O Piloto de Hitler

O Piloto de Hitler C. G. Sweeting

Resenhas - O Piloto de Hitler

Vivi 23/09/2011

Essa é a primeira obra Biográfica que leio, preciso dizer que fiquei apreensiva quando me ofereceram o livro para resenha, nunca fui muito fã de biografias e como o tema guerra/nazismo foi muito explorado esse ano, acabei lendo muito sobre ele durante o ano, então acho que talvez por isso eu tenha começado a ler "O Piloto de Hitler" com o pé atrás.

Estava totalmente enganada!! Gostei de aprender mais sobre o tema, curiosidades e realidades de um evento tão marcante na história mundial, e conhecer o ponto de vista de alguém que esteve tão próximo do centro de tudo isso foi realmente uma visão nova pra mim.

Em "O Piloto de Hitler" conheceremos a história de Hans Baur, saberemos detalhes desconhecidos sobre a vida de Hitler. Conheceremos a ascensão e queda de um dos maiores ditadores da história.
Algo que achei muito interessante, é a descrição das atividades exercidas por um piloto, que até então eu desconhecia, e o próprio desenvolvimento dele na carreira como piloto.

Fatos que eram conhecidos apenas na intimidade de Hitler, que além de megalomaníaco era vegetariano, supersticioso e era um homem acometido de inúmeras doenças, chegando a tomar quantidades maçantes de remédios.

Achei a escrita do livro dinâmica e bem fácil de acompanhar, não fica divagando sobre informações desnecessárias (vai direto ao ponto)
Aline 28/05/2013minha estante
Extamente, vai direto ao ponto. Uma ótima narrativa

Allysson Falcon 20/05/2015minha estante
Vivi, me permita uma dica, se quer ler boas biografias experimente ler as 2 melhores sobre Hitler, dos autores Ian Kershaw e Joachim Fest. São 2 visões diferentes, Kershaw é inglês e mais duro sobre o biografado, Fest é alemão, mas viveu os anos do III Reich. As excelentes obras se completam e oferecem um panorama mais próximo da realidade sobre o líder do regime nazista, e muito importante: não contém o maniqueísmo costumeiro de outros títulos.

Thais 30/09/2015minha estante
É a primeira biografia que leio também, gostei muito do modo como o autor coloca as coisas simples para um entendimento mais amplo. Hitler não teve uma vida fácil e poucos queriam ser amigos dele, creio que a predominância da obediência era o medo mas Hans não, ele admirava e sempre vez jus à todos os cargos que era submetido. Um grande homem. Não li o livro todo mas estou gostando muito.

JB 09/10/2015minha estante
Complementando o comentário do Allyson, ou até mesmo ampliando, li a biografia de Kershaw e me surpreendi com o fato dela ser, ao meu ver, superior à de Fest. Não que a do biógrafo alemão seja ruim mas me parece que Kershaw fez da trama um texto mas interessante e mais flúido, tanto quanto possa ser um livro daquela envergadura e daquele assunto. Vale a pena dedicar um tempo à leitura dessa obra.
Quanto ao livro acerca de Baur apesar de gostar confesso que tanto esse livro como o de Rochus Misch me causaram o mesmo incômodo ao, direta ou indiretamente tocarem na justificativa do tipo "olha, praticamente estive em contato direto com o círculo íntimo de Hitler mas não sabia das atrocidades" o que não me parece crível. Enfim, isso não anula a qualidade e a importância dessa obra.

Joandesori 14/02/2017minha estante
Ele mostra com outros focos as realidades da guerra.

Gil 30/09/2011

Visite e leia outras resenhas http://ensaiosdeumaleitura.blogspot.com

Após concluir o secundário, Baur começou a trabalhar como vendedor, porém a 1ª Guerra Mundial mudou sua vida, com 17 anos alistou-se a infantaria, mas foi rejeitado pelo seu tamanho, ele queria torna-se piloto e 1 anos após apresentou-se como voluntário na Força Aérea da Bavária. Passou pela Guerra e depois foi trabalhar em uma empresa aérea. Adolf Hitler que logo se tornaria Chanceler do Reich e posterior ditador, nasceu na Áustria, tentou entrar na Academia de Belas Artes, mas não conseguiu (teria sido melhor se tivesse conseguido), logo se alistou na infantaria da 1ª Guerra e após esse período, concentrou-se na política. Hitler reconhecia a importância da aviação, ele foi o primeiro chefe de Estado a usar um avião para trasporte e propaganda política e após conhecer o trabalho como aviador de Hans Baur, o convidou para ser seu piloto.

