Memórias do Subsolo

Memórias do Subsolo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Memórias do Subsolo

MauroW 03/06/2024

Protagonista lascado e filosofia pika
O homem que é protagonista dessa obra é um dos seres mais esquisitos que eu já vi, é um ninguém, preocupado com status social que ele nem tem e ainda consegue destruir a única interação social que ele realmente teve.
As filosofias e ensinamentos do livro são incríveis, vários trechos trouxeram uma grande reflexão, por serem verdades presentes na vida, porém passam despercebidas pela vivência automática de um dia após o outro, sem realizar qualquer reflexão sobre suas atitudes e atitudes de outros.

Marich 03/06/2024

Tem que ter um certo grau de insanidade pra escrever um protagonista assim, e eu aprecio ele por isso!

ThAo9 03/06/2024

Memórias do Subsolo
O livro é muito bom, eu achei que iria enlouquecer junto do autor, mas felizmente, até o momento ainda estou bem. Conforme a leitura, tive aquela felicidade que a maioria de nós temos ao reconhecer e descobrir que uma frase famosa faz parte do livro em que estamos lendo no momento (Eu estou sozinho, e eles são todos), e também quase fechei o livro de vergonha conforme o autor contava os acontecimentos que ele mesmo causou. Portanto, eu recomendo bastante a leitura se vc não se importar de ter que ler com um dicionário ao lado e de sentir um tanto de raiva e vergonha, a experiência é ótima e você consegue ter a oportunidade de entender uma mente possivelmente diferente da sua.

jojo 03/06/2024

Que escrotinho
Fui ler Diário do Subsolo nesse feriado, despretensiosamente, e vai achando q só pq ele tem 172 páginas que não tem seu valor.
A leitura é dividida em 2 partes. A primeira parte o narrador vai na realidade a explicar do seu comportamento, de suas atitudes, meio que pq ele é de tal maneira. Mas ao mesmo tempo que ele conta, ele se desmente, ele próprio se contradiz a todo momento
A segunda parte ele nos conta 3 histórias, e o qto ele é escroto nessas situações, e se explica, ele sabe q é e não tem remorso e meio q a culpa são dos outros. Com certeza a última parte é a parte q vc começa a ter mais raiva dele. Ele mesmo se considera um anti-heroi. Ele sabe. E tá nem se importando.
Quem leu sabe a importância dessa pequena obra. Quem não leu, é um bom começo para amar Dostô
São várias camadas dessa angústia pessoal
deste narrador, que pode ser qualquer um de nós
"Você está com sede de viver e resolve, por si mesmo, as questões vitais mediante a confusão lógica. E como seus feitos são atrevidos e insolentes, e, ao mesmo tempo, quanto medo você tem!"

Vitoria 02/06/2024

Primeira leitura russa concluída
Primeira leitura russa concluída
Essa foi bem difícil,demorei alguns dias pra processar algumas páginas e absorver da maneira ?correta ? o que esse livro queria passar.

Ana Júlia 02/06/2024

Simplesmente fantástico!! Dostoievski antecipando em 50 anos o mal estar na civilização.

a primeira parte é tão incrível quanto a segunda, complementando perfeitamente a exposição mais filosófica dos primeiros capítulos.

ler esse livro nos últimos dias foi um bálsamo.

Jordana Borges 01/06/2024

É sempre um privilégio ler Dostoiévski, o que ele faz com as palavras é magnífico, é um sentimento de ?estar em casa?.
O livro nos faz viajar pela mente do personagem principal, a primeira parte é um fluxo de consciência onde ele faz digressões psicológicas, filosóficas e existencialistas, questionando a sua significância, cheio de contradições e discussões internas.
A segunda parte são memórias e acontecimentos que ele vivenciou antes destes 40 anos vivendo no seu subsolo. Dostoiévski sempre tem o poder de nos fazer questionar, a escrita dele faz com que nós coloquemos no lugar do seu personagem, muitas das vezes concordando e dividindo o mesmo sentimento que ele. É assustador o quanto podemos nos ver em certas ações.
Matheus656 01/06/2024minha estante
Acho q um completamente bacana para sua leitura é um vídeo do canal Quadro em branco, o título do vídeo é ?Dostoievski e Scorsese num táxi para o subsolo?. Recomendo dms!!

Jordana Borges 01/06/2024minha estante
Ahh obrigada Matheus, eu to nesse momento no youtube procurando alguns vídeos sobre o livro mesmo, vou procurar esse com certeza!!

