Login

Resenhas
Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Grazi Oliveira 24/07/2014

A minha opinião pode não ser a sua... mas como título coloco: A Dúvida Interminável
Deveras é uma obra literária excelentíssima (pegando emprestado um dos muitos superlativos de José Dias rsrs) que Machado de Assis nos proporcionou. Fico muito feliz de ter lido este tão conhecido e aclamado clássico e ter gostado tanto. O que eu adorei foi a dispersão dos capítulos, que tornou a leitura mais rápida e agradável. A forma como Machado de Assis escreve é instigante e prendeu-me do início ao fim. Outro item que não posso deixar de comentar são os personagens e suas personalidades. Cada personagem tem algo importante para acrescentar nesta história e acho que a possível traição ou o delírio imaginativo de ciúmes na cabeça de Bentinho é e sempre será uma grande dúvida interminável. No meu íntimo, fico do lado de Capitu, acho que ela não o traiu e acredito que é uma imaginação doentia e ciumenta da cabeça de Bentinho. Mas tenho dó do Bentinho, nosso narrador-personagem que nos contou esta história do ponto de vista dele. Ele é um homem amargurado e que, na minha opinião, se deixou levar pelo ciúmes. Mas também fico de pé atrás pelo Ezequiel se parecer tanto com o finado Escobar. Pois bem, tudo pode ser criação da mente amargurada de Dom Casmurro como também pode ser que Capitu o traiu.

site: http://alwaaysliving.blogspot.com.br/

Alfeu Jr. Bueno 20/07/2014

Lido em 2002 e relido em 2003

Arailson 12/07/2014

Certo que odiaria.
Sempre ouvi falar muito de Dom Casmurro - não se engane, sempre ouvi falar muito mal de Dom Casmurro - e por isso fui ler esse livro achando que seria horrível e uma leitura monótona. De certo, me enganei. O livro tem uma narrativa instigante. A forma da escrita me surpreendeu inicialmente e fiquei pensando no motivo da separação de tantos cápitulos, o que torna a leitura sem dúvida mais rápida psicologicamente. Dom Casmurro consegue prender o leitor até as últimas páginas e a análise psicológica dos personagens feita por Machado de Assis é maravilhosa.

B. Soares 10/07/2014

Love blind.
Any fool can see that love is blind.

O amor é cego, e o pior: ele cega.
Ou, pelo contrário, apenas faz-nos enxergar além do que há?!
Machado, Bentinho, Capitu e sobretudo Escobar sabiam da resposta.
Eu não sei.
Apenas cogito a partir do que li.

Num Rio de Janeiro de outrora - certamente mais belo e romântico que o de agora - a estória é ambientada. Numa paixão adolescente, que aos poucos transforma-se em ardente amor, a mesma é embasada. Numa possível escusa traição adensa-se o drama que há muito encanta...

Betinho via além?! Capitu o traiu com seu melhor amigo Escobar?!
De quem Ezequiel é filho?!

Leia e descubra - ou apenas cogite!

Beatriz 10/07/2014

Já li duas vezes. Gosto muito desse livro do grande Machado de Assis, pois ele traz um monte de informação sobre a sociedade da época. Dá a vida a Bentinho, um menino que teria que ser padre, por causa de uma promessa de sua mãe, mas se apaixona por Capitu e casa com ela. É Incrível a dúvida que o Machado de Assis, faz o leitor ficar, pois não se sabe se Capitu traiu Dom Casmurro, ou foi ele que traiu Capitu . Gosto muito do capitulo que Dom Casmurro, está em dúvida se mata o filho envenenado ou não. Gosto muito !

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Publicidade

logo skoob beta
"O contato direto com outros leitores incentiva a ler e adquirir livros que nem imaginávamos existir."

Revista Época