Til José de Alencar...

Resenhas - Til

Clio0 31/07/2022

Confesso que ao pegar esse livro, esperava apenas mais uma história regionalista com muito sofrimento para a heroína em prol da moral e dos bons costumes... não me enganei, ele é isso, mas também me impressionei por todo o imaginário católico cristão que Alencar trançou na narração.

Til apresenta a nação de sofrimento e abnegação na vida dos santos. Mesmo a tentação está presente em sua ânsia por uma vida comum, carnal, no quadrilátero amoroso do qual faz parte. Sua trajetória se torna ainda mais interessante pelo fato que seus pais e algozes apresentaram, por sua vez, a mesma situação romântica, embora com um resultado mais violento e dramático.

Uma cena que se tornou favorita foi a luta com a jararaca e a fuga do ataque dos caitutus - uma alegoria clara ao embate contra o diabo e sua legião.

Enfim, foi uma grata surpresa. Recomendo.

Sabrina Coutinho 03/03/2012

Mais em: sassaricadas.com
O livro é dividido em duas partes. A primeira serve como apresentação das personagens e das tramas, pode ser um pouco cansativa e é ideal que seja lida com atenção e calma. Conhecemos Berta, a protagonista e ótima representação de heroína romantica. Porém, o que chama mais atenção na menina não é sua beleza (como em Iracema), mas sim sua caridade, seus valores e sua dedicação para com os excluídos. Muitas vezes Berta esforça-se mais em nome de interesses alheios do que de seus próprios, mas isso não faz dela uma figura ingênua ou boba, muito pelo contrário. Nessa primeira metade da obra a contrariedade do comportamento de Til (apelido da menina) é o que mais chama atenção, ela usa de sua influência e bondade para manipular atitudes alheias, mas sempre movida por boas intenções. Isso fica bem ilustrado no trecho: “Contradição viva, seu gênio é o ser e o não ser”.

A segunda metade é constituida de revelações e desembaraços das tramas apresentadas. Achei mais dinâmica que a primeira, pois a essa altura já estava acostumada com os neologismos e palavras regionais, a maioria pode ser entendida pelo contexto, mas é interessante pesquisar o significado de algumas expressões. Os cenários e edifícios deixam de ter descrição puramente material para adquirir significado subjetivo, relacionado ao passado oculto que envolve muitas das personagens. O desfecho surpreende, percebemos o quanto Berta abre mão de sua felicidade, acompanhamos suas descobertas a respeito da misteriosa morte de sua mãe e suas consequências. O temido capanga Jão, o garoto parvo de nome Brás e a escrava doida Zana, representam as figuras excluidas e inválidas que veem na bondade de Til uma esperança . O trecho seguinte é o último do romance e resume bem a essência da heroína:

“Como as flores que nascem nos despenhadeiros e algares, onde não penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça. Era a flor da caridade, alma sóror*.”

* Algo como “alma irmã”. Sóror é um dos tratamentos que se dá às freiras.

Darlene_Poetisa 06/11/2023

Til é uma narrativa da maturidade de José de Alencar (Mecejana/Ceará, 1929 - Rio de Janeiro/RJ, 1877). Seu estilo é bastante regionalista, descrevendo usos e costumes da época e do local onde a história se passa, ou seja, do interior do Estado de São Paulo. Calma! Nem toda a obra de cunho regionalista/nacionalista é difícil ou cansativa de ler e, no caso do livro em comento é importante salientar que a leitura flui facilmente, uma vez que o autor consegue narrar em poucas páginas uma trama complexa, intensa e muito envolvente. Berta, ou Til, personagem principal da narrativa, é uma menina de alma extremamente bondosa e a trama descortina aos poucos como sua vida se cruza com pessoas que fizeram parte de sua mais tenra infância e a forma como sua presença altera o rumo das pessoas a seu redor.

Sou suspeita para falar sobre clássicos da literatura nacional pois raramente minha opinião apresentará pontos negativos - pelo contrário, em geral só encontro elogios aos nossos clássicos, especialmente tratando-se de obras de autores como José de Alencar ou Machado de Assis e, a leitura de Til só veio reforçar essa paixão literária e deixou um adorável gostinho de "quero mais". E você, leitor(a), já leu "Til", o que achou? Se já leu, deixe um pequeno comentário sobre o livro e, se não leu, não perca tempo! Leia!

Jeane 11/09/2009

Para ler este livro deve-se desconsiderar a narrativa floreada e carregada de sentimentalismo,com muitas descrições e adjetivos, características do estilo romântico.Não é um romance empolgante,tem uma narrativa um tanto arrastada, mas posso dizer que tem um enredo bom: segredos, assassinatos, romances ingênuos e o cotidiano de uma fazenda paulista no Século XIX.A história é centrada em Inhá,orfã criada pela família humilde de Miguel, que é apaixonado por ela. Inhá é tão boazinha, santa, que quer a todos bem e esquece de si mesma.Ao saber que Linda, a melhor amiga, é apaixonada por Miguel, procura de todas a forma juntar os dois...Não gostei da tanta abnegação, e as atitudes altruistas de Inhá já me indicaram o seu destino no final da história!Prefiro o personagem Jão Fera,mais real, que se revela aos poucos e dá ação ao romance: descobrir o porquê de sua transformação em um assassino frio e sua afeição por Inhá me fez continuar lendo o livro...
Vitória Laís 16/04/2013minha estante
inhá seria til?

Jeane 17/04/2013minha estante
Isso mesmo Laís. Til é o apelido de Inhá.

Rafaela.Moura 24/06/2021

Apaixonante
Til é um livro dividido em 4 volumes/partes. Conta a história de Berta uma moça que sempre coloca as necessidades dos outros em primeiro lugar e tem como enredo o mistério de seu nascimento e a trágica morte de sua mãe. Os dois primeiros volumes que é basicamente metade do livro são bem chatinhos, ele serve para descrever e apresentar as personagens, mas faz isso de uma forma bem arrastada. Se você sobreviver a leitura desses dois volumes não vai se arrepender. O desfecho do livro é perfeito e a história nos dois últimos volumes me cativou bastante.

"Berta ergueu-se ao doce lume do crepúsculo, e com os olhos engolfados na primeira estrela, rezou a Ave-Maria, que repetiam, ajoelhados a seus pés, o idiota, a louca e o facínora remido".

Carol- Books and Tea 30/04/2013

Muito vale a leitura

José de Alencar
200 páginas
Ática

Primeiramente, antes da leitura, devemos derrubar essa barreira e acabar com todo o preconceito sobre os temidos clássicos da literatura, principalmente os que são pedidos para vestibulares, como os da Fuvest e da Unicamp. Til no caso, é pedido de ambos.

Inicialmente, como a maioria dos livros de época, tem um início monótomo e de aparência vagarosa e chata. Porém, engana-se quem acha que Til, é assim. Não digo, que inicialmente ele não seja, tornando a leitura difícil de se deslanchar, mas sim, que a obra como um todo, é uma grande surpresa para os desacreditados de tais livros, ou que simplesmente julgam tal, por ser literatura nacional.

Alencar, nos encanta com uma obra muito bem feita e perfeitamente esculpida, mas, para percebemos isso, devemos como havia dito, derrubar o preconceito cultural de tais ideais, e aceitar que a escrita de época, claramente é um pouco mais difícil de "se levar", só depois disso, ao lermos iremos conseguir apreciar tal obra rica de conhecimento cultura e regional, tanto negativamente como positivamente.

Com uma escrita primorosa, e complicada, como de praxe de obras que se encaixam no romantismo, devido a época, e a linguagem padrão das obras. Em meio a um ambiente muito dramático e onde muitos valores são colocados a mesa, somos primeiramente apresentados, a um casal de irmãos de criação, Berta(Inhá ou Til) e Miguel. Toda obra gira em torno dessa moça inteligente, graciosa e bela, Berta, com origem desconhecida, até para ela, que foi adotada por nha Tudinha, uma viúva mãe de Miguel.
Vivem em uma pequena casa, próxima a grande fazenda de Palmas, do rico fazendeiro Luis Galvão, um típico anti-heróis de época, passivo que desde a juventude teve muitas aventuras amorosas.
É casado com dona Ermelinda, uma elegante senhora da alta sociedade, com quem teve dois filhos, Linda e Afonso. Além de um sobrinho(Bras), o qual divide sua criação, mas que possui problemas mentais e emocionais, que acabam por levar a exclusão perante alguns parentes.

O livro em si, partilha inúmeros romances juvenis, onde a narrativa gira em torno de Berta, a qual sempre quis saber mais a fundo os mistérios de sua origem, a qual levou a loucura Zana, uma senhora da qual ela cuida. Til, é também, a única que desperta um sentimento puro e bom em Bras, mas não pode corresponder, o ajudando de outra forma, lhe instruindo. Porém, o grande personagem que acaba digamos assim, roubando a cena, é "Jão" Fera, um matador de aluguel, o qual Alencar caracterizou como robusto, e "capanga" de época, porém da classe.

