O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank Anne Frank...

Resenhas - O Diário de Anne Frank

Isa 24/07/2021

Choro, muito choro
É bem difícil de acreditar que uma menina daquela idade passou por tudo isso. É muito triste pensar que tanta gente morreu executada só por ser quem é. E se a gente parar pra pensar não faz tanto tempo assim. Se a Anne estivesse viva, ela teria a idade da Fernando Montenegro (atriz bem famosa). Enfim, é um livro extremamente necessário, todos deveriam ler.
Biagventura 24/07/2021minha estante
um dos meus favoritos ?

The Magic From Books 03/02/2024

Relatos,tristeza,alegria em momentos de dor e esperança!
"O Diário de Anne Frank" é um relato comovente e poderoso da vida de uma jovem judia durante a Segunda Guerra Mundial. Anne Frank, uma adolescente alemã, narra suas experiências, medos e esperanças enquanto sua família se esconde dos nazistas em Amsterdã. O livro oferece um olhar íntimo sobre as dificuldades e os desafios enfrentados por Anne e sua família durante esse período sombrio da história.

A escrita de Anne é cativante e revela sua perspicácia, humor e força interior, mesmo diante das circunstâncias mais difíceis. Ela compartilha seus pensamentos mais profundos, suas observações sobre as pessoas ao seu redor e suas reflexões sobre a guerra e a humanidade. A leitura do diário de Anne Frank é uma experiência emocionante que nos faz refletir sobre a resiliência humana, a injustiça e a importância da esperança mesmo nos momentos mais sombrios.

No entanto, a tristeza permeia toda a narrativa, pois sabemos o destino trágico de Anne e sua família. A sensação de perda ao terminar o livro é palpável, mas também nos deixa com um profundo apreço pela coragem e pela voz única de Anne.

"O Diário de Anne Frank" é uma obra atemporal que continua a tocar os corações dos leitores, lembrando-nos da importância de nunca esquecer os horrores do Holocausto e de valorizar a liberdade e a dignidade humana.

Considerações Finais?

Lido no meio de janeiro até o começo de fevereiro de 2024??
Ebook (Grátis no BibliON)??
Leitura Demorada (Pois aproveitei muito a escrita relaxante e envolvente de Anne)??
Favorito(Ele Ganhou Meu Coração)??
Recomendo este livro a todos que desejam compreender melhor esse período da história e se inspirar pela força do espírito humano em face da adversidade.??
Regis 03/02/2024minha estante
Parabéns, gostei muito da resenha! Li esse livro e também adorei. ?

The Magic From Books 03/02/2024minha estante
@Regis De nada Amiga! Eu Amei também!?

Esther 07/03/2022minha estante
dá vontade de chorar só pela resenha ??? estou relendo

Milena 19/04/2021

Uma menina forte, corajosa e distinta!
Um livro que te faz sentir tudo o que a personagem sente (quase que óbvio por ser uma história real). Uma leitura muito sensível, simples e ao mesmo tempo complexa, em relação ao que é exposto ao leitor, é um livro que foi escrito a algum tempo mas que não deixa de ser bem atual.
Você ao longo da leitura vai se tornando amiga da Anne, você não mais é você, você é a Kitty. Você ri junto, chora, se entristece, fica enfurecida junto com Anne.
É uma história que te pega pela pura realidade, a qual em vários momentos você se sente impotente, em outros você consegue se enxergar...

Livro que eu indico siim, leiam, sintam, reflitam. Anne Frank, obrigada por me deixar ser sua amiga e confidente. ?
lulumgois 19/04/2021minha estante
tenho uma ótima de 11 anos que quer ler vc acha que dá para ela ler?

lulumgois 19/04/2021minha estante
*prima

Milena 19/04/2021minha estante
Ela ja tem uma vivência de leitura ou seria a primeira leitura dela?
Se ela ja gosta de ler, acho que seria uma ótima leitura para ela sim! Principalmente por Anne Frank ter uma mesma faixa etária que ela, a vivência da entrada da adolescência é bem vívida no livro. ?