Baur considerava Hitler um homem fascinante, educado, gentil com crianças (só se for as Alemãs) e generoso com poucas pessoas de seu círculo íntimo. Hitler era vegetariano e até fazia piadas com os carnívoros (mas para quem era vegetariano, causou muita carnificina). Baur foi nomeado Major e depois Coronel da polícia defensiva, assim poderia portar uma arma e dar voz de prisão, tudo para a proteção de Hitler. Em novembro de 1939, explodiram uma bomba no recinto onde Hitler havia discursado, mas que por condições climáticas, ele saiu mais cedo, isso poderia ter mudado os rumos da história. Tentaram assassinar o Füher ou o próprio havia armado isso para aumentar sua popularidade? A guerra da Alemanha com a União Soviética foi travada em grande escala: chocante e de uma brutalidade inacreditável. O Exército Vermelho havia ganhado, mas os soldados ainda avançam. Com isso, os anti-Hitler sabiam, que para qualquer esperança de paz, teriam que eliminar o Füher, então houve planos para a "Operação Valquíria", golpe contra Hitler e seu regime. Baur foi até sua casa, o que acontecia muito pouco, e antes de voltar, sentou-se com sua esposa e despediram-se e mal sabia ele, que seria a última vez.

Embora os nazistas já tivessem matado Judeus e proibido casamentos entre Judeus e Alemães, houve um encontro secreto para selar o destino dos Judeus e formalizar o genocídio, adotaram o plano "Solução Final". Apesar dos campos de concentração serem de conhecimento, os campos de morte não eram e qualquer publicidade era proibida. Quando Hitler falou em suicídio pela primeira vez, algumas pessoas, incluindo Baur, tentaram dissuadi-lo, mas ele afirmou que não seria capturado vivo. Baur tinha permissão de Hitler para deixar a cidade, mas preferiu ficar, depois de 13 anos, sentia forte lealdade. Hitler casou-se Eva Braun sua amante de tantos anos, ela quis ficar com ele até o fim. Hitler sabia que este fim estava próximo e planejou seu suicídio. Baur tentou convencê-lo a fugir, mas ele disse " Ficarei em pé ou cairei com Berlim. É preciso ter coragem para assumir seus próprios atos" ( como se o suicídio fosse assumir seus atos). E logo despediram-se, assim como de todos os outros. Eva e Hitler, ingeriram cianeto e ele, ainda atirou contra a têmpora, foram cremados e tiveram suas cinzas enterradas. Logo após, na tentativa de fuga Baur acabou ficando ferido e capturado, e após várias sessões de interrogatórios, começaram os espancamentos. Por causa das condições de atendimento, ele teve que amputar a perna. Após alguns anos sofrendo constantes, interrogatórios, espancamentos e sem a opção de suicídio, acabou sendo transferido e condenado a 25 anos, por cumplicidade durante a guerra. Após, seis anos nos campos de concentração, surgiu esperança para os prisioneiros, pois o Líder Soviético Stalin, havia morrido. Baur voltou para casa depois de 10 anos, casou-se novamente (3º vez) e morreu aos 95 anos, ativo e lúcido. Alguns anos depois, sua esposa declarou: Hitler foi egoísta, por permitir que Baur ficasse, quando ele já tinha decidido pelo suicídio, também disse que Baur afirmou que faria tudo novamente pelo Führer.

