Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Rosa Santana 25/05/2011

Não é Capitu que trai. É Bentinho!!!

Só mesmo um escritor com toda a genialidade de Machado de Assis poderia ter criado esse que é um dos maiores enigmas da nossa literatura. Por traz do narrador casmurro ele manipula o leitor. O que Bentinho conta? A história de Capitu? É o que ele quer dar a parecer: a história de Capitu e sua traição. Mas o livro se chama "Dom Casmurro", referindo-se a ele próprio como sendo o desprezado e excluído da boa convivência, quando, na verdade, ele é que despreza as pessoas e delas se isola. Aí o perfeito jogo: ele, o fidalgo (Dom), é que se afasta das pessoas; que se dá a conhecer apenas superficialmente, pois não se aprofunda nas relações; o que se desliga de tudo; o que quer se fazer de coitado para ganhar a piedade dos leitor. Aí a traição de Bentinho. Ele trai o leitor.

Mas essa traição - como todas, é lógico - é escamoteada por seu jogo retórico: o reprimido, o recalcado Bentinho dá-nos a ver suas "desconfianças" (aparência) - que nem precisam de provas - acerca do comportamento de Capitu. Ora, o romântico e imaturo personagem, de índole sonhadora que é hábil em encobrir seus próprios sentimentos até mesmo da própria figura respeitada da mãe, inventa ardilosamente... E só lendo nas entrelinhas para descobrir os ardis do narrador (a essência).

Assim é Bentinho: um personagem romântico que contempla as estrelas (cap. CVI); um narrador "realista" que nos engana mostrando-nos uma Capitu habilidosa, sutil e prática, que calcula os objetivos a atingir, mas esconde essas características - que tb são as dele - ao traçar o próprio perfil. E mais: ele enfatiza a veracidade e objetividade do que está narrando. Mentira dele! Ele não pode ser imparcial, visto situar-se como protagonista do que conta, sendo subjetivo, claro; e parcial, evidente!

Mas há um outro leitor - aquele que o desmascara. Desse o narrador não obtém a solidariedade e ele fica cada vez mais solitário, mais casmurro, mais desprezado!

Esse o enigma maior! Penso que, armando-o, para implantar a dúvida no leitor, Machado, com toda a sua habilidade narrativa, mostra-nos que o mundo das aparências é uma máscara que encobre o da essência: o ser humano é frágil e contraditório. É esse o drama da condição humana: as verdades (?) são frágeis; a natureza humana, também.

Luiza Machado 17/12/2009minha estante
Adorei sua resenha. :)

SrtaPlens 09/03/2011minha estante
Bem elaborada, ainda bem que li sua resenha antes de ler o livro. Ele é mesmo um CHATO o Bentinho. Merece ser desprezado ò.ó

Rosa Santana 25/05/2011minha estante
SrtaPlens, mas o livro vale a leitura. É muito bem construído e muito interessante. Não deixe de ler, por causa da resenha. Depois que terminar, me diz o que achou. Talvez vc nem concorde com o meu pensamento...

Taiana 29/05/2011minha estante
Que pensamento mais profundo! Já me deixo influenciar por estes conceitos antes mesmo de ler a obra.(=

Mari 25/07/2011minha estante
Essa obra mostra como Machado de Assis foi um gênio da literatura. Muito bem construído mesmo!

Matt 11/02/2012minha estante
Esse livro é ótimo! Os personagens tem muito carisma.

Katia Rodrigues 21/02/2012minha estante
Muita boa sua resenha!!! O livro é incrivel.

Júlia Emília 12/03/2012minha estante
livro incrível e perfeito! otima resenha

Eliana 31/03/2012minha estante
Rosa,amei sua resenha! Quão profunda e sensível sua análise a cerca desses personagens dessa história ao mewsmo tempo incrivel e tão real. São duas faces da mesma moeda. Todos nós temos nossos segredos escondidos n'alma e no palco da vida criamos vários personagens de acordo com as nossas necessidades momentâneas.
Só um gênio como Machado de Assis para nos levar nessa viagem da essência humana!

Vittiez 30/06/2012minha estante
MUITO LEGAL VOCE COLOCAR NA PRIMEIRA LINHA O MAIOR SPOILER DO LIVRO.

AÍ O CARA QUE ENTRA SÓ PRA FALAR QUE TÁ LENDO O LIVRO JÁ BATE O OLHO E PERDE TODA A GRAÇA.

Lara 26/08/2012minha estante
verdade, eu estava lendo o livro, mas foi olhar a resenha pra tudo perder a graça '-'

Rosa Santana 26/08/2012minha estante
Lara, e porque alguém que está lendo um livro interrompe a leitura para ficar lendo resenha sobre ele? No mínimo esse comportamento me parece estranho...
Agora, se vocês, Lara e Vittiez, leram bem a resenha, a traição de que falo nela não se refere ao triângulo amoroso(?), de que desconfia o narrador, Bentinho. Ela se refere, sim, a uma traição em uma outra esfera: no plano da narrativa, não no da história, como vocês lamentam...
Pode ser que isso lhes tenha escapado.

Karina 28/08/2012minha estante
Sua resenha está perfeita. Concordo totalmente com o que escreveu acima. Esse livro é fascinante devido a genialidade do Machado de Assis, que foi e sempre será, na minha humilde opinião, o melhor escrito que já nasceu em terras brasileiras

Lari 02/10/2012minha estante
Concordo plenamnte!
Fica evidente no livro que Capitu traiu Bentinho, mas se o leitor prestar bem atenção em alguns detalhes perceberá que não houve traição.

