Login

Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Bianca 23/04/2014

Dominador da verdade?
Clássicos sempre apresentam certa dificuldade de entendimento, por se tratar de uma outra época, com outros costumes, outras linguagens, outros conceitos. Tudo isso e mais um pouco faz com que a maioria das pessoas leia um clássico apenas quando for realmente necessário. Entretanto isso é o que acontece com a maioria, ou seja, há pessoas que tentam, pelo menos um pouco, entender o que há de tão grandioso nos clássicos.

Dom Casmurro conta a história de Bentinho, desde a adolescência, onde se encanta pela vizinha chamada Capitu e é pressionado pela mãe para se tornar padre, mesmo contra sua vontade. Apesar de não querer ir para o seminário, Bentinho vai e deixa Capitu. Lá ele conhece um rapaz chamado Escobar, com quem começa uma amizade que ao longo dos anos iria se tornar um tormento.

Há uma série de provas que Bentinho encontra para a traição de Capitu (ação que ele julga acontecer após a saída do seminário com o amigo Escobar). Bentinho encontra provas nas ações de Capitu em relação à afinidade dela com Escobar, com o sentimento de perda que ela possui também em relação a ele, as características físicas no seu filho Ezequiel, no comportamento das pessoas ao redor dele. Muitas vezes todas essas provas parecem ser apenas ilusão de Bentinho, afinal ele estava com ciúmes doentio de Capitu, poderia criar uma ilusão tão real a ponto dele mesmo acreditar.

A narração é feita em primeira pessoa, o ponto de vista que temos conhecimento é o do Bentinho, o nome do livro faz uma associação, "Dom Casmurro" é tão imperador, dominador da verdade quanto Dom Pedro e muitos outros Dom's que o mundo já teve. Bentinho se configura no direito de estar certo. Talvez até esteja, porque, como muitos sabem, não possuímos a resposta da traição de Capitu. Contudo é difícil crer que Capitu tenha realmente traído Bentinho somente pelo ponto de vista do suposto homem traído.

site: http://enlear.blogspot.com.br/2014/04/resenha-dom-casmurro-machado-de-assis.html

Izabela 20/04/2014

Dom Casmurro

Bentinho, que tinha o dom de ser casmurrado em seus devaneios, abriu portas para a crítica social mais completa que eu pude ler. Olhos de encanto.

Extremamente realista e complexo, dúbio, unilateral, confuso, irônico, reflexivo e sombrio. Olhos analistas.

De todas as façanhas, esta foi a maior que ja tive oportunidade de conhecer. Quem tem culpa? Quem não tem? Afinal quem são? É tudo tão avulso e ao mesmo tempo literal que me fogem as palavras e definições. Olhos de curiosidade.

Achei uma leitura encantadora, incrivel e me identifiquei completamente com a personalidade forte de Machado de Assis. Pretendo devorá-lo e sugar todos os seus ideiais até sucumbir ao vício de incansáveis releituras. Olhos de cigana oblíqua e dissimulada.

"Do título" ao "É bem, e o resto?" não me fiz de desinteressada, e pelas páginas viajei sem notar o tempo. Jamais será como a primeira leitura, mas que seja com outros olhos e outras análises as minhas novas aventuras ao reler o impiedoso amor de Capitu, Bentinho e Escobar. Que seja. Olhos de ressaca.

Concluo com a saudade.

"...Mas a saudade é isto mesmo; é o passar e repassar das memórias antigas."

Alaerte 17/04/2014

Dom Casmurro que também é conhecido como Bentinho, é o narrador deste livro. Ele começa a história contando sobre sua infância, família e da promessa que sua mãe fez para que ele nascesse com vida.

A história fica interessante quando Bentinho começa a falar de Capitolina, mais conhecida como Capitu, que é sua amiga de infância. Eles vivem uma linda história de amor, que acabou gerando casamento e um belo filho.

Mas nem tudo é mar de rosas, Bentinho é extremamente ciumento e a desconfiança que sua esposa o traiu, fez perder tudo que construiu no decorrer de sua vida.

Será que estava certo de sua desconfiança? Isso só será revelado ser ler o livro. rsrs

Recomendo este livro. Vale muito a pena ler!!!!!

Erlon Andrade 16/04/2014

O Escobar é um cara sensacional

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Publicidade

logo skoob beta
"Uma ferramenta como essa pode certamente ser usada por professores para incentivar a leitura."

Jornal do Brasil