Renato Russo

Renato Russo Arthur Dapieve

Resenhas - Renato Russo

Íris 22/02/2009

Eu sou fã do Legião Urbana,mesmo não vivendo naquela época do ápice deles,mas mais do que nunca as músicas deles ainda são contemporâneas(Que país é este?).Eu escutava as músicas e ficava imaginando a genialidade do Renato em compor músicas tão expressivas e queria saber mais sobre sua vida.Este livro,"saciou" a minha curiosidade,uma vez que o autor relata a vida de Renato desde a sua infânica,passando pela sua primeira banda,seus amigos,relacionamentos,as brigas,a fama do Legião e principalmente exprime os sentimentos do Renato e a sua personalidade.
Um livro para não somente os fãs,mas para todos aqueles que gostariam de entender um dos grandes ícones brasileiros.

livia_ss 19/03/2024

?Percebi a força do Trovador Solitário.?
Sempre fui fã de Legião Urbana, mas quando decidi ler esse livro não imaginava me emocionar tanto.
Renato Russo era um gênio, e sobre isso não há dúvidas. Um dos maiores artistas que o Brasil já viu. Mas Arthur, além disso, mostrou o lado humano do Renato. E depois dele narrar toda a sensibilidade dos seus versos, a historia deles, que acaba por também ser a história do próprio Renato, fica impossível pra gente terminar de ler sem uma sensação apertada no peito por ter perdido esse cara tão cedo.
Cada música continua tocando fundo?

?Eu gosto de acreditar que as pessoas compram (nossos discos) porque elas sentem e percebem que eu sinto e percebo exatamente aquilo que elas sentem e percebem?

Maria 25/02/2023

Como eu amo biografias
Livro curto, simples e fácil de ler. Muito interessante conhecer mais da trajetória dessa que pode ser uma das (se não a) melhores bandas do nosso país.

É legal descobrir mais sobre a personalidade real e irônica de Renato Russo, porque acho que ela acabou sendo um pouco apagada pela mídia na construção da lenda. Achei o meio que a banda surgiu algo ainda mais interessante, principalmente por ele ter dado origem a outros conjuntos icônicos como Capital Inicial e Ultraje a Rigor.

Recomendo muito o livro! Chorei bastante no final.

Bell_016 25/04/2009

Ótimo livro para quem é fã e quer conhecer a história da banda, suas formações, a personalidade de Renato Russo. Infelizmente para quem não é, creio que o livro não irá interessar por ser muito específico e detalhista, não serve como ponto de partida para fazer com que alguém comece a escutar Legião. O mais interessante da obra é perceber os motivos e influências por trás de cada CD e descobrir referências musicais embutidas em cada um.

ritita 06/05/2016

Ai meodeos. O que foi isto?
RENATO RUSSO - O trovador solitário - Arthur Dapieve
Putz, como resenhar este livro? Muita emoção, passado e vida envolvidos.
O protagonista todo mundo já ouviu falar um dia, goste ou não de rock.
A grande propriedade do Dapieve em escrever este livro, é que passou ao largo de fofocas sobre a vida pessoal do Renato, aliás, dá só umas pinceladas até ele tornar-se um músico, depois.... Fala de filósofos, pensadores e rock, rock pesado, rock internacional dos bons, cita as fontes - Sex Pistols, Kansas, Emerson Lake & Palmer, The Cure, etc, em que Renato, rapaz bem formado, informado e culto, bebeu, fazendo a roqueira aqui parar a leitura a toda citação, para avivar a memória sobre estas bandas inesquecíveis.
Um moço que certamente sofria de depressão e hiperatividade cerebral e que só sentia-se feliz compondo. Destes distúrbios às drogas, numa cidade (Brasília), fria e sem nada para entreter jovens, um pulinho rápido; ainda assim, entre brigas e reconciliações com os músicos da banda, a mente do rapaz fervia em composições majestáticas como a ópera "Faroeste Caboclo", com 169 versos! Coisa só imaginada e idealizada por Pink Floyd em Atom Heart Mother.
Renato Russo foi morador da Ilha do Governador até mudar-se para Ipanema, já no final de sua curtíssima vida.
Só sei dizer que chorei, chorei e chorei. Por que os gênios se autodestroem? Por que nunca consegui assistir a um show da banda? Por que um carinha compõe - em 1978 a música-ícone Que país é este e não preso?