Eu sempre tive curiosidade de saber um pouco mais, o que se passou na cabeça de Hitler. Gostei muito da capa e contra-capa do livro, ficou muito bonita, melhor que a original. O começo vem revelando curiosidades, o inicio da vida de ambos, uma coisa que achei um pouco cansativa, foi os detalhes técnicos sobre aviões, os capítulos finais, foram muito bons, pois tudo estava acontecendo. Gostei da ideia de todo capítulo iniciar com asas, também gostei bastante das fotografias e mapas. Folhas brancas, mas como a fonte não é pequena, então sem problemas.

Para quem gosta de história ou biografias, para quem sempre ficou intrigado com Hitler e de como foi tornando-se o que foi, com certeza essa biografia de Hans Baur, que esteve a todo tempo ao seu lado, com certeza eu indico.

Alexandre 04/11/2011minha estante
Ja comprei este livro, e com certeza irei ler.ainda mais depois de uma resenha bem feita como essa...

Diego Rodrigues 14/03/2020

Uma leitura que serve de alerta
Nesse livro o historiador americano C. G. Sweeting, especializado em história da aviação mundial e considerado uma autoridade em história militar alemã, relata a vida de Hans Baur, o piloto particular de Adolf Hitler durante suas campanhas políticas e líder da SS na Segunda Guerra Mundial. O trabalho de pesquisa feito pelo autor para escrever esse livro é notável e como resultado temos um documentário muito bem arquitetado e rico em detalhes, trazendo fotos e entrevistas que ajudam a ilustrar o tenebroso período no qual os fatos relatados aqui se passaram. Como não poderia ser diferente, apesar de contar a história de Hans Baur o autor não se limita a escrever sobre a vida pessoal do piloto e vai muito além disso. Os horrores da Segunda Guerra Mundial já são conhecidos, mas aqui são retratados sob uma perspectiva diferente. E também temos vislumbres e detalhes da vida particular de Adolf Hitler, presenciados pelo piloto.

Mais do que uma biografia, "O Piloto de Hitler" é um documentário que serve como alerta para sociedade atual. Após a a derrota na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha sofria com as restrições impostas pelo Tratado de Versalhes e havia mergulhado em uma depressão pós-guerra profunda, gerando desemprego, fome e desesperança para seu povo. Foi então que Hitler surgiu com suas intensas campanhas políticas repletas de discursos enérgicos nos quais prometia dias melhores para o povo alemão. Se aproveitando de um momento de fraqueza e pessimismo que assolava o país, Hitler conseguiu aos poucos convencer mais e mais pessoas de que ele seria a única solução para reerguer toda a Alemanha. O povo alemão levou Hitler ao poder acreditando que ele seria a solução quando na verdade ele seria a destruição. Após chegar ao poder e recuperar a situação econômica do país conforme prometido, o que foi fundamental para ganhar o apoio praticamente total e despertar o sentimento nacionalista do povo, Hitler implantou o sistema nacional-socialista (conhecido como nazismo), caminho que levaria a Alemanha a Segunda Guerra Mundial e ao Holocausto.

Acompanhar a ascensão e queda da Alemanha de Hitler é muito interessante embora assustadora. A potência militar avassaladora do Terceiro Reich permitiu o rápido domínio de vários países e a expansão em larga escala do território alemão. O livro relata os principais episódios desse período, como a invasão da Polônia, Dinamarca, França e diversos outros países. O sucesso militar de Hitler nos primeiros anos como líder foi estrondoso mas logo as coisas viriam a se complicar. A Inglaterra foi o primeiro país a apresentar uma defesa eficiente e resistir a invasão alemã. Mesmo após esse impasse Hitler, subestimando o poder militar da União Soviética, declarou guerra ao país e ordenou o envio de tropas para o leste europeu, passando a lutar em duas grandes frentes. A Inglaterra logo começou a receber ajuda militar dos EUA, o que fez Hitler declarar guerra também aos norte-americanos. Na União Soviética, que também começava a receber apoio americano, o exército alemão começou a perder forças. Hitler não aceitava recuo nem rendição e obrigou seu exército a lutar até o fim em meio ao gelo soviético, o que resultou num dos episódios mais sangrentos da Segunda Guerra, a Batalha de Stalingrado, no qual as tropas alemãs que ocupavam a cidade começaram a ficar sem recursos e por fim se viram totalmente isoladas cercadas somente pelas tropas soviéticas. Os Aliados avançavam rapidamente e por lados diferentes, a Alemanha foi perdendo território em uma série de derrotas, a maioria delas resultado das ordens de Hitler, que discordava completamente das orientações dos líderes de campo que queriam recuar. E assim foi até a tomada de Berlim e a ocupação da Alemanha pelos Aliados. Hitler por fim se suicidou, assim como diversos líderes que não queriam morrer pelas mãos do inimigo.