Marcelo 22/11/2012minha estante
Concordo que a traição ou não de Capitu é a parte menos importante do livro. O que Machado busca realmente caracterizar (pelo próprio título da obra) é uma personalidade infeliz, ranheta, voltada para si mesmo e que, por ser incapaz de amar, torna-se acabrunhado. A dúvida do personagem em relação à traição de Capitu (questão sem resposta) busca pintar com cores lúgubres uma mente doentia.

Vismael 19/04/2013minha estante
Só uma pergunta:
"Ah, os leitores do Coelho".

Qual o problema? Porquê as pessoas "intelectuais" e os "entendedores" fazem questão de demonstrar ódio gratuito ao Paulo Coelho? Já li dois livros dele e são sim mais simples e diretos, mas e daí? Todo livro tem que ser difícil, cheios de metáforas e mensagens subentendidas?

Acho muito bom q leiam também "o Coelho" como você diz ironicamente. Dom Casmurro é legal, e tem a coisa da traição ou não (e é uma tremenda bobagem ficar discutindo isso, pq claramente não há uma resposta final) e só.
Sejamos realistas, NADA acontece em 85% do livro, só bla bla bla. Mas a maneira que o Machado conversa com o leitor é bem legal e diferente.

Rosa Santana 19/04/2013minha estante
Vismael, eu disse "os leitores do Coelho" ou seja, aqueles leitores que pararam nele. Como professora de literatura, sei que tem muitos e muitos que ficaram por aí, não amadureceram como leitores, entendeu? Eu me referi a esses, aos que, segundo pesquisa da UNB, não são capazes de ler uma página e entender o que leem. Não se sinta ofendido, não foi essa a minha intenção.
Você alude ao trecho: "Assim é que Bento (a ironia do nome!) trai o leitor desavisado, aquele que se fia nele, que fica no raso (ah! os leitores do Coelho!) através do perfeito jogo retórico em que o engendra." Veja bem, o verbo FICAR denota um estado de quem não o tinha, o atingiu e ali permaneceu. É desses leitores que eu falo!!!

Douglas 06/07/2013minha estante
Adorei a resenha. Só acho que sua descoberta prejudica quem não leu o livro, pra tentar descobrir sozinho quem é o traidor. Deveria ter sinalizado spoiler.

Marina 02/08/2013minha estante
Adorei sua resenha. Mas como uns disseram não se sabe ao certo o que de fato é o final. Mas mesmo assim gostei da sua hipótese sobre a traição. Parabéns! :)

Yasmine 10/08/2013minha estante
Francamente! Dom Casmurro é um livro para ser lido infinitas vezes.

Tanny 12/09/2013minha estante
esse livro realmente é uma obra prima perfeito! o melhor livro de todos os tempos!!!

Camila 09/11/2013minha estante
Excelente resenha!

Érick Ramos 20/11/2013minha estante
Estou lendo o livro e achando bastante interessante! Muito bom!

kellytchya 15/01/2014minha estante
Uau!!! garota, garota vc arrasou com essa resenha, é perfeita, parabéns!!!

Marcos Martins 12/04/2014minha estante
fantástico comentário, acho inclusive que por todo o livro compartilhei dele sem nunca tê-lo lido (o comentário). Ao amigo abaixo, Eduardo Azzolin ela não deu nenhum Spoiler, ela te deu um ponto de vista...

Dana 24/04/2014minha estante
Seu ponto de vista é fantástico, eu nunca tinha pensado nisso.... Se ponto de vista é sem palavras!!! AMEI, AMEI

Dana 24/04/2014minha estante
Mais é claro... Tudo faz sentido agora, o fato do filho dele se parecer com Escobar não muda nada, pois ele mesmo diz que eram muito parecidos quando criança

Rosa Santana 24/04/2014minha estante
Eduardo Azzolin, spoiler conta parte do texto; opinião de resenhista, é OPINIÃO DO RESENHISTA, é um ponto de vista que ele/a teve, ao ler o livro.
Agora, não é nada educado da sua parte chamar os outros de idiotas, né?

Fábio 29/04/2014minha estante
SPOILER
...
"Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada. [...] Uma cousa fica, e é a suma das sumas, ou o resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me"

Pela visão de bentinho, você percebe que Capitu é sim dissimulada, e calculista sempre com segundas intenções. Escobar também não é tão amigo quanto aparenta ser.

Vamos aos fatos, Betinho é um personagem fraco, sem opinião própria, criado como filhinho da mamãe. Controlado na adolescência pelas vontades de Capitu. E já adulto, vive nas sombras de Escobar. É tão fraco de opinião que no começo do livro, ele só "percebe" que é apaixonado por Capitu quando escuta o agregado insinuar isso.

A meu ver, Capitu não traiu bentinho. Ele sim traiu ela e o amigo, eu explico. Antes da morte de Escobar, ele sente atração pela esposa do amigo, e logo em seguida vem a morto a morte do amigo, sentisse culpado pelos pensamentos impróprios. Como já disse, penso que ele vivia na sombra de Escobar, e não aguentou a perda do amigo, principalmente depois dos seus pensamentos. Acho eu, que ele surta com essa perca, e seu imaginário, projeta o amigo em seu filho (que quando pequeno gostava de imitar os jeitos dos outros). Para ele, é mais fácil pensar que os dois o traíram, do que ter a coragem de confessar sua própria traição.

