Dez e meia da noite no verão

Dez e meia da noite no verão Marguerite Duras

Resenhas - DEZ E MEIA DA NOITE NO VERÃO

Alice 19/06/2023

Curto, porém intenso.
A trama se desenrola em uma só noite em uma pequena cidade à beira-mar, na Espanha, onde o casal Marie e Pierre, a filha Judith e Claire (uma amiga do casal) esperam o último trem para Paris. Ao longo das horas, segredos são revelados, relacionamentos são testados e destinos se cruzam de maneiras inesperadas. Duras cria uma teia complexa de enredos amorosos, explorando as complexidades das relações interpessoais e os desafios enfrentados pelos amantes.
Uma das características marcantes desse romance é a maneira como Duras captura os sentimentos mais profundos de seus personagens, expondo suas vulnerabilidades e desejos ocultos. Através de sua prosa poética e atmosférica, ela transporta os leitores para um mundo carregado de intensidade emocional, uma vez que até o cenário é utilizado pela autora como um elemento simbólico poderoso. A pequena cidade à beira-mar, com suas paisagens deslumbrantes e sua atmosfera carregada, reflete as emoções intensas dos personagens. O ambiente se torna quase um personagem por si só, contribuindo para a construção de uma atmosfera melancólica e apaixonante.
Duras expõe os conflitos internos dos personagens, suas lutas contra a solidão e a necessidade de se conectar com o outro. Tenho que destacar também a forma como ela descreve os momentos de intimidade com uma honestidade brutal, revelando tanto a beleza quanto a complexidade das relações amorosas. Ao fazer isso, ela nos convida a refletir sobre nossas próprias experiências e nos faz questionar a natureza das relações interpessoais. Em resumo, "Dix heures et demi du soir en été" é uma obra que nos envolve com sua narrativa intensa e quase alucinante, eu diria.
Ao finalizar a leitura de "Dix heures et demi du soir en été", somos deixados com uma sensação duradoura, com perguntas e reflexões que ecoam em nossa mente. É essa capacidade de envolver e provocar os leitores que faz de Marguerite Duras uma autora cujas obras continuam a ser apreciadas e estudadas pela profundidade de suas mensagens e pela qualidade de sua escrita.

bruno janowski 13/01/2021

Como descrito em uma resenha, as vezes as palavras de Duras são tão palpáveis que constroem um filme real em nossa mente.
Dez e meia da noite do Verão é um texto conciso, porém completamente eficaz.
Como característica dos livros da autora, Marguerite aborda muito sobre os sentimentos mais intrínsecos e reais de uma pessoa, não deixando de lado transtornos como a depressão.
Os sentimentos são abordados de forma excelente e é difícil acharmos um livro com uma carga tão grande e poderosa mas que contenha "poucas páginas".
Recomendo esse livro para todos que puderem lê-lo.