O Monge e o Executivo

O Monge e o Executivo James C. Hunter

Resenhas - O Monge e o Executivo

Anderson_Candido 24/02/2024

O Monge e o Executivo
Posso argumentar, sem sombra de dúvidas, que será necessário mais de uma leitura para absorver as incontáveis e valiosas lições desse livro!

Uma obra fantástica, dinâmica, simples e reveladora.

Com certeza uma das melhores leituras desse ano até o momento!

PS: Comprometo-me, inclusive, a seguir os ensinamentos desta obra. Irei amar.

Ivani 24/02/2024

Um livro fascinante!
Você está convidado a se juntar a um grupo que , durante uma semana , vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estado Unidos.
Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.
É impossível ler este livro sem sair transformado.
O monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

Gustavo Santos 23/02/2024

O monge e o executivo ?
Livro muito bom, aborda muito a espiritualidade e muitas formas diferentes de pensar sobre liderança sendo uma delas a diferença entre poder e autoridade.

Zurlin77 17/02/2024

Livro traz muitas reflexões valiosas para quem busca melhora tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Lucca Mazolini 15/02/2024

Resenha do livro O monge e o executivo.
A narrativa escrita por James Hunter gira entorno da história de John Daily - um homem que encontra-se com uma família em crise e revoltas dentro de sua empresa. Frente a isso, John decide participar de um retiro sobre liderança com duração de uma semana, onde uma das pessoas presentes era o frade Leonard Hoffman, grande empresário americano, o qual ensinaria todos os participantes através de suas reflexões.

Inicialmente, nota-se um certo ceticismo por parte de todos quanto às pautas trazidas pelo frade, principalmente pelo personagem principal e pelo seu colega sargento, cuja a rotina no exército é totalmente baseada na obediência pelo poder e não pela autoridade, algo que é fundamental para o exercício da liderança. Conforme o tempo passa, os alunos do mosteiro vão aderindo aos ensinamentos e compartilham de suas experiências para agregar conhecimento ao grupo.

Durante a leitura, percebi que, assim como os personagens, resisto a diversas mudanças em minha vida que impedem-me de evoluir em áreas como relacionamento interpessoal. O livro não tornará sua vida mais fácil - como era de se esperar- mas ele fará você enxergar os caminhos para tornar-se um líder.

O livro é curto, mas exige atenção para que o conteúdo seja absorvido e, consequentemente, gere mudança em sua vida. Para mim, a principal lição aprendida é que devemos servir para que nossa autoridade seja exercida.

Diego.David 14/02/2024

Necessário
Evitei durante muito tempo a leitura desse livro, após concluí-lo, vejo que muito tempo seria economizado se estivesse lido antes. São pouco mais de 120 páginas, mas com conteúdo riquíssimo e que pode ser muito mais aprofundado pela reflexão e pesquisa. Recomendo não apenas para os que desejam orientação na sua vida profissional, mas também para os que buscam ser uma pessoa melhor.

sailorpaty 07/02/2024

Manual para ser líder
Que achado esse livro, comprei num sebo, não tinha grandes pretensões com ele. Mas que surpresa boa, a leitura é bem fácil, rápida e direta. Sem enrolações ele oferece todas as instruções para ser um bom líder e deixa claro o peso da responsabilidade quando escolhe esse destino, o que hoje em dia muitos líderes se esquecem. Fica a dica de leitura a todos que são líderes ou desejam escolher esse caminho da liderança um dia.

Bruna 04/02/2024

Amor e autoridade
Obtive novos pensamentos sobre "o amor" e como a liderança exige muito mais do que dar ordens, na minha visão através desta leitura, chega a ser cansativo a busca para ser o melhor líder, porém o caminho existe. Livro não é surpreendente mas traz boas reflexões, leitura simples e história bonita.

Samuka 03/02/2024

Fantástico
A primeira vez que li esse livro, ele era emprestado de um amigo, logo providenciei um pra mim. É de uma qualidade de ensinamentos inimagináveis. Fica entre um dos meus favoritos.

Ju Gomes 31/01/2024

Traz reflexões importantes
A leitura toda parece como uma conversa com amigos, onde a cada página um conceito é trazido de forma leve, direta e descomplicada.

Fernandes95 31/01/2024

Livro chato e lento, mas com ensinamentos valiosos
Publicado pela 1ª vez em 1989, o clássico O Monge e o Executivo de James C. Hunter conta a história de John Daily, um gerente geral de uma grande fábrica com mais de 500 funcionários. Ele tem um ótimo salário, uma família estruturada, uma ótima casa, e a família faz várias viagens por ano! Até que John não consegue mais exercer seu papel como líder e tudo começa a desestruturar e ele começa a enfrentar vários problemas no trabalho e na família.

Com isso ele foi levado a um mosteiro (retiro) para ouvir as lições sábias que um monge beneditino tem a passar. O monge em questão é o personagem Leonard Hoffman, um ex-executivo de sucesso, ou simplesmente o monge Simeão.

O Monge e o Executivo é uma leitura que oferece reflexões valiosas sobre liderança, ética e auto desenvolvimento. Embora eu tenha achado bem cansativo em várias partes, o livro oferece uma oportunidade para que líderes e indivíduos em busca de crescimento pessoal repensem sobre suas próprias escolhas e ações. Ao explorar a jornada de John Daily e as lições do monge Simeão, o autor nos convida a questionar nossa visão de liderança e a buscar um equilíbrio entre sucesso profissional e significado pessoal.

Os ensinamentos são, de fato, relevantes, mas foram expostos da maneira mais entediante possível, achei muita encheção de linguiça, mas pude retirar ensinamentos valiosíssimos como:

Sempre que pessoas que reúnem com alguma finalidade, há a oportunidade se exercer a liderança. Liderança é a habilidade de influenciar pessoas a exercerem suas atividades da melhor forma possível para atingir um determinado objetivo para um bem comum. Ninguém nasce sabendo ser líder, mas qualquer pessoa que queira, pode aprender e se desenvolver.

O livro mostra que podemos seguir por dois lados: liderar pelo poder ou pela autoridade. Por meio do PODER é possível convencer alguém, mesmo contra vontade, pela posição, força ou cargo que ocupa de poder. Já a AUTORIDADE é a habilidade de convencer alguém, mas através da influência que você exerce sobre aquela pessoa, de maneira que ela execute aquela atividade de boa vontade.

A longo prazo, liderando pelo poder, a equipe fica desmotivada, ela só trabalha pelo salário no final do mês, as pessoas não dão ideias e não se sentem parte do time.

Liderar é servir. E para servir é preciso ter um espírito colaborativo de entrega. É preciso entender as necessidades não só da empresa, mas das pessoas. A intenções devem ser seguidas de ações, mas isso só será realizado se tiver vontade. Liderança não é um cargo, é um comportamento.

Bruna3810 30/01/2024

Excelente livro aplicado a linguagem dos negócios. Trazendo muitos exemplos de grandes líderes no mundo e o maior exemplo que temos que é Jesus.

Leticia2513 28/01/2024

O monge é um clássico, já havia lido na época de faculdade e li novamente no começo deste ano devido indicação da minha liderança imediata.
Me surpreendi com a perspectiva de reler este livro anos depois e obter uma visão completamente diferente de anos atrás.
Hoje com o papel de líder que possuo, vejo essa leitura como essencial a todos, pois traz o amor/servir acima de tudo.

Sissy 27/01/2024

É um livro espetacular ,uma leitura gostasa e traz bastantes reflexões de como você se comporta na sociedade e de como vc pode agregar na vida de outras pessoas. Que liderar é servir.