Acho que Capitu não o traiu, ela é muito esperta é ardilosa (no ponto de vista do casmurro), mas também o amava. Não seria burra de trair o amor da infância (e sua melhor amiga) logo com o amigo dele.

Hoje, após terminar de ler, conversei com uma amiga sobre o livro, e escrevi minha opinião (essa acima pra ela) e agora ao entrar no skoob, deparei com essa resenha de que gostei muito.

Marcus 15/06/2014minha estante
Até que enfim alguém pra fugir dos clichês daqueles que só ouvem falar desse livro e percebe que a "traição de Capitu" não é o mistério a ser descoberto, como dizem. Muito boa a resenha!

Vanessa 29/06/2014minha estante
A melhor resenha já escrita sobre esse livro.

Limão 14/07/2014minha estante
Gostei muito da resenha, a li duas vezes: a primeira antes de ler o livro e a segunda após ler.
Assim me pareceu ter lido duas coisas diferentes, já que após a leitura do livro passei a ter minhas próprias ideias, e vim aqui conflitá-las com a resenha já lida.
Não costumo comentar, mas precisei, pois achei hilário os comentários abaixo reclamando ser um spoiler kkkkkkkkkk Não é preciso ler o livro para saber que é uma incógnita eterna se houve traição ou não, e que sempre haverão pessoas dizendo que sim, e outras contra. Portanto não importa a opinião do outro, quando é preciso ler para se tirar as próprias conclusões. Sem contar é claro que sua resenha não trata da traição entres os personagens...
Sempre me surpreendo, e repito o que já vem se tornando um clichê aqui: é impressionante, numa comunidade de leitura, a maioria das pessoas não ler as informações.

Edu 08/08/2014minha estante
Não acho que seja primeira necessidade dizer que Capitu traiu ou que não traiu Bento. Muito menos é possível dizer, de forma não literal como está na resenha acima, que Bento traiu o leitor. Todos contam sua história a partir do seu ponto de vista.
Pode-se questionar a honestidade do narrador, mas não exigir que este tenha outro ponto de vista que não o seu.

Sobre esta questão banal, acho que a traição ou não de Capitu foi uma graça de Machado de Assis. Em meio a uma obra marcada pela caracterização de Bento, ele inclui um capricho: uma dúvida eterna.
Não passa disso. E a vida é assim, sem certezas.

Quando terminei de ler o livro pensei: "Como seria bom ler a versão de Capitu". E só isso poderia, de fato, trazer luz a esta questão.

No mais, são suposições.

Rosa Santana fez boas observações, gostei bastante de sua análise. Só achei desnecessário cair no lugar comum de criticar quem lê Paulo Coelho. Não é um escritor brilhante, mas não deixa de ser digno por ter uma linguagem um pouco mais literal, menos dada aos simbolismos e longe de ser rebuscada. Se for o casso de compararmos com Machado de Assis, 90% da literatura mundial é medíocre. Não serve.

Gabriela 13/10/2014minha estante
SPOILER!

Sobre o comentário do "Fabin":

ABSOLUTAMENTE PERFEITA a sua fala!!!

Conseguiu transmitir exatamente a ideia que ainda não tinha conseguido expressar. Obrigada!

Desde o início já trazia em mente essa possibilidade. O fato de Ezequiel ter o hábito de imitar as pessoas próximas pode ter influenciado, nem que seja um pouco, nessa reação de Bentinho. E, por isso, o menino acabou sendo vítima desse "luto".

E, tanto faz sentido essa ideia que, se afirma pelo fato de que a todo momento ele cita a semelhança do menino com Escobar mas quase não cita a suposta traição (aliás, cita sim, mas não com a ênfase característica de um homem traído. E quanto finalmente toca nesse ponto com Capitu, a separação já é certa) e, quanto ao amigo, só é lembrado que ele também o "traiu" no finalzinho do livro ("...a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me...").

Também acredito que Capitu não o traiu, até pq, em toda a narração da infância é explicitado o calculismo de Capitu, e se confrontarmos esse aspecto dela com algumas situações (em relação à semelhança entre Ezequiel e Escobar) anos depois veremos que a relação Capitu criança x Capitu adulta não se sustentaria. Se ela realmente tivesse traído Bentinho, jamais diria ao marido, em pleno jantar, que o filho lembra o outro homem (e meu lado boazinha grita dentro de mim que ela o amava).

Quanto a Escobar, acho sim que ele era um bom amigo.

(E uma pergunta: só eu tive a impressão de que, no início, Escobar tinha algum interesse na mãe de Bentinho? Rs)

Bom, é o que penso. Acho mesmo que Bentinho não conseguiu superar a morte do amigo, mas aceito opiniões opostas porque todas têm fortes argumentos para sustentá-las.

(E também pq ainda não consigo entender se a percepção de Bentinho em relação ao distanciamento que D. Glória toma de Ezequiel tem algum fundamento, ou se foi apenas um impressão equivocada, ou se a mãe realmente sabia de alguma coisa sobre Capitu e Escobar...)

De verdade, terminei o livro tem menos de 2 horas, ainda estou meio anestesiada com toda a história, mas meus primeiros pensamentos e conclusões foram compatíveis com as ideias do "Fabin" e com o que falei acima.

