quatro filhos : Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel. Eles vivem economicamente bem apertado, tem vida bem difícil, passam por alguns problemas no decorrer da vida, mas alguns deles conseguem ser superado.

Os personagens são bem feitos, cada um tem características únicas, que faz ao mesmo tem ser marcante. A linguagem não é tão fácil, não se é porque eu li esse livro quando tinha doze anos que tive essa impressão, mas em alguns momentos tive algumas dificuldades no decorrer da leitura.

Esse livro foi tão marcante que teve sua adaptação na televisão, virando uma minissérie no sbt na década de noventa. O livro é encantador em todos os sentidos, eu recomendo muito sua leitura, vai fazer você pensar em toda sua vida. Leiam!

Felipe 08/07/2011

Sinopse - Éramos Seis - Maria José Dupré
A história de Dona Lola e sua família, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio, e dos quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, quando Júlio trabalha para pagar as prestações da casa onde moram, passando pela chegada dos filhos à fase adulta e de Dona Lola à velhice. Conforme os anos passam, vão se modificando as coisas na vida de Dona Lola: a morte de Júlio; o sumiço de Alfredo pelo mundo; a união de Isabel com Felício, um homem separado; a ascensão de Julinho, que se casa com uma moça de família rica. O título do livro vem da situação de Dona Lola ao fim da vida, sozinha num asilo: eram seis, agora só resta ela. Também são expostos no livro outras personagens, como os familiares de Lola: na cidade de Itapetininga, interior paulista, moram a mãe, Dona Maria; a tia Candoca; as irmãs Clotilde, solteira, e Olga, casada com Zeca, seu cunhado; na cidade, vive a rica tia Emília, irmã de seu pai; e a filha dela, Justina.

Éramos Seis - Maria José Dupré

Braguinha 01/09/2014

Marcou minha infância
Um drama sobre uma família operária classe média baixa paulistana. Um bom livro, que inspirou uma novela primorosa no SBT.

Ana Lima 28/11/2014

Lindo
Li este livro pela primeira vez ainda no colégio para fazer um trabalho. Amei a história, tanto que já perdi a conta de quantas vezes o li, e mais engraçado é que a cada momento eu o "vejo" de uma forma diferente. Principalmente após a maternidade.
E agora com uma filha adolescente, acho que vou lê-lo novamente.

Bia 30/05/2014

Perfeito
Um dos livros mais lindos que já li. Emocionante a saga desta familia e os acontecimentos da epoca.

Matheus Valei 22/06/2014

Uma lutadora
Impossível não se emocionar com a saga dessa mulher tao doce,tao forte,tao empenhada em proteger sua família.Suas alegrias,suas dores,seus sofrimentos,seus problemas comovem a qualquer um e parece que a conhecemos de algum lugar,podendo ser uma parente,uma vizinha,uma amiga nossa.Como ela sofre! E adorei a adaptação que o SBT fez em 1994 da obra,todo o elenco e produção fizeram uma novela brilhante e ficou igualzinha a sinopse original.Irene Ravache conseguiu transmitir ao público toda a emoção da personagem!Merecia uma reprise!Parabéns Dupré,Parabéns Silvio de Abreu,Parabéns SBT!Amo muito!

Valnikson 23/12/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Éramos Seis
A paulista Maria José Dupré destaca-se na literatura brasileira com obras de enorme sucesso editorial. Apesar de ainda ser mais conhecida pelos diversos títulos voltados ao público infantil e juvenil, a autora paulista possui uma significante produção de romances, tecendo um interessante retrato da sociedade em meados do século XX. Seu reconhecimento dentro da produção intelectual da época veio com 'Éramos Seis', que acabou vendendo mais de um milhão de exemplares e sendo traduzido para o espanhol, o francês e o sueco, também recebendo inúmeras adaptações para o cinema e televisão. O livro é centrado na figura de Dona Lola, que narra a história conturbada de sua família num exercício rememorativo que atravessa cerca de vinte anos. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2015/11/10/43-eramos-seis/

27/04/2012

Um livro de drama que possivelmente lhe arrancará lágrimas. Leitura que vale a pena.

Filipe 02/11/2010

Excelente Livro
Muito boa a História desse livro.

Representando a São Paulo do início do século passado conta a história de uma família e todos os percausos que ela pode passar!!!

Narrado por D. Lola ela vai contando a história da criação dos seus filhos até cada um deles estarem "prontos para a vida".

Um dos primeiros livros que li e não há como não ver sua propria familia em algumas situações dessa história...

Merece a leitura!

bruna 02/02/2011minha estante
nossa coleção vagalume foi minha infância! muitas boas lembranças.