Além de uma grande riqueza em detalhes sobre a aviação alemã, a obra traz também muitas informações militares sobre armas, tanques e estratégias de guerra como a famosa Blitzkrieg (guerra relâmpago), adotada pela Alemanha para dominar vários países da Europa. O livro é recheado de fotos e mapas, tem um índice onomástico bem organizado e eficiente para pesquisa rápida, e traz ainda uma tabela de equivalência de patentes que nos permite entender melhor a hierarquia do Terceiro Reich. Isso tudo faz de "O Piloto de Hitler" um documento muito interessante de se ter na estante para quem se interessa pelo assunto.

Biografia, documento histórico e militar, como se não bastasse tudo isso o livro também serve como um ensaio para tentar entender um pouco melhor a mente de Adolf Hitler e como ele conseguiu convencer até mesmo pessoas bem instruídas de que o nazismo era o caminho certo para reerguer a Alemanha. Como exemplo temos o próprio Hans Baur, que mesmo tendo visto de perto os horrores da Primeira Guerra e as cicatrizes que ela deixou em seu país, ainda assim seguiu Hitler até o fim. Mesmo após o suicídio do líder ditador e a queda do Terceiro Reich, mesmo depois de dez anos de sofrimento e tortura como prisioneiro dos soviéticos, o piloto permaneceu fiel a Hitler até o fim de sua vida. Afinal, Hans Baur foi só mais uma vítima de Hitler? Ou se aproveitou da liderança do ditador para deixar vir a tona seu lado mais obscuro que já existia em si antes mesmo de Hitler? Ou ele foi apenas negligente e conformista, se deixando levar pelo pensamento nacional-socialista? Essas são as perguntas que o livro nos deixa, não só em relação a Baur mas também a todo o povo alemão.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Tiago675 24/06/2014minha estante
Olá, gostei de sua resenha. E realmente a história de Hans Baur parece ser deixada de lado em certas circunstâncias. Mesmo assim, adorei o livro.
Quanto à admiração ao Führer, eu até consigo compreender. O espírito de uma nação inteira desacostumada à democracia estava abalado demais para raciocinar o perigo que assumia. Tempos sombrios.

Allysson Falcon 20/05/2015

Decepcionante...
Por favor, não quero polemizar, mas eu tinha grandes expectativas no livro e li "O Piloto de Hitler" com muito interesse. Mas me decepcionei rapidamente com ele.

Pessoalmente, acho que o livro tem muitas falhas.
O autor, inegavelmente tem um excelente conhecimento de aviação militar, isso fica claro em seu currículo (ele foi da USAF, Força Aérea norte-americana). Mas ao sair da aviação e se aventurar na História ele comete muitos, e sérios, deslizes.

Em que pese citar algumas fontes em notas de rodapé, ele não apresentou nenhuma bibliografia ao fim da obra, algo grave. Falta rigor acadêmico. Ele não é historiador e tentou escrever como se fosse. O tema central, que se espera ao ler o título da obra, a vida de Baur, fica quase em segundo plano. Ele tenta fazer um relato sobre Hitler e requenta o assunto.

Algumas de suas afirmações um tanto polêmicas, eu diria, ficam soltas no texto, faltam fontes.

Mas o mais grave, na minha opinião, é que ele também faz uma análise maniqueísta de Hitler e os principais líderes do regime, todos são demoníacos, malignos, sinistros e outros adjetivos de caráter subjetivo.

Dessa forma perde-se a objetividade, perde-se o real contexto dos seres humanos, que Hitler e os outros eram, e entramos numa ladainha metafísica, quase religiosa, um embate falacioso, entre o bem e o mal.