O livro é narrado em terceira pessoa, dividido em duas partes com características gritantes do romantismo;o nacionalismo,sentimentalismo e até a idealização de alguns personagens.

Enfim, a cada leitura de tais clássicos, seja por provas ou não, percebo que devemos exaltar as grandes obras nacionais, e antes de julga-las lê-las, para ao menos, podermos criar críticas construtivas sobre as mesmas.

Sena 03/11/2023

Berta/Inhá/Til
Esse livro é cheio de voltas e reviravoltas como costumam ser os livros do José de Alencar (ao menos os livros que já li dele). Em geral uma boa leitura e odiei o final.
O autor vai construindo de forma bem lenta os cenários, personagens, de forma que parece que ele só está jogando um monte de gente e informações na trama. Lá pro meio da história o ritmo da narrativa começa a ser mais rápido e tudo que foi posto anteriormente começam a se interligar.

Rhuana.Catarina 30/08/2020

Til
A literatura brasileira clássica é linda e infelizmente pouco lida. Eu mesma tinha receio em ler clássicos brasileiros. Seja por causa da escrita, ou pelo contexto em que se passam essas obras ou ainda e principalmente pela linguagem carregada, rebuscada e densa que os clássicos geralmente trazem.
José de Alencar foi um grande escritor. Nos presenteou com várias obras, entre elas Til, que foi o primeiro livro dele que li.
Til conta a história da realidade do Brasil colônia, da escrivão, dos senhores e sinhazinhas. Das moças que eram criadas e educadas para serem mimosas e rapazes que deveriam saber cortejar uma moça. Essa história se passa no interior de São Paulo. Conhecemos a vida de Til, uma garota meiga, delicada e sempre disposta em ajudar o outro. Juntamente com ela vamos conhecendo aos poucos personagens que expressam de forma significativa o modo de agir daquela época.
Essa leitura me surpreendeu de uma forma muito emocionante. Confesso que achei que encontraria nesse Livro um romance de época brasileiro e nada mais, porém me enganei-me direitinho! É sim um romance de época brasileiro retratando os conflitos, a sociedade, as festas, os modos etc. .Entretanto nessa história mergulhamos na vida dos personagens e descobrimos segredos particularmente macabros e o final do livro....meus Deus! Não esperava!
Resumindo, Til é um romance clássico brasileiro que vai te fazer questionar as atitudes dos personagens naquela época e vai te convidar a pensar se mudou algo nos tempos atuais, porque é impossível ler e não comparar.
Esse livro pode conter gatilhos sobre violência, ao mesmo tempo que promove a reflexão sobre as dores que cada um sente e como reage aos seus sentimentos.
clarinha 30/08/2020minha estante
uau! sua resenha foi tão boa que me interessei pela leitura!

Rhuana.Catarina 31/08/2020minha estante
obrigada!!!!fico feliz!

Laerton 21/03/2021minha estante
Rhuana, eu também tinha uma certa receio de ler, no meu caso aversão, não sei por que, em ler clássicos nacionais. Mas veio a pandemia e comecei a lê-los, pelo fato dos meus livros terem ficados em outra cidade. Sabe, estou amando a literatura brasileira. Terminei Til hoje. Simplesmente amei, por tudo que você falou na resenha. Uns dos meus favoritos pela beleza da escrita também, pelo contexto histórico bem escrito, pelas descrições e pela afetividade crescente que vai se formando entre o leitor e os personagens no decorrer do livro.

Rhuana.Catarina 21/03/2021minha estante
Que maravilha!!!!Muito obrigada!

Marcello.Pacheco 28/03/2021

José de Alencar, certeza de boa leitura
Estória bem construída, leitura atraente. Daria uma boa serie de TV. Apesar do português até certo ponto "difícil", vale a pena o esforço.

Paiva 03/04/2021

Romantismo não é meu forte, mas Til é a típica heroína idealizada q defende os frascos e os oprimidos, até aí nada demais.
O q gostei muito foi a linguagem regional, de época, os costumes da sociedade, as festas e a bem delineada divisão social.
Vale a leitura para enriquecer nosso conhecimento do antigo Brasil.

J_Piexak 09/04/2020

A história é dividida em duas partes. Na primeira (até a página 100 aproximadamente) o autor se empenha em descrever com uma riqueza de detalhes personagens e cenários. Por se tratar de um livro do século XIX, essas passagens são um pouco cansativas devido ao vocabulário. Além disso, Alencar também apresenta os conflitos e introduz os mistérios que vão ser desvendados na parte 2 que apesar de ser mais dinâmica ainda apresenta alguns capítulos arrastados.
Com relação aos personagens: Berta é uma protagonista apaixonante, mas por vezes a bondade dela acaba sendo irritante. Jão Fera é de longe o personagem mais interessante - um assassino de aluguel que apesar de soturno consegue ser carismático.
Me incomodei um pouco com a forma que o narrador se refere ao personagem que possui doença mental, o chamando frequentemente de "idiota" e afins.
Devido alguns furos na história, não fecha 4 estrelas, mas sem dúvida é um romance que vale a pena.

deysiane 24/08/2023

Este clássico do romantismo regional foi bem complicado devido ao excesso de palavras incomuns, não apenas durante os diálogos mas em toda a narração. E isso pode ter sido difícil mas foi interessante da mesma forma, pois ajudou q enriquecer ainda mais o contexto geral da história, que aliás, é muito boa. Tem drama, personagens com passado misterioso, mas, apesar de ser considerada uma obra do romantismo, não tem muito romance não (uhul!).

Raquel.Corteze 25/04/2020

Sempre José de Alencar
Trágico, romântico, o retrato do Brasil daquela época: uma sociedade de aparências e recato.
Eu gosto bastante, mas essas etiquetas, 'bons costumes' e outras características da época me incomodam demais. Era uma sociedade de falsidade, não se podia mostrar o verdadeiro caráter. Que espécie de prisão é esta que o ser humano se submeteu nessa época?
Lila 26/04/2020minha estante
Tb quero ler...

Karen Santos 29/12/2014

Encantador
O que esperar de uma obra envolta pelo tom do pessimismo, comumente disseminado por quem a julga como "chata" sem ao menos abrir uma página? Foi nesse ambiente que eu me apaixonei completamente por Til (ou Berta, como queira). Embora Iracema não tivesse retido tanto a minha atenção, passei a admirar José de Alencar por seu modo inteligente de construir um romance que traz, vez ou outra, uma crítica social, sem no entanto perder a suavidade e o tom adocicado da personagem principal. Essa que, por sua vez, passa ao leitor toda a força, coragem e determinação da mulher. Quanto ao vocabulário, Alencar, como um exímio escritor, constrói períodos profundos, reflexivos ou simplesmente apaixonantes, que diversas vezes me arrancaram suspiros de fascinação (sem hipérboles).
Deixo aqui duas frases que eu gosto muito e que marcam a variação de momentos encontrada em diversos capítulos da obra:

- "E assim é tudo nela; de contraste em contraste, mudando a cada instante, sua existência tem a constância da volubilidade."

- "Daí partiam pelo caminho d’água as expedições que os arrojados paulistas levavam às regiões desconhecidas do Cuiabá, descortinando o deserto, e rasgando as entranhas da terra virgem, para arrancar-lhe as fezes, que o mundo chama ouro e comunga como a verdadeira hóstia."
Lucas Brelaz 14/01/2015minha estante
Livro incrível não é? Eu também marquei a primeira frase com umas das minha favoritas do livro. Ela exprime toda a Inhá em poucas palavras. rs

Bia 03/05/2015minha estante
Eu também amei o livro, é incrível. Não entendo como pode ser tão desprezado por todos de quem ouvi falar que era "chato". Quero ler mais de José de Alencar.

Isabella.Fernanda 14/03/2024

O problema sou eu.
Então... esse é um livro muito bom, com elementos comportamentais e filosóficos pra se refletir e um enredo fofo e também com muita intriga e caos, mas eu não consegui entrar muito nesse livro. Para mim, foi muito cansativo, o vocabulário de 1800 no meio rural paulista é muito distante do que eu conheço, as descrições são cheias de palavras que não conheço, o que prejudica a visualização do cenário e afins... foi muito desgastante e cansativo ler ele, e em um dia eu lia por horas, mas depois ficava com preguiça de pegar...
Infelizmente, terminei o livro na marra, e com certeza não é meu favorito do Alencar, e de todo modo, a escrita dele neste livro está muito característica, a forma como ele constrói as frases e deixa tudo pomposo com a cara dele é fantástico!! Marquei muita coisa e gostei sim da leitura e da história! Enfim, sentimentos conflitantes sobre a experiência de leitura, espero algum dia retornar neste livro e aproveitar melhor!! No momento, me remete a cansaço :/.