3.94764 3686

Resenhas - Éramos Seis

Braguinha 01/09/2014

Marcou minha infância
Um drama sobre uma família operária classe média baixa paulistana. Um bom livro, que inspirou uma novela primorosa no SBT.

Ana Lima 28/11/2014

Lindo
Li este livro pela primeira vez ainda no colégio para fazer um trabalho. Amei a história, tanto que já perdi a conta de quantas vezes o li, e mais engraçado é que a cada momento eu o "vejo" de uma forma diferente. Principalmente após a maternidade.
E agora com uma filha adolescente, acho que vou lê-lo novamente.

Bia 30/05/2014

Perfeito
Um dos livros mais lindos que já li. Emocionante a saga desta familia e os acontecimentos da epoca.

Matheus Valei 22/06/2014

Uma lutadora
Impossível não se emocionar com a saga dessa mulher tao doce,tao forte,tao empenhada em proteger sua família.Suas alegrias,suas dores,seus sofrimentos,seus problemas comovem a qualquer um e parece que a conhecemos de algum lugar,podendo ser uma parente,uma vizinha,uma amiga nossa.Como ela sofre! E adorei a adaptação que o SBT fez em 1994 da obra,todo o elenco e produção fizeram uma novela brilhante e ficou igualzinha a sinopse original.Irene Ravache conseguiu transmitir ao público toda a emoção da personagem!Merecia uma reprise!Parabéns Dupré,Parabéns Silvio de Abreu,Parabéns SBT!Amo muito!

Marcola 09/05/2015

Conhecendo Dona Lola e sua família
Sempre ouvi falar muito bem do livro, que ele era emocionante, a novela baseada na obra passou quando eu era criança e a única coisa que me lembrava é que muita gente via. Isso aliado ao fato do livro pertencer a coleção Vagalume que fez parte também da minha infância e adolescência me fizerem conhecer a obra de Maria José Durre.

O livro é narrado por Dona Lola que conta a sua sofrida história junto ao marido e os 4 filhos. São grandes os problemas enfrentados pelos seis, mas depois de um tempo de leitura achei tudo meio repetitivo. Mesmo narrando a infância e adolescência de quatro crianças nunca cheguei e relembrar da minha.

Claro que o livro não é ruim, os debates entre Carlos e Alfredo e suas ideologias eram interessantes e cheios de conteúdo. Dona Genu, era uma personagem que eu nem gostava muito mais que tinha muita coisa interessante a dizer. Os acontecimentos da época também eram inseridos na história e aumentam a sua importância.

No fim o livro melhora muito, e a visão da família desfeita após um tempo onde cada membro era um raio importante e tinha seu papel é triste e melancólico. Infelizmente não ao ponto de me emocionar.

27/04/2012

Um livro de drama que possivelmente lhe arrancará lágrimas. Leitura que vale a pena.

Filipe 02/11/2010

Excelente Livro
Muito boa a História desse livro.

Representando a São Paulo do início do século passado conta a história de uma família e todos os percausos que ela pode passar!!!

Narrado por D. Lola ela vai contando a história da criação dos seus filhos até cada um deles estarem "prontos para a vida".

Um dos primeiros livros que li e não há como não ver sua propria familia em algumas situações dessa história...

Merece a leitura!

bruna 02/02/2011minha estante
nossa coleção vagalume foi minha infância! muitas boas lembranças.

Katia 22/12/2010

Li esse maravilhoso livrinho na adolescência, meu Deus, como chorei!! meu peito doía de tanta comoção,como me sensibilizei com essa mãe, com suas dores e perdas, é muito triste, mas muito bonito, o título já conta o livro, com certeza esse livrinho é um dos meus inesquecíveis!!

Rozy 14/11/2014

ÉRAMOS SEIS
Esta obra da Maria José, me capturou para sempre para o mundo da leitura; foi meu primeiro contato com os livros; o li, vibrei, chorei, e nunca mais me esqueci da historia daquela família que de alguma forma parecia um pouco com a minha; me identifiquei com as dificuldades deles, as alegrias, os problemas e desde então o meu mundo ficou povoado de livros. Posso dizer que eu ainda era muito criança, mas fui arrebatada para esse magnífico universo da leitura. Obrigada, Maria José!!!

Sonia Soares 23/06/2010

Filhos são realmente nossos
Me apaixonei por essa família ,não tem como não se envolver com os problemas deles são problemas do nosso dia a dia que fica mais facíl de se indentificar quando estamos do lado de fora.Sofremos juntos com essa mãe que luta para manter a família unida e nos emocionamos quando um por um vai se distanciando

LILI PADILHA 19/02/2015minha estante
Discordo. Não deu espolier. Resenhar é quase o mesmo que resumir um livro abordando os fatos principais e foi o que ela fez. Uma resenha completa do livro.

André 30/11/2014

Minha resenha
Desta vez, toda a história e contexto que permeia um dos maiores clássicos da literatura infanto-juvenil brasileira e que, com certeza, marcou a adolescência de muitos.
Alguém lembra de Éramos Seis?

site: http://cafemacaca.blogspot.com.br/2014/11/desafio-literario-minha-resenha-eramos.html

Guga 28/08/2010

Muito bom!
Comecei a ler sem vontade, meu pai havia recomendado. Disse que aos 14 anos tinha lido e gostou muito. E realmente, o livro é maravilhoso.
Emocionante! Recomendo à todos.

Sudan 30/05/2009

Éramos Seis
Coragem, perseverança e união. Serão esses os segredos que permitem aquela família enfrentar todos os desafios que a vida lhe impõe ? Éramos Seis, é um livro clássico, que tem emocionado muitas gerações.

logo skoob
"Faltava uma rede social voltada apenas para os amantes de livros... Bem, não mais."

IG Tecnologia