A mocinha do Mercado Central

A mocinha do Mercado Central Stella Maris Rezende

Resenhas - A Mocinha do Mercado Central

_pam0808 10/04/2024

Bacana, livro curto e leitura rápida. Algumas reflexões são tão sutis, o olhar tão sensível e aguçado. Como a própria Maria Campos disse "é instigante imaginar os muitos sentidos que existem na ausência de um nome", então ao invés de nomear mais percepções sobre essa leitura, limitando a experiência com palavras, minha sugestão é aproveitar a jornada de autoconhecimento da mocinha do Mercado Central, explorando a mágica que existe nas entrelinhas.

Susana 21/03/2024

Encantador, inocente e apaixonante
Na narrativa de Stella Maris, é possível apreciar a construção de cada personagem que aparece ao longo da história. É uma obra mágica, divertida, triste, misteriosa e encantadora, simultaneamente. Traduz os altos e baixos da vida. E talvez por isso, A Mocinha do Mercado Central seja uma leitura tão leve, especial e esperançosa.

brunorocha686 12/02/2024

Sobre minha leitura!
Amei muito o livro ,ele fala bastante de uma história de umas amigas depois ela viaja e nessas viagem ela tinha vários nomes,no final fiquei indignado por que não falou se ela aceitou o papel pra fazer o filmes??? mais gostei, recomendo!

Thamirys.Melo 17/01/2024

Parece um livro infanto-juvenil bobinho, mas acaba sendo uma história cheia de história e reflexões.

lala 15/01/2024

Literatura brasileira
Uma boa leitura com um português antigo, eu amei a maria e a forma que ela fala das coisas

fiquei com muita dó dela não ter um pai presente

ela era sonhadora e queria conhecer o brasil inteiro, adorei todos os lugares que ela falou

foi uma leitura muito boa!

ganhei vários livros desse estilo do meu irmão, e foi o primeiro livro físico que eu leio depois que comprei o kindle

Taynara142 25/09/2023

R E S E N H A | A Mocinha do Mercado Central
Nem tudo o que é grandioso em significado, precisa ser grande em tamanho. Numa narrativa curta e envolvente o livro atiça a atenção do leitor.
A princípio um pouco confuso, no meio chocante e por fim, tudo se encaixa. A mocinha do mercado central conta a história de Maria Campos, uma criança que é fruto de um abuso. Sem sobrenome paterno, insatisfeita, a mocinha embarca em outras vidas, mudando seu nome e sua personalidade enquanto viaja pelo Brasil.
O fato da protagonista ser brasileira, em específico mineira pode gerar muita familiaridade e nostalgia (eu me encaixo aqui).
Livros infanto juvenis nós faz refletir o que as vezes é óbvio ou o que deveria ser. Mudanças são parte da vida, mas a excelência é a mesma. Maria Campos, seja lá quem ela decida se tornar sempre terá a Maria em si, entretanto nunca se restringi a ser apenas Maria Campos.
Recomendo a leitura para todos que querem ser algo, que se acham imutáveis. Livros não tem restrição de idade, mas sim de mentalidade, uma mente imaturo não precisa ter um corpo jovem é vice versa.

24/09/23? 7ª resenha

(A experiência de leitura de cada pessoa é diferente, peço respeito a qualquer relato aqui deixado. Adoraria saber como foi a sua experiência com a obra, se pretende ler ou não e os seus porquês. Obrigado pela sua atenção! Desculpa por qualquer erro ortográfico, ficarei grata por qualquer correção, afinal se ainda respiro tenho algo a aprender e para corrigir.)

Obrigado pela sua atenção!

Relato de leitura:

A leitura deste livro sucedeu para um trabalho escolar no início do ano, eu terminei de lê-lo em 3 dias. Achei a leitura suave é interessante, o livro poderia ser mais denso, entretanto ele entrega tudo o que promete. Como eu disse, o tamanho da obra não reflete sua grandeza de complexidade. Eu achei a história muito fofa!! Super recomendo!

Giully 14/07/2023

Foi tão bom ter lido essa lindeza agora, mas durante a leitura pensei tantas vezes em como eu gostaria de ter conhecido essa história antes, na adolescência.

é uma abordagem leve sobre assuntos muito complexos da experiência humana, uma ótima entrada para alguns questionamentos da vida, o que talvez possa aliviar aqueles comichões que começam a despontar na fase inicial do entendimento do indivíduo no mundo.

aqui é possível vislumbrar dores causadas pela violência, acompanhar o tracejar de caminhos na vida, a importância de se compreender, e tantas outras coisas que acontecem no desenrolar do simples existir no mundo.

e vale uma menção honrosa para a delícia que é o passeio por algumas cidades brasileiras, que me trouxe, quase que literalmente, a sensação que ocorre muitas vezes na vida do leitor: a de viajar sem sair do lugar.