Thatyana 14/12/2014minha estante
Concordo em gênero,número e grau!
Parabéns pela resenha :D

Lord Cachimbus 22/12/2014minha estante
caramba, adorei sua resenha, você aprofundou em um ponto imperceptível da historia, algo que é ocultado do leitor, parabéns mesmo, talvez tenha sido esse o jogo do Machado, ele vem como um ilusionista, atrai nossa atenção para um ponto distante para não percebermos seus truques, ele nos faz voltar os olhos à Capitú e esquecermos de Bentinho.

Nat ☆ 14/01/2015minha estante
Gostaria de dizer primeiramente que amei sua resenha.
E concordo totalmente com os comentários do Fabin e da Gabriela. Eles transmitiram exatamente os meus pensamentos sobre esse livro que acabei de terminar há cerca de 20 minutos e precisei vir aqui correndo ver as opiniões alheias.

Não acho que Capitu traiu Bentinho, tendo em vista que lemos apenas o ponto de vista do próprio Bentinho que deixa bem claro algumas vezes que é ciumento, e bem, o que os olhos não vêem, a mente ciumenta inventa, certo?

Essa é a minha opinião, mas quanto a traição, o grande Machado levou essa resposta junto com ele.

Abraço amigos Xx

Iris 02/02/2016minha estante
Muito boa a resenha. Confesso que não gostei do personagem se isolar e deixar na inocência de suas suspeitas o menino, que verdadeiramente o tinha como pai. Dom Casmurro mereceu terminar sozinho e rabugento.

Leticia1175 16/03/2016minha estante
Muito pretenciosa essa "resenha." Você analisa Bentinho como se ele fosse um enganador, mas nas entrelinhas do texto, nota-se que vc mesmo se acha superior demais, uma pessoa inteligentíssima que conseguiu desvendar o mistério (a comparação que faz com os leitores do coelho, haha, isso era mesmo necessário?). Isso só me faz crer que esse mistério realmente não tem solução, e me faz gostar ainda mais do livro. Bentinho podia sim ser um narcisista, mas isso não o impede de estar contando a verdade. A vida raramente é tão preto no branco.

Alves.Ruthinha 22/03/2016minha estante
Este livro dá uma angústia, ele sempre está desconfiado da Capitu e com ciúme doentio pela personagem nos deixa pensar que Capitu é a vilã, esperto esse Bentinho. Adorei a sua resenha, parabéns! Eu li, adoro essa obra de Machado de Assis como outras, e vou ler de novo. Ele nunca esclarece direito quem é a vítima e quem é culpado, acho que depende da imaginação ou do ponto de vista do leitor, deixa um mistério no ar.

Rosa Santana 13/09/2016minha estante
Alves.Rutinha, a boa literatura sempre trabalha com os mistérios.
Quanto mais nos fazem pensar sobre o problema deixado, mas ela se firma como obra de arte!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 11/01/2017minha estante
Desculpe-me mas, por mais que explique..Foi arrogante e preconceituosa. Eu não aprecio Paulo Coelho (meu gosto particular) e o fato nem foi por este autor somente- que fica no raso, segundo suas palavras - mas pelo fato de achar que leitores de Paulo Coelho não poderão entender um Machado de Assis (mesmo que fale dos leitores que "param" no Paulo Coelho, o que acho bem improvável encontrar na vida uma pessoa que nasça, cresça e morra lendo apenas Paulo Coelho). Não tem desculpas. Antes alguém que leia Paulo Coelho diante de nada ler. Nada sabemos da vida, somos muito pequenos. Pena ver preconceitos entre leitores. Objetivo é refletir e não criar confusão. Att.

Rosa Santana 15/02/2017minha estante
Mei, e assim vamos indo: eu criticando os leitores do Coelho, vc me recriminando por criticá-los...
Mas, o melhor de tudo, (sic!), é vc se eximir e me taxar de preconceituosa!!
Ora, ora...

E se vc prefere que deem glória a um charlatão como paulo coelho, isso é com vc...
E, para terminar, transcrevendo do seu comentário: "Não tem desculpas"! Eu as pedi?
Ora, ora...

Bruno.Defaveri 23/03/2017minha estante
Me prendi muito no intuito de saber sobre a traição, que me perdi no sentido de "olhar" no livro o aspecto do Bentinho.
Mas, se do ponto de vista dele, ele próprio se denomina Casmurro, imagina se fosse contado por outro personagem do livro, exemplo ezequiel, o quão Bentinho seria mais carrancudo e triste.

Gabriel 09/04/2017minha estante
Não é Capitu quem trai. Não é Bentinho. É Machado. Esse sim, escreveu cada linha com o objetivo de dissimular. Assim como Bentinho, julgamos. Apontamos o dedo, ora para Capitu, ora para o casmurro. Mal percebemos que assim como ele não somos imparciais. Machado nos ganhou, mais uma vez. Somos bentinho. Apontamos, sempre.

Maria 24/05/2017minha estante
Excelente resenha!

Figueira de Meireles 09/06/2017minha estante
Cara, essa discussão é intrigante e controversa. Só o Assis poderia nos deixar com cem por cento de certeza. Mas, eu estou com você. Creio que o Bentinho é um personagem paranoico e inseguro, e se estivermos certos, a personagem Capitú passou por maus bocados. Porém, é certo que, levando-se em conta que é mencionado que o Ezequiel era cópia exata de Escobar(esse fato é no mínimo estranho), a discussão ganha vida e voltamos para a dúvida inicial. Eu não me arriscaria a afirmar com tanta certeza um ou outro ponto de vista!