CLAUDIA 20/10/2021

O trovador solitário Renato Russo
????? é sempre bom ler sobre esse poeta. Legião é minha banda favorita da vida! E esse livro fala de muitas músicas que eu adoro! "...os bons morrem jovens... cedo demais"

Kymhy 04/04/2018

Renato Russo - Arthur Dapieve
Um apanhado histórico da banda Legião Urbana e o seu percurso enquanto tentavam estabelecer-se no mundo da música na década de 80. Uma obra feita para fãs e para aqueles que querem ser apresentados ao rock nacional.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-renato-russo-o-trovador-solitario-arthur-dapieve/

gabie 18/10/2022

fenômenos raros
é muito difícil juntar talento, vontade de ser grande e tanta intensidade em uma pessoa só e não acontecer fenômenos musicais explosivos assim como foi o renato. me lembrou de tantos outros artistas, profundos, principalmente, que tinham os mesmos gênios, um pouco infantis, às vezes, mas, sobretudo, sensíveis. gostei muito das partes que arthur passa sobre o messianismo e esse fanatismo cego que muito fã tem, esquecem que teus ídolos não são simulações perfeitas ("são crianças como você") e erros são inevitáveis. precisa-se dessa mensagem sendo relembrada.
"É tão estranho, os bons morrem jovens" (Love in The Afternoon, 1993)

Antonio Maluco 10/09/2017

Música
foi legal saber novas histórias dele

Dudu 28/04/2015

Veja a resenha no meu canal Livros e cia. : https://www.youtube.com/watch?v=-QPto3wtOZQ
Ótimo do livro de um grande músico brasileiro !

site: https://www.youtube.com/watch?v=-QPto3wtOZQ

jonatas 27/05/2023

Uma obra fundamental pra quem quer conhecer quem foi Renato Russo. Em tom de reportagem, o texto narra a trajetória de um dos maiores cantores da música brasileira sem qualquer viés apaixonado e com rigor jornalístico.

Peterson.Silva 21/07/2023

Excelente
Muito bem escrito; cativante e emocionante. Achei algumas escolhas gráficas um pouco esquisitas (baixa legibilidade em letras por cima de fotos em algumas páginas, e nas orelhas, etc.) mas nada que comprometa o texto em si.

Isabel Figueiredo 07/06/2013

O trovador solitário que era líder de uma legião
O livro "Renato Russo – o Trovador Solitário", conta ao contrário de outras biografias, como o pessoal interfere no profissional e não como o profissional enlouquece o pessoal.

Do início da vida de Renato até sua morte, passando por fatos como a formação e o fim do "Aborto Elétrico", a confecção de várias letras, a montagem dos discos e as turnês.

É muito interessante saber o que há por trás das letras como as músicas de revolta a era Collor (Teatro dos Vampiros e Metal Contra as Nuvens), ou então saber que houve uma "Mônica" mas nunca existiu um "Eduardo", e que o próprio Renato idealizava um filme para "Faroeste Caboclo", ou até mesmo o porquê de no disco “Uma outra estação” existir uma nota com os seguintes dizeres: “Esta canção não possui registro da voz de Renato.”

Este é um daqueles livros que se você é fã da obra, vale a pena ler. E se você não é fã, também vale dedicar um tempinho a leitura... alguma coisa te prenderá e talvez você não consiga parar de ouvir Legião.

Jac 21/10/2010

Solitário ainda que numa legião
Esse livro não traz uma ordem cronológica dos fatos tão rica em minúcias como o ''Filho da Revolução'', que é outro sucesso biográfico de Renato (por Carlos Marcelo). Porém, é como um baú aberto, cru e partido em pedaços sucintos para todos os fãs e não fãs, de Renato Russo e do Legião Urbana. As gravuras que aparecem em algumas páginas, relatam desde os dias mais comuns de Jr - como era chamado pela mãe - até as grandes polêmicas protagonizadas por Renato e por aqueles que com ele estivessem. É uma biografia que me fez dar risadas e também, lacrimejar. Dapieve escreveu um bom livro pra quem sente uma forte curiosidade sobre a vida do trovador, que por anos foi líder de uma geração que jamais retornará. Eu como grande fã do Manfredini, aprovo e deixo aqui minhas 4 estrelas.