Milena 19/04/2021minha estante
Mas caso ela ainda não tenha essa vivência da leitura, eu recomendaria Harry Potter ? pois é uma leitura voltada para jovens, e ela está na idade de receber a carta de Hogwarts haha

lulumgois 20/04/2021minha estante
Muito obrigada!! Ela lê pouco mas se interessa
muito por esse assunto,acho tbm harry potter ótimo para essa faxetaria (eu agr estou lendo o último livro) mto obg!!

Milena 20/04/2021minha estante
Imagina, foi um prazer ??

Angelito? 02/05/2022

O diário de Anne Frank acaba aqui
Não tenho nem o direito de escrever uma resenha sobre, porém recomendo que leiam. Foi uma experiência incrível e me senti mal em determinados momentos, por motivos obvios.
Durante todos os momentos em que ela falava sobre o futuro me chateava justamente por saber como tudo acabaria.
julia 02/05/2022minha estante

isa 25/01/2022

Perfeito
O livro é perfeito para quem adora tema da segunda guerra e tem curiosidade ou quer saber os efeitos da guerra e como as pessoas se sentiam nela. Porém é válido lembrar que não é um livro que foi feito no intuito de ser lido por milhares de pessoas, então pode chegar a ser meio entediante para aqueles que não estão acostumados.
Fluni 25/01/2022minha estante
Essa edição é boa ? ela tem o diário integral com ela falando sobre sexualidade e tal ou é cortado ?

isa 25/01/2022minha estante
oii, tem sim, eu adorei essa edição, já que, além do diário, ela coloca foto das pessoas nas quais Anne cita e de alguns momentos no começo e final, tem sim a parte da sexualidade!

Fluni 25/01/2022minha estante
aahh sim obg por me falar! Eu comprei essa edição e achei meio estranho ter menos de 300 páginas. Que bom que tem então pq eu quero ter a experiência completa skjfjsks

Maria14314 06/01/2021

Um livro necessário
Demorei um tempo pra conseguir acabar porquê o começo é meio parado mas depois não conseguir mais parar.
Acho que nunca me vi tanto em uma personagem como me vi na Anne. Os medos, as inseguranças, o relacionamento com a família.
O jeito como ela manteve a fé durante todo esse tempo de desespero mostra uma força sem tamanha.
Um livro sempre extremamente necessário para que não nos esqueçamos de como a humanidade pode ser cruel, mas ao mesmo tempo como sempre vão ter pessoas boas que vão desafiar o regime e o preconceito e ajudar pessoas inocentes.
Que nunca nos esqueçamos dos erros da humanidade para que possamos aprender com eles.

Dani 24/06/2023minha estante
Livro maravilhoso! Triste, completamente necessário, transformador... ??

JurúMontalvao 25/06/2023minha estante
tá na minha lista

Tânia @isabooks2 27/06/2023minha estante
Todos deveriam ler...

WalterGoncalves 01/08/2023minha estante
A Guerra é contra tudo e todos!

ale 10/06/2021

O Diário de Anne Frank
Esse livro é simplesmente incrível e muito triste. A Anne foi uma menina tão inteligente e reflexiva, não sei se eu teria tanta força no lugar dela. Ela tinha tanta esperança, e acho que isso foi o que mais me deixou triste, mas acredito que agora ela esteja em um lugar muito melhor. A leitura foi um pouco arrastada, mas chegou uma hora que eu engatei e só fui indo, recomendo muito.

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

O Diário de Anne Frank
Quando eu era bem nova lembro de este livro ter caído nas minhas mãos e eu não ter dado muita bola. A ideia de um diário, na época, não parecia atrativa pra mim, porém, esse período da história me fascina bastante, por mais que isso possa soar errado, e em função disso, resolvi ler uma série de livros dentro desse contexto histórico, e um deles é O Diário de Anne Frank.