NatAlia784 26/06/2023

A mocinha do mercado central
Perfeito, uma história emocionante e triste ao msm tempo, ele é de poucas pgs, que faz a gente viajar na história da Maria. Eu super recomendo a ler.

InfinitaTBR- Jana 06/10/2022

Bonitinho ?
Achei ? ??????? ?? ??????? ??????? uma graça. Maria é encantadora e parece que veio ao mundo a passeio.

A forma como ela foi concebida é pesada, foi violenta. Apesar dos conflitos, acho que a autora ?????? ????? ??????? conseguiu escrever um livro leve e delicado. Ela não esmiuçou o grande drama da protagonista, e eu acho que foi justamente para não tirar a singeleza da trama.

E começar a leitura dando de cara com um prefácio escrito pelo próprio Selton Mello, deu um gostinho a mais ao livro. Parece uma história feita para o cinema, pois tem um jeitinho de matinê.

Liliceð¦ 14/09/2022

Fofo?
eu acho uma leitura bem gostosinha e com experiências bem legais que podemos até trazer para nossas vidas gostei mt mt mt. Mesmo que no começo para mim a leitura foi um pouco lenta

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/06/2022

?Junto e Misturado?
A Mocinha do Mercado Central" recebeu o Prêmio Jabuti como "Melhor Livro de Ficção" em 2012. Pela primeira vez, um livro infantojuvenil recebeu essa honraria e sem dúvida, para uma leitora voraz, não há como resistir à tamanha a novidade e posso garantir que também me senti premiada com sua leitura...

Escrever para o público adolescente é tarefa árdua. Tratar do assunto, sem cair no óbvio ou acabar dando lição de moral são desafios que Stella Maris Rezende enfrenta e consegue superar, sendo essa a razão de seu merecido sucesso. Sem modismos, num delicioso "minerês" e com extrema delicadeza, ela ocupa uma posição de destaque na literatura contemporânea brasileira.

Aqui, é contada a história de Maria Campos, uma adolescente dona de múltiplas personalidades surgidas na busca de sua própria identidade, a fim de tentar entender melhor a sua vida. Cada faceta é regida por um nome diferente (Zoraida, Teresa, Nídia,...) cujo significado ela aprendeu com Valentina Vitória, a vizinha e amiga inspiradora dessa aventura. Cada personalidade ao ser vivida é incorporda as demais e a própria Maria, formando um único conjunto, ao contrário do que acontece com os heterônimos de Fernando Pessoa, em que todos possuem vida independente com direito a nome, sobrenome, aspecto físico e personalidades diferentes.

Maria é atrevida, sai sem destino pelo mundo e em sua trajetória enlaça sem pudores, sonho e realidade, passado, presente e futuro. Viaja no tempo e no espaço, passeia pela imaginação e invade o sobrenatural. Desconhece todos os limites, "mexe e remexe", tudo isso "junto e misturado", provando que "um sonho é também uma boa prática" e desse jeito, "a vida terá sido simplesmente mágica".

A maneira como a autora conduz a narrativa, atesta sua criatividade e particularmente muito me agrada. "A Mocinha do Mercado Central" é um romance de formação, que descreve a evolução da protagonista, assim como também é uma sequência de contos, onde cada um se desenrola nas diferentes cidades por onde ela passa.

A edição é ilustrada por Laurent Cardon e ouvi muitos elogios ao seu trabalho. Como li o e-book, não tenho como opinar quanto a esse aspecto, o que é uma pena. Vale registrar também, a participação especial do ator Selton Mello que não só faz a apresentação, como aparece na história: Maria é sua fã e encontra-se com ele numa confeitaria em Capacabana.

Sentindo "cheiro de café e biscoito de queijo", deixo meus parabéns a Stella de quem sou uma nova fã!

Nota: Esse livro recebeu o selo de "Altamente Recomendável" pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Estefania 22/02/2022

A história linda e surpreendente desse livro que põe vários momentos quase me levou as lágrimas, mais do que merece todos os prêmios recebidos.. Encantada!!!

thexrcher 09/01/2022

Mágico. ??
?Se todos morrem um dia, a maior mágica é a gente se encantar com a vida? ??

Li esse livro em outubro do ano passado, virou favorito e resolvi reler. O resultado foi que agora amo muito mais?

Colocar em alguns parágrafos o que esse livro é pra mim é um desafio quase impossível. Esse livro me traz conforto, angústia, risadas e indignação.
Stella Maris Rezende foi uma autora que tive o grande prazer de conhecer; hoje é minha autora favorita. Sua escrita toca na minha alma.

Eternamente grata por conhecer a história da Mocinha do Mercado Central, e me sentir inspirada com as suas aventuras e ?imaginagens?. Livro que vou ter comigo em toda a minha jornada!!!

Obs: Não tem como terminar o livro sem ficar com vontade de comer um biscoito de queijo com café quentinho! ??

AA4 23/11/2021

incrível, porém faltou algo, acho que o final deixou um pouquinho a desejar por ser muito rápido e repentino