4.28407 34358

Resenhas - Dom Casmurro

Letícia 30/08/2015

Quanto à história não preciso dizer que é uma das melhores de nossa literatura. Essa adaptação para as histórias em quadrinhos é excelente para entreter os leitores com as imagens e todo cenário artístico que Rodrigo Rosa traz; aliás, é uma ótima opção para trabalhar essa adaptação no ensino médio.

Leticia.Ramos 29/08/2015

Dom Casmurro
Por ser a obra que abriu minha visão sobre a literatura nacional, tenho um certo apreço e gostaria de comentar sobre.
Bom, o que falar de Dom Casmurro que já não tenham dito antes? Eu não sei, não serei a primeira e nem a última a dizer este ponto de vista. Primeiro deve-se analizar o contexto em que o livro foi escrito, um momento pós-romântico, quando muitos estranhavam o realismo. Certamente era uma inovação literária muito grande aquela nova escola. Contudo, a obra se destaca das demais pelo mistério que circula todo o enredo. Você já lê o livro indagando : "qual visão eu terei no final?", é realmente fantástico a forma que você se prende aos detalhes para tirar suas próprias conclusões.
Com toda certeza esse livro não deveria ser obrigatório em escolas, porque quando se é obrigado a isso, você não tem aquela mesma perícia que teria ao escolher ler ou não.
Recomendo a leitura, além de ser pequeno e de fácil entendimento, é divertido tirar suas próprias conclusões e montar seus próprios argumentos.

Tai 27/08/2015

No fim das contas...
Na minha opinião talvez Capitu nem tenha traído mesmo. Ou tenha. Dane-se. Pra mim a alma do livro está em outras coisas, esqueçam Capitu! Ora, o nome do livro é "Dom Casmurro" e se a história é dele e contada por ele, vale o que ele disse e fim. Se ele acha que traiu, traiu. Já que lê-se uma "autobiografia" e outras personagens surgem tão enigmáticas quanto Capitu, acho que o que Machado menos pensou que discutiríamos era a traição em si... Enfim, obra incrível. :)

Silvio Almeida 16/08/2015

Dom Casmurro em HQ
Excelente adaptação. Não li a obra original, mas mesmo assim dá para perceber a qualidade da obra e a genialidade de Machado de Assis.

Pelo menos no HQ fui induzido a acreditar que Capitu traiu mesmo Bentinho.

Enfim, uma leitura mais do que recomendada.

Aline.CecAlia 12/08/2015

Dom Casmurro
A genialidade de Machado está bem representada nesse livro.

Ana 07/08/2015

AMEI!
Chorei também. O começo te faz querer desistir, igual A menina que roubava livros. Mas depois de um acontecimento, vai ficando cativador.

Lareska Rocha 02/08/2015

Masterpiece!
Fui muito idiota por não ter lido esse livro antes. Eu já sabia a questão central da história, achava que a leitura não seria tão interessante, porque sou daquelas que odeiam spoilers. Estava redondamente enganada. Tal qual em todos os grandes livros que já li, o diferencial está justamente no narrador, representado aqui pela figura do personagem Bentinho, que consegue envolver o leitor de uma forma absurda. Quando você se dá conta, a história já te fisgou totalmente. Concordo com quem diz que em uma segunda leitura fica mais fácil acreditar que tudo não passou de suposições da mente enciumada de Bentinho, mas em uma primeira não fica assim tão claro. A genialidade de Machado está bem representada nesse livro.

Chalega 26/07/2015

De casmurro até um simples contador de historia no trem reconheceria
Uma simples historia de amor com personagens tão envolventes e complexos. O amor até hoje é uma das coisas mais indecifráveis que já existiu, por isso nos humanos que estamos a deriva do amor, querendo ou não, muitas da vezes não conseguimos lidar. É incrível no que pode se transformar um amor que começa tão inocente e verdadeiro com um simples descuido seja de ambas as partes. Quem pensa que amor é apenas um sentimento único e sempre será está enganado, pois aquele que se integra ao amor de maneira consciente ou não, está sujeito a um turbilhão de sentimentos.

Diego 23/07/2015

O que mais chama a atenção em Dom Casmurro não é a história em si, mas a maneira como ela é contada. Machado constrói uma narrativa peculiar e envolvente fazendo jus a todos os elogios sobre sua obra. Ainda assim, me reservo o direito de desgostar do desfecho da trama e da mudança de tom após a morte de certo personagem lá pelos últimos capítulos.
Achei a solução das coisas levemente aligeirada e um tanto descabidas.

