Éramos Seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

lipelimma 08/02/2022

Quis ler esse livro porque me recordo de ter assistido a essa novela na infância. Me lembrava pouco da trama e me surpreendi. É muito gostoso acompanhar a história da Eleonora até o final, com certeza vocês vão se emocionar.

Luiz Cláudio 17/02/2020

Interessante
Gostei do livro. Fiquei bem surpreso ao descobrir que faz parte da coleção vagalume.
Recomendaria ora todos que querem uma leitura rápida mas não tão leve.

Wania Cris 08/03/2020

Clássico nacional
É uma estória atemporal, traz reflexões em todo tempo. A principal, pra mim, é sobre a criação dos filhos. Boa parte do sofrimento enfrentado por D. Lola se refere à eminente separação dos filhos. Obviamente que naquela época não se esperava muito das mulheres além dos cuidados com a casa e a criação dos filhos e vemos nessa estória o quão vazia a vida da mulher se tornava quando essa tarefa chegava ao fim.

Indicaria a leitura pelo peso clássico da estória, pelo contexto histórico, por ser de uma autora nacional. Por mais que o tempo e a época tenham mudado ainda é uma leitura extremamente válida. Dei 3 estrelas por achar a escrita rasa e os personagens caricatos, mas, longe de categorizá-la como leitura ruim.

Isabel729 08/08/2022

Éramos seis é um livro clássico que te faz sentir empatia pelos personagens e em algum momento você se sente inserido dentro da obra, só isso já vale as cinco estrelas. Você se apega tanto à história que se esquece de que foi avisado que há um final melancólico, e olha que eu já tinha até assistido a novela.
Maravilhoso, recomendo.

Samira 21/02/2021

Os desafios de uma família
Um grande clássico da literatura brasileira traz os desafios de uma família no final do século 1920 é um passeio por momentos de uma São Paulo de antigamente amo a forma como essa autora escreve trazendo a riqueza dos pequenos detalhes e é impressionante ver que por mais que os anos passaram os desafios são muito parecidos dos com os dos dias de hoje ainda mais por estarmos falando de uma família que é igual a gente ou muita que conhecemos que lutam mês a mês para ter as contas pagas, dar um bom exemplo aos filhos mas no fim tudo segue um destino próprio sem termos muito como intervir. E fiquei pensando muito também na condição dos idosos em asilos que as vezes julgamos que foi os filhos que os abandonaram lá mas também pode acontecer de muitos deles estarem lá por vontade própria simplesmente pra não incomodar nem ser mais um agregado na casa de algum parente.
Enfim é uma história que traz muitas reflexões, tiveram várias novelas que foram escritas com base no livro mas ao que andei vendo são de certa forma uma releitura da história pois são muito diferentes do contexto original da obra.

site: https://pensexplore.blogspot.com/2020/09/resenha-livro-eramos-seis-maria-jose.html

Elle.Marques 21/01/2023

Luta e sobrevivência
Éramos seis é um romance histórico/drama que acompanha a vida de uma família em um período de 30 anos, começando em 1924. O livro consegue perfeitamente mostrar a luta e sofrimento de uma família de baixa renda brasileira, e a autora não teve medo de explorar situações do cotidiano como a desvalorização dentro de casa, sistemas políticos (capitalismo e comunismo) e o processo de luto.

arthurzito 15/03/2021

Éramos seis
A história do livro narra a trajetória da família de D. Lola, seu marido Júlio e seus quatro filhos Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel em São Paulo a partir dos anos 20. Um relato de memórias muito emocionante feito por uma mãe muito trabalhadora e dedicada que passou por desigualdades sociais, crises econômicas e revoluções para manter a família unida e feliz.
Eu gostei muito dos relatos da história e me senti muito comovido com a história de vida desta família. O livro é cheio de emoções fortes e para mim a mais memorável vai ser a ingratidão, tive e tenho ódio dos filhos da D. Lola; acho que vai ficar para mim como uns dos piores personagens de engolir. Tirando isso eu gostei muito desta leitura.

Laura 08/10/2020

Emocionante
Uma história aparentemente comum, de um cotidiano brasileiro - mas com muita emoção presente. ?Éramos Seis? conta a história de uma família que morava em São Paulo durante meados da Primeira Guerra Mundial. Relata como era a vida de uma mulher e de uma mãe nessa época. Lindo do início ao fim!

Nanda 07/10/2022

Éramos seis
Uma história extremamente linda e triste, a história dessa mãe guerreira é exemplar e acredito que não seja muito diferente do que acontece com a maioria das famílias. Como é lindo valorizarmos nossas mães. Lembrarei dessa história por um bom tempo!

"Me diga uma coisa. O que não se perde neste mundo? Tudo se perde.
- o dinheiro, a honra, o nome, o marido, os filhos, a mocidade, a beleza, os cabelos, os dentes, a vista, o ouvido... O que mais? Os bens terrenos como a casa que a gente gosta, as joias, o gato de estimação, a mobília, mãe, pai, irmãos, amigos. Não se pode perder tudo? Até uma perna ou um braço a gente pode perder na hora de atravessar uma rua. Tudo o que a gente mais quer bem perde. Por que orgulho então? Orgulho é pra gente besta, pros burros, já disse."