Ravena 23/09/2019minha estante
Resenha espetacular! Digna de se premiada! Concordo contigo em cada pormenor apresentado. Parabéns pela leitura minuciosa e atenta. Machado se orgulharia de ti!

Schaden 16/02/2020minha estante
Bentinho é um psicopata. Precisa a tua resenha. ?

Bruna 18/03/2020minha estante
Muito intenso a forma que você interpretou.

Glauciano 01/04/2020minha estante
Concordo com você. É difícil afirmar que houve traição por parte de Capitu, pois o narrador dos fatos foi o Bentinho (o suposto traído). Ele, como todo ser humano, pode ter aumentado os fatos, destorcido a realidade do acontecimento. O cara era ciumento para a porra. Bem que poderia ter sido corno mesmo (rsrsrsrsrs).

Mið» 15/04/2020minha estante
Melhor resenha

Mari 05/05/2020minha estante
Adorei esta resenha!

Barc 23/05/2020minha estante
Terminei de ler o livro ontem e depois de ler sua resenha já bateu saudade e vontade de relê-lo.

Brê 26/05/2020minha estante
Eu acho que ele é Bissexual reprimido '0'

Andresa.Lima 29/05/2020minha estante
Ele é quem devaneou deleites com a amiga da Capitu e só não concretizou porque o amigo acabou morrendo e as famílias se afastaram. Na vida, como medimos os outros pelo que temos coragem de fazer, ele só projetou na esposa o que estava seu próprio inconsciente!

Ander 15/06/2020minha estante
?????

Mp28Rangel 25/06/2020minha estante
Foi minha primeira leitura de Machado de Assis. Gostei muito!!! :) Atualmente, já li quase todos os seus contos. :)

Cleyton 27/06/2020minha estante
Muito boa a sua visão. Achei bem coerente e provavelmente seja mais consistente que a possível traição de Capitu.
Gostei muito desse livro do Machado mas achei que ele ficou enfadonho no meio, com muitos capítulos não essenciais a história.

Mariah 17/08/2020minha estante
KKKKKK O POVO QUERENDO DIZER QUE A TRAIÇÃO É UM SPOILER DO LIVRO KKK GENTE O LIVRO N É DE ONTEM NÃO É DE ANOS E ANOS ATRÁS QUALQUER UM SABE DA TRAIÇÃO ATÉ MESMO QUEM NÃO SABE DO LIVRO NÃO EXISTE ISSO DE SPOILER ALÉM DE QUE SE EU FALAR QUE O TITANIC AFUNDA VAI SER SPOILER???? Mano esse livro não foi lançado no século 21 não eu ein

Ander 17/08/2020minha estante
?????

Li 26/08/2020minha estante
Pra que o spoiler amor kkkkkkk

Lary dos babados 20/10/2020minha estante
Estou lendo o livro e sinceramente essa resenha foi um divisor de águas pra mim.
Nossa to pensando de uma maneira totalmente diferente agora

marianasampaio0 04/11/2020minha estante
moça, não se deve colocar informações sobre o acontece no livro em uma resenha.
As resenhas são para as pessoas que não leram o livro, verem se vale ou a pena ler ou não.
Você tem que falar sobre o livro e não o que acontece nele...

Cristini 12/11/2020minha estante
Estou triste por ver nesses comentários, leitores que pretendem ler Machado de Assis não conseguiram interpretar nem a resenha.
Li há alguns dias e tudo que eu quis ao terminar, era que meia dúzia de amigos meus TB o tivessem acabado de ler pra debatermos juntos as camadas do romance.

Rosa Santana 12/11/2020minha estante
Desiludida, Cristini. Cada vez mais a maioria dos leitores se fixam no raso.

liacnog 14/12/2020minha estante
Resenha perfeita!!

Marcia 16/12/2020minha estante
O que mais gosto é de observar as várias metáforas dos olhos. Os de Capitu são olhos de ressaca; os do jovem Escobar, olhos policiais e por aí vai. A cada releitura é como um novo livro.

Black Flower 20/01/2021minha estante
A obra machadiana mais fantástica que achei foi essa, mesmo sendo essa da 2 fase do romantismo. E só digo uma coisa: Capitu não traiu Bentinho; na infância mostra um detalhe de uma loucura de ciumes que ele tem.

goodbyedarth 29/01/2021minha estante
Gente, que resenha perfeita. Disse TUDO!

Manu 27/02/2021minha estante
Assim como você não cai na armadilha de Bento, no começo desconfiei mesmo que havia traição por parte de Capitu, me deixei levar muito pela visão dele. Contudo, pesquisei muito e analisei. Cheguei a conclusão que na verdade tudo era um jogo, um jogo muito bem construído. E na minha visão Capitu não traiu e tão pouco enganou ele.

Luiza 17/03/2021minha estante
Melhor resenha sobre esse livro que já li

Suelen 09/04/2021minha estante
Bentinho gosta é do Escobar

Luiza 09/04/2021minha estante
Suelen vei skskksskkssksksk vish pensei o mesmo ?

Rabello 12/05/2021minha estante
Garota,você começa ler o livro e já percebe que ele é bem paranoico e bem rude com alguns pensamentos,só quero ver o final!

Junior 14/05/2021minha estante
Dentro de alguns dias esta resenha completa 10 anos. Resenha sobre um livro lançado há mais de um século e ainda tem gente reclamando de spoiler.
Realmente triste. Muito triste.

