Cordas Rompidas

Cordas Rompidas Rafaela Guimarães

Resenhas - Cordas Rompidas

Lina DC 16/08/2013

Sou fã assumida da literatura nacional e sempre que fico sabendo de um livro que ganha interesse dos leitores vou correndo conferir. "Cordas Rompidas" é um livro que estava nos meus desejados há algum tempo e que havia me conquistado pela capa, que chamou muito a minha atenção.
Lizzie, conforme a sinopse explica, sofreu grandes perdas em tão pouca idade e está "adormecida", sobrevivendo dia após dia:

"Ali foi minha morte. A única diferença é que hoje eu ando e respiro, mas quem eu amava fora embora e levou tudo, inclusive minha vida". (p.12)

Graças a um engano administrativo, Gregory irá se tornar o novo colega de quarto de Lizzie. Ele é o oposto dela: descontraído, adora sair e fazer amigos, curte cada dia da sua vida. E é claro que a aproximação dos dois desperta sentimentos em ambos.

"Como poderia ser fácil me mostrar o que você sente. Mais do que palavras é tudo o que você tem que fazer para tornar isso real. Então, você não precisaria dizer que me ama porque eu já saberia". (p.66)

Após um tempo, uma felicidade se instala entre os dois.

"Estar com Greg era algo comparado a descobrir o que é ter uma vida novamente. Pude, finalmente, demonstrar todas as sensações que meu coração mostrava e ele estava sempre apto a recebê-los. Era tão diferente olhar dentro de seus olhos e ter certeza de que ele era meu; o amo da minha vida. Ao lado de Greg, pude reaprender a viver, a ter meus gostos, me tornar Lizzie Lewis de novo. Sempre seria grata por poder me redescobrir ao lado dele". (p. 97)

E foi a partir desse momento que o livro passou a não fazer muito sentido enquanto eu o lia. A atitude abrupta de Greg, a passagem de tempo e o fácil perdão, tudo ocorreu muito depressa. Eu gostaria que alguns trechos fossem trabalhados com mais detalhes, pois tive a impressão de que ficou faltando uma parte da trama.
O livro é bom, mas faltou "algo" para ser incrível. Os capítulos alternam entre a narração de Lizzie e a do Gregory, concedendo ao leitor a visão dos dois lados da trama.
Em relação a revisão, diagramação e layout, senti que a editora pecou um pouco na revisão. A capa chamou a minha atenção desde o início, despertando o meu interesse na leitura.

Essa resenha será publicada no blog Floreios e Borrões.

Raffafust 17/06/2013

Quando ganhei o livro das mãos da própria Rafa, me perguntei mais de mil vezes se iria resenhá-lo. Mas a resposta é que sim, aí está a resenha do livro ganho de uma amiga querida e que ainda bem que foi bem escrito ( imaginem, falar mal de livro de amiga? rs).
"Cordas rompidas" se passa nos EUA e conta a história de Elizabeth Lewis ( ou Lizzie Lewis) , uma jovem que após um acidente de carro perdeu não somente o namorado Brad e seus amigos mas também a vontade de viver!Nada mais natural, se ela não estivesse claro se mudando para a faculdade onde por engano colocam um rapaz lindo chamado Gregory para dividir o quarto com ela! Como toda boa história de amor, a autora exagera no romance e faz a gente suspirar querendo um Greg só pra gente.
Não sei quantos anos tinha a autora quando escreveu o livro, mas apesar de ter achado bem escrita as falas também achei que tudo entre os dois é intenso demais, rápido demais...é se conhecer e amar pra sempre, uma paixão platônica que não sei se estou eu errada em não acreditar em nada que lia ou a autora certa em ainda acreditar no sempre lindo para quem sente : amor
Também senti aquela raivinha boba do rapaz quando ele abandona Lizzie por motivos que não me convenceram muito!
A recomendação aqui de leitura vai para aqueles que ainda suspiram com o amor intenso, aquele sem medida, que é eterno enquanto dura mas que ninguém quer lembrar que pode ter prazo de validade.
Rafaela foi uma grata surpresa escrevendo, a história dela é fofa, mas eu sinceramente ando azeda, por isso recomendo aqueles que não medem amor , o sentem e ponto!