@alex_bookaholic 02/06/2024minha estante
Ótima resenha. Este livro é brilhante, como a escrita do gênio. Tudo o que ele escreve é reflexivo e nos faz assimilar nossa própria natureza. Ótima leitura.

Jordana Borges 02/06/2024minha estante
Alex com certeza, todos os livros dele nos faz meditar e refletir bastante sobre nós mesmos?

Flávia Menezes 02/06/2024minha estante
Jô, esse não tem como não dar 5 estrelas, não é? Na verdade? eu daria até 1000!! ??
E eu concordo com você. Que perfeito o Dostô era de nos proporcionar tantas reflexões assim!! ?

Jordana Borges 02/06/2024minha estante
Flávia, eu achei impecável! Ele tem esse poder de nos levar na mente dos personagens e fazer nós enxergar neles também?

Michela Wakami 02/06/2024minha estante
Que maravilha saber que você gostou, amei a sua resenha, amiga. ??????

vitorconatus 01/06/2024

Memórias do subsolo (Fiódor Dostoiévski, 1864)
Esse foi difícil de ler, viu. O livro é quase todo afetos pesados, densos, difíceis de digerir. Em dias bons, eu evitava ler pra não contaminar meu estado de espírito; em dias ruins, evitava pra não tornar tudo ainda pior.

Li aos poucos, me arrastando mesmo, mas li. E no fim, penso que valeu a pena. «Memórias do subsolo» é um estudo da autoconsciência ? ou da dureza do superego, numa perspectiva psicanalítica ? levada ao extremo. Ele revela a mente de alguém cujo autoconceito oscila num movimento pendular: ora sentindo-se um verme, digno de desprezo, um nada; ora sentindo-se superior a todos, credor de um prestígio que nunca vem, um ser sublime, mas ressentido com a própria invisibilidade.

A riqueza dessa leitura está no fato de que todos nós já estivemos no subsolo. Muitos de nós, senão todos, ainda o visitam de vez em quando. Alguns infelizes moram lá. E Dostoiévski nos capacita a reconhecer esse lugar, seja quando nós mesmos estamos lá; seja quando alguém perto de nós está.

Só me frustrou não ter encontrado o caminho claro para a saída. Talvez porque esse caminho seja diferente pra cada um. Mas ainda assim, saber que está no subsolo deve ser o primeiro passo para sair dele. E isso é fácil depois da leitura.
milenapb 01/06/2024minha estante
Sua resenha aumentou a minha vontade de ler esse livro rsrsrsrs

Educez 31/05/2024

Dificuldade em lidar com nossas emoções
O personagem é uma confusão de pensamentos, ele mesmo não consegue se entender? é movido pelo rancor, quer ser mau, mas ao mesmo tempo não quer? revela a dificuldade que temos em nos conhecer e lidar com nossas próprias emoções

nanda00s 31/05/2024

Foram quarenta anos no subsolo
"num romance, é necessário um herói, mas aqui foram reunidas, de propósito, todos os atributos de um anti-herói e, o mais importante, tudo isso vai produzir uma impressão extremamente desagradável."
Rafael2688 31/05/2024minha estante
Queroo ler

lysthel 31/05/2024

Eu não queria classificar o livro, mas o aplicativo pede que eu faça para poder escrever um comentário. Me identifiquei com o personagem, mas sofro de uma vazia bagagem literária e de um raso entendimento para escrever algo relevante a um livro de tanto prestígio. Me vi no personagem diversas vezes e gosto da escrita do Dostoiévski, pura melancolia.

itsnmew 29/05/2024

Simplesmente Dostoiévski
"... por efeito da civilização, o ser humano se tornou, se não apenas mais sanguinário, pelo menos, com certeza, pior e mais brutalmente sanguinário do que antes." Vou precisar reler esse livro para absorver tudo

Mori5 28/05/2024

Fez eu me senti um analfabeto, quando mais eu lia mais perdido eu ficava frase que me pegaram ficava horas tentando entender e mais horas sentado sentado posição fetal quando entendia, o mano fiodo sabe toca o terror na mente de qualquer palhaço do mal ou tu te pega tendo raiva da história ou entrando em depressão depois disso

Mariana113 28/05/2024

Forte.
Comecei a leitura com muita expectativa. Até então, não conhecia nada da escrita de Dostoiévski. No começo eu fiquei um pouco confusa, mas o jeito que o autor escreve sobre coisas que temos vergonha de admitir que sentimos? isso fez o livro valer muito a pena!