O Desconhecido

O Desconhecido Joshua Ferris

Resenhas - O Desconhecido

Thiago Felício 18/02/2013

Denso e Intenso, "O Desconhecido" é um livro para se ler alheio ao mundo exterior.
Esqueça tudo o que você entende sobre normalidade!

E condicione sua mente antes de ler o livro “O Desconhecido”, do aclamado autor norte americano Joshua Ferris publicado aqui no Brasil pela Editora Casa da Palavra. Uma obra onde somos constantemente levados a questionar os limites de um ser normal de alguém diferente diante de uma sociedade que dita valores comportamentais.

O livro, que se divide em quatro partes, com capítulos curtíssimos, conta a história do bem sucedido e jovem advogado Tim Farnsworth, que vive com sua esposa Jane e sua filha Becka.
Na primeira parte, “Os pés, mecânicos”, conhecemos a vida do brilhante e bonito advogado Tim: Um bom emprego, casa luxuosa, esposa dedicada e uma filha cheia de complexos na bela Manhatthan. Nas quatro primeiras páginas já mergulhamos no drama da personagem principal: Tim sofre de algo, uma doença, um mau, alguma coisa sem nome e sem cura, que o faz caminhar constantemente sem parar, vagando por lugares ermos e cada vez mais distantes de sua residência. Suas pernas comandam, ordenam que o corpo ande, ande e ande até se cansar. Quem poderá vencer? O corpo ou a alma, a vontade, a mente ou seja lá o que for?
A “doença” que o atingiu sem nenhuma explicação não tem nenhum precedente. Nenhum médico, mesmo os mais renomados, conseguem dar uma explicação plausível ao fenômeno “anormal”.
Acompanhamos a mulher de Tim, Jane, disposta a fazer tudo para que o seu marido viva: ela mesma prepara sua mochila com o necessário, vai pegá-lo nos lugares mais inóspitos, nas ruas, bancos de praça, caído sobre o gélido inverno de neve, ou na porta de desconhecidos. Ela algema-o para impedi-lo de caminhar e assim tentar seguir a vida adiante e ele ainda submete-se a usar um capacete como parte de uma experiência médica.
Tim é sócio de uma empresa de advocacia e tem casos importantes para defender. Mas não é possível manter Tim parado, suas pernas o levam, o fazem caminhar até pontos, onde cansado, deite, adormeça, acorde e telefone para a esposa qualquer hora da noite para ir pegá-lo. Ele volta, conta o pouco que lembra dos lugares por onde andou ou o que viu. Assim, Jane e Becka acostumam-se com as idas e voltas de Tim, mas vivem à espera de alguma noticia sobre ele, já que quando ele caminha, ele passa dias sem comunicar-se com elas.
Dessa maneira, seguimos Tim em suas caminhadas, onde ele agora observa o mundo, as pessoas, os pássaros, tudo ao redor. Concomitante à estes acontecimentos, seu corpo vai definhando e dilacerando dedos, fazendo-o perdê-los; vozes vão surgindo em sua cabeça deixando-o quase perdido ou paranoico, os sócios advogados precisam de sua presença no trabalho; sua mulher é diagnosticada com câncer e outros acontecimentos vão surgindo tornando a trama angustiante.
Mas afinal, que doença é esta que aflige o pobre e coitado Tim? Algo primitivo, uma doença do futuro? Não importa!
A intenção de Joshua Ferris é clara: tudo não passa de uma metáfora para os dias de hoje. Tim torna-se um pária para a sociedade que dita normas. Afinal, o que é ser normal?

De uma carga psicológica incrível, é o livro de um escritor maduro, conciso nas descrições de lugares e personagens, como Becka, a qual conhecemos apenas superficialmente. Faz-nos questionar, interrogar as vitórias da mente sobre o corpo, ou deste sobre aquele. Ao longo da narrativa, acompanhamos as interrogações de Tim e do “outro” sobre a existência de Deus, além de reflexões sobre a vida e a morte, as despedidas e os retornos, a doença e a saúde...

Todo o livro é angustiante. Durante vários momentos eu contorcia meus pés querendo mudar a realidade de Tim, eu virava o rosto da página como quem vendo o seu estado deplorável. Um livro escrito como poucos para leitores exigentes, sem dúvida. Por isso sugiro que antes de ler, você prepare o seu cérebro e leia-o com muita atenção cada linha, pois implicitamente, há em cada página o retrato da sociedade moderna e tecnológica e principalmente é a imagem de todos nós a descrita ali!
Em resumo: livro sensacional, narrativa curta, porém intensa e comovente, trama magistralmente criada pelo genial Joshua Ferris, que vem sendo apontado pela crítica da revista The New Yorker como um dos jovens escritores que ditarão o futuro da literatura contemporânea.
O segredo para tal sucesso? O autor simplesmente não se rende à normalidade. O livro torna você um desconhecido e ponto final.
Wagner.Gaspar 25/10/2020minha estante
Concordo ?

Thiago Felício 22/12/2020minha estante
Eu amo esse livro. ?

Wagner.Gaspar 12/01/2021minha estante
Estou lendo um outro livro deste autor: "E nós chegamos ao fim". Gostando

Fernanda 15/01/2021minha estante
Humm, vou pesquisar a respeito. Obrigada pela dica.

