Ana Júlia Coelho 09/05/2022Num livrinho que não chega nem a 200 páginas, o Disney Institute reuniu os “segredos” e “mistérios” que tornam a Disney essa gigante do entretenimento.
De forma didática e bem explicativa, apresentando exemplos da própria Disney e de outras empresas como hospitais, universidades e a Volkswagen, o livro mostra quais os pilares para se ter um atendimento de qualidade. Desde prestar atenção ao perfil do seu cliente até o cuidado em manter processos eficientes, esse livro é um ótimo manual para quem quer dar uma aprimorada na própria empresa.
Cada empresa precisa definir seus padrões de atendimento e seus sistemas de atendimento. A Disney tem isso bem definido: os padrões são segurança, cortesia, espetáculo e eficiência (nessa sequência de importância) e os sistemas são elenco, cenário e processos (o mesmo de todas as empresas). Integrando todas essas variantes e adequando quando necessário, é possível alcançar um atendimento de qualidade.
Não tenho empresa, e não pretendo ter, mas foi incrível ler e entender tudo o que envolve o funcionamento da Disney. A preocupação com os funcionários, com os clientes, com o funcionamento de tudo, com a limpeza e organização do parque, tudo é encantador. O livro também dá uma passada rápida de como e por que Walt Disney decidiu criar esse parque, aspecto que só enriquece mais a leitura.
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