A guardiã da minha irmã

A guardiã da minha irmã Jodi Picoult




Resenhas - A Guardiã da Minha Irmã


118 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



manuslibrary 11/05/2024

Envolvente
Ana nasceu para ser uma doadora compatível de órgãos e tecidos, ajudando sua irmã Kate na batalha contra a leucemia.

Cada parte de Ana foi planejado geneticamente.

Depois de passar por inúmeras cirurgias e procedimentos, aos 13 anos, Ana decide processar os pais para obter emancipação médica: direito sobre o que acontece no seu corpo.

Comentário pessoal:

Quase seria 5/5 se não fosse a reviravolta do final ? passei boa parte do livro me conformando com a situação e quando veio, a bomba foi totalmente diferente. Mas é um livro gostoso de ler, que você não quer largar só pra saber o que vai acontecer em seguida.

Vale a pena
comentários(0)comente



Katy 01/05/2024

Impactante
Estou mais uma vez apaixonada pela escrita da Jodi. Seus livros não são rápidos de ler, mas isso não é algo negativo nesse caso. A escrita é fluida, fácil, agradável. O que torna os livros mais demorados são o fato de que ela põe vários personagens e conta a história da perspectiva de todos eles, de forma que tudo ganha muita profundidade. O que mais amo em seus livros é que são personagens muito humanos, muito reais, com erros e acertos que qualquer um de nós poderia cometer, dada a situação. São livros para quem gosta de ler um drama familiar envolvente. Nesse, os pais tem uma vida maravilhosa ao lado dos seus dois filhinhos, Kate e Jesse, até descobrirem que a menininha tem um tipo de leucemia muito rara, quase impossível de ser curada. Após muitas tentativas, a solução mais "garantida" seria gerar um outro bebê, que doaria medula para tentar salvar a vida dela. Como pais desesperados para salvar sua filha, eles geram um bebê de proveta, Ana, uma terceira filha que garante a combinação genética ideal para salvar a vida da irmã. Essa irmã se torna a doadora a partir do minuto em que nasce, mas como trata-se de uma doença muito difícil, ao longo da vida Kate vai tendo várias recaídas e cabe à Ana sempre doar o que ela precisa para viver. Com o tempo, Ana vai crescendo e tendo suas próprias opiniões e necessidades e, quando chega um momento que querem que ela doe um rim para salvar a irmã, ela se rebela e entra na justiça contra a própria família, pois está cansada de viver no hospital e até mesmo debilitada/privada de várias coisas normais de qualquer criança/adolescente, apenas para que possa sempre estar ali para doar o que a irmã precisar.

A história é espetacular. Você entende o lado da mãe, desesperada para salvar a filha. Entende o lado de Ana, cansada de ser tratada como um amontoado de peças de reposição. Entende o lado de Jesse, que se torna um adolescente revoltado e rebelde por sempre ser esquecido/negligenciado nessa equação. Entende o lado do pai, que se vê perdido por não saber quem defender. E temos em paralelo a história do advogado e de seu antigo amor, que também trazem uma trama muito envolvente. E entende, principalmente, que para uma história assim, não tem muitas opções de final feliz, pois alguém sempre sairá perdendo algo, e a vida infelizmente é assim.

Não é um livro para ler em um dia, mas é uma história que te acompanha por uma vida.
comentários(0)comente



Natalie.Biancovill 02/04/2024

Esse livro me destruiu
Me destruiu de formas que eu nem imaginava que poderia ser destruída. Pra começar ele causou no mínimo 10 crises existenciais sobre um assunto que até agora não sei a resposta. E pra fechar o final eu não estava esperando nem um pouco, juro? de todos os finais que eu tinha imaginado, esse não tinha nem passado pela minha cabeça.

Recomendo muito!
comentários(0)comente



Jessica1248 31/03/2024

Deixa uma reflexão que irá te perseguir
Eu não me emocionei como sempre foi com o filme, não sei se por já saber a história ou por não ter lido no momento certo. Em alguns momentos achei cansativo e arrastado.
No entanto, a escrita é muito boa, tudo é muito bem desenvolvido, é um livro cheio de informações e claramente muito bem pesquisado.
A discussão principal é algo que sempre vai ficar na minha cabeça, assim como o final, te faz pensar muito na imprevisibilidade da vida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ale Lima 16/03/2024

Adorei
Depois De ?Um milhão de pequenas coisas ? e ?Tempo de partir?, esse foi mais um dos meus favoritos da autora. Eu esperava qualquer final, menos o próprio. Recomendo.
comentários(0)comente



