O Xamado

O Xamado Laura Bergallo

Resenhas - O Xamado

Sthaelle 30/08/2011

Léo é um garoto que não acredita em nada que não seja concreto e, quando do nada, surge um tal de José Eleutério aparece no meio de sua conversa e mais três amigos, tudo o que Léo consegue pensar é: Invadiram meu computador!
Mas o tal José Eleutério, veio com um papo muito sinistro dizendo que havia sido assassinado e não cometeu suicidio como o jornal local havia anunciado, e para conseguir provar que estava falando a verdade, pediu a ajuda do Léo e seus amigos, pois assim ele não conseguiria sair do Vale das Coisas Pendentes. Mas o que fazer se Léo não acredita que está conversando com um espirito? Será que eles serão capazes de acreditar e ajudar José Eleutério a
deixar o Vale das Coisas Pendentes?

Leo diz (14h01):
. tah complicado
. pra desmascarar
. esse assassino

Andre diz (14h03):
. eh msm
. o q q a gente pd fazer agora?

Dani diz (14h04):
. do jeito q tah indo
. nunca vamos descobrir
. coisa nenhuma

Mari diz (14h06):
. tlvz seja hora d desistir

José Eleutério diz (14h07):
. Por favor, não façam isso!
. Não posso seguir em frente
. sem ter esse assunto resolvido.
. E é muito angustiante ficar retido
. aqui no Vale das Coisas Pendentes!
Págs 57 e 58

Não posso contar mais nada, senão solto spoiler. Eu adorei o livro! A leitura é leve e cheia de suspense e nos prende de uma forma que não nos deixa largar o livro até terminá-lo. O livro é curtinho, e dá para ser lido em apenas 2 horas.
Os personagens são adolescentes de 16 anos, e cada um tem o seu jeito extraordinário de expor seus planos e idéias.
O desfecho do livro é incrível, achei a idéia super criativa! O Xamado é um livro infanto-juvenil muito, muito bom! Sem contar que o livro é repleto de desenhos que marcam cada capítulo. Quando recebi esse livro, não curti muito a capa, mas logo após a leitura ela se encaixou direitinho :) Super recomendo esse livro, para uma leitura de sábado :)

Mais resenhas em: thataeoslivros.blogspot.com

Annie 18/08/2011

O Xamado, por Ana Nonato.
Espaço
Não é definido.

• Caracterização: Há uma "generalização" no espaço do livro. Por conter elementos comuns a quase todas as cidades do país (perímetro urbano, zona rural, lan house, jornais de pequena circulação), o enredo poderia se passar em qualquer município do Brasil. Isto aprofunda o leitor no enredo por ele mesmo imaginar o espaço como algo que lhe é conhecido.

Tempo
Dias atuais.

• Caracterização: Os aparatos tecnológicos (celular, MSN) aliados ao vocabulário "internetês" permitem inferir em qual época o livro se enquadra. Ou seja, nos dias atuais.

Personagens
São pouco aprofundadas no sentido psíquico (o que é vantajoso para o livro, tendo em vista o público alvo e a proposta do mesmo. Não é objetivo tratar de conflitos pessoais das identidades de cada personagem e sim entender seu propósito em cada ação do enredo).

Coerência entre espaço, tempo e personagens
Os elementos "espaço familiar ao leitor", "contexto do público alvo" e "personagens semelhantes e baseados nos jovens da realidade" constituem, juntos, uma costura perfeita e forte entre os três elementos.

Enredo
A narração é escrita em 1ª pessoa do singular, algo não tão incomum entre os livros infanto-juvenis. O que foge à regra e torna este enredo único é o mistério intrigante (podendo-se até equipará-lo a "Os Karas", de Pedro Bandeira) e, ao mesmo tempo, simples que o mesmo propõe, utilizando o assassinato como pretexto para explorar um tema muito maior. É muito interessante, também, a coerência entre as passagens e a eloquência do narrador, apesar das gírias constantes. A originalidade é ponto positivo: trazer o espiritismo e a mediunidade (assuntos em voga, dos que mais geram curiosidade e fascínio) a um enredo infanto-juvenil é uma estratégia muito inteligente.

Capa
A capa é muito bonita com seus recortes e flashs. A cor azulada remete ao misterioso, "sobrenatural" - pertinente à proposta do mesmo. As ilustrações também são ponto forte para atrair o leitor jovem.

Sinopse
Seca demais: revela o que o livro pretende mas, ao tentar instigar o leitor, corta as palavras, falhando em seu propósito.

Vocabulário e estrutura física
Este livro tem um diferencial. Por se valer do internetês e das gírias como linguagem do jovem, estes aspectos não devem ser encarados como erros e sim como "recurso estilístico". Excetuando-se alguns deslizes na colocação das vírgulas, a revisão e a gramática estão impecáveis. As páginas mais largas permitem as ilustrações dos capítulos e a letra aumentando, tornando a leitura prazerosa. As páginas são de fácil manuseio e a capa é resistente: uma estrutura física invejável.

Gostou da obra?
Muito! Sou fã de "Os Karas" e policiais infanto-juvenis. Foi uma delícia ler "O Xamado" (o que fiz no mesmo dia em que chegou. No caso, ontem). Obra de respeito e não é por que a autora ganhou o prêmio Jabuti (um dos maiores prestígios para um escritor).

Avaliação
- Sinopse: 5
- Estrutura física: 10

Nota: 9,2

Recomendações
A todos que gostam de literatura infanto juvenil, de literatura nacional de qualidade e que tenham alguma curiosidade acerca do espiritismo e queiram se informar com uma leitura leve, divertida e rápida.

Mais resenhas em http://seismilenios.blogspot.com

Talita 12/08/2011

Me surpreendi mais uma vez com um livro da Editora Vida & Conciência ;)
Em apenas três horas eu devorei o livro todo, é impossível de largar antes do final *-*

O livro conta a hisória de Leonardo, um menino de 16 anos, que em um dia comum, está teclando com seus três amigos no msn, quando um quinto elemento aparece de forma inesperada na conversa. Seu nome é José Eleutério, um morto considerado suicida e que precisa de ajuda para desvendar a verdadeira causa da sua morte, e que implora pela ajuda de Leo, que a príncipio, tinha certeza que esse misterioso personagem era um hacker super inteligente querendo lhe dar um golpe.

Entretanto, essa certeza começa a virar dúvida, quando o ''fantasma'' revela fatos da vida de Leo que poucas pessoas tinham conhecimento, porém Leo, como sempre muito temeroso, ainda custava a acreditar no tal espírito, assim muito irritado com essa ''assombração'', ele e os seus amigos começam a investigar a história com a ajuda de José Eleutério e se arriscam atrás de pista, vivendo uma aventura ao mesmo tempo aterrorizante e divertida, com pequenos toques de romance sobrenatural/policial.

O livro altera os discursos, entre mensagens instantâneas de msn e trechos narrados normalmente. É uma história engraçada, empolgante e atual, que mistura fantasmas e tecnologia, religiosidade, crenças, modernidade, consumo, interesses e amizade, e de uma forma que atrai todos os públicos e que prende o leitor até o surpreendente final ;)

E por falar em final, no fim do livro temos um "Pequeno Glossário de Internetiquês" que traduz os termos e abreviações usados pelos jovens em bate-papos pela internet no livro e na vida real.

Trecho do livro:
Leo diz (14h01):
. tah complicado
. pra desmascarar
. esse assassino

Andre diz (14h03):
. eh msm
. o q q a gente pd fazer agora?

Dani diz (14h04):
. do jeito q tah indo
. nunca vamos descobrir
. coisa nenhuma

Mari diz (14h06):
. tlvz seja hora d desistir

José Eleutério diz (14h07):
. Por favor, não façam isso!
. Não posso seguir em frente
. sem ter esse assunto resolvido.
. E é muito angustiante ficar retido
. aqui no Vale das Coisas Pendentes!

De novo aquela besteirada de “Vale das Coisas Pendentes”! O hacker “fantasma” não desistia mesmo! Imagina se eu ia acreditar numa bizarrice daquelas...

Livy 15/07/2011

Uma leitura gostosa!
Mais resenhas: http://nomundodoslivros.blogspot.com

O Xamado foi um livro muito prazeroso de ler, me proprocionando momentos de descontração. Com uma estória de investigação juvenil, Laura Bergallo conseguiu colocar vários elementos interessantes e dinâmicos, que irão agradar não apenas aos jovens leitores, mas aos de todas as idades (como eu por exemplo). Eu adorei o estilo da autora, e como a estória de Léo e seus amigos se desenvolve.

Léo é um adolescente que não acredita em nada que não possa ser concreto. Então um dia quando ele e seus amigos estão batendo um papo através do MSN, ele leva um susto: um estranho entra na conversa e diz que precisa provar que não se suicidou (sim é um fantasma teclando com eles) e que está em um plano onde os fantasmas têm coisas pendentes na terra para resolver. Mesmo contra a vontade (e duvidando muito da identidade do suposto morto, e acreditando se tratar de um hacker), Léo e seus amigos mergulham de cabeça (e cada vez mais e mais) em muito mistério e suspense, com vários suspeitos pela morte do sujeito.

Pronto! Não vou contar mais pra não estragar o suspense do livro, que é muito gostoso! Mas o que posso dizer é que o livro tem uma estória deliciosa e fácil de ler, e que o suspense é bem legal! Os personagens também me agradaram muito, tendo cada um seu conhecimento e habilidade mais marcantes. Todos têm algo a acrescentar à investigação e resolvem tudo em equipe. Além disso, o modo como Léo e seus amigos acabam solucionando o caso é muito criativo e pra lá de interessante!
Outro ponto forte do livro são as artes incríveis que estão recheando-o! Em cada início de capítulo há uma ilustração que representa os acontecimentosque se seguirão. Muito legal!

Pra quem concorda que ler um livro infanto-juvenil, independe da idade, não pode perder este livro! Quer curtir uma leitura gostosa? Leia O Xamado - Teclando com o além! Está aprovado!