Liachristo 31/08/2012

RESENHA - Book Tour - Cordas Rompidas - Rafaela Guimarães
Desde que ouvi falar sobre o livro no facebook, me interessei pela história, já que adoro romances.
Até que uma amiga leu e ficou completamente apaixonada pelo Greg e pela história, e sendo assim a curiosidade ficou mais aguçada ainda.
Logo consegui sob pressão, o livro emprestado da tal amiga e pude então conferir qual era o lance do tal Greg... kkk

O livro é escrito na visão dos dois personagens centrais. Lizzie e Gregory, se intercalam na narrativa. Eu achei muito interessante porque você pode ver toda a situação por dois ângulos diferentes.
O livro fala de recomeços, de perdão, de lutas e claro de amor.

Cordas Rompidas conta a história de Lizzie, uma jovem que apesar da pouca idade, já sofreu muitas perdas e carrega dentro de si uma tristeza imensa.
Mas, não tinha sido sempre assim em sua vida. Até um tempo atrás ela era uma menina super popular na escola, muito bonita, com ótimos amigos, alegre e com um namorado bem gato!
É então que um acidente faz com que sua vida seja completamente transformada.

Lizzie, passa a ser uma jovem fechada, triste, sem muito ânimo pra vida em geral. Não liga mais para aparência, e passa a se dedicar totalmente a faculdade.

Até, que por um desses acidentes do acaso, um rapaz passa a ser seu companheiro de dormitório na faculdade e eles têm uma química imediata e uma bonita amizade começa a florescer quase que imediatamente.
Eu achei um pouco corrido esta parte, mas ao saber que Cordas Rompidas era originalmente uma Fic, deu pra entender o porque da rapidez.

A partir daí a vida da Lizzie começa a sofrer grandes mudanças. Através de sua amizade com Gregory, ela passa a se soltar mais, volta a sorrir, a sair e até toma coragem e dá uma mudança no visual.
A partir destas mudanças, ela e Greg, vão ficando cada vez mais próximos e sem perceber se vêm apaixonados.
Este amor vai se fortalecendo e os diálogos entre o casal, e as cenas dos dois são sempre muito fofas.

Quando já estão juntos a um bom tempo e a faculdade está terminando, eles resolvem morar juntos e iniciarem as suas carreiras.

Gregory, apesar de super apaixonado por Lizzie, ainda é um pouco imaturo e acaba aceitando uma proposta de emprego em outro estado e simplesmente vai embora sem se despedir de Lizzie, fazendo com que ela sofra um grande choque e volte a se fechar pro mundo.

Alguns anos se passam e Lizzie, trabalha numa revista de sucesso, só que não é feliz. Se sente sempre só, incompleta e passa por momentos bem tensos.
Novamente por um acidente do acaso, Gregory vai fazer um serviço na cidade onde ela está morando e então os dois se reencontram e Greg, passa a lutar para provar a Lizzie o seu amor e o seu amadurecimento como pessoa e como homem.
É claro, que isso não é fácil, afinal já se passou algum tempo e Lizzie tem um admirador, com quem Greg tem que lutar para poder ficar com ela.

Vou parar por aqui, por que senão, estarei dando spoilers e não acho legal contar muito da história.

A única coisa negativa em relação ao livro é a revisão. O que me deixou bem chateada em alguns momentos. Mas, pelo que andei lendo em outras resenhas de livros da Baraúna, isso é um problema constante da Editora. Uma pena viu?

Eu recomendo Cordas Rompidas, para todos aqueles que acreditam que para se viver um grande amor, não exite tempo.
Bjus

Ju 06/08/2012

Resenha: Uma irresistível história de amor e vida
Livro: Cordas Rompidas

Autora: Rafaela Guimarães

Editora: Baraúna - 330 folhas.

