Livro da Vida

Livro da Vida Santa Teresa de Jesus




Resenhas - Santa Teresa D'Ávila


45 encontrados | exibindo 31 a 45
1 | 2 | 3


Jessica.Carcanha 13/04/2021

Autobiografia e caminho de santidade da primeira doutora da igreja, a história dela é maravilhosa, mas por ser bem teológico fiquei meio perdida em vários momentos.
O jeito que ela é incrivelmente boa, e se achava uma pessoa péssima foi um tapa na minha cara, pois realmente nesse mundo nunca seremos bons o suficiente e muito menos por nossas próprias forças.
Também fiquei chocada com os relatos que ela faz sobre a sociedade da época (1562), que impressionantemente há similaridade com a sociedade atual e tendo uma perspectiva desse século fiquei me perguntando o que seriam os "escândalos" que ela cita e o que pensaria da sociedade atual.
Santa Teresa D'Ávila rogai por nós
comentários(0)comente



Jessica.Carcanha 13/04/2021

Autobiografia e caminho de santidade da primeira doutora da igreja, a história dela é maravilhosa, mas por ser bem teológico fiquei meio perdida em vários momentos.
O jeito que ela é incrivelmente boa, e se achava uma pessoa péssima foi um tapa na minha cara, pois realmente nesse mundo nunca seremos bons o suficiente e muito menos por nossas próprias forças.
Também fiquei chocada com os relatos que ela faz sobre a sociedade da época (1562), que impressionantemente há similaridade com a sociedade atual e tendo uma perspectiva desse século fiquei me perguntando o que seriam os "escândalos" que ela cita e o que pensaria da sociedade atual.
Santa Teresa D'Ávila rogai por nós
comentários(0)comente



Marília 11/04/2021

Essa obra nos mostra como Deus nos ama e perdoa nossos pecados desde que nos arrependamos.
comentários(0)comente



Izabel 23/03/2021

Jornada de uma Doutora da Igreja
Santa Teresa narra neste livro não apenas a história de sua vida mas a história de sua vida de oração. O livro, escrito a pedido de seus superiores, conta em linguagem simples, uma vez que a santa não possuía “letras” (embora a tradução seja de um português belíssimo), como ela evoluiu, pela Graça de Deus, na vida de oração.
Ela conta seus medos, aflições, tentações, visões e arroubamentos de forma detalhada, além das perseguições sofridas por suas experiências tão extraordinárias nos momentos de oração e para se fazer fundar o Mosteiro de São José.
Num período em que o protestantismo nascia, Teresa quereria oferecer mil vidas (se as tivesse) pela salvação de uma só alma. Ao que nos parece, o Senhor a permitiu ajudar a salvar muito mais que isso.
Assim como a vida da maioria dos santos, esse livro nos mostra como o sofrimento também faz parte da vida daqueles que abraçam a fé até as últimas consequências, além de deixar muito claro os motivos que levaram Santa Teresa a ser declarada Doutora da Igreja.
comentários(0)comente



Angerson 20/03/2021

Santa Teresa
Santa Teresa teve uma vida que dispensa comentários. De ser tida praticamente como morta na adolescência à ter visões e intimidade com o Senhor e, até receber favores d'Ele, a santa passou por "maus bocados" e muita provação e perseguição. E, dores físicas e espirituais tendo o coração transverberado.

Ela conta tudo que viveu, e ainda fala muito sobre oração e espiritualidade.
comentários(0)comente



Lemos 15/03/2021

Exemplo de amor a Deus
É incrível como Santa Teresa se entrega total e constantemente a Cristo. A pureza do amor experimentado pela santa, deixa o desejo de conseguir algum dia tamanha união com Deus.
comentários(0)comente



Saulo115 06/03/2021

Humildade...
Comece pelo reconhecimento de que nada merecemos de bom... e dê glórias pela generosidade do Senhor para conosco!
comentários(0)comente



Deyzelena.Moreira 25/02/2021

Um livro perfeito
O que dizer desse livro. Eu sinto até vergonha, pois Santa Teresa D'Ávila já tinha certeza do céu e tinha muito medo de ofender a Cristo e eu será que tenho esse medo
comentários(0)comente



Iza 13/10/2020

Faz jus ao título.É um livro que amplia o sentido da vida.
Não é apenas uma biografia. Se assim fosse já seria muito prazeroso conhecer e reviver a trajetória da santa Teresa de Jesus, ou santa Teresa dAvila, com seus percalços, sua busca incessante pelo caminho da fé. O que mais me chamou atenção foi sua humildade: ela nunca se sentia merecedora das graças que recebia e sempre se questionava o porquê de receber tantas dádivas. Sem Dúvidas, o ponto mais interessante do livro é a descrição sobre os graus da oração. Santa Teresa deixou um legado primoroso
ao relatar em linguagem acessível quais são os graus, ou as etapas, que nos permitem chegar mais próximo de Deus. É um livro único, como nossa vida. Talvez por isso faça jus ao nome.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carol Marcilio 30/12/2019

