Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Ilana B 27/05/2024

O mundo que me perdoe, mas não gostei
Foi um esforço enorme terminar esse livro, nossa. Achei várias partes bem chatas. Queria ter conseguido ver essa grandiosidade que é, mas falhei rs. Acontece.

belaffig 27/05/2024

"...Mais falto eu mesmo, e essa lacuna é tudo."
Primeira vez lendo esse clássico e foi muito gostoso de acompanhar! O Machado tem uma escrita que te deixa voraz, te enreda na trama, prega seus olhos no livro e te faz questionar tudo toda hora. Ele tem algo que me chega como misterioso (por não ter ideia de como consegue realizar isso) em ir emendando frases umas nas outras e enchê-las de um peso que parece tão fácil de ser inserido entre palavras.
O livro se delonga na infância e adolescência de Bentinho, o que vejo como propositadamente agora, mas é na segunda metade da história que a potência se faz sentir. O impacto do protagonista morar em uma casa que busca ser a mesma (sem nunca ser) em que viveu no começo da vida parece já contar, ao buscar voltar para o início sem conseguir reverter a sua história, que o princípio do fim já estava ali, entre a magia do começo. Eu sou muito cativada por contos que acompanham seus personagens por anos e anos, e a jornada de Bentinho e seu ensimesmamento e dissociação de si mesmo, da realidade e do que considera sagrado é cheio de uma tristeza que fica carregada de um jeito muito único quando a vida toda do personagem é posta por ele na nossa frente de um jeito tão displicente. Queremos saber mais, queremos entender. Quando se deu a derradeira mudança? Sempre foi ou começou a ser? Não importa mais.

Lara.Betim 27/05/2024

Essa historia é realmente genial.machado de assis tem um jeito unico de escrever historias e moldar personagens que de maneira nenhuma são 100% perfeitos,todos eles tem alguna parte obscura e discutível,assim como todos os humanos.
Há quem diga que a questão da traição pode ter duas interpretações, mas pra mim é muito obvio do inicio ao fim que Capitu não traiu bentinho e que ele propositadamente cria desde o inicio essa capitu ardilosa esperta, dissimulada, apena para o leito acreditar nele. Porem ele que é um doente ciumento toxico tentou matar o proprio filho

starplasmavessel 27/05/2024

Eu li em 2021 no ensino médio pq a professora mandou. gostei do livro, por mais que ache Bentinho um bocó. não acredito que Capitu traiu ele mesmo, no livro ele nos dá fortes indícios de ser ciumento e paranoico.
o que é interessante mesmo é a fofoca bicentenária de que Machado de Assis tinha um caso com a mulher de José de Alencar, que era seu amigo. o melhor é que quem "vazou" essa fofoca foi Humberto de Campos. se é verdade, nunca saberemos, mas Machado de Assis parecia um pouco fascinado pela ideia do adultério e quem leu mais de um livro dele já sabe disso. no final, o fuxico parece mais interessante a se citar. Machado de Assis um talarico, José de Alencar um 🤬 #$%!& e Humberto de Campos um fuxiqueiro. viva a literatura brasileira.

capitudocaps 26/05/2024

Confesso que ouvir falar de Dom Casmurro durante toda a minha vida não me preparou para o quão magnífica essa história é de fato. É com certeza a obra da vida de Machado de Assis e provavelmente uma das maiores de todos os tempos. É o tipo de livro que ocupa a sua mente durante todo o período da leitura e te deixa ávida para cada próximo capítulo. Os personagens são cheios de personalidade, são carismáticos e intrigantes, cada um a seu modo. Enfim, vou pensar para sempre em Capitu e Bentinho e não vejo a hora de reler analisando cada detalhe, em busca da resposta do grande mistério do romance (que, na minha opinião, não é tão misterioso assim).

Layla207 26/05/2024

Que bgl foda
Serio, fiz uma defesa para a capitu na escola, e serio, que bgl foda. O cara é gênio msm, adoro a narrativa e a manipulação de bentinho na escrita pq o bicho é safado

camilapinho 26/05/2024

. que cara chato
. bento de albuquerque santiago é o personagem mais chato da literatura brasileira! se a capitu não traiu esse chato, ela deveria ter traído. e se traiu, eu espero que não tenha sido apenas com o escobar, pq é outro chato... eu aposto que o escobar faria propaganda pro tigrinho se ele tivesse tido a oportunidade de ter um instagram, pq pra mim ele é um golpista, charlatão e bajulador... no fim das contas, o bentinho é um c0rn0; a capitu, uma dissimulada; o escobar, um oportunista; e o ezequiel, um coitado (morreu até bem cedo, que deus o tenha).