Alexandre 08/07/2021minha estante
Obra prima.

ByLady 22/07/2021minha estante
Sua resenha está simplesmente perfeita, super coerente... Até quem acredita que Capitu traiu não pode negar que esses traços da personalidade de Betinho que você citou, estão presente no livro, a forma como ele narra história... Realmente, Machado de Assis soube escrever o livro de maneira surreal.

Paulo 23/07/2021minha estante
Eu adorei ler esse livro, esse tom de dúvida se traiu ou não para mim é a cereja do bolo que Machado de Assis colocou na obra. Eu acredito que não houve traição, Bentinho que se deixa levar pelos ciúmes e possessão por Capitu.

Pedro.Henrique 10/08/2021minha estante
As pessoas são livres para terem suas opiniões, mas acredito que não é válido um bater de martelo a respeito do mistério da traição.

Acredito que Bentinho, no próprio ponto de vista, esteja se abrindo e contando a verdade. Acho que isso é reforçado por várias confissões, inclusive a de desejar por um breve momento a morte da mãe e a de desejar a esposa do melhor amigo.

Poderia ser uma tentativa de dissuadir o leitor? Criando uma empatia para depois mentir. Até que sim. Mas creio que Bentinho acreditava de verdade no que dizia, e passou isso para o papel.

Ao leitor só há esse ponto de vista, não mais nem menos. Não sabemos nada profundo a respeito dos outros personagens. Não entramos na cabeça deles.

Não sei se Capitu traiu ou não, e esse é um mistério arquétipo. Não sabemos em nossas relações humanas (não apenas as amorosas) se fomos traídos ou não, a menos que se prove.

E esse debate não tem resposta, pois assim é a vida. E assim é a arte, puramente um reflexo.

greenai 30/10/2021minha estante
Genial, é exatamente esse o meu pensamento, um livro interessante

fab 28/12/2021minha estante
Melhor resenha de Dom Casmurro que já vi, expõe tudo aquilo que eu percebi lendo a obra.

Luciana Luz 05/01/2022minha estante
A acabei de concluir a leitura e agradeço as suas palavras, pois me sinto aliviada através delas, como se fosse meu o desabafo.

pamelaoliveiraa.s 10/01/2022minha estante
Eu ameiii a sua resenha!! Nossa, achei que só pensava isso sobre Bentinho. ??

vivs7 16/01/2022minha estante
resenha excelente!!! estou finalizando agora essa obra maravilhosa.

Sula 24/01/2022minha estante
Almejo ter tais habilidades com as palavras de maneira que, pudesse expressar o emaranhado de sentimentos ao concluir a leitura desta enigmática obra.
Meu sincero agradecimento por esta resenha tão bem elaborada que reflete o que não consegui traduzir em palavras.

Queridolivro0 28/01/2022minha estante
Estou relendo e amando Bentinho e suas excentricidades. Machado brinca com as palavras.

Rosa Santana 28/01/2022minha estante
Sula, fui professora de redação e de Literatura até me aposentar. Minha prática levou-me a essas reflexões que são transformadas em textos. Que bom que, de uma forma ou de outra, lhe servem!
Obrigada pelas palavras, pela leitura atenta do meu texto! ?

Rosa Santana 28/01/2022minha estante
Daniela, li uma vez de um crítico que lia para Jorge Luis Borges, quando ele perdeu a visão. Não me ocorre agora o seu nome. Ele dizia que se Machado de Assis não fosse brasileiro, esse país de uma literatura tão apagada, no contexto mundial, que MA teria sucesso inigualável, ao nível de Dostoiévski e de outros maiores expoentes mundiais!

Rosa Santana 28/01/2022minha estante
*Daniela, li uma vez A MATÉRIA de um crítico...
(O Skoob não permite editar!! ?)

Mari 09/02/2022minha estante
Gosto de refletir acerca das obras de Machado de Assis, o autor tem foi de uma inteligência exímia ao escrever de forma a levar o autor a tirar suas próprias conclusões sobre seus escritos. Sempre que preciso fazer reflexões profundas acerca das mazelas sociais de nossa sociedade contemporânea, leio alguma obra machadiana.

Quintana 25/03/2022minha estante
Como faço para ler esse livro

Matheus E. Reis 09/04/2022minha estante
Boas observações. Os criadores da capa dessa edição deveriam tê-las lido antes de concluirem seu trabalho.

Mário Lopes 01/08/2022minha estante
Leia o capítulo do "investimento" de Capitu, em que o Ricardão sai todo suado da casa do Bentinho. Basta ler esse capítulo todas as vezes que achar que Capitu não traiu.

Lívia 26/10/2022minha estante
A MELHOR COISA QUE LI HOJE EU TE AMO

Rosa Santana 27/10/2022minha estante
Mário Lopes, minha leitura está feita. Essa análise resultou de várias e várias voltas à obra. Essa do ?Ricardão? é a sua! Respeito-a, mas repito: é a sua!