Talvez o que tenha mais me chamado atenção ao longo da leitura desse livro foram todos os conflitos que ele me gerou. Vou explicar em breve.

O livro é bem como o nome disse, um diário. Anne foi uma menina que viveu na época da Segunda Guerra Mundial, e sendo de uma família de judeus teve que enfrentar todos os terrores da época. Ela ganhou um diário quando fez 13 anos e passou a escrever nele tudo de importante que lhe aconteceu, desde a vida que vivia na Holanda, indo a escola e com os amigos, ao momento de que tiveram que se esconder por dois anos inteiros na parte de trás de um prédio, o chamado “Anexo Secreto”, dividindo-o com outras pessoas.

Anne e sua família, o pai, a mãe e a irmã mais velha, são obrigados a se esconder, antes que os militares os prendam. No seu esconderijo também recebem a família van Daan, e o senhor Dussel, um dentista. Os conflitos entre eles, assim como os poucos momentos de alegria são todos retratados no diário do ponto de vista dela, bem como todas as descobertas que ela faz sobre seus sentimentos pela mãe e o pai, Peter, filho dos van Daan, e seu corpo e desejos, que aos poucos começam a florescer.

O relato começa bastante infantil, pois ela tem apenas 13 anos, porém, quando eles são obrigados a se esconder, ela reage de forma muito madura, encarando o “cativeiro” como uma aventura. Para mim, o mais conflitante e surpreendente do livro é que ela encara coisas adultas com muita maturidade, mas também tem momentos de infantilidade, principalmente com relação a mãe. Basicamente, conforme ela vai contando o que acontece, em situações mais sérias esperamos que ela aja de forma mais infantil, porém, ela age como se fosse mais velha. Em contra partida, nas situações de discussões sobre coisas bobas, como comportamento, por exemplo, ela age como uma criança, tendo crises de choro e brigas sérias com a mãe.

Ela é muito sonhadora, e sempre pensa em como quer que seu futuro seja, após o fim da guerra, quase nunca demonstra que tem medo de que sejam capturados ou que morram em algum bombardeio. A descrição da vivência dentro do Anexo é bem detalhada e não parece nem de longe com a calamidade que ouvimos em outros relatos de judeus escondidos. Com excessão da comida, que as vezes é bastante escassa, eles tem acesso a água, higiene, energia elétrica e lugares individuais para dormir.

Eles gastam seu tempo, durante quase dois anos, com leituras, estudos de outras línguas e matérias escolares, e cursos por correspondência. Anne tem como robe montar árvores genealógicas de personalidades famosas e gosta bastante de mitologia. Ela também escreve contos infantis e sonha algum dia poder vê-los publicados.

Dentro do Anexo ela arranha um romance com Peter e retrata bem a confusão adolescente. Anna não descansa até vê-lo dependente e apaixonado por ela, e até ai ela também conta que tem sentimentos por ele e que quer se sentir segura e amada, porém quando isso finalmente acontece e os dois se aproximam o suficiente para até trocarem beijos ingênuos, seus sentimentos recuam e ela já não o considera mais como opção.

Os atos de guerra e o que está acontecendo do lado de fora são contados em momentos isolados, somente quando algo realmente significativo acontece, então não temos uma visão completa sobre os eventos militares que acorreram simultaneamente.

Quando enfim a guerra parece estar chegando ao fim, o Anexo Secreto é denunciado e eles são presos. As pessoas do Anexo ficaram presos até setembro de 1944, quando foram deportados para o campo de concentração de Auschwitz. Anne tinha 15 anos na época. Ela era alemã, mas viveu a maior parte da vida em Amsterdã, e morreu de tifo em um campo de concentração em março de 1945.

Seu pai, Otto Frank, foi o único sobrevivente da família e quando pode regressar a Amsterdã teve acesso aos diários da filha. Em 1947, após muitos esforços, a primeira edição do Diário de Anne Frank foi publicado na Holanda, e somente em 1950 na Alemanha. De lá até hoje o mesmo passou por muitas edições, tendo trechos adicionados e removidos, de acordo com a revisão.O pai de Anne morreu aos 91 anos, em 1980, na Suíça.

