Razões Práticas

Razões Práticas Pierre Bourdieu

Resenhas - Razões Práticas

Jéssica - Janelas Literárias 26/03/2017

Em Razões Práticas, Bourdieu desenvolve uma teoria da ação apoiando-se nos conceitos de habitus, espaço social, campo e capital simbólico. ? ?
A noção de habitus é primordial para entender o pensamento de Bourdieu. O habitus "é o princípio gerador e unificador que retraduz características intrínsecas e relacionais de um estilo de vida", corresponde a uma unidade de estilo. E funciona sob a premissa de que "ser distintivo é ser importante". ?
Ao falar dos campos, Bourdieu faz uma análise mais específica do campo literário, campo artístico, campo jurídico, político, religioso, burocrático e, ao fim da obra, do campo escolástico, exemplificando sua teoria e sendo um dos pioneiros no pensamento crítico sobre a educação enquanto uma forma de reprodução e dominação. ? ?
Reflexões sobre a gênese e a crítica ao Estado, sobre o interesse humano, a economia das trocas simbólicas, família, violência simbólica e dominação também estão presentes. ? ?
Que livro sensacional. Como disse o próprio Bourdieu: para ser usado "como um manual de ginástica intelectual". É um estudo rigoroso sobre como funciona a sociedade. O autor busca justamente as invariantes sociais, aquilo que não muda de uma sociedade para a outra, auxiliando incrivelmente à compreensão do mundo social. ?
Foi um dos melhores tapas na cara que levei!