Rosa Santana 27/10/2022minha estante
Lívia, muito obrigada! Agradeço o amor! ????

edmondodisseu 08/11/2022minha estante
(ah! os leitores do Coelho!)
--------------

Respeita
Fala como se essa porcaria fosse o melhor livro já escrito.
Basta comparar com a realidade para perceber a mediocridade desse livro.
Esse livro é o que chamamos de escapismo da realidade para as mulheres. As mulheres em sua imensa vaidade desejam serem as únicas na vida de um homem. Elas desejam serem as únicas e as especiais, o que não acontece na prática. Basta ler história real do pintor espanhol PABLO PICASSO e suas inúmeras amantes
O escritor francês Victor Hugo descobriu a infidelidade de sua esposa que foi sue amor de infância, mas ao em vez de ficar o resto de sua vida se lamentando, ele arrumou muitas outras amantes em sua vida. Machado nunca escreveria um livro assim, pq as mulheres são suas maiores leitoras e isso machucaria o sue ego e injetaria na realidade para elas. Removendo-as de sua bolha. Elas não são as únicas na vida de um homem, mas apenas só mais uma.

p¡menta 10/11/2022minha estante
que interpretação foda, cara, parabéns!

Black Flower 10/11/2022minha estante
As obras machadianas trazem denúncias sociais ímpares que servem para todas as sociedades, inclusive a nossa pós moderna; a qual como levanta o Baumman carece de solidificação. Fantástico essa sua resenha! Sobre a questão sem resposta? Bom, se fizermos uma análise psicológia do personagem Bentinho, ele tem ciúmes doentios e isso gera coisas inexistentes. Esse fato é evidenciado do Capítulo que se fala do cavaleiro avistado pela janela.

clara 08/01/2023minha estante
Após ver alguns comentários tirei a conclusão de que :Bentinho é um lunatico ciumento,e esses acontecimentos que ocorreram mais pro final do livro mexeram tanto com a cabeça dele que ele enlouqueceu falando sério mesmo ou realmente o mundo é muito cruel com ele

DaviFR1 09/01/2023minha estante
BENTINHO É LUNATICO

Lauren.Ingrid 10/01/2023minha estante
Eu só fui colocar na minha lista e vejo o seu comentário... parabéns, paspalhæo!

Rafa.0403 19/01/2023minha estante
Maravilhosa sua resenha! :) Poderia me explicar melhor como foi essa traição, no chat, adoraria. Não me diga que Bentinho que traiu e não Capitu?? o_o

Gigi.the.reader 27/01/2023minha estante
Você foi cirúrgica. Eu li o livro sem ler nenhuma resenha, pois previa algo assim. Afinal, estamos tratando de Machado, né? Kkkkk é exatamente isso. E sentir essa traição torna a revolta maior e, consequentemente, o livro melhor.

Rafaela281 31/01/2023minha estante
Melhor resenha do livro, super concordo

Maria4791 10/02/2023minha estante
Betinho tava precisando de um tratamento psiquiátrico para entender que ele estava se sentindo culpado por tentar trair Capitu com a melhor amiga, então imaginou que ela faria a mesma coisa ou transferiu sua culpa para ela

Manuela.Lima 25/03/2023minha estante
E como você explica o filho ser o retrato de Escobar?

Mário Lopes 25/03/2023minha estante
É um milagre genético.

Winne.Lima 16/04/2023minha estante
A melhor resenha que já li, penso exatamente assim.

Jose497 13/06/2023minha estante
Adorei esse

(KCl) 23/06/2023minha estante
Esse comentário é mais confuso que o livro

Rafaella279 09/09/2023minha estante
Ódio é o que você sente pelo bentinho ao decorrer do livro, personagem insuportável e eu mataria para ter um livro na visão da Capitu

Ju0812 01/10/2023minha estante
As duas teorias que ela traiu e a que não traiu fazem muito sentido, mas vou defender Capitu até o final! Ela não traiu!

Leitora112 07/10/2023minha estante
Obrigada pela sua resenha, mas custava colocar o sinal do spoiler?

Leitora112 07/10/2023minha estante
Obrigada pela sua resenha, mas custava colocar o sinal do spoiler?

Mah 23/10/2023minha estante
qual seria o seu personagem favorito? (quero provar p minha amg q eu tô certa)

Gabriela3031 20/11/2023minha estante
Concordo. Da metade do livro em diante comecei a sentir aversão a Bentinho e minhas suspeitas concretizaram-se até a última página. Só não esperei que ele fosse ser tao indiferente a Capitu.

JosA225 27/12/2023minha estante
Linda estória de amor, com um final apropriado. Capitu traiu ou não. Nunca saberemos.

amanda.gravena 22/01/2024minha estante
Diva

Rafa 07/03/2024minha estante
Que resenha incrível!!

Flf 17/04/2024minha estante
Capitu é uma adúltera vagabund4 de merd4.

Clio0 17/10/2023

Traiu ou não traiu?

A grande pergunta que atormenta leitores há anos, pois a única fonte de informações é Bentinho. Um homem infantil, imaturo, que desde sempre revela sua fixação em mulheres fortes, e seu complexo de inferioridade.

Os parágrafos da obra são compostos por sua obsessão por Capitu, que desde cedo o deslumbrava e assoberbava pela força de sua personalidade, e a figura da mãe que o dominava através de chantagem emocional e financeira.

Quando Bentinho finalmente se livra de um fantasma, de uma desdita, é apenas para se torturar com outra... a vinda para a cidade que expõe sua pequenez diante da esposa e dos amigos. É o ciúme doentio que se revela em cada perseguição, em cada ato e pensamento.

Não traiu. Mas, deveria ter traído.
Gisa 17/10/2023minha estante
O cara é paranoico. Dava para ver que ele precisava de uma terapia

Pedróviz 18/10/2023minha estante
Bentinho tinha sérios problemas afetivos que viraram psicopatia.