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-o-diario-de-anne-frank/

Yamaai 18/07/2022

Cativante, reflexivo e um pouco triste
O diário de Anne Frank é um dos melhores, se não o melhor, livro que eu já li. É impressionante como uma menina "comum" de 12 à 15 anos pode tratar de assuntos tão fortes, principalmente da guerra, vivendo nela, sendo a vítima, e na maior leveza possível. Foi isso que me encantou.
Como é um diário/ cartas para a Kitty, eu tive a sensação de que ela escrevia para mim. Nota 1000000 para esse livro
Silvana137 18/07/2022minha estante
Muito boa sua resenha passa exatamente o sentimento do livro

Silvana137 18/07/2022minha estante
Eu amei lê lo tbm

Edmar Lima (@literalgia) 26/03/2021

O Diário de Anne Frank
Acho que não preciso fazer uma sinopse desse livro, pois todos já o conhecem ou pelo menos ouviram o nome em algum momento. Então, vamos direto para as impressões. Desde que era adolescente, eu evitava ler o diário da Anne Frank, pois sabia que era uma história triste e que não me faria bem, não gosto nem de pensar no terror que foi a Segunda Guerra. Mas por causa de uma disciplina da faculdade, me vi obrigado a ler a adaptação em HQ da obra fonte. E me surpreendi bastante com a leitura!
Eu li com rapidez e me vi estava envolvido com todos os personagens. Cada um deles tem uma personalidade forte e são essenciais para compor a história. Anne Frank, é claro, é a que mais me chama a atenção. Não consigo imaginar que a pessoa que escreveu aquele relato era uma adolescente. Anne mostra uma maturidade e uma sensibilidade tão grande para falar sobre a Guerra e suas consequências que tenho quase certeza que eu mesmo não conseguiria com a idade que ela tinha quando os eventos aconteceram. Anne Frank era muito inteligente e boa observadora. Ela descreve os cenários, as personagens, as ações com tanta maestria que nos carrega imediatamente para aquele lugar. E com o auxílio das imagens, por se tratar de uma HQ, fica ainda mais fácil nos deixar levar pela imaginação.
A HQ é bem bonita. Os desenhos são bem fiéis aos personagens e além disso, o ilustrador consegui captar detalhes e nuances na narrativa de Anne que talvez não conseguíssemos numa leitura rápida. Há muitas citações visuais na HQ, o que completa o sentido da história e essas citações não são escolhidas aleatoriamente, elas condizem com a história e a enriquecem! Temos estátuas, livros, pinturas conhecidas, entre outros.
Como eu disse anteriormente, tinha certo receio em ler a obra por causa dos sentimentos que iria me despertar. E realmente não me senti muito bem após a leitura. Quem conhece a história de Anne Frank sabe que ela tinha o desejo de se tornar escritora e pensava muito no pós guerra. Ler sobre isso me deixou triste, embora ela tenha conseguido lançar uma obra que marcou o mundo e as pessoas e que é trabalhada em todos os ambientes, da escola à faculdade. Fico imaginando o que ela teria feito se tivesse sobrevivido, aonde teria chegado, pois se com 14 anos ela conseguia escrever desse jeito, imagina após completar os estudos e poder se dedicar ao que gostava? Além disso, essa obra trouxe novos fatos sobre Anne, até mesmo sobre as descobertas da sexualidade e de seu corpo e isso foi incrível. Pelo que li, os editores preferiam esconder essa parte nas outras edições do Diário, mas nessa HQ ela é exibida com muita sensibilidade e muitas metáforas! Muito bonito! Outra fator que causou esse mal estar geral após a leitura, foi pensar em como aquelas pessoas foram cruéis com os judeus. Como os alemães se deixaram levar por um líder político louco e sua ideologia preconceituosa e mataram e torturaram seus semelhantes. Fiz um paralelo imediatamente com o Brasil e a situação do atual governo. Tenho medo que o nosso país vire uma ditadura novamente e eu veja meus irmãos sendo presos por "serem diferentes". Ver pessoas que eu gosto me virando as costas por causa de uma ideologia totalmente errada e que aliena. Isso me causa terror!
Enfim, recomendo a leitura, pois a HQ é uma bela e enriquecedora adaptação. Saio muito reflexivo após essa obra. Acredito, inclusive, que ela seja excelente para se trabalhar em sala de aula ou para incentivar os leitores mais jovem a conhecer a história de Anne Frank!

