Éramos Seis

3.95585 3737

Resenhas - Éramos Seis

Felipe 08/07/2011

Sinopse - Éramos Seis - Maria José Dupré
A história de Dona Lola e sua família, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio, e dos quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, quando Júlio trabalha para pagar as prestações da casa onde moram, passando pela chegada dos filhos à fase adulta e de Dona Lola à velhice. Conforme os anos passam, vão se modificando as coisas na vida de Dona Lola: a morte de Júlio; o sumiço de Alfredo pelo mundo; a união de Isabel com Felício, um homem separado; a ascensão de Julinho, que se casa com uma moça de família rica. O título do livro vem da situação de Dona Lola ao fim da vida, sozinha num asilo: eram seis, agora só resta ela. Também são expostos no livro outras personagens, como os familiares de Lola: na cidade de Itapetininga, interior paulista, moram a mãe, Dona Maria; a tia Candoca; as irmãs Clotilde, solteira, e Olga, casada com Zeca, seu cunhado; na cidade, vive a rica tia Emília, irmã de seu pai; e a filha dela, Justina.

Éramos Seis - Maria José Dupré

Braguinha 01/09/2014

Marcou minha infância
Um drama sobre uma família operária classe média baixa paulistana. Um bom livro, que inspirou uma novela primorosa no SBT.

Ana Lima 28/11/2014

Lindo
Li este livro pela primeira vez ainda no colégio para fazer um trabalho. Amei a história, tanto que já perdi a conta de quantas vezes o li, e mais engraçado é que a cada momento eu o "vejo" de uma forma diferente. Principalmente após a maternidade.
E agora com uma filha adolescente, acho que vou lê-lo novamente.

Moises.Celestino 04/08/2015

Inesquecível! Um dos melhores trabalhos de Maria José Dupret que se tornou um dos clássicos de nossa literatura. Uma leitura primorosa!

Bia 30/05/2014

Perfeito
Um dos livros mais lindos que já li. Emocionante a saga desta familia e os acontecimentos da epoca.

Matheus Valei 22/06/2014

Uma lutadora
Impossível não se emocionar com a saga dessa mulher tao doce,tao forte,tao empenhada em proteger sua família.Suas alegrias,suas dores,seus sofrimentos,seus problemas comovem a qualquer um e parece que a conhecemos de algum lugar,podendo ser uma parente,uma vizinha,uma amiga nossa.Como ela sofre! E adorei a adaptação que o SBT fez em 1994 da obra,todo o elenco e produção fizeram uma novela brilhante e ficou igualzinha a sinopse original.Irene Ravache conseguiu transmitir ao público toda a emoção da personagem!Merecia uma reprise!Parabéns Dupré,Parabéns Silvio de Abreu,Parabéns SBT!Amo muito!

Marcola 09/05/2015

Conhecendo Dona Lola e sua família
Sempre ouvi falar muito bem do livro, que ele era emocionante, a novela baseada na obra passou quando eu era criança e a única coisa que me lembrava é que muita gente via. Isso aliado ao fato do livro pertencer a coleção Vagalume que fez parte da minha infância e adolescência me fizerem buscar conhecer a obra de Maria José Durre.

O livro é narrado por Dona Lola que conta a sua sofrida história junto ao marido e os 4 filhos. São grandes os problemas enfrentados pelos seis, mas depois de um tempo de leitura achei tudo meio repetitivo. Mesmo narrando a infância e adolescência de quatro crianças nunca cheguei e relembrar a minha.

Claro que o livro não é ruim, os debates entre Carlos e Alfredo e suas ideologias eram interessantes e cheios de conteúdo. Dona Genu, era uma personagem que eu nem gostava muito mais que tinha muita coisa interessante a dizer. Os acontecimentos da época também eram inseridos na história e aumentam a sua importância.

No fim o livro melhora muito, e a visão da família desfeita após um tempo onde cada membro era um ser importante e tinha seu papel é triste e melancólico. Infelizmente não ao ponto de me emocionar.

Xampy 05/07/2015

Um livro adulto numa série infanto-juvenil
Este é o livro mais deslocado dentro da Série Vaga-Lume, o que me incomodou na época, porém, hoje em dia, acho ótimo que tenha sido assim, pois pude ter contato com uma das grandes obras-primas da nossa literatura logo na infância.

27/04/2012

Um livro de drama que possivelmente lhe arrancará lágrimas. Leitura que vale a pena.

Filipe 02/11/2010

Excelente Livro
Muito boa a História desse livro.

Representando a São Paulo do início do século passado conta a história de uma família e todos os percausos que ela pode passar!!!

Narrado por D. Lola ela vai contando a história da criação dos seus filhos até cada um deles estarem "prontos para a vida".

Um dos primeiros livros que li e não há como não ver sua propria familia em algumas situações dessa história...

Merece a leitura!

bruna 02/02/2011minha estante
nossa coleção vagalume foi minha infância! muitas boas lembranças.

Katia 22/12/2010

Li esse maravilhoso livrinho na adolescência, meu Deus, como chorei!! meu peito doía de tanta comoção,como me sensibilizei com essa mãe, com suas dores e perdas, é muito triste, mas muito bonito, o título já conta o livro, com certeza esse livrinho é um dos meus inesquecíveis!!

Pedro 26/05/2015

Um livro simples e muito bom.
Dona Lola narra o amor por seus filhos e histórias de sua vida. No fundo, achava que os filhos ainda eram os seus bebês e com o passar dos acontecimentos vê os filhos crescendo, formando personalidades e seguindo seus caminhos. Uma ótima história e bem sentimental.

Só eu achei Alfredo, depois de crescido, mais legal e mais inteligente que Carlos?

Rozy 14/11/2014

ÉRAMOS SEIS
Esta obra da Maria José, me capturou para sempre para o mundo da leitura; foi meu primeiro contato com os livros; o li, vibrei, chorei, e nunca mais me esqueci da historia daquela família que de alguma forma parecia um pouco com a minha; me identifiquei com as dificuldades deles, as alegrias, os problemas e desde então o meu mundo ficou povoado de livros. Posso dizer que eu ainda era muito criança, mas fui arrebatada para esse magnífico universo da leitura. Obrigada, Maria José!!!

Sonia Soares 23/06/2010

Filhos são realmente nossos
Me apaixonei por essa família ,não tem como não se envolver com os problemas deles são problemas do nosso dia a dia que fica mais facíl de se indentificar quando estamos do lado de fora.Sofremos juntos com essa mãe que luta para manter a família unida e nos emocionamos quando um por um vai se distanciando

logo skoob
"É sem dúvida um sinal de liberdade, uma mostra de que é a própria leitura que está pedindo seu espaço, independentemente de campanhas de incentivo."

JB Online