Sinopse

Lizzie Lewis era o tipo de garota que não poderia reclamar de sua vida até perder seus melhores amigos e namorado em um acidente de carro quando tinha dezesseis anos. Presa e reprimida de seus sentimentos por muito tempo em um casulo imperfurável que ela mesma criou para si, Lizzie conhece Gregory na faculdade, dois anos após seu acidente e, em uma situação um pouco complicada; terão que dividir o mesmo dormitório. Como seria ousar se apaixonar uma segunda vez e ser abandonada depois de tanto tempo? As cicatrizes estarão curadas e Lizzie conseguirá acreditar em seu amor de novo? Um livro de narração dupla, que mostra um amor que é capaz de vencer o sofrimento e o tempo.

Quanto tempo da vida eu perdi sofrendo por tudo que passei? Mesmo que eu tivesse amado o suficiente para sofrer muito, eu amei o suficiente para aprender a ser quem sou. Não tinha mais ressentimentos pelo que tinha acontecido; eu agora, mais uma vez, poderia dizer que era feliz e mais uma vez, era culpa dele”.

Página 205, Capítulo 33

Minha Opinião:

Já faz muito tempo que queria ler o livro Cordas Rompidas da minha amiga escritora Rafaela Guimarães. Tinha lido muitas resenhas e a vontade só aumentava ainda mais. Logo eu, que não resisto a uma boa história de amor, sentia que DEVERIA ler aquele livro. Até que eu consegui e sem dúvidas, este livro foi uma grande surpresa para mim e se tornou um dos meus preferidos.

Lizzie Lewis era aquele tipo de garota que tinha o mundo nas mãos. Tinha amigos incríveis, era uma das melhores alunas do colégio e fazia parte da equipe de ginástica. Além disso tudo, Lizzie namorava Brad, um dos caras mais incríveis do colégio e era admirada por todos. Lizzie era o tipo de garota que todas as meninas gostariam de ser igual e virar amiga. Sua vida era perfeita e ela era feliz. ERA. Até que um dia, uma tragédia muda sua vida por completo. Em uma noite voltando de carro com os amigos, eles sofrem um terrível acidente. Só Lizzie sobrevive e é considerado um milagre. Ela então passa por um estado de negação e depressão muito grande.

Imersa na tristeza, ela vai embora de sua cidade por conta da faculdade e aproveita para se isolar das lembranças que deixou para trás. Lizzie que era uma menina tão cheia de vida, se transforma em uma pessoa triste, uma linda jovem sem vaidade e arrasada. Até que um dia, um equívoco muda a sua vida de cabeça para baixo. Gregory Harris, aluno transferido de arquitetura da sua faculdade, aparece em seu dormitório da faculdade alegando ser seu mais novo companheiro de quarto. Resolvido aquela pequena confusão, os dois terão que conviver no mesmo dormitório, ele faz a promessa de não atrapalhá-la. Só que nenhum dos dois esperava que fosse surgir uma aproximação. Greg é o típico rapaz gente boa, tranqüilo e amigo e se entristece com o comportamento de sua mais nova companheira de quarto. Ele, tão cheio de vida, não entende como uma garota tão bonita e legal pode ser tão triste. Observei que algumas resenhas estranharam o fato dos dois se aproximarem rapidamente, mas ao ver, não vi nada demais. Quantas vezes na vida, isso não acontece? Já aconteceu comigo, por isso não julguei os personagens. Determinadas coisas só acontecem uma vez na vida e esse é o barato da história. Acredito que naquele momento, Lizzie buscava ajuda e Greg queria ajudá-la. Um encaixe perfeito ou acaso do destino.

Os dois então criam uma amizade muito forte, mas com o tempo, vai virando uma grande atração. Lizzie e Greg não notam primeiramente ou fingem não sentir. Os dois se apaixonam, Lizzie finalmente se entrega a merecida felicidade. Tudo seria perfeito, senão tivesse o coração partido outra vez. Acredito acima de tudo, que Cordas Rompidas, além de uma linda e incrível história de amor, é também uma lição de vida. Por mais que a vida seja difícil e dura, todos nós devemos ser felizes. A gente nunca vai entender certas coisas que acontecem, mas se às vezes acontecem, é porque tinha que ser e para conseguirmos sermos felizes. A trama é narrada alternadamente pelos dois personagens, o que é mais legal e ficamos conhecendo a versão dos dois. É uma trama cheia de reviravoltas e em várias partes do livro, fiquei extremamente ansiosa e supresa. Sem dúvidas, Rafaela soube conduzir o rumo dos personagens muito bem. Não é por ser minha amiga, mas ela é uma romancista de primeira. Então, Cordas Rompidas para mim é uma grande história de amor, superação e reviravoltas que a vida dá. Ao terminar, me deu aquele aperto no coração em saber que havia terminado, mas ao mesmo tempo feliz, porque a história me surpreendeu e me cativou por completo. Sou apaixonada por cordas e indico a todos que são apaixonados por uma boa história de amor e vida.