A melhor parte do livro são as informações técnicas sobre os aviões, e nesse assunto reside o verdadeiro conhecimento do autor. Mas tirando isso, o livro é decepcionante e tem um quê de caça-níquel.

Fui pesquisar um pouco mais sobre Sweeting, mal se consegue encontrar material sobre ele. Ele é um obscuro autor de 2 livros. Pesquisas em sites em inglês indicam muitas dessas críticas que faço a ele.

Como disse, foi decepcionante...

Li que muitos amigos leitores que deixaram suas resenhas comentaram ter gostado do livro e falam em obra biográfica sobre Hitler e o regime. Me permitam uma dica: para saber mais sobre o nazismo e seu líder prefira as seguintes obras:

"Hitler" de Joachim Fest. Para os alemães do pós-guerra, o nazismo e suas consequências, sempre foram um grande tabu. Eles preferiam não lembrar, ou esquecer, a dura e triste realidade, e o pior: a culpa. A pensadora Gitta Sereny chamou isso de o grande "trauma alemão".
A volumosa biografia de Adolf Hitler, escrita pelo historiador alemão em 1973, foi talvez o primeiro trabalho onde se tentou quebrar esse tabu, sendo também o primeiro escrito por um alemão. Fest foi acusado diversas vezes de tentar diminuir os crimes nazistas, nesse e em outros livros que publicou posteriormente.

Na Alemanha o livro foi um sucesso. Como a História sempre tem mais de um lado, ou diferentes pontos de vista, considero o livro de Fest muito bom, ele teve acesso na época aos mais recentes documentos de então. O historiador nasceu em 1926, portanto ele foi também um observador do período, o que apenas corrobora o seu trabalho.

"Hitler" de Ian Kershaw. Lançada em 2008, a biografia do historiador britânico Ian Kershaw é considerada por muitos como o trabalho definitivo sobre Hitler. Difícil falar em algo definitivo em História, mas o trabalho de Kershaw foi beneficiado pelo acesso a muitos documentos secretos das 4 potências aliadas abertos apenas depois dos anos 2000. O britânico adota uma postura bem mais dura em relação ao Fuhrer.

Entendo que os dois livros se complementam. A leitura das duas biografias, a de Fest e a de Kershaw, permite ao leitor criar uma visão mais próxima da realidade do que foi Adolf Hitler, um dos mais controversos personagens históricos de todos os tempos.

Para saber mais sobre o Terceiro Reich como um todo nada supera a sensacional trilogia de Richard J. Evans. Os três volumes da monumental e estupenda obra de Evans são, seguramente, a análise mais profunda e o que de melhor se publicou sobre o regime nazista até hoje. São quase 3 mil páginas de um primoroso e detalhado texto.
Ana 04/01/2016minha estante
Allyson, mais um comentário que muito me auxiliou em relação a leituras futuras. Obrigada pelas indicações, já foram incluídas em minha estante. Um abraço. :)

Emilio 19/11/2017minha estante
undefined

Pedro.FreiriaOliveira 16/08/2019minha estante
Apesar de não ser um estudioso no assunto para poder encontrar erros históricos graves, eu tive outra sensação. Não achei que pintam um quadro demoníaco dos líderes, e achei até interessante o contraponto que coloca entre os militares e os partidários, algo que eu não imaginava (sempre pensei que o desejo de guerra fosse algo quase unânime). Também penso que a "falta de informação histórica comprovável" é baseada nos relatos recolhidos por não-historiadores (Baur, sua esposa, entre outros). No mais, gostei das suas sugestões, já que senti falta de mais detalhes em varias passagens do livro. Obrigado.