RaissaM 13/03/2024

?
Foi doloroso ler esse livro, português de Portugal e um porre (tenho preconceito)

Decidi ler esse livro pois conheço o filme (gosto dele) e em um grupo que entrei recentemente no Facebook recebi um spoiler sobre umas das irmãs, spoiler este que não consta no filme, e é um completo absurdo

Tivemos pouco das interações Anna e mãe, Anna e Kate, qualquer pessoa e Jessie (toda hora eu confundia o nome dele com o do pai, o que tornou a leitura bem ?, mas essa foi uma pedra no sapato que eu mesma criei). Realmente acredito que a personagem no Jessie merecia mais atenção, o coitado todo problemático e simplesmente ignoraram isso, poderia ser melhor trabalhado e sem tirar atenção das irmãs e todo o rolê do tribunal.

Julia e Campbell são ridículos, uma conversa sensata e eles resolviam todos os problemas do casal.

O auge que eu nem lembro se vemos no filme ou não, mas que foi uma descoberta surpreendente? A relação do Brian (muito nome de adolescente problemático) com astrologia e a origem do apelido de Anna cujo o nome é Andrômeda.
comentários(0)comente



olivethaiss 09/03/2024

Um beco sem saída ?
Já tinha visto o filme, e quis ler o livro ao saber que o final era diferente. E, meu Deus, acho que foi pior.
O livro descreve uma situação em que não existe uma opção boa pra ninguém. É surreal imaginar os pais passando por algo como uma doença grave assim de um filho, e ao mesmo tempo é triste ver os outros filhos sendo negligenciados. E o pior, é que a Anna foi concebida pra ser ?suporte de vida? da Kate, e no final foi no que se resumiu a sua existência? Chega a ser injusto? mas nisso tudo, o que seria justo? Como disse no começo, não existe uma opção boa. Em todas elas há dor, perda e sofrimento? mas me frustrei com esse fim ?
comentários(0)comente



Re Oliver 25/02/2024

Que final...
O livro conta a história de uma garota com câncer, a Kate, e sua irmã Anna que foi gerada basicamente pra servir de doadora a irmã.
No decorrer da história temos a perspectiva sobre o olhar de vários personagens: o pai, mãe, o irmão, a Anna e da própria Kate também.
Em muitos momentos tive raiva da Sara, pois não conseguia entender algumas ações que tinha, mas talvez por eu não ser mãe, esse ponto dela pra mim se torna um pouco mais difícil de ser entendido mesmo.

Agora o final... eu não esperava por um final assim MESMO. Eu sou bem ruim de chorar com livros ou filmes, e esse não foi uma exceção. Mas, pra aqueles que são mais sentimentais, com certeza irão se emocionar e muito, não só com o final mas pelo decorrer da história.

5 estrelas e favoritado!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



skuser02844 15/05/2023

Marcante! Me tornou fã da Jodi Picoult
É certo fazer o que for preciso para salvar a vida de um filho… mesmo que isso signifique desrespeitar os direitos de outro?

Anna não está doente, mas parece estar. Aos treze anos, já passou por inúmeras cirurgias, transfusões de sangue e internações, para que sua irmã mais velha, Kate, possa combater a agressiva leucemia que a castiga desde pequena. Concebida por fertilização in vitro para ser uma doadora de medula óssea perfeitamente compatível com a irmã, Anna nunca questionou seu papel… até agora.

Como a maioria dos adolescentes, ela está começando a buscar sua verdadeira identidade. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre foi definida em função de sua irmã. Até o dia em que Anna toma uma decisão que para grande parte das pessoas seria inconcebível, que vai destroçar sua família e trazer consequências fatais para a irmã que ela tanto ama.

A guardiã da minha irmã é um livro provocativo que retrata as difíceis escolhas de uma família dilacerada por uma doença – mas, acima de tudo, é a história de pessoas que lutam com todas as forças por aqueles que amam.
comentários(0)comente



Maria13245 30/04/2023

A guardiã da minha irmã
Meu Deus que livro bom!!!
Simplesmente não conseguia parar de ler, passava todo tempo livre lendo e quando não fazia isso só pensava em quando conseguiria continuar.
Todos os personagens completamente humanos com seus problemas e imperfeições.
E o final, minha nossa! Não poderia ser mais inesperado e desestruturante.
Com certeza virou um dos meus favoritos.
comentários(0)comente



118 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR