O Motivo

O Motivo Patrick Ness

Resenhas - O Motivo

Clara.gianna 18/10/2023

Nada se compara...
Muito superior ao filme... e um livro excelente, bem excêntrico na estrutura. Uma narração bem natural entre os personagens, o ponto de vista de cada um é como vão amadurecendo.
É um equilíbrio perfeito entre tensão, ação e diálogo, sempre tendo aqueles aquelas cenas de rir, chorar ou se apaixonar no momento. E criativo, uma boa obra de ficção, longe da nossa realidade mas denuncia o cotidiano apesar das coisas absurdas que parecem até reais. Muito bom!!!

Mayra 05/10/2023

Mundo em caos foi um dos livros que li mais rápido, eu praticamente o devorei...

Um mundo sem mulheres e sem silêncio, onde todos se ouvem , até os mais profundos pensamentos, incluindo os animais ? Tudo isso causado por alienígenas?
Esse é o universo em que somos lançados em mundo em caos .
A trama já se inicia pegando fogo , vamos nos encantando por Todd que está prestes a se tornar um homem, e por Manche seu cachorrinho, detalhe que é o cachorrinho mais perfeito do mundo ?.
Vamos conhecendo os demais personagens que vivem nesse cenário pós apocalíptico, odiando uns (a maioria) amando outros , até que algo acontece , totalmente fora do normal , e Todd não consegue esconder seu ruído ( na sua mente)
E começa uma busca implacável pela verdade, e pela cabeça do próprio Todd, Ben que é seu pai , o manda ir para longe, e que ele saberá o que fazer...
Todd, conhece alguém que ele achava impossível conhecer , e aí a aventura começa , e quantos momentos incríveis eles passam , numa fuga alucinante
No desenrolar da trama vemos que nem sempre a verdade é o que pensamos ser, é muito além do que imaginamos...
Passamos por momentos tristes , cujos quais , ainda não me recuperei, confesso.
E o desfecho te faz enlouquecer, chorar , surtar , e agora pra saber mais , só lendo *A pergunta e a Resposta* o vol 2 dessa saga .

iris 03/10/2023

O mundo tá em caos mesmo
Todd é um personagem que é jogado em uma confusão frenética de uma hora para outra e precisava lutar para sobreviver. Ele é imaturo e em muitos momentos irritante, mas casa perfeitamente com sua idade.
O mundo é bem desenvolvido, ainda que não tão explorado na minha opinião. É uma aventura divertida em que você só deseja que essas crianças tenham um momento de paz.

Não me apeguei tanto aos personagens nesse primeiro livro mas os mistérios por traz das motivações dos homens de Prentistown me fizeram seguir lendo a trilogia

laura3104 14/09/2023

Esse livro é incrível. Quando comecei a ler Mundo em caos, eu esperava algo como o filme, mas ele é bem diferente do filme, do jeito bom. O ritmo desse livro é bem frenético, todo capítulo uma coisa nova surge, todo capítulo Todd e Viola estão fugindo e tentando sobreviver nesse mundo desastroso.
Recomendo ele pra quem gosta de histórias utópicas e aventuras

Vitória 12/09/2023

Depois de mais de 10 anos do meu primeiro contato com o Patrick Ness e da primeira vez em que li Mundo em Caos, que naquela época sequer se chamava assim, eu finalmente voltei a esse mundo pra concluir de uma vez por todas essa trilogia. Eu tenho uma longa história com esses livros. Sei que o grande propagador do autor e da trilogia aqui foi o Geefe, mas eu não conheci isso aqui por meio dele. Uma querida chamada Mariana Gastal, do canal Respira, Mariana, que sequer existe mais, foi a primeira booktuber que eu descobri lá pelos anos de 2011, e que me influenciou a ler muita coisa, inclusive isso aqui, na época em que o autor não era estouradinho no Brasil e que as edições da Pandorga podiam ser encontradas na saraiva sendo vendidas a míseros 10 reais. Aliás, o hype desses livros no Brasil foi o motivo pra que eu nunca conseguisse terminar a série. Meu ritmo de leitura naquele tempo era mais lento tanto porque eu tinha menos tempo pra ler mesmo, como porque, já que eu não trabalhava, não tinha o meu próprio dinheiro e não era de uma família de condição financeira boa, eu dependia dos meus pais pra comprar os livros pra mim. Depois que eles viraram modinha por aqui, os preços subiram demais, e eu nunca consegui terminar a trilogia, mas agora chegou a hora.
Como a minha primeira leitura aconteceu há muito tempo, eu confesso que não lembrava de quase nada, mas o que eu lembrava ainda estava bem vívido dentro da minha cabeça. Por algum motivo eu pensava nessa série mais como sendo uma fantasia do que uma ficção científica, mas na verdade é uma ficção científica total. O mundo que o Patrick Ness é estranho e provoca um desconforto que nunca passa completamente, mas acho que isso foi algo proposital do autor, porque nenhum dos protagonistas está confortável na posição que eles foram obrigados a assumir. O Todd, enquanto morador de Prentisstown, tem uma certa visão de mundo, que decorre das coisas que os homens dentro daquele círculo contaram pra ele. Essas concepções, no entanto, vão sendo quebradas a cada capítulo a partir do momento em que ele deixa a cidade e começa a procurar algo que ele sequer sabe o que é junto com a Viola. O mais interessante aqui é que o leitor embarca nessa jornada com o Todd e vai quebrando a cara junto com ele, porque, apesar de ser agora uma Vitória 10 anos mais velha do que o personagem, que consegue captar detalhes que passam despercebidos por ele, aquele mundo ainda era estranho pra mim, e tudo o que eu sabia sobre ele vinha do Todd.
Todas as criaturas não humanas aqui são muito interessantes, ainda que eu tenha a lembrança de que algumas delas vão aparecer um pouco mais no segundo volume, e ainda que sejam um modelo óbvio do gênero, visto que são ETs, a personalidade deles foge do comum, uma vez que, pelo menos aqui, eles não assumem os papéis de vilões, esses postos, na verdade, são ocupados pelos próprios humanos. O modelo de organização da sociedade e de cada povoado desse mundo é muito diferente daquilo que conhecemos na realidade, e ter colocado tudo isso num planeta novo foi uma sacada genial do autor, porque ele não precisa criar uma narrativa de como nem porquê tudo deu errado aqui e chegou a isso. O lado de Prentisstown me deixou muito mais assustada agora porque eu consigo perceber, aos 23 anos, como tudo deu errado nesse lugar por causa de homens extremamente machistas que conseguiram doutrinar os outros com as suas ideias preconceituosas e absurdas. A gente já sabe em quem essa galera votaria no Brasil de 2022. Achei importante nesse ponto que, no momento em que o Ben tem a conversa reveladora com o Todd, ele não tenta se abster da culpa do que aconteceu na cidade por ter ideias diferentes daqueles homens, uma vez que ele se manteve parado vendo tudo aquilo acontecer e foi conivente.
Já exaltei demais o mundo construído aqui, mas o ponto forte do Patrick Ness é sem sombra de dúvidas os personagens. Foi com isso que ele me ganhou em 2013, e foi com isso que ele me conquistou agora em 2023. O Todd é um garoto de 13 anos (ou 14, se você levar em conta os anos com 12 meses) que é verdadeiro demais com a sua idade e com a cabeça que um garoto tem a esse ponto. Ele faz birra, ele bate o pé no chão porque as coisas não aconteceram do jeito que ele quis, ele fica emburrado com a Viola pelos motivos mais idiotas do mundo e, acima de tudo, ele sente raiva, porque não é justo que tudo aquilo esteja acontecendo justamente com ele. O melhor de tudo é que, mesmo ele sendo insuportável por grande parte do tempo, eu me apeguei muito fácil a ele. Queria guardar o Todd num potinho e proteger de tudo, e entendia até os sentimentos mais incompreensíveis dele, porque eu lembro como é ter essa idade. Porém, o mais incrível pra mim é o que o autor faz com a Viola. Ela é descrita pelo Todd durante o livro quase inteiro como um buraco no ruído, um grande silêncio, e foi assim como eu a vi também, porque a querida se recusava a falar uma palavra sequer. Mesmo assim, ele me fez entender a personagem, e assim como o Todd, eu conseguia adivinhar o que ela estava sentindo e o que ela diria em vários momentos sem que uma palavra fosse necessária, só pela descrição do rosto e da postura corporal dela. A kinga é de longe a minha personagem favorita da série inteira, tanto que a cena que eu me recordava com mais clareza era dela sendo afogada. Não lembro mais do contexto em que isso acontece, mas ela não veio nesse volume, então aguardo muitas lágrimas e revolta da minha parte no livro dois. O conto extra no final dessa edição pelo ponto de vista da Viola, narrando o tempo que ela passou dentro da nave e como os pais dela morreram só me fez amá-la ainda mais. Manchee é outro espetáculo. O autor consegue fazer um personagem incrível ser um cachorro que fala basicamente três palavras durante o livro inteiro, isso não é pra qualquer um. Ainda não aceito que ele morreu.
Na primeira vez em que eu li esse livro ganhou 5 estrelas e um coraçãozinho de favorito. Agora ele só vai levar 4. Acho que com a bagagem de leitora que eu possuo agora, que é consideravelmente maior do que a que eu tinha aos meus 13 anos, eu consigo perceber problemas na narrativa que antes me passavam batidos. A escrita do autor é ótima e muito fluida, mas o apoio que ele usa de sempre estar acontecendo algo com os protagonistas, e desse algo ser quase sempre a mesma coisa, acaba se tornando cansativo conforme o livro vai se aproximando do seu fim. Existe um cara, que agora eu nem vou me lembrar mais do nome dele, que persegue esses dois desde o primeiro capítulo. Por diversas vezes eles tem embates físicos, os quais o Todd e a Viola vencem, e o cara sai completamente estraçalhado, mas ele não morre por nada. Na cena da cachoeira eu já não conseguia acreditar que, depois de tudo o que aconteceu, ele ainda conseguia estar vivo e ser mais rápido do que os meninos. Se o autor continuasse com os cliffhangers ao final de cada capítulo, mas tivesse inserido plots diferentes, e matado esse cara na metade da história, talvez as 5 estrelas tivessem vindo aí. Lembro que 10 anos atrás o segundo livro era muito superior ao primeiro pra mim, então estou ansiosa pra ver o que vai acontecer. Mês que vem eu volto.

Café com Livros 12/09/2023

Ótima leitura
O autor consegue envolver o leitor na trama, sofremos e nos angustiamos com os personagens. E claro a melhor parte o Manchee o doguinho ?falante? ???

Aldemir2 10/09/2023

Muito barulho por quase tudo
Um mundo sem mulheres (portanto, só com homens que claramente não tem muita noção das coisas) onde os pensamentos das pessoas fica visível e audível para qualquer um que esteja perto. Parece até a rede do finado pássaro azul. Mas essa é a premissa de “Mundo em Caos”, a distopia young adult de Patrick Ness, autor de “O Chamado do Monstro” (depois publicado como “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”).

Todd Hewitt é um garoto de 13 anos que vive nesse lugar chamado Novo Mundo, na pequena aldeia de Prentisstown, mas logo terá seu mundo virado de cabeça para baixo quando surge algo que ele nunca viu na vida: uma garota. Uma história cheia de ação, suspense e andanças, o primeiro volume dessa trilogia, por mais que tenha tido alguns problemas para mim, foi impossível de largar até chegar ao final. Não posso contar muita coisa por causa dos spoilers que se encontram a cada cena, mas caso queira saber mais, não só do primeiro volume, mas também do segundo e do filme estrelado por Tom Holland e Daisy Ridley, você pode conferir a resenha no blog, link abaixo.

❧ Mundo em Caos (publicado originalmente em 2008)
❧ A Pergunta e a Resposta (publicado originalmente em 2009)
❧ Patrick Ness
❧ 480 e 528 páginas
❧ Editora Intrínseca
❧ Tradução de Edmundo Barreiros
❧ 5 e 4,5 ★

site: https://lendocomogilmore.blogspot.com/2023/09/mundo-em-caos-patrick-ness.html

Antonio266 14/08/2023

Em caos estou eu
Cara, eu já tomei muitas decisões equivocadas. Mas escolher esse livro para ser primeiro de uma tentativa minha de desenvolver o hábito da leitura não foi uma delas.

Eu simplesmente devorei esse livro. Faz uns anos na verdade. Mas estou escrevendo essa resenha para o caso de alguém, em algum momento, se perguntar se deve mesmo iniciar nessa aventura no novo mundo e vir buscar conselhos nas resenhas aqui no Skoob. E se eu tivesse ruído essa pessoa conseguiria ver, QUE SIM ELA DEVE LER.

É viciante e tu quer sempre mais e mais. Não é perfeito, admito, ele tem alguns problemas pra desenvolver os coadjuvantes (algo que se estende por toda essa saga, salvo algumas magníficas exceções) mas o que carrega ele é a relação tão bem construída dos dois protagonistas. Sério, tu logo de cara já compra a causa deles, e torce por eles nessa jornada. No fim é sobre os dois, porém também é sobre muito mais.

Luana1022 03/08/2023

O Motivo
No início eu tava lendo por ler, mas a história foi ficando interessante no decorrer do livro.
Tô chocada com esse final, definitivamente não estava esperando.
Algumas palavras foram escritas propositalmente erradas a fim de mostrar a diferença de linguagem em diferente regiões e níveis de escolaridade, o que tornou bem interessante.

Luisa ð 22/07/2023

Livros são livros
Quem, como eu, veio atrás desse livro depois de assistir ao filme vai quebrar a cara!
É uma lei natural que os livros são superiores aos filmes, maas esse livro não possui NADA do filme e é 10x superior.
Um perfeito livro de fantasia, bem único a sua maneira, em seu universo.
Todd cresceu rodeado apenas por mentiras e por homens, e aguarda ansioso seu 13° aniversário para se juntar ao clube do bolinha na cidade. Até que verdades são reveladas e blábláblá, Todd foge e descobre um novo mundo, onde as mulheres e existem e há possibilidade de vida.
O final... aiaiai se preparem e tenham o segundo volume por perto, você vai precisa dele. E rápido.
Muito bom, apenas leiam, bom mesmo.

Victor Hugo 09/06/2023

Uma Experiência e Tanto
Queria começar dizendo que essa foi a primeira leitura de distopia que eu fiz. E mesmo sendo um livro mais jovem, foi ótimo eu ter lido agora, pois eu sinto que consegui aproveitar e absorver muito melhor esse livro.

Apesar de eu ter dado 4 estrelas, eu não amei esse livro. Eu tive muitos altos e baixos com ele. Mas o que eu preciso enaltecer foi a experiência que ler a versão física dele me proporcionou. A forma como o Ruído é descrito é muito boa, a linguagem escolhida para algumas palavras, e o fato de de como o livro é narrado em primeira pessoa, faz parecer que estamos constantemente no ruído do Todd e isso é muito imersivo.

Falando no Todd, eu acho ele um bom personagem principal. Meio padrão bonzinho e tudo mais, mas no geral eu acho ele funcional. Mesmo não curtindo os momentos de machismo que ele tem no começo, e o quanto ele é orgulhoso, eu genuinamente sinto que faz sentido pela forma como ele foi criado. Mas é legal ver isso se desconstruir com o tempo.

Outro ponto positivo, é que ele não é um livro que se preocupa muito em descrever características físicas dos personagens, e isso é muito massa, pois possibilita que as pessoas possam imaginar essas pessoas de todo e qualquer jeito. E para um livro que foi originalmente publicado em 2008, isso é muito maduro.

Mas nem tudo foram flores. Apesar de os capítulos serem relativamente curtos, e em sua maioria terminarem com um gancho para que você leia o próximo, não dá pra dizer que isso torna a leitura rápida em 100% do tempo. Ele é um livro de jornada, onde os personagens passam bastante tempo indo do ponto A ao ponto B. E depois do ponto C ao D, e assim por diante. Então temos páginas e mais páginas deles correndo, acampando, e seguindo viagem em estradas. Em dado momento isso se torna cansativo e repetitivo.

Tem um ponto que me incomodou, mas essa questão é mais pessoal. Como leitor de Fantasia, eu gosto de ir recebendo informações e Plot Twist ao longo da história, e aqui os grandes segredos que movem a história são revelados somente no arco final, e isso me deixou bem irritado. Mas como eu disse, é uma questão de gosto.

Por fim, eu me incomodei imensamente com a morte de um personagem em específico, que eu simplesmente sabia que ia morrer desde o começo, mas mesmo assim quando acontece é doloroso e de certa forma, desnecessária. E o final ainda me deixou com um gostinho amargo na boca. A última página em específico me dá um pouco daquele sentimento de que foi uma longa jornada, pra nada.

Enfim! Eu curti a história. Eu quis conhecer esse universo por causa do filme (que provavelmente assistirei hoje), e foi uma experiência completamente diferente do que eu achei que encontraria. Mas não me estigou o suficiente pra já querer pegar o segundo desesperadamente. Ainda estou pensando, inclusive, se leio o restante da trilogia em ebook ou em livro físico. Mas por ora, não estou tão motivado a seguir esse universo.