Til José de Alencar...

Resenhas - Til

Eddy Souza 15/03/2020

É um livro bem característico do Romantismo. A história de Berta, a Til do título, é até envolvente. Entretanto, quanto à leitura, ela é um pouco "pesada" devido à linguagem utilizada pelo escritor. É um livro que recomendo, entretanto, leitores iniciantes, não aguentaram a leitura. Em relação à história, ele prende o leitor, devido aos elementos de suspense, que levantam questionamentos no leitora da origem da heroína.

Djamila.MagalhAes 13/03/2020

Um bom livro, mas não é uns dos meus livros favoritos do autor.

taiz 21/12/2019

Que livro delicioso!
Demorei bastante pra ler esse livro, foram três tentativas e tive dificuldade em engatar na leitura, porque José de Alencar tem uma forma ímpar de escrever. Muitas palavras desconhecidas, que dificultam o entendimento, mas a obra é linda, tão rica, com personagens bem construídos e um desfecho fantástico. E a forma como o autor consegue valorizar o Brasil também é de uma importância única. Foi meu primeiro contato com José de Alencar e pretendo, com certeza, ler mais de suas obras.

ps: Jão Bugre é meu personagem favorito, sem sombra de dúvida!

Lucas 05/10/2019

Lasqueira
Li tão somente para o vestibular. José de Alencar floreia demais...

Deghety 25/08/2019

José de Alencar
Brasil
Ciranda Cultural
2017
Til se passa na primeira metade do século XIX. Apesar de ser um romance de época e regional, esse pano de fundo é explorado circunstancialmente.
É um pouco difícil engatar na leitura, de início, devido ao uso de palavras pouco usuais e o dialeto regional, mas depois de algumas páginas nos acostumamos.
A história é ótima, os personagens são bem definidos e a trama traz todos os ingredientes para um excelente enredo e apreciação literária.
A obra tem como destaques, Jão Fera, um capanga e a "enjeitada" Berta, dois extremos ligados por um destino trágico.
Jão é movido pelo ódio e vingança e Berta é movida pelo amor e sacrifício.
"Como as flores que nascem nos despenhadeiros e algares, onde não penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça.
Era a flor da

tilito 07/01/2019

Til é um bom livro, acredito que o que cansa mesmo são as difíceis descrições do ambiente do interior de São Paulo. A narrativa em si é ótima e o modo como José de Alencar põe todo o suspense é incrível, mas tenho que dizer que a história só começa a ficar perfeita quando começa o flashback, muito bem construído.

Geovana 02/01/2019

Lindo *-*

z..... 25/06/2018

Eita! Esse livro me trouxe a lembrança de A Bela e a Fera... Pudera! Berta é uma bela jovem, em todos os sentidos, com heroísmo romântico que evoca santidade, se destacando em um cenário onde a natureza parece muito selvagem, com histórias impactantes e grotescas, em fatos e em personagens. É como uma bela flor em local inusitado. Estou exagerando? Além de extremamente sensibilizada com o próximo, tem amor incondicional aos animais (onde se descrevem dois grotescos: a galinha sura e o burro cotó), até com "poderes hipnóticos" (descrição surreal do encontro com a cascavel, que não se sabe quem hipnotiza quem). Sobre esta última referência, uma curiosidade banal: o romance é de 1872, mesmo ano de lançamento de O Seminarista, em que Bernardo Guimarães descreve também um surreal encontro de sua personagem Margarida com uma jararaca. Qual a importância disso? Nenhuma, mas dá para perceber que a visão idealizada no romantismo era capaz de transcender o racional, exaltando o fantástico.
Voltando a nossa Bela, digo Berta, em seu meio interage de alguma forma com personagens que são esquisitas, como Zana (a velha louca), Brás (o menino esquizofrênico) e Barroso (um psicopata vingativo).
Ilustrando algo do meio selvagem, há o relato de uma vara de porcos selvagens em episódio dramaticamente bizarro e incêndio 'assassino' na Casa das Palmas, que Alencar descreve como 'a jiboia que lambe a presa para traga-la', onde se desenrolam histórias viscerais. Sei que o contexto do romance é na região interiorana de São Paulo, citando-se Campinas e Piracicaba, mas a impressão que tive foi de local super isolado, ao estilo da casa de D. Antônio de Mariz, no romance O Guarani. Impressão pessoal...
Essa é Berta, em um mundo em que tudo se esvanece ante sua presença. Sem dúvidas, verdadeira Bela da história que lembrei.

Se tem a Bela, tem também a Fera. Jão Fera é um sujeito temido e lendário como assassino de aluguel, com desejo de vingança e disposições impactantes. Surra cambada de homens contratados para liquidá-lo, enfrenta a vara de porcos selvagens e estraçalha o homem que o motiva ao ódio a la Wolverine. Só algumas de suas características...

Como na narrativa lendária, a Bela doma a Fera, digo, Berta tem total influência sobre Jão Fera, revelando-se como elo um segredo do passado que dá ao romance reviravolta surpreendente, em que a história sai de uma narrativa arrastada e chata para sucessão de eventos extraordinários.

