Til

Til José de Alencar...

Resenhas - Til

Isabella.Fernanda 14/03/2024

O problema sou eu.
Então... esse é um livro muito bom, com elementos comportamentais e filosóficos pra se refletir e um enredo fofo e também com muita intriga e caos, mas eu não consegui entrar muito nesse livro. Para mim, foi muito cansativo, o vocabulário de 1800 no meio rural paulista é muito distante do que eu conheço, as descrições são cheias de palavras que não conheço, o que prejudica a visualização do cenário e afins... foi muito desgastante e cansativo ler ele, e em um dia eu lia por horas, mas depois ficava com preguiça de pegar...
Infelizmente, terminei o livro na marra, e com certeza não é meu favorito do Alencar, e de todo modo, a escrita dele neste livro está muito característica, a forma como ele constrói as frases e deixa tudo pomposo com a cara dele é fantástico!! Marquei muita coisa e gostei sim da leitura e da história! Enfim, sentimentos conflitantes sobre a experiência de leitura, espero algum dia retornar neste livro e aproveitar melhor!! No momento, me remete a cansaço :/.

booksdalaus 26/02/2024

Til
Fazenda das Palmas, interior de São Paulo, meados do século XIX.
É nesse cenário bucólico que se desenrola uma trama cheia de encontros e desencontros.
Prepare-se para conhecer a história de quatro jovens: Berta, Linda, Miguel e Afonso.
O clima de romance é o ponto de partida, mas, quando antigos segredos vêm à tona, a roda do destino muda o jogo da vida, levando a um desfecho dramático e surpreendente.

Ditorory 29/01/2024

Reviravoltas
Embora seja uma obra do século XIX, com uma escrita por vezes difícil e personagens marcados pelo idealismo e estereótipos, Til conta uma história muito intrigante e cheia de reviravoltas, e é muito surpreendente notar a circularidade da obra, como fatos que ocorrem no começo do livro tem uma explicação a posteriori, mesclando presente e passado, intrigas antigas e suas consequências. Os capítulos curtos e com títulos sucintos contribuem para o dinamismo da obra, e são tantos mistérios e plots a serem desvendados, que atiçam cada vez mais a curiosidade do leitor, o deixando ansioso pelo desenrolar da trama.

amandabcca 03/01/2024

Pobre ruim pequeno
Achei tudo tedioso, não gostei de nenhum personagem e não vi propósito nenhum em uma pessoa ter decidido escrever isso.

Odeio os livros do de Alencar, apenas

Darlene_Poetisa 06/11/2023

Til é uma narrativa da maturidade de José de Alencar (Mecejana/Ceará, 1929 - Rio de Janeiro/RJ, 1877). Seu estilo é bastante regionalista, descrevendo usos e costumes da época e do local onde a história se passa, ou seja, do interior do Estado de São Paulo. Calma! Nem toda a obra de cunho regionalista/nacionalista é difícil ou cansativa de ler e, no caso do livro em comento é importante salientar que a leitura flui facilmente, uma vez que o autor consegue narrar em poucas páginas uma trama complexa, intensa e muito envolvente. Berta, ou Til, personagem principal da narrativa, é uma menina de alma extremamente bondosa e a trama descortina aos poucos como sua vida se cruza com pessoas que fizeram parte de sua mais tenra infância e a forma como sua presença altera o rumo das pessoas a seu redor.

Sou suspeita para falar sobre clássicos da literatura nacional pois raramente minha opinião apresentará pontos negativos - pelo contrário, em geral só encontro elogios aos nossos clássicos, especialmente tratando-se de obras de autores como José de Alencar ou Machado de Assis e, a leitura de Til só veio reforçar essa paixão literária e deixou um adorável gostinho de "quero mais". E você, leitor(a), já leu "Til", o que achou? Se já leu, deixe um pequeno comentário sobre o livro e, se não leu, não perca tempo! Leia!

Sena 03/11/2023

Berta/Inhá/Til
Esse livro é cheio de voltas e reviravoltas como costumam ser os livros do José de Alencar (ao menos os livros que já li dele). Em geral uma boa leitura e odiei o final.
O autor vai construindo de forma bem lenta os cenários, personagens, de forma que parece que ele só está jogando um monte de gente e informações na trama. Lá pro meio da história o ritmo da narrativa começa a ser mais rápido e tudo que foi posto anteriormente começam a se interligar.

deysiane 24/08/2023

Este clássico do romantismo regional foi bem complicado devido ao excesso de palavras incomuns, não apenas durante os diálogos mas em toda a narração. E isso pode ter sido difícil mas foi interessante da mesma forma, pois ajudou q enriquecer ainda mais o contexto geral da história, que aliás, é muito boa. Tem drama, personagens com passado misterioso, mas, apesar de ser considerada uma obra do romantismo, não tem muito romance não (uhul!).

bJubs. 10/07/2023

A história é incrível, mas alguém tem que reescrever essa bomba em uma linguagem mais moderna PELO AMOR DE DEUS

iguteixeira 28/06/2023

Til é uma personagem e tantoooo. É uma daquelas criaturas da literatura que dá vontade de conhecer. Uma obra muito feliz de JA no quesito enredo e construção dos personagens.

Lola 21/06/2023

Til- José de Alencar
É interessante ver como diversos aspectos culturais e sociais brasileiros mudaram ao decorrer do tempo, e essa perspectiva fica ainda mais clara por se passar em São Paulo. Apesar de não ser uma leitura ?fácil?, o livro demarca as características românticas do século XIX, ótimo para quem está estudando esses assuntos.

Giuliane4 09/05/2023

Chato
Esse livro é muito chato. Assim como Iracema do mesmo autor. Muito parado. O puro suco do romantismo brasileiro

Suzi 05/04/2023

Esse tal José de Alencar...
Eu adoro o livro "Til" de José de Alencar! A história se passa no interior de São Paulo e conta a vida da órfã Berta, apelidada de Til, que é acolhida por uma família de fazendeiros.

A linguagem utilizada pelo autor é muito rica e cheia de expressões típicas do interior paulista, o que não interfere no entendimento da história

Os personagens são muito bem construídos e cativantes, e o leitor se emociona com suas lutas e desafios. A descrição da natureza e do ambiente em que a história se passa é tão detalhada que é possível visualizar claramente cada cena.

Para mim, "Til" é uma obra marcante da literatura brasileira, que nos faz refletir sobre a nossa história e sobre as questões humanas universais, como o amor, a lealdade e a busca por identidade. Recomendo muito a leitura!

Bia Terra 14/03/2023

Necessário pra vestibular
Contém muito conteúdo do romantismo, tem a linguagem muito rebuscada, depois que foi explicado para mim a história, se tornou muito mais fácil de entender os acontecimentos e a história em si ficou mais legal e engraçada.

Dani 27/02/2023

Novela
Uma novela cheia de acontecimentos e babados, e aquela característica do José de Alencar de descrever poeticamente as pessoas e coisas.
Uma trama interessante e diferente, que sai daquele romantismo de sempre.

Peter__Pan 23/02/2023

Esquecível
Só li pois foi indicação de uma amiga, foi uma leitura muito sofrida.

Obs: Não somos mais amigos.
camiscaarvalho 11/05/2023minha estante
Kkkkkkk