Ich heiÃe Valéria 12/08/2010

triste, simples e bonito.

Dani 22/09/2021

Haaa,esse eu daria 10 estrelas e um coraçãozinho se fosse possível ..
Tive o prazer de ler 2 vezes essa obra magnífica e assistir a novela...
Que livro!!!me faltam palavras para descreve-lo,como eu sofri com dona Lola,por diversas vezes gostaria de dar-lhe um abraço ,e partilhar de suas lagrimas ...
Esse é o tipo te livro que lhe abraça lhe laça,e qnd vc chega ao fim,fica aquele vazio, aquela falta dos personagens,como se eles fizessem parte da familia...
Se eu indico??sem sombra de duvidas é um livro que todo bom leitor deveria ter em sua cabeceira

Grace @arteaoseuredor 15/04/2021

?Éramos Seis, de Maria José Dupré
Maria José Dupré é paulista. Nasceu em 1905, na fazenda Bela Vista, município de Botucatu. Aprendeu as primeiras letras com sua mãe e seu irmão, estudou música e pintura. Transferiu-se para São Paulo onde se formou professora pela escola normal. Seu primeiro romance foi publicado em 1941. Mas o que a tornou famosa foi ?Éramos Seis?, publicado em 1943, traduzido para vários países. Entre diversos prêmios que conquistou, destacam-se: Prêmio Raul Pompéi, da Academia Brasileira de Letras e o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.
?Foi um livro que teve inúmeras adaptações. Em 1945 lançaram o filme Argentino dirigido por Carlos Borcosque, no mesmo ano também foi novela na Rádio Tupi. E na televisão virou novela nos anos 1958, 1967, 1977, 1994 e 2019. De todas, assisti somente a novela de 1994, quando Dona Lola foi interpretada belamente por Irene Ravache.
?O livro tem uma escrita fácil, minha edição é de 1973, da Coleção Vagalume que adoro. A história é contada por Lola, que começa lembrando sua vida desde que seus filhos eram pequenos e elas os tinha todos perto. No início são 6, Lola seu marido Júlio e seus filhos Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel. Ela conta as boas lembranças, conta o sofrimento que é pagar a casa própria, depois os sacrifícios que faz para criar seus filhos sozinha, cada um deles com sua personalidade, seus ideais. Aos poucos a casa vai ficando vazia e Lola sofre com cada filho seguindo seu caminho. Temos outros personagens interessantes, como Clotilde e Olga irmãs de Lola, e sua vizinha Dona Genu, um personagem que gostei muito, ela fica feliz quando vai ajudar um conhecido com seus mortos. O livro se passa em São Paulo, nos anos 10 e vai até os anos 40. Mostra um pouco a realidade feminina da época.

Italo 11/02/2023

Já não éramos seis, como um ano antes
Dolorido e melancólico: conta-se a história da família Lemos através do ponto de vista de dona Lola - submissa às vontades do marido detestável na qualidade de esposa e completamente devota aos filhos na qualidade de mãe. Numa linguagem maravilhosamente despretensiosa, somos guiados através dos anos pelas conquistas e perdas dessa família tendo não raramente panoramas históricos como plano de fundo; também temos um retrato competente da classe média, e vemo-lo na forma com a qual a família resiste em despedir a empregada da casa mesmo não tendo dinheiro sequer para comer ou nas eventuais falas racistas e classistas que reproduz. Há na construção de uma das personagens, e em suas atitudes e destino, um anticomunismo bem tacanho. O final do livro é bem emocionante, em especial um episódio um tanto anterior ao seu desfecho. Fica-se-nos um peso na mente, uma abertura no coração e um amargo duradouro na boca.

Mônica Bispo 16/12/2013

Éramos Seis
Simplesmente marcante. Ler Éramos Seis não é somente conhecer o drama de Dona Lola e sua família; é aprender sobre o cotidiano das famílias no início do século passado, as regras que regiam a sociedade daquela época, é procurar saber o que mudou e o que ainda persiste da sociedade do início do século XX na sociedade atual.
Lendo o livro, não pude conter as lágrimas. Chorei lendo a história da família Lemos porque vi um pouco da história da minha família ali. Chorei ao lembrar de tantas mães que ficaram desamparadas no mundo depois da morte do marido. Chorei por ainda haver muitas Donas Lolas pelo Brasil afora.
Mônica Bispo 16/12/2013minha estante
Sem mencionar a curiosidade que fiquei em saber um pouco mais da revolução integralista.

G0DSNYX 04/03/2023

Éramos Seis
Foi um livro bem legal de se ler, mostrou a realidade de muitas mulheres que viviam nos anos 30, eu particularmente, curti bastante, porém devo dizer que o final foi muito triste! Nossa a protagonista não merecia isso, mas infelizmente não acontece isso apenas na ficção. Ela deveria ter evoluído um pouquinho mais.