Depois de me viciar em cordas, já estou me preparando para o próximo livro da autora, “Recomeços” que será lançado na Bienal de São Paulo. Fiquem atentos e gravem o nome da autora e livro, ainda vai dar muito o que falar. Se eu fosse você, não perderia ;)

It Cultura 24/07/2012

Uma história sobre perdas, segundas chances, amor e perdão.
Cordas Rompidas é uma leitura bem rápida e fluente. Há bastante diálogo no livro, coisa que eu adoro e que muitas vezes acaba facilitando a leitura. A história prende o leitor e possui algumas reviravoltas bem interessantes, coisas que eu não esperava que fossem acontecer e que me pegaram de surpresa.

Confesso que achei o início um pouco corrido. Lizzie e Greg já eram quase amigos íntimos no dia seguinte ao que se conheceram e sabemos que isso não rola mesmo na vida real. Mas eu entendo, afinal, são poucas páginas e a autora precisava chegar num determinado ponto para o desenrolar da história. Não é algo que atrapalhe, pois ainda assim me envolvi muito pelo livro. Essa questão de dividirem o mesmo dormitório e virarem amigos antes de sentirem algo mais um pelo outro é muito atraente, eu pelo menos adoro ver esse crescimento das relações, a forma como os personagens passam a notar seus sentimentos.

Em determinados momentos quis bater em Lizzie, fiquei bastante revoltada com algumas atitudes dela, principalmente mais para o final do livro. Veja bem, no lugar de Lizzie, eu acho que não conseguiria perdoar. Não entrarei em detalhes para não soltar spoiler, mas… acho que sou muito dura quando se trata de assuntos do coração. De qualquer forma, gostei de todo o desenrolar da trama e dos personagens principais.

Cordas Rompidas era uma fanfic que foi transformada em livro, então é de se esperar que tudo seja um pouco corrido. Por isso digo que entendo o fato de que as coisas se apressaram um pouco no início. Eu, como escritora de fanfic, também já fiz muito isso. Acho que a Rafaela tem potencial sim e gostaria muito de ver o surgimento de outras obras. O livro precisaria de uma nova revisão, que deveria ser trabalho da editora. Nada grotesco que influencie na leitura, mas em alguns momentos fiquei incomodada com os “tá” e “tô”. Páginas brancas, diagramação básica e fonte de tamanho médio. Gosto da capa, acho bonito o contorno do casal. E recomendo a leitura para quem não abre mão de um romancezinho!

Gabi Ranna 25/06/2012

Cordas Rompidas: Valor aos autores nacionais
Como disse no Peixinho Prateado, fazer resenha de livro de amigo é super difícil...

Esse é o livro de estreia de Rafaela Guimarães, e conta a estória de Lizzie Lewis e Gragory Harris, um casal se encontra e desencontra algumas vezes no decorrer do seu caminho.

Lizzie é uam garota traumatizada por uma grande perda que sofreu antes da faculdade e tem dificuldade de sair da depressão. Greg é um rapaz que vê sua vida mudar ao ajudar e conviver com essa garota.

No caminho dos dois ambos fazem besteiras que quase pões em risco a felicidade do casal, mas, como toda estória romântica, o final é feliz.

Tem mais um monte de detalhes sobre o livro que gostaria que vocês soubessem, e a resenha completa está em http://www.peixinhoprateado.com/2012/06/cordas-rompidas-rafaela-guimaraes-novos.html

Faz uma visita ao Peixinho e deixe seu recado.
Ah, e não esqueça de ler o livro!!