Luciana Saudade

Luciana Saudade Carlos Heitor Cony

Resenhas - Luciana Saudade

Rita332 01/08/2018

E Luciana cantou "Saudade"
Luciana tem dezesseis anos. É uma garota inteligente, amável e adora cantar. Ela, incentivada por sua amiga Márcia, se inscreve para um concurso de música em sua escola. Quem vencer participará do Festival Intercolegial de Música Jovem e o vencedor cantará no Maracanãzinho. Ela escolhe cantar "Felicidade", de Lupicínio Rodrigues. Tudo parece bem, até que uma menina, sua rival, faz com que Luciana seja um fracasso. Triste, mas sendo sempre apoiada por seus amigos Márcia e Raul, Luciana segue em frente com seu dia a dia até que conhece um senhor chamado Inácio. Ele é um velhinho ela passou a encontrar e quase sempre estava com sua neta, Maria, no parque. Aos poucos, Luciana foi tomando conhecimento da vida dos dois: Seu Inácio cuidava da neta, que tinha um problema sério de pulmão, e também compunha. uma das músicas que mais agradaram Luciana foi "Saudade". Então Luciana tomou uma decisão: ajudaria os dois. Conseguiu com seu amigo Raul a internação de Maria. Mas precisava de mais! Tiveram a ideia de Luciana cantar no Festival. Ela poderia se inscrever por fora. No entanto, seus pais não consentiriam. Falsificação de assinaturas, muita luta para ajudar.
E Luciana cantou "Saudade"!

Esse livro marcou minha adolescência. Com ele aprendi que ajudar é o que importa e que podemos fazer pelo próximo mais do podemos supor. Um livro lindo e inocente, cheio de esperança. E é disso que precisamos: esperança.
Quando li esse livro, ainda havia inocência e bondade em nossos caminhos d adolescentes.
Livro comovente, que inspira bons sentimentos. Um dos melhores que já li na vida.

Sempre imaginei que se esse livro se transformasse em filme, a música do velho Inácio seria esta: Saudade, com Jane Duboc.

site: https://paragostardelerbrasil.blogspot.com/2016/08/luciana-saudade-carlos-heitor-cony.html
Rita.Siriaka 30/06/2020minha estante
Nossa! Eu li esse livro na minha pré adolecência e nunca esqueci. Nao me lembrava mais da historia só sei que eu amei e sempre me lembrei do nome e do autor, coisa que nao ocorre com frenquência tratando-se de livros da infância.
Obrigada por recordar! Viva Carlos Heitor Cony.
Rita

Rita332 01/06/2020

Marcou minha vida
Um livro magnífico que fala sobre empatia, amor ao próximo e força diante das maldades que enfrentamos no nosso dia a dia.
Luciana é um exemplo de perseverança. Ela nunca desistiu, embora tivesse motivos para isso.
Desobedeceu aos pais, mas quem, tendo um bom e amoroso coração, não o faria diante do sofrimento do senhorzinho Inácio das flores?
E Luciana cantou "saudade".
Marcou minha adolescência, me ensinou a caridade quando eu nem fazia ideia do real significado da palavra.
Só tenho a agradecer por ter podido ler esse livro (foi emprestado, minha mãe não podia comprar) e recomendo.

site: https://paragostardelerbrasil.blogspot.com/

Chaiane 21/12/2020

Leve e fluido
Comecei ler o livro sem nem ter lido a sinopse. E mesmo sendo um livro que eu poderia ter lido na minha adolescência e não nos dias atuais, já que o gênero não me atrai tanto quanto antes, me senti muito bem lendo. Carlos Heitor Cony tem essa maestria de tornar tudo muito interessante na medida certa não importa a temática. Um livro nostálgico, leve e que me fez passar uma tarde bastante divertida!

JJFelix 30/09/2023

"Qual será a reação de uma menina-moça que experimenta o mais humilhante fracasso, no instante mesmo em que sonhara com a mais espetacular consagração? Os devaneios, as rivalidades, os ciúmes, os êxtases, as depressões, os conflitos íntimos que se avolumam em tempestades - a alma, enfim, de uma adolescente de 15 anos - eis o conteúdo rico, suculento, deste romance de Cony."

Julys 11/04/2022

Fofinho
Leitura rápida. Livro fofinho.
Bem adolescente com seus aborrecimentos.
Gostei.
Serve para curar ressaca literária.

Ana Carolina 21/08/2022

Um livro mediano
Luciana Saudade tem uma sinopse tanto quanto interessante: uma garota do ensino médio que sonha em ser cantora e vê a eu oportunidade da carreira em um concurso da cidade.
O livro é interessante, escrita leve e divertida, mas o final em aberto: é bem decepcionante queria realmente ler que ela ganhou e deu uma vida digna pro Velho Inácio e Maria.
Não me surpreendeu em nada.