Anderson Theodoro 13/10/2020

Ótima biografia
Rica em detalhes da vida cotidiana de um dos mais fiéis seguidores de Hitler. (Hans Baur)

Jeferson.Schimingoski 09/11/2020

Hitler
Um livro com relatos de alguém que esteve sempre, literalmente, ao lado de Adolph Hitler desde sua chegada ao poder até sua queda. Vale a pena a leitura

Alexsandro9 28/03/2023

Excelente livro (para quem gosta do tema segunda guerra)
Livro é para quem gosta da história da Segunda Guerra. Conta desde o início do partido nazista até o fim e queda do terceiro Reich. Livro seria sobre a história do piloto de Hitler, Hans Baur, mas é apenas um coadjuvante no livro. Falando muito dos fatos da Segunda Guerra e principalmente narrando sobre Hitler. Achei neste ponto muito fraco a abordagem sobre Hans, mas livro te prende na parte histórica.

Marcia Lopes 09/04/2020

Mais que um piloto de Hitler...
Leio pouco biografias, mas quando se trata da segunda guerra mundial e Hitler minha curiosidade aflora.
E esse livro é bem agradável de ler, vamos conhecendo o cotidiano de Hitler , sua vida, suas doenças através de Hans Bauer que foi mais que um piloto, foi um amigo, um braço direito e foi fiel a Hitler até o fim, por isso não acredito que ele não soubesse das atrocidades cometidas pelo tirano.
Além de fatos sobre o Hitler e sobre as guerras, Bauer fala bastante de avião e a história da aviação numa narrativa bem envolvente e o livro conta também com bastante fotos dele, de Hitler e alguns políticos da época.
A leitura e bem bacana, vale a pena ler.

Renato Klisman 27/08/2011

By: http://rkbooks.wordpress.com
A História como você nunca viu...

Hans Baur, a sombra de Hitler no céu, o homem que guiou um dos maiores ditadores do mundo. Neste livro você conhece a história completa dele, desde o início difícil até a carreira sensacional ao lado de Hitler.
Um livro fantástico, ao mesmo tempo que conta a história de Hans, discorre também de algumas coisas até então desconhecidas sobre Hitler.
Um livro histórico, que não parece histórico. Uma narrativa cativante, que prende o leitor por todas as asas da vida de Hans Baur. O Piloto de Hitler.

A HISTÓRIA: Muito boa! O livro é ágil, não fica enrolando muito em detalhes além dos necessários.
Ele conta a história das duas Grandes Guerras, ao mesmo tempo em que fala sobre Hans Baur, Hitler, e suas relações com o mundo e os mais diversos ditadores que governaram sobre ele.
Conta também um pouco da história do desenvolvimento dos aviões, desde os mais simples sem cabines, até os mais sofisticados, como o que Hitler mandou instalar uma poltrona particular superconfortável.
C. G. Sweeting também tece uma história em torno do desenvolvimento da Alemanha Pós-Primeira-Guerra, os motivos que levaram Hitler à sua enorme revolta e também as conseqüências do desarmamento da Alemanha sobre sua tecnologia militar.
Resumindo, mesmo não sendo um Romance YA, ou um suspense policial, O Piloto de Hitler consegue cativar e entreter o leitor, além de ser uma ótima arma para ser usada contra seu professor de história, se ele for um daqueles que se acham demais.

A CAPA: Linda demaaaais! Os títulos em vermelho do livro são impressos em tinta metalizada vermelha, o que dá um tom todo especial à capa. Sem contar que, mesmo sendo bem simples ela é totalmente cativante, uma coisa de outro mundo.
Uma coisa legal no livro também é o fato de ele ter imagens retratando alguns momentos da época de Hitler, que nos mostram que um dos motivos de ele ter se tornado um Ditador de sucesso foi, com certeza, seu enorme plano de marketing e publicidade. Para saber mais do que eu estou falando só mesmo lendo o livro.

UMA PALAVRA QUE DEFINIRIA O LIVRO: Inebriante.

Douglas 21/03/2021

Interessante
Uma leitura fluida que narra a segunda guerra mundial fora do convencional, trazendo consigo inúmeras lições desse episódio histórico - que parece muito distante da atualidade - porém ocorreu poucos anos atrás e possuímos marcas deixadas até hoje.

Monica 17/11/2013

ótimo!
O livro faz uma narrativa bem resumida sobre os principais acontecimentos da segunda, várias vezes partindo do ponto de vista de Baur. apesar de achar que o livro falaria mais do piloto, achei um ótimo livro, ele traz muitos detalhes de aeronaves (até pq o autor é da área, não poderíamos esperar diferente). eu achei que não fez a menor diferença pular essas partes de descrições minuciosas e ir para a história.
incrível como vc não consegue ver Baur, um nazista convicto (apesar de que não é falado se Baur era anti-semita ou não) e fã de hitler, como uma pessoa má... minha impressão é a de que Hitler deixava os alemães cegos...

Marcelha.Leone 11/09/2020

Baur foi o piloto oficial de Hitler no Terceiro Reich, assim como muitos alemães, idolatrava o Führen a ponto de ficar ao seu lado mesmo quando tudo estava perdido.
Piloto exímio, combatente da Primeira Guerra, Baur era o típico alemão do período mais sombrio da guerra.
Por vezes a leitura fica arrastada, mas vale como conhecimento histórico.

naomexenomeulivro 07/01/2022

Fantástico!
Um livro poderoso que conta detalhes sobre a vida de Hans Baur e como ele se tornou o piloto de confiança de Hitler.

Foi com Hans Baur no comando da aeronave que Hitler foi à Italia se reunir com Mussolini algumas vezes. Foi ele também que, a mando de Hitler, levou o ministro do exterior von Ribbentrop a Moscou para firmar o Pacto Nazi Soviético com Stalin que culminou com a invasão da Polônia e o início da 2a Guerra.

Hans Baur conviveu com Hitler de perto e testemunhou as principais decisões de Hitler na 2a Guerra.

Mais do que contar tudo isso, o autor nos leva diretamente para o front! Ler o Piloto de Hitler é conseguir ouvir o som dos aviões, escutar os exércitos os tiros, os bombardeios... é congelar no frio soviético, é estar dentro do bunker do Führer ouvindo seus gritos desesperados a cada derrota, é ouvir tudo o que Hitler e seus aliados conversavam.

É como se estivéssemos ali, presentes, na morte de Hitler e Eva Braun. É como se estivéssemos em fuga junto com Hans Baur. É como se tivéssemos vivido nas prisões e campos de trabalho soviéticos no pós guerra.

Uma experiência literária simplesmente incrível!

Giancarlo 01/01/2013

A Descrição do Reich
Essa obra é impressionante. Para quem estuda o tema ou se interessa pela figura histórica de Hitler, pela tragédia da segunda guera mundial e o anti-semitismo europeu, é um livro de imprescindível leitura.
São as descrições de uma pessoa que viveu no círculo íntimo de Hitler sem participar das questões políticas(Baur foi seu único piloto e, de todas as viagens aéreas que Hitler fez, apenas 1 não foi comandada por ele).
É chocante porque vemos um homem forte, inteligente, desbravador, extremamente profissional, engajado, retilíneo, descrever seu líder como fascinante, educado, generoso com as poucas pessoas que incluía em seu círculo íntimo, gentil com as crianças e que gostava muito de animais. Abominava a caça, era vegetariano, abstêmio, contra o fumo, o mais fotografado da história, culto, não se permitia ganhar peso, jamais foi visto sem paletó e gravata. Baur revela um ser educado que contrasta com a figura do tirano e arrogante que conhecemos no ocidente.
Uma das maiores criações da propaganda do século passado, Hitler foi alçado à figura do salvador da Alemanha por ter restituído o respeito da nação após a humilhação do tratado de Versalhes.
Viveu com Hitler até seus supostos momentos finais no bunker de Berlim, foi capturado pelos russos, torturado por duas décadas, enviado aos Gulags soviéticos (campos de concentração cuja violência suplantava aos alemães na segunda guerra mundial). Morreu com 95 anos afirmando que Hitler foi um dos maiores homens que o mundo conheceu e isso só não se tornou a verdade porque os livros de história foram escritos pelos inimigos do Reich.
Enfim, a obra mescla as impressões pessoais de um militar respeitado com os fatos históricos do período, emprestando sua visão (suposta versão real) do que viu e viveu dessa proximidade de toda alta cúpula nazista.