Conhecendo Santa Teresa D'Ávila
Relata que a Santa era uma mulher determinada, corajosa, sonhadora, inteligentíssima! Sem dúvida uma grande mulher... Relata de modo resumido a vida dela e também o crescimento espiritual bem como suas experiências místicas. Dentre elas a experiência no inferno, e o que mais me chamou a atenção foi ela dizer que era muito melhor que ela merecia.
É inspirador! Mostra como com determinação podemos sim em Deus realizar os nossos sonhos!
comentários(0)comente



leandro 10/01/2019

Em Busca da Fonte Borbulhante
Hoje em dia é modismo a espiritualidade de monges budistas e gurus indianos como exemplo de sofisticação mística. No entanto, os escritos de Santa Teresa D'Ávila apresentam uma riqueza espiritual ignorada até mesmo pelos católicos.
O Livro da Vida, como o próprio título diz, narra a vida da Mestra, desde sua infância, juventude de moça bonita e nobre, até as conquistas espirituais que lhe conferiram a Santidade. Não pense o leitor que encontrará um livro fácil ou em estilo de autoajuda, pois em vários momentos a autora usa de sutis ironias, com tiradas deliciosas, geralmente ao final dos capítulos. É necessária certa maturidade espiritual para dimensionar a grandeza do relato, pois trata-se de descrições da vida interior de uma alma santa. Também é valioso manual para quem tem na oração uma ferramenta de vida, sugerindo um método seguro e comprovado de evolução na prática contemplativa e meditativa. Sem dúvida, podemos afirmar que Santa Teresa D'Ávila foi uma das grandes mulheres do medievo, e não por acaso Ariano Suassuna era fascinado com sua figura, já que o brilho de seu espírito deixou marcas perenes em seus textos. As visões de Santa Teresa e a descrição dos seus êxtases irá revelar um aspecto pouco explorado hoje em dia pelo catolicismo, tão comuns na literatura espírita. Portanto, quem possui uma prática de oração, ou pretende construí-la de modo sólido, não pode deixar de conferir a saga de Santa Teresa D'Ávila em seu caminho para Jesus Cristo.
comentários(0)comente



Isotilia 23/01/2017

Leitura fascinante!
Este livro é ótimo. Farei dois posts comentando sobre ele no blog 500livros. Confira o primeiro post no link abaixo.

site: http://500livros.blogspot.com/2017/01/o-livro-da-vida-santa-teresa-de-avila.html
comentários(0)comente



Tórtoro 12/06/2011

A SANTA E O ECONOMISTA

“Na espiritualidade cristã, ela (Teresa D’Ávila) equivale ao que significam Copérnico na astronomia e Leonardo da Vinci nas artes plásticas”

No Livro da Vida, autobiografia de Santa Teresa D’Ávila, ela diz no capítulo 17 : “ Aqui me parece que vai bem, como se disse ao senhor, deixar-se de todo nos braços de Deus: se quiser levá-la ao céu, vá; se ao inferno, não tem problema, desde que vá com seu Bem; se a vida acabar totalmente, é isso que quer; se for para viver mil anos, isso também. Faça Sua Majestade como com uma coisa que lhe pertence, já não é sua, de si mesma, a alma. Foi dada totalmente ao Senhor. Despreocupe-se de tudo”.
É o mesmo que em outras palavras diz Eduardo Giannetti em seu livro Ilusão da alma – biografia de uma ideia fixa, quando conclui no capítulo 36 : “...dia a dia se insinuava e crescia em mim a convicção de que o que sou e o que faço podem não ter rigorosamente nada a ver com o que me sinto ser ou imagino estar fazendo”.
No primeiro caso, a alma entregue ao comando de Deus ( Sua Majestade), e no segundo, o corpo entregue às reações químicas do cérebro — “uma massa borrachuda e gosmenta alojada em nossos crânios na qual desponta o mistério de uma vida interior”.
E então fica a pergunta que não quer calar: Quem — ou o que — pilota quem ?
No primeiro livro, Santa Teresa não consegue entender como ela, “uma coisa ruim, baixa, miserável pouco humilde e muito atrevida que ousou decidir escrever coisas tão elevadas” pode gozar de contatos tão íntimos com o Cristo, o Espírito Santo e muitos outros Santos, afirmando ela que tudo acontece sem que nada tenha sido feito para merecer: “o que a pobre da alma com trabalho talvez de vinte anos de cansar o entendimento não conseguiu acumular, faz esse jardineiro celestial (Deus) em um instante”.
No segundo livro, Giannetti conta a história real de Joseph F. que se transformou de cidadão exemplar em pedófilo, após sofrer um tumor cerebral que mexeu com suas preferências sexuais e reduziu a pó a sua capacidade de autodomínio.
A angústia, diante do nosso pobre conhecimento, e impotência diante do futuro que nos espera, é o mesmo de Tereza e de Giannetti: ambos, santa e economista vivem nas mãos de forças/energias que desconhecem, mas que sabem poder, a qualquer momento, mudar suas vidas.
Algo tem que ser feito. Não podemos ficar calados, encolhidos como um caramujo, entregues à consciência oca e resignada do meramente existir.
Então eu sonho, faço de conta que tenho o controle total dos meus sentidos e apetites, emociono-me com delícias e tormentos, lembranças e desejos, ideias e sensações, e me satisfaço em saber que em todas as coisas que nos cercam, uns veem matéria, outros veem espírito: só não podemos deixar de ser.
Ian Régis 03/07/2017minha estante
Extraordinária sua resenha, isenta de julgamento, e com uma perspectiva comparativa muito original.




45 encontrados | exibindo 31 a 45
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR