O Complexo de Atlântida

O Complexo de Atlântida Eoin Colfer

Resenhas - Artemis Fowl e o Complexo de Atlântida

Clio0 15/06/2022

O sétimo livro da série traz outro tema favorito da ficção científica: O lado B da sua personalidade. Mas, enquanto na maioria dos livros temos um herói virando vilão, aqui temos a Artemis Fowl ficando bonzinho. O resultado é uma representação hilária e estereotipada do nosso querido adolescente irlandês.

O autor deu ênfase em sua caracterização, então não houveram tantas reviravoltas na trama e essa se tornou mais simples, mais linear - o que não implica de forma nenhuma em uma perda de qualidade. Porém, essa guinada brusca de estilo narrativo pode desagradar alguns fãs mais melindrosos.

O destaque fica para os arroubos paranoicos e a incapacidade do personagem principal em ignorar uma Capitã Holly que parece cada vez mais sensual e interessante para o adolescente.

Ialy 25/05/2012

Morno
Esse foi o pior livro do Artemis até agora. Gosto dessa série pelo humor sarcástico tipicamente britânico, mas dessa fez foi muito idiota. E o pior é que esse é o penúltimo livro. Espero que The Last Guardian seja melhor. Artemis Fowl é muito boa e merece um final a altura de o código eterno, melhor livro da série na minha opinião.

Kamui Leo 22/08/2021

Pense em magia. Pense duas vezes.

Algo terrível aconteceu a Artemis Fowl II: ele virou bonzinho. As criaturas diagnosticam o Complexo de Atlântida, uma doença que causa comportamento obsessivo-compulsivo e múltiplas personalidades, causada por ter mexido tanto com magia.

Agora, a cidade subaquática de Atlântida está sob o ataque de robôs malignos e o novo Artemis bonzinho não consegue lutar contra eles. Será que sua aliada, a capitã Holly Short, consegue trazer o verdadeiro Artemis de volta – antes que esses robôs misteriosos destruam a cidade e todas as criaturas que vivem lá?

Cristiane 20/06/2023

Ri horrores com os sintomas desse Complexo de Atlântida!
Mais uma aventura incrível, onde efeitos e causas são bons demais para a história!
A história começa muito boa, Artemis começa a apresentar sintomas estranhos, que logo são descobertos como sendo efeitos do Complexo de Atlântida devido ao seu amplo e abusivo contato com magia do Povo das Fadas.
Quando Artemis tem o corpo completamente controlado por um ser completamente diferente do que ele é, muito mais sentimental e falador, a história se torna muito engraçada!
Dei boas risadas com o falatório dele e as constantes investidas lançadas para Holly, revelando a ela e aos demais o profundo sentimento que Artemis nutre por ela.
A história é boa do início ao fim, e Butler, mesmo longe de seu patrão, é responsável, juntamente com sua irmã, por cenas de muita aventura e emoção.
O final, às coisas começam a ficar um pouco mais tensa, porém de igual qualidade do início.
A série vai se encaminhando para o final, e não estou preparada para isso.
Sem sombra de dúvidas, um dos melhores livros da coleção.

Felucy 12/09/2011

Decepção
Adoro Artemis Fowl, mas engolir seu alter ego foi dureza.
Metade do livro foi sem seu personagem principal, com seu humor seco, seus planos mirabolantes.
Só não coloquei ruim porque gostei dos momentos de lucidez do Artemis que foram poucos.
Praticamente um filler!

Andi 09/09/2011

.-.
Estava morrendo de saudade do nosso ex-genio do crime,mas ainda e sempre um genio. O livro começa um tanto estranho,mas a narrativa e rapida e cheia de emoção,narrativa q te prende do começo ao fim.
Fiquei com raiva,frustrado,ri e ri denovo,é um livro divertido,menos viajante q o paradoxo do tempo,mas O complexo de atlantida me irritou,o Artemis normal,frio e calculista e mto mais FODA,mas justamente esse complexo q me irritou q deixou o livro mais engraçado e divertido,e o Artemis ainda usou isso, dá pra acreditar husah. enfim recomendo.
Ander 09/09/2011minha estante
Logo vou ler *-*

Luli 23/07/2020

Por consequência de suas aventuras e sua perigosa relação com a magia, o jovem Artemis Fowl II é diagnosticado pelas criaturas com o Complexo de Atlântida, uma doença que causa comportamento obsessivo-compulsivo e múltiplas personalidades. Agora, com o retorno de um antigo bandido a cidade subaquática de Atlântida está sendo atacada. Como Artemis conseguirá ser útil em seu estado?

Pra mim, o livro não foi o que eu esperava, sendo sincera senti falta de um plot twist grandioso assim como nos livros anteriores como o codigo enterno ou até as pequenas, mas surpreendentes revelações em a colônia perdida. O livro tem seus pontos positivos como o vilão e suas motivações, contúdo esperava mais de um dos ultimos livros a série.

matheuswg 13/11/2012

AF - O Completo de Atlântida
Poderia ser maior? Sim.
Poderia ser mais detalhado? Sim.
É ruim? De jeito nenhum.
Não sei exatamente o motivo pelo qual esse livro foi tão curto, sendo que o enredo poderia render mais umas 100 páginas, pelo menos. Ainda assim, é ótimo.
Durante a maior parte do livro se imagina quem é o real vilão por trás da trama, e eu, pelo menos, desconfiei da Opala Koboi até o último minuto.
Órion, o alterego de Fowl, que surge no segundo estágio da sua doença, dá todo um tom divertido à história, mesmo que o livro não seja pontuado com suas observações brilhantes como de costume. Ainda assim, as declarações de amor para Holly suprem isso de maneira cômica.
O final do livro é a melhor parte, que deixa aberto uma gama de possibilidades para o próximo, que (esperamos) vai ser o melhor de toda a série.
Foi realmente o livro mais pobre em matéria de trama e de genialidade, mas ainda assim, foi o mais cômico de todos, e é impagável ver o gênio Artemis agindo feito um idiota.
Não fica abaixo da qualidade dos outros, mas também não é nenhum ponto alto da série. Vamos torcer pra que tenha criatividade restante ainda para a última história, e que Artemis ganhe um desfecho incrível. (E possivelmente que Opala Koboi volte, já que ela é bizarramente interessante.)

Will 24/02/2020

Velhos Rancores, novos problemas
Uma trama de uma mente magistralmente maligna.
Não, não a do Fowl.
Virando os próprios princípios criminosos que Artemis poderia ter usado no passado contra ele, um rival do passado marca a trajetória na vida da cidade do Porto.
Um livro bem construído, caminhando cada vez mais para o desfecho da saga do jovem Fowl II.

Mari J 14/06/2021

Então
Artemis Fowl se tornou uma série de livros do meu coração, por ser o penúltimo livro, não posso falar muito. Mas recomendo para todos as idades

A.Z.Cordenonsi 29/12/2011

Mas o que deu no autor...
... pra escrever isso? Sempre achei a série Artemis Fowl interessante; nunca a considerei a oitava maravilha do mundo, mas sempre dei muitas risadas com os livros. E daí, do nada, me aparece "isso". História sem nexo, narrativa sem nexo. Sei lá, acho que foi algum filho ou sobrinho que escreveu... alguém que não completou ainda o ensino fundamental. Ou o autor tá precisando de grana, vá saber.

BernardoM 03/01/2012

Muito bom, mas muito diferente (possíveis spoilers)
Não é que diferente seja ruim, porque o livro é muito bom, mas certas coisas mudaram e nem todos vão ficar satisfeitos com a mudança, ou pelo menos acho eu.
É característica de todos os livros da série do Artemis Fowl que ele sempre tenha algum plano secreto que se desenrola durante o livro e sobre o qual o leitor só tem conhecimento no final.
Não é o caso aqui.
Em O Complexo de Atlântida, Artemis sofre da tal doença que dá nome ao livro, causada por exposição exagerada á magia das criaturas do subterrâneo, que faz com que ele conte coisas, não aguente desarrumação e outros sintomas que se assemelham a TOC. Ele também cria uma personalidade chamada Órion, que é basicamente um Artemis bonzinho, poético e pamonha.
Todo o humor dos livros anteriores está de volta (e na verdade bem melhorado, acho eu), e a história é no geral muito boa, e você nunca para de torcer para os personagens (as vezes até para os que não estão planejando fazer nada de bom).
Só tive problema com as descrições do livro (e isso já aconteceu antes): muitas coisas de pouca relevância na história são detalhadas por parágrafos a fio, sistemas eletrônicos e outros tipos de coisa assim são praticamente desmontados na sua frente, e ás vezes você se pergunta porque diabos algum personagem decidiu detalhar todos os componentes de uma máquina de fazer neve ao invés de simplesmente apertar a droga do botão de "ligar".
Mas sei lá, vai ver sou eu.
Enfim, o livro é ótimo, merece totalmente ser lido, mas tem certas descrições problemáticas.

Gabrianne 12/09/2012

Inesperado
Sempre adorei a série e a forma com que a história e a narrativa se desenvolve rápida e completa. O Complexo de Atlântida não foi diferente. De fato, foi muito divertido e ri bastante, afinal adoro o Artemis e me divirto quando vejo tanto suas certezas quanto as falhas. Achei o livro ótimo, ainda mais pelo final inesperado onde ele acaba usando sua "fraqueza" como um trunfo. Para ter um conhecimento melhor de um dos personagens do livro, recomendo ler antes Arquivo Artemis Fowl Confidencial.

Recomendo!!

Kimb.s 05/04/2023

Oq dizer do maior surtado deste universo..
Foi foda em, desculpa as palavras, mas o Orion foi foda de suportar, tranquei o uc quando o Artemis perdeu a conciência