Liv.. 27/12/2021

Olha na mais pura sinceridade, eu não suportava a Anne em alguns momentos antes de ela ir pro abrigo, que menina mimada, quase não consegui contínuar, depois fiquei mal por pensar isso kskssksk e sim ela era só uma criança, mas tem uma diferença, tô apenas pontuando algo que me fez empacar na leitura no começo... Mas enfim... É muito interessante ver literalmente o que acontecia com essas pessoas que era drasticamente excluídas da sociedade por simplesmente ser algo considerado diferente, depois que eu li esse livro eu só tive mais certeza de quanto o ser humano simplesmente não possui humanidade, porque é algo surreal o que eles fizeram por motivos tão triviais... É um livro que me marcou muito, esse período da história é muito marcante pra mim... Acho que todos deveriam ler O diário de Anne Frank.
oariellucas 27/12/2021minha estante
Meu deus é literalmente uma criança num regime que mataria ela só por ela ser judia, pq vocês acham ela tão chata?!

Liv.. 27/12/2021minha estante
Amg calma, eu falei ANTES DELA IR PRO ABRIGO, quando ela tinha uma vida normal, ela era muito irritante, na minha opinião.

oariellucas 28/12/2021minha estante
Não tô brigando kkkkk é só que muita gente não gosta da história pq acha ela chata, mas ela viveu anos escondida cara kkkk. Mas entendi seu ponto de vista, tudo tranquilo u.u

Liv.. 28/12/2021minha estante
Rlx amg, eu amo a história, é que umas coisas que ela faz com amigos e familiares no começo me dá muita raiva skskkskks... Mas assim a história é incrível e passar tudo que ela passou realmente tem que ser muito forte.

Nuelle 16/10/2021

Este não é um livro para ser avaliado.
Eu estou colocando 5 estrelas porque não posso deixar sem, mas este diário NÃO É UM LIVRO QUALQUER. É a história real de uma menina que foi morta de uma maneira cruel, "não senti conexão com os personagens", " o enredo não me interessou" GENTE? qual é o problema de vocês???? É uma história REAL, um DIÁRIO ( que querendo ou não é algo muito pessoal) que foi escrito por uma menina em meio ao holocausto, isso é problema em tantos níveis que não consigo nem enumerar, avaliem a edição, a capa do livro e outras coisas feitas pela >>>>editora
Nuelle 17/10/2021minha estante
Diana, recomendo a leitura! é um relato muito forte que trás uma dimensão das emoções humanas. Sobre o problema em questão, me choca ver pessoas avaliando uma historia real, é como se estivessem dando nota pra uma vida que já não foi das mais felizes.

Nuelle 17/10/2021minha estante
booklover, exatamente! isso é até meio problemático.

laura 02/05/2021

maravilhosa!!! (anne!)
amei conhecer um pouco mais da história de Anne Frank, e ainda mais pelo ponto de vista dela, isso deixou tudo mais claro e mesmo assim muito mais difícil de acreditar em toda essa crueldade que aconteceu há alguns anos atrás, mas foi lindo ler e acreditar na esperança que sempre crescia em Anne, todo o amor e a alegria que ela nunca deixou de celebrar. fico até sem palavras para descrever a sensação que foi ler esse livro, e quão cruel foi entender e imaginar todo o sofrimento que foi para ela, e para tantos outros durante a guerra.