Amália 15/10/2011

O Desconhecido – Joshua Ferris

O Desconhecido conta a história de Tim Farnsworth que é um advogado bem sucedido, casado e tem uma filha. Mas, além disso, Tim sofre de uma rara doença, que inesperadamente o faz perder o controle das pernas, o que faz com que ele ande por longas distancias sem conseguir parar, essa doença vai e volta varias vezes ao longo do tempo e quando volta faz com que Tim enfrente diversos problemas em seu trabalho pois ele tem vergonha de revelar sua doença e quando ela o ataca no meio do trabalho faz com que ele o abandone isso faz com que o pessoal de sua empresa pense que ele não consegue honrar com seu trabalho, além disso ainda tem a angustia ,causada pela sua doença, que aflige sua família. Mas mesmo com sua doença ao longo do livro você pode perceber o amor que Tim tem por sua família e o que ele é capaz de fazer para ficar a seu lado.

Jung Angel 29/06/2012

Minha Opinião sobre:'O Desconhecido '
Conta a história de Tim Farnswort, um advogado bem sucedido, casado com uma linda Mulher, e uma linda e estudiosa filha. Tom tem uma bela Familia, Amavael, Amiga, e companheira.

Tim sofre de uma rara doença, que inesperadamente o faz perder o controle das pernas, o que faz com que ele ande por longas distancias sem conseguir parar, essa doença vai e volta varias vezes ao longo do tempo e quando volta faz com que Tim enfrente diversos problemas em seu trabalho, sente vergonha de revelar sua doença e por não contar a ninguém o seu raro caso muitos onsideram ele, maluco, desleichado, inresponsavel.

Os colegas da empresa que Tim trabalha acabam pensando que ele não consegue honrar com seu trabalho, além disso ainda tem a angustia, que sua doença começa a causar na sua familia, que começa a ficar aflita. Essa Doença tem cura? Sera que Tim vai conseguir se curar? E sua Familia vai resistir ou ruir?

"Tim ficou olhando acima, para océu denso sem saber por quanto tempo. Apenas seus olhos se moviam, piscando, involuntariamente, quando uma gota de chuva caiu perto. Alguém finalmente se aproximou."(Pag 164)

"Era um salgueiro solitário no campo. Ele acordava e dormia. E toda vez que acordava, pensava em deitar-se entre as raízes sinuosas do salgueiro.Mas ficou dormindo sentando durante horas, porque deitar poderia fazê-lo desistir" (Pag246)

P.S:
Gosto muito da Capa deste livro foi o que me chamou atenção mais até que a sinopse. A diagramação do livro é simples, letras de tamanho médio e folhas amarelas. Os Capitulos começam onde o outro termina sem espaço.

Gostei do livro, ele trás uma mensagem muito interessante, a vida de Tim, a doença. Os personagens são pouco chamativos com excessão de Tim que ao do livronos mostra a força e o amor que tem por sua família e o que ele é capaz de fazer para ficar a seu lado.

Faz um tempo que recebi o livro, mas a história não me envolvia, resolvi ler ele assim que terminei a leitura de Quase verdade, pois já tinha me aostumado com outro tipo de leitura.

Posso dizer que o livro é Atraentente, comovente e pensativo. Recomendo a leitura pra quem gosta de um livro com uma mensagem a mais, que te faça pensar e olhar mais pra si, para tudo a sua volta e pesar as decisões.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Cris @cristinadaitx 28/12/2021

Confesso que não há como não sofrer com o personagem. A falta de controle das suas pernas fazem com que ele perca muito em sua vida: sua carreira, sua mulher, sua filha. Mas, há algumas lacunas na narrativa que tornam o livro estranho e cansativo. Ainda assim, a leitura valeu a pena, pois é algo diferente de tudo que já havia lido.

Maria Inês 26/09/2014

Achei o livro meio confuso, talvez o tenha lido sem muita atenção, não conseguiu me prender. O autor foi bem conceituado, não gostei muito, quem sabe se eu o relesse entenderia melhor o livro.
Maria Inês 26/09/2014minha estante
Fraco

anntoniords 25/04/2024

O Desconhecido
O livro de Joshua Ferris conta a história de Tim Farnsworth, um advogado bem sucedido que perde o controle das pernas e é tomado pelo impulso de andar sem parar. Mesmo indo a diferentes médicos e especialistas, seu caso é desconhecido, e ora ou outra ele se questiona se o seu descontrole é algo do seu próprio corpo ou da mente.

A história é boa quando se pensa nessa premissa, porque te faz querer saber o que acontece dentro do personagem - e do mundo que o cerca - para que ele saia sem rumo, deixando carreira, família e conforto de lado. Porém, mesmo com essa premissa, algo fica faltando.

A sensação que tive foi que o autor não sabia para onde ir - assim como Tim, que nunca andava para algum lugar em específico -, e eu me questiono se a sua intenção era deixar o final em aberto sim ou não, sobre o que se trata a doença do seu protagonista. Se você comecar a leitura, assim como eu, querendo saber o motivo do caminhar desatinado do personagem, você não vai descobrir, porque pasmem: o autor não explica.

De qualquer forma, por mais que eu tenha me esforçado para continuar a leitura depois de um tempo, o livro tem alguns pontos positivos. A capa é bonita, a escrita é simples e fluida, e o autor tem propriedade sobre alguns temas que permeiam toda a história, como conceitos de advocacia, medicina e mais.

Do meu ponto de vista, o Joshua Ferris podia não ter dado a resposta do que se tratava a doença de Tim, como eu esperava. No entanto, se ele a conduzisse de outra forma, talvez a narrativa tivesse mais força e impacto.

Sobre o final, o autor trouxe um lirismo muito bonito, que me fez imaginar a morte do personagem - que sofreu tanto ao longo do livro, perdendo até partes do corpo - como o fim merecido depois de tanto sofrimento. Para mim, esse toque delicado no final foi o melhor ponto da história.