Larissa.Santos 07/07/2015

Os olhos são mais do que ressaca
Quem sou eu para fazer uma resenha sobre um livro desse? Se a Capitu realmente traiu o Bentinho, ou falar de todas as referências que Machado faz, ou de todas as relações interpessoais que existem no livro. Mas o que eu posso dizer é que mesmo sem saber sempre entendi dos olhos de ressaca, que mesmo sem querer a Capitu também já tinha me prendido igual fez com Bentinho. E ficamos eu e ele brigando para ver quem conseguia olhar por mais tempo nos olhos, aqueles olhos, que acabavam com qualquer um no instante que quisesse. Ficávamos eu e Bentinho tentando nos esconder em lugares que não eram mais seguros, porque a Capitu sempre nos achava, e quando isso acontecia.. como era legal os primeiro 10 minutos, até nós dois começarmos a brigar para ver quem podia ter mais a atenção dela, era a hora que ela se enchia e como sempre ia embora dizendo que voltava outra hora, outro dia, e a gente esperava. Nos fazíamos companhia, liamos um pouco, escutávamos musica, até que tudo perdia a graça, até que o sentimento bom que ali pairava se esvaecia e quando eu olhava para o lado tentando achar o Bentinho, me deparava com o Dom, isso, ele mesmo, o Casmurro, e assim ficávamos. Andávamos pela casa, pensávamos em mundo que não era muito real e imaginávamos uma vida mais calma, sem oscilações de maré. Essas não eram boas horas para a Capitu chegar, mas ela sempre chegava, discutíamos sobre tudo, até o porque do céu ser azul, do porque que os peixes viviam sob as águas e as coisas ruins do mundo sobre elas, até que eu me desligava dali e quando voltava me deparava com o Bentinho de novo, era uma saudade que eu sentia dele, uma coisa louca que acontecia, de um ir e o outro vir, e o outro ir e o um vir. E sempre foi assim, viver com os dois não é mito fácil, mas ter a Capitu para intercala-los faz com que as coisas sejam melhores vividas.

Fábio da Silva 05/07/2015

Dom Casmurro
Dando continuidade as dicas de livros machadianos, não poderia esquer-me de Dom Casmurro. O livro, além de narrar o romance entre Bentinho e Capitu, é uma viagem histórica pelos costumes e tradições do Rio de Janeiro do final do século XIX.
"Narrada em primeira pessoa pelo protagonista, cujo apelido dá título ao livro, a história é contada quando ele está já velho e solitário, desiludido e cheio de amargura. A razão disso? Tudo aponta para o enigma de Capitu, que em mais de cem anos (desde a primeira edição, em 1899) desafia a crítica e devora, por fim, a quem tenta desvendá-lo. Ela traiu ou não traiu Bentinho?
O ponto de vista de quem narra - o marido tomado de ciúmes e mui imaginativo - não traz total confiança. Contudo, ele revela traço marcante da psicologia feminina quando associada à capacidade de dissimulação, e Capitu, com seus "olhos de ressaca" e de "cigana oblíqua e dissimulada", ajuda ainda mais a reforçar a dúvida. O leitor pode não achar nenhuma cena que comprove o adultério de Capitu, senão indícios somente. Ou, ao contrário, vai considerar os fatos presenciados por Bentinho e sentenciar o pecado da esposa e a conduta do personagem-narrador." (trecho extraído do próprio livro)
Eu recomendo essa obra de Machado de Assis. Vale à pena conferir Dom Casmurro.

site: http://blogdofabiodasilva.blogspot.com.br/2011/11/dom-casmurro.html

Nicole.Carreiro 02/07/2015

Chato, chato, chato. Chaaaaaaaaato. Desculpa, Machado de Assis. Mas fala sério, toda uma história, uma lenga lenga sem fim, pra no final o Bentinho e a Capitu não ficarem juntos. Enrolação. Li pra fazer um trabalho de português na escola e achei um tédio.

Pâmela 28/06/2015

O preconceito enraizado contra obras brasileiras acaba afastando as pessoas de livros espetaculares como este. Dom Casmurro possui uma grandeza de detalhes, e faz o leitor se envolver na trama a tal ponto que terá de escolher um lado: o de Bentinho, ou de Capitu.
Pois é exatamente isto o que acontece. Bentinho não é ingênuo mas talvez acredite que o leitor seja, e por este motivo tenta convencê-lo de que ele também é. E talvez a dissimulação não esteja nos olhos de Capitu, e sim no jeito de ver de Bentinho.
Parece confuso, mas fique atento. Nem tudo o que parece ser, de fato é.

Valnikson 24/06/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Dom Casmurro
Dom Casmurro apresenta uma narrativa sensacional, repleta de referências a autores queridos do escritor, como Shakespeare e Goethe, além de trazer alguns dos personagens mais notáveis já criados. O enredo tem como protagonista Bento Santiago (o Bentinho), homem de meia idade e solitário que se propõe contar aos leitores suas memórias.

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2013/10/06/06-dom-casmurro/

logo skoob
"Rede Social Brasileira conquista os internautas"

30 Giga