Amanda Lavinea 25/05/2024

Traiu ou não traiu
Meu primeiro Machado de Assis e posso afirmar que não foi nada de díficil do bicho de sete cabeças que todo mundo sempre fala, muito pelo contrário, a escrita do Machado é cheia de sarcasmos e ironias da época que acabam sugando a gente para dentro da história. A história conta sobre Bentinho, Capitu e Escobar, onde Bentinho é amigo de Capitu desde pequenos e chega um momento que eles se apaixonam ainda adolescentes mas a mãe de Bentinho o coloca em um monastério e lá ele conhece Escobar que vira um grande amigo até o fim do livro. Bentinho é extremamente revoltado, daí o nome Dom Casmurro, entra na carreira do celibato e fé a força pela sua mãe mas não dura muito pois ele consegue fugir e ir estudar direito em São Paulo. Em certo momento da história ele e Capitu se casam e continuam mantendo o amigo Escobar em seu convívio, o twist do livro está no fato do filho de Bentinho e Capitu parecer demais com Escobar assim gerando a discussão e desconfiança de Bentinho sobre Capitu ter ou não traído ele com seu melhor amigo Escobar, apesar de não ter muitos indícios em si de ter havido traição. Na minha opinião, Bentinho era obcecado tanto por Capitu quanto por Escobar e não suportava a ideia de que os dois estavam próximos e por isso colocou na cabeça essa história, também existe muito aquela teoria de quem queria ficar com o Escobar era ele, e ele ficou revoltado com o fato de que o Escobar preferia a Capitu a ele. Não sei dizer, Machado deixa essa discussão em aberto para qualquer interpretação que a gente consiga ter o que torna o livro icônico e atemporal, tanto que mesmo depois de tantos anos essa pauta ainda existe.

Crislane 25/05/2024

Dom Casmurro
Esse livro me deixou bestificada com a escrita de Machado de Assis, nunca tinha lido nada do autor, mas entrou pros meus favoritos e é uma excelente obra.

Rose Ellen Laise 25/05/2024

Eu queria deixar aqui argumentos inteligentes e opiniões relevantes, mas estou com preguiça e só estou escrevendo aqui porque precisa para o desafio do skoob. Mas fica aí as 3 estrelas, quem sabe depois mudo.

Juh 25/05/2024

Capitú não traiu bentinho!!!!
Eu demorei bastante para ler esse livro por ter uma linguagem mais complicada e a versão que eu li ser mais antiga. Bom o livro tem um enredo e uma história muito cativantes e eu gostei, porém achei que o começo do livro foi demorado demais em que o bentinho passava capítulos e mais capítulos apenas divagando e sem sair do lugar na narrativa e isso atrapalhou um pouco a história deixando a leitura muito cansativa, já o final foi o contrário muito rápido e seco e sem detalhes. Não gostei do final que me decepcionou bastante com poucos detalhes e acontecimentos que não me agradaram ........, o bentinho e a capitu eram lindos juntos, porém o ciúmes e a possessividade do bentinho estragou e ruiu a relação dos dois...... mas no mais gostei do livro e achei a história boa

Laurínios 24/05/2024

Traiu ou não traiu? Impressionante como a escrita de Machado de Assis nesse livro seja tão gostosinha de ler, pois esperava uma leitura difícil e chata, mas me surpreendi com a facilidade que li o livro. Além de ter uma boa escrita, é maravilhoso ver a construção dos personagens, como Bentinho, o narrador, que possui o poder de nos fazer acreditar em cada palavra sua e só prestando um pouco de atenção percebemos que ele não possui um juízo perfeito. É maravilhoso essa narração de Bentinho que nos leva para um lado que, no entanto, pode nos levar a outra interpretação, gerando a dúvida que até hoje assola os leitores de Dom Casmurro, Capitu traiu ou não traiu?