O Dia Seguinte

Resenhas - O Dia Seguinte

Fernanda 26/11/2012

Resenha: O Dia Seguinte - Luis Eduardo Matta
Resenha completa: O Dia Seguinte - Escrita Fina Edições @escrita_fina

Resenha: Já havia lido um livro do mesmo autor (Leia a resenha de O Véu aqui) e adorei o jeito como ele narra a história. Por esse motivo, assim que recebi O Dia Seguinte, da Escrita Fina, fiquei muito ansiosa para começar a minha leitura. Sem falar, que a capa me chamou muito a atenção, talvez pelo por do sol atrás do titulo o estar representando. Acho que só na capa já podemos refletir acerca de uma mensagem: sempre haverá um novo dia, independente dos problemas que temos e de tudo que passamos, precisamos continuar.
A história é ambientada no trágico ataque ocorrido no dia 11 de setembro referente aos atentados ao World Trade Center, e nos remete a uma trama infanto-juvenil eletrizante e intensa.
Antônio é um menino de 14 anos, que juntamente com sua mãe, foi para Nova York tentar encontrar seu pai, que se via desaparecido a mais ou menos um mês. Porém depois desse trágico ataque, ele também está sem a mãe, e agora conta com a amizade e apoio de pessoas que também tem esse sofrimento de perda e angustia. Antônio vai viver na casa de Raquel Zilberman, e é lá que conhece seu filho, Michael. No começo ele estava um tanto quanto revoltado, o que era bem compreensível, pois ele tinha acabado de perder o pai – Yaakov Zilberman – e tudo o que vê é uma pessoa estranha que apareceu em sua casa.

“Era como se qualquer resto de inocência sobrevivente da infância, que, talvez, ainda lhes restasse, houvesse sido definitivamente destruído naquele 11 de setembro. Dali para frente, a vida deles nunca mais seria a mesma.” Pg.36

Resenha completa: O Dia Seguinte - Escrita Fina Edições @escrita_fina

Tomaz 27/06/2011

O rei dos thrillers!
Tendo lido quase todos os livros adultos de Luis Eduardo Matta, comprei este thriller infanto-juvenil na FNLIJ 2011, antes de chegar às livrarias e confesso que mais uma vez ele conseguiu. Não conseguia largar para saber o que ia acontecer.
A trama se passa em Nova York, para onde um menino e sua mãe viajam ao encontro do sócio do desaparecido pai e marido, de quem não tinham notícias há um mês. Enquanto Antônio passeia por NY, vê o ataque às torres gêmeas do World Trade Center, onde sua mãe estava com o sócio do pai.
Sem poder voltar ao hotel, pois todo o complexo ruiu, incluindo o hotel Marriott, onde estavam hospedados, acaba sendo encontrado pela viúva do sócio do pai, que o acolhe e o apresenta ao filho Michael.
Da tragédia surge uma amizade e ambos resolvem investigar o desaparecimento do pai de Antônio, numa busca de informações incessante e numa corrida contra o tempo para fugir dos bandidos que sumiram com o pai.
Um livro para ler de um fôlego só, onde a intolerância religiosa é posta à prova na amizade do filho do sírio com o filho do judeu, que seu unem para desvendar o mistério do livro.

danilo_barbosa 01/10/2011

A verdade após a queda
Quando me deparo com grandes tragédias, ocorrendo a todo instante pelos quatro cantos do mundo, fico me perguntando qual é o verdadeiro sentido para que tudo aconteça... Porque, infelizmente, aprendemos a nos mascarar diante dos outros e esquecer grandes fatos cheios de dor e morte, ás vezes com uma facilidade incrível
Somente alguns destes fatos pegam pesado no nosso subconsciente e não saem mais.

Mesmo após ter passado dez anos, a queda das Torres Gêmeas é um marco na memória das pessoas em todo o mundo. Não por mostrar que nenhum lugar pode ser seguro, mas sim como um grupo de pessoas pode, com tanto sangue frio, causar tantas mortes sem culpa ou remorso. Seria esta fé deles maldade ou algo pior, que não conseguimos descrever?

Vários livros falaram sobre o tema, nos mais diversos gêneros literários possíveis. Mas Luis Eduardo Matta, em seu livro O Dia Seguinte (Escrita Fina, 250 páginas) fez algo bem diferente... Como foi o 12 de Setembro em New York City?

Este é o plano de fundo de sua nova aventura, voltada para o público juvenil. Autor conhecido deste público e do adulto por livros como Morte no Colégio da deliciosa Série Vagalume (ai que saudades da infância!) e o sucesso 120 Horas, que aborda a situação do Oriente Médio.

Desta vez acompanhamos um dia de Antônio, brasileiro de origem síria e Michael, um norte americano descendente de judeus. Apesar de seus povos estarem em constante guerra, seus pais eram amigos inseparáveis, sócios de uma empresa de produtos químicos e farmacêuticos, a Wazimed.

O mistério que envolve estes dois garotos começa semanas antes, quando o pai de Antônio vem para Nova Iorque para investigar uma suspeita de fraude dentro da filial norte americana. E desaparece, sem deixar vestígios ou notícias para ele e sua mãe. A pedido do pai de Michael, eles acabam indo para os EUA a fim de ter notícias de Farid, o pai de Antônio.
Mas por acaso do destino, Antônio vai dar uma volta pela cidade de Nova Iorque, enquanto sua mãe vai encontrar o pai de Michael, Yaakov, para tomar o café da manhã no Wild Bue, um dos mais requisitados espaços do Windows of the World, o restaurante no topo da Torre Norte do World Trade Center. Quando? No fatídico dia de 11 de Setembro.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

naniedias 23/11/2011

O Dia Seguinte, de Luis Eduardo Matta
Quando Antônio voou com a mãe para Nova York, ele achou que os dois iriam conseguir encontrar seu pai desaparecido. Ele não imaginava que iria, de forma trágica, ser parte de um dos momentos que entrariam para a história mundial.
"Antônio viu Leila se afastar para tomar o elevador. Ele não podia imaginar que nunca mais veria sua mãe.
Era 11 de Setembro de 2011 - o relógio marcava 8:29 quando Antônio deixou o prédio para a claridade da manhã de Nova York."
Apesar de ficar abalado com o atentado, o menino não se deixa abater. Rapidamente faz um amigo e juntos eles partem atrás de pistas que podem levá-lo ao paradeiro de seu pai.
Assim, nO Dia Seguinte, Nova York está em polvorosa. A maioria dos novaiorquinos fica sem rumo, mas não Antônio e Michael - esses dois aproveitam para seguir a pista do pai de Antônio e encontrá-lo.

O que eu achei do livro:
Uma delícia!
Eu já li outros dois livros de Luis Eduardo Matta (O Véu e 120 Horas), e gosto muito do estilo do autor!
E, já esperando muito, ainda consegui me surpreender com O Dia Seguinte. Diferente das outras duas histórias, que eram mais adultas e tinham uma linguagem mais pesada, nesse livro Luis Eduardo Matta nos brinda com uma linguagem bem simples e um ritmo alucinante. Antônio e Michael são personagens muito bem construídos, que conseguem cativar o leitor com facilidade. O mais incrível é ver a amizade entre um descendente de judeus e um descendente de árabes aflorar com tanta naturalidade e veracidade. E isso tudo em Nova York! E como o autor descreve bem a cidade! Bom, não sei se é muito acurado, uma vez que não conheço o local (mas aposto que sim! Esse autor é sempre muito cuidadoso com os detalhes), mas é muito bem detalhado e verídico. Eu pude me sentir me aventurando com os meninos pelas ruas dessa grande metrópole.
A trama foi muito bem montada! O autor consegue levar o leitor a várias teorias, sem, contanto, conseguir chegar ao final sem se surpreender! Eu adoro livros assim, onde eu posso tentar adivinhar o final, mas que, por mais que eu tente, eu não consigo de forma alguma captar tudo!
Eu nem preciso dizer o quanto gosto de livros infanto-juvenis, né? Sempre digo isso quando resenho um livro do gênero. E claro que quando o livro é assim tão bem escrito, eu me apaixono ainda mais!
Não posso deixar de falar da edição da Escrita Fina! Essa editora é uma delícia! Além de uma roupagem muito bonita, o livro ainda recebeu uma revisão maravilhosa! Dá gosto ler um livro assim!
Gosta de um bom thriller? O Dia Seguinte é uma excelente pedida! E com um adicional para quem gosta de leituras mais leves: o livro é super simples de se ler e tem apenas 249 páginas, mas sem perder em ação e mistérios! Duvido que você consiga não se surpreender ao final do livro!

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Swan 18/03/2012

Farid Wassouf, um brasileiro de origem síria, e Yaakov Zilberman, um judeu norte-americano, conheceram-se na universidade e tornaram-se melhores amigos. Juntos, montaram uma empresa binacional distribuidora de produtos farmacêuticos, com duas sedes, sendo a do Brasil administrada por Farid e a dos Estados Unidos por Yaakov. Eles perceberam que havia um problema na empresa e o brasileiro contratou o detetive Norberto para investigar, mas, no dia marcado para se encontrarem, o investigador é assassinado e Farid desaparece.
Um mês depois, Leila Wassouf e seu filho Antônio chegam aos Estados Unidos. Depois de deixar sua mãe na torre norte do complexo World Trade Center, onde teria uma reunião com Yaakov, Antônio volta ao hotel onde estão hospedados a fim de pegar a carteira que havia esquecido e é surpreendido por um estrondo acompanhado de um forte tremor. Era 11 de setembro de 2001 e aquele garoto nunca mais veria sua mãe.
Ele é levado para a casa de Rachel e Michael, esposa e filho de Yaakov. Michael está muito abalado com a perda do pai e chega a ser rude com Antônio, mas no dia seguinte, após desculpar-se, resolve ajudá-lo a procurar por Farid. Eles então partem em direção ao Bronks decididos a desvendar esse mistério, em meio à tensão vivida pelo país com a possibilidade de novos ataques terroristas. Os garotos só não imaginavam a dimensão da confusão em que estavam se metendo.

Minha opinião? Quando vi a sinopse desse livro fiquei bastante interessada e sabia que tinha que lê-lo. Lembrei-me de quão horrível foi o episódio do '11 de setembro' e de como este trágico acontecimento abalou a todos. Em contrapartida, a perspectiva de uma estória ambientada nesse cenário tenso pareceu-me interessante e fiquei bastante curiosa.
Já no início, há a impactante cena do ataque, mas é no dia seguinte que a trama se desenrola e fica ainda mais eletrizante. Gostei muito desse livro, o autor utilizou uma linguagem simples e cativante, as cenas são bem descritas, sem detalhes desnecessários ou maçantes, e, apesar de a maior parte da estória se passar durante um único dia, a narrativa transcorre num tempo ideal, sem ser vagarosa ou cansativa.
Trata-se de um livro voltado para o público infanto-juvenil, mas agrada facilmente a outros públicos, pois a narrativa fluida e rápida deixa o leitor completamente à vontade em meio a teia de mistérios e perigos em que os garotos se envolvem. Enfim, é um thriller leve e gostoso de ler, do tipo que desperta a nossa curiosidade e nos mantém cativos do início ao fim. Altamente recomendado!

Dag Bandeira 13/02/2012

Personagens que deixam saudade
Com uma criação de um mestre do suspense, Luis Eduardo Matta nos apresenta 'O Dia Seguinte', romance juvenil para jovens de até 100 anos. A trama nos traz a boa literatura; aquela que nos faz amar os personagens e sentir sua falta ao chegarmos ao fim do livro.

pontas 14/08/2013

O Dia Seguinte
O livro se inicia no dia da reunião entre Yaakov e Leila. Ela se dirige ao World Trade Center, enquanto seu filho resolve dar uma volta por Nova York. E é lá nas ruas que ele assiste todo o horror daquele dia. Com sua mãe morta e seu pai desaparecido, Rachel, esposa de Yaakov o hospeda em sua casa, e lá, o garoto conhece Michael, filho do casal. O que ele menos queria naquele momento era uma visita em sua casa.

Só que Antônio não vai ficar parado, a qualquer custo ele tentará descobrir o que realmente aconteceu com seu pai, que está desaparecido, e que ele ainda supre esperanças de estar vivo. Nessa empreitada, Michael se oferece para ajudá-lo. É então no dia seguinte ao atentado das torres gêmeas que os garotos iniciam suas investigações.

Primeiro eles tentam encontrar a casa do detetive assassinado, onde esperam encontrar documentos que os ajude. Só que há muito mais horror por trás desses últimos acontecimentos. Pessoas perigosas estão envolvidas, e matar os dois, pode ser bem fácil e o melhor a ser feito, uma vez que eles começam a fazer descobertas importantes e perigosas.

Comecei a ler este livro sem nenhuma expectativa. A sinopse era legal, e me chamou atenção, mais a capa não me agradou. Mas qual não foi a minha grata surpresa ao terminar de ler O Dia Seguinte? A narrativa do livro é bem fluida, fazendo com que você leia várias e várias páginas, bem rápido, e quando pensa em parar, surge algo que te faz querer ler mais um pouquinho, e é assim que você chega ao final sem se dar conta.

Claro que como adoro livros com suspense e investigação, meus sentidos ficaram apurados para tentar resolver tudo junto com Michael e Antônio. As informações foram muito bem amarradas e pensadas, e com uma simplicidade que conquista. Uma coisa que me chamou atenção na narrativa, foi o fato de o autor descrever muito bem Nova York. Ele citou ruas, avenidas, pontos estratégicos, e eu, mesmo que minimamente, me sentia por lá.

Acho que o que deixou a desejar foram os personagens. Incrivelmente não consegui me identificar com nenhum, e quando isso acontece, fica aquela sensação de que a leitura não foi totalmente proveitosa. Creio que o autor deva melhorar isso nos próximos livros.

A diagramação do livro é simples, não encontrei erros de revisão, as folhas são amarelas e gostei bastante do espaçamento usado. Como já disse a capa não me agradou muito.

Livros que misturam fatos que realmente aconteceram e ficções me agradam bastante. Porém, terminei este livro sentindo falta de mais profundidade nos personagens. Gostaria muito de ler outras coisas do autor e poder saborear mais de sua narrativa e conhecer outros personagens. O livro leva três estrelas.

site: http://minhasalaprecisa.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-dia-seguinte.html

Natalia.Eiras 25/09/2013

Resenha produzida para o blog Perdidas na Biblioteca
Farid e Yaakov são sócios em uma empresa de medicamentos e suplementos farmacêuticos, com sede no Brasil e em Nova York. Farid descobre que uma rede de tráfico de drogas sintéticas pode estar usando sua empresa para transportar drogas para a América Latina, e que haveria gente de dentro da empresa facilitando as coisas. Misteriosamente, após contratar um detetive particular para investigar melhor o caso, o detetive aparece morto e Farid desaparece sem deixar rastros.
Com isso, sua mulher e seu filho - Antônio - partem para os EUA, a fim de desvendar o desaparecimento dele. Eles tinham uma reunião marcada com o sócio da empresa e presidente da filial norte americana no restaurante da torre norte do World Trade Center, porém, Antônio volta para o hotel para buscar a carteira e deixar a mãe conversando com o sócio de seu pai sozinha.
O que Antônio não poderia imaginar é que no dia 11 de setembro de 2001, seria o último dia que ele veria a sua mãe viva...

No meio de todo o caos produzido pelo atentado, Antônio se vê desamparado (seu pai sumiu e sua mãe está morta!), em outro país, e tendo que conviver com a família do, também falecido, sócio de seu pai.
Sua única alternativa é tentar descobrir onde esta seu pai e o que aconteceu para que ele sumisse dessa forma. Para isso, ele contará com a ajuda de Michael, filho do sócio de seu pai, que apesar de estar sofrendo com a perda do pai, percebe que o sofrimento dele é o mesmo de Antônio, só que com um agravante: ele pelo menos ficou com a mãe! Antônio, nem isso tem...
Com isso, os meninos começam a investigar pro conta própria o esquema de tráfico da empresa, mas o que eles não poderiam imaginar é que iriam lidar com gente muito perigosa, e que o perigo pode estar bem ao lado deles...

O livro começa com o relato do 11 de setembro pela visão de Antônio. Eu achei essa parte o ponto alto do livro, pois a descrição que o autor faz dos fatos, faz com que você se sinta vivenciando aqueles fatídicos momentos. Na verdade, me lembrou muito um documentário que vi há alguns anos atrás: 102 minutos que mudaram o mundo.
Ele descreve exatamente a cena que vemos no documentário, com as pessoas na rua; chorando; perdidas e de repente, aquela nuvem de fumaça e escombros vindo na sua direção. Sinistro...

Se você quer saber o que realmente aconteceu no 11/09, assista esse documentário! Mas vou logo avisando... ele não é feito para pessoas com o coração fraco... é desesperador!!! A sensação é que você esta vivendo todos os acontecimentos "in loco". Ele começa meio devagar, mas depois que vem o segundo avião e as torres começam a cair... o bicho pega! Se você não tem estômago pra isso, não veja!!

Passada a parte do 11 de setembro, temos o desenvolvimento real da história, ou seja, "O Dia Seguinte".
A partir desse momento, passamos a ter um enredo de filme de sessão da tarde, onde uma dupla de garotos resolvem "dar uma de detetive" e acabam se metendo com as pessoas erradas e arranjando confusão por onde passam. Mas calma. Apesar do livro começar bem tenso, ele tem uma leitura fácil e não são aprofundadas as questões dos atentados. O foco fica mesmo na amizade que vai surgindo entre os meninos e na rede de tráfico que atua na empresa.

Trata-se de uma história sobre a amizade. Como é possível que dois povos tão diferentes - Antônio é árabe e Michel é judeu - possam se tornar amigos, quando suas nações são inimigas há anos!
O livro começou muito bem, mas depois que passou para o estilo sessão da tarde, o enredo ficou previsível. Por esse motivo, a minha nota foi 3.
Boa leitura!

site: http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br