Outra curiosidade banal. Se Machado de Assis tem o capítulo O Penteado, em Dom Casmurro, como belo texto de descrição na inocência pueril, Alencar pode ser lembrado também pelo capítulo O Abecê, neste romance, muito bonito e sensível entre Berta e Brás que, imagino, naqueles tempos, poderia ser colocado como crítica em paralelo com os métodos educativos em vigência. No contexto se revela também porque Berta é chamada de Til.

Escrevi muito ou um nada, de valor ou pura bobagem, para não escrever spoilers mais evidentes. O desenrolar e consumação são emocionantes, com o lance de heroísmo quase canônico, vá lá que seja melodramático, mas que é bonito é. Fiquei tocado e considero agora este o romance regional de Alencar que mais me impressionou.

Falando de algo que não curti, a edição que tenho da Egéria guardo desde a infância, mas me deixou na mão quando percebi que tem certo erro: não colocaram o glossário e notas do autor que o sumário mostra. Fez falta, pois Alencar é floreado nas palavras e muitas não conhecia. Ao que parece, essa falha foi para todas as edições, pois os registros que encontrei do livro tem o mesmo número de páginas da minha edição, sem os extras em páginas apontadas no sumário.

Let 09/03/2018

O que esperar de Til
O romance sobre uma menina - Berta/ Til- descrita quase que de maneira angelical não é dos livros mais interessantes. Neste, José de Alencar vai construir a narrativa com um vocabulário cansativo e que até o meio do livro é bem massante. Contudo, não se trata de um livro ruim, muito pelo contrário. Trata-se de uma boa literatura que pode te levar a conhecer um pouco do passado do interior de São Paulo e te surpreender - mesmo que levemente- no fim. Apesar de não ter correspondido as minhas expectativas para uma primeira leitura deste autor, não deixo de recomendar àqueles que buscam conhecer um pouquinho mais dos retratos do Brasil -ainda que em uma ficção.

Ana 06/02/2018

Til é o apelido de Berta, a heroína deste livro.
Berta mora no interior de São Paulo.
Ela é uma moça generosa, que gosta de ajudar a todos, tem pena dos desvalidos, dos animais que sofrem, etc. Ela nunca conheceu o pai verdadeiro, mas talvez ele esteja mais perto dela do que imagina... O enredo principal conta a história do triângulo amoroso Linda, Miguel e Berta.
Linda ama Miguel, mas há um atrapalho: Miguel e Berta se amam. Mas justamente por causa de seu
bom coração, Berta abdica de seu amor por Miguel e, para que a amiga Linda não
seja magoada, consegue que Miguel se apaixone por Linda. Segredos obscuros rondam a origem da moça, e há outros personagens, como o valentão da região, o temido João Fera, que só consegue ficar manso perto de Berta. Uma trama cheia de intrigas e segredos, que daria uma ótima novela de TV.

André 01/02/2018

9º Livro, 2º ano do Ensino Médio

Leila de Carvalho e Gonçalves 22/11/2017

Leitura Obrigatória
Til" é atualmente uma das obras indicadas para os vestibulares da Fuvest e Unicamp e sua leitura é considerada "difícil e cansativa" para os dias de hoje, tão distantes dos ditames românticos do século XIX.

Como solução, há uma série de resumos virtuais disponíveis. Porém, nada se compara ao desafio de vencer cada página, pois só assim, é possível realmente compreender a inserção do texto no contexto histórico-literário e desse manancial é que são formuladas as perguntas do exame.

Trata-se de um romance de cunho Regionalista, tal como "O Tronco De Ipê", "O Sertanejo" e "O Gaúcho", todas do mesmo autor, e retrata uma bela história de amor, cercada de ódio e vingança.

Sua protagonista é Til, apelido de Berta, o retrato da heroína romanesca, repleta de beleza e compaixão. Outra personagem de destaque é Jão Fera, o vilão vingador, que leva a vida corroído pela dor causada pela morte de um grande amor que é justamente a mãe da jovem.

Uma boa oportunidade para apreciar toda a beleza de nosso idioma. Alencar domina soberbamente um amplo vocabulário, tão sintético nos nossos dias, expondo um português mal domado e simplificado até sua essência.

Samara 31/05/2017

Resenha por fazer
z..... 31/05/2017minha estante
Kkkk! Fiz uma resenha assim tambem, mas vou corrigir brevemente. Foi so para ficar registrado o dia.

Samara 31/05/2017minha estante
Já viu quantas resenhas tenho assim kkk só estou registrando, mas quando tiver tempo faço todas kk

Ju Lopes 20/01/2017

Muito bom!
Romance regionalista sensível e imprevisível. Fantástico! O melhor José de Alencar dentre os 5 que já li. Terminei o livro pensando como é que eu nunca ouvi falar desse livro, como não li antes?
Paula 20/01/2017minha estante
como faz para avaliar com quatro estrelas e meia?

Ju Lopes 20/01/2017minha estante
Oi Paula, no aplicativo do Iphone tem a opção de meia em meia.

Paula 20/01/2017minha estante
Ah, é que não uso o aplicativo! Obrigada pela resposta :)