Cosmonauta 22/10/2023minha estante
Na era da pós-verdade, o que importa é que ele se sente traído.

Leandro.Bonizi 23/10/2023minha estante
Um ponto importante que eu gostaria de salientar, é que uma editora lançou esse livro com a capa dos três personagens principais e o Ezequiel com a cara do Escobar. Falei com minha professora ela mandou mensagens esculachando a editora. É que não dá para saber se eram parecidos pelos, pois pela paranóia slBentinho podia ser algo totalmente da cabeça dele. Ou seja, estraga toda a ideia do escritor de deixar a questão em aberto. Mas no livro não vi também nenhuma evidência que ela tenha traído, se o fez foi bem feito

Rosangela Max 05/10/2022

Bentinho é um fracote!
Este é um dos clássicos nacionais que li na adolescência e não lembrava nada da história. Nestes casos, considero como se fosse uma primeira leitura e não uma releitura.
Foi interessante acompanhar o desdobramento do relacionamento entre Bentinho e Capitu, mas não gostei tanto da história quanto gostei do ?O Alienista?.
Apesar de não ser a minha preferida do autor, a leitura das histórias Machado de Assis sempre valem a pena.
Esta edição da Antofágica estávamos espetáculo! As ilustrações são lindas e as notas de rodapé e os comentários no final são riquíssimos.
Recomendo.
Edson 16/10/2022minha estante
Eu tbm já li, mas nem lembro mais. Agora, como você disse, não vou considerar como releitura, pq não lembro nada. Começando a ler nesse momento.

Victor Galdino 07/02/2024

Traiu ou não traiu?
Bentinho me parece ter sido vítima do mais puro e equivocado viés de confirmação, se submeteu a uma lógica distorcida - com evidências barulhentas em torno do seu turbilhão de pensamentos automáticos - fez o que fez. Não é difícil entender porque pensou o que pensou, se esquivar sobre conversas difíceis sobre o que se passava dentro de si não foi a condição? Ainda não estou certo! Mas talvez esse seja também o meu viés, caro leitor!

Machado de Assis é o nome mais pesado da literatura brasileira, confesso que a riqueza de detalhes me fez sentir a angústia da temporalidade da vida, terminei com suor escorrendo de dentro dos meus olhos, cansaço ou ruminações em torno da pergunta do milênio: traiu ou não traiu?

Agora, você que me lê, debruce-se em torno também do seu viés, a verdade é só uma, diga-me você!
Thaí 07/02/2024minha estante
Não traiu! Bentinho é doido!

Lu 07/02/2024minha estante
Traiu.

Victor Galdino 07/02/2024minha estante
Pobre Capitu agradece pela defesa movendo-se em seu túmulo! ??

Ester479 07/02/2024minha estante
Não traiu.

blemota 07/02/2024minha estante
Não traiu! Bentinho nunca bateu bem

Nay 07/02/2024minha estante
Amei a resenha.
E essa edição é linda! Irei reler. E cá estou pensando, será que minha visão sobre a tal traição mudará?

Mariana 07/02/2024minha estante
Gente, a questão não é se traiu ou não. O livro inteiro é uma acusação do Bentinho, em que não há uma defesa da Capitu.

Biblioteca do Felipe 07/02/2024minha estante
Não traiu!..

Leyla 08/02/2024minha estante
tô com uma versão aí antiga pra ler e agora mais curiosa. não tem como passar por Machado e não ser atravessado ??

Aline_B. 12/02/2024minha estante
Livro poderoso! Assisti a uma peça de teatro e fui às lágrimas ao final. Li, no início da adolescência por indicação da escola mas certamente preciso ler novamente, atenta e por querer, dessa vez.

Bia 11/02/2021minha estante
Excelente resenha!!

Clara 11/02/2021minha estante
uns dos meus livros favoritos.Ótima resenha

Welliton.Moreira 12/02/2021minha estante
Muito obrigado ^.^

oz. 21/06/2023

Descobri que precisa resenhar para contar como livro lido no desafio. :/

O que falar de "Dom Casmurro"? Machado de Assis foi simplesmente um gênio.

Ele conseguiu criticar os modos de uma sociedade elitista num Brasil Imperial. E, parando para pensar que o romance foi publicado pela primeira vez uma década após a proclamação da república, percebe-se o quanto o autor foi perspicaz.

Criticando o "conservadorismo"; sistema escravocrata; entre outras questões, como a complicação da língua portuguesa, Machado de Assis mascara seu olhar para a sociedade se utilizando do erro mais instigante da humanidade: a fofoca. O famoso "traiu ou não traiu?".

Meu eu de 16 anos que ralou para ler a HQ da obra no ensino médio ficaria surpreso o quanto essa leitura foi proveitosa. Lembro que eu ficava dizendo que Capitu havia traído mesmo, só para causar contenda e discórdia. Desde a minha adolescência sou apocalíptico.

Sobre a mensagem que o livro deixou, não se pode concluir algo verídico a respeito das informações. Afinal, Bentinho não é um narrador confiável.

Minha opinião sobre: Capitu não traiu, mas deveria, sim; depois soltar no ar "já que você não pôde pegar, eu peguei".
Rosan 21/06/2023minha estante
Também fiquei surpresa com o fato de ser gostoso de ler, pois tentei aos 16 e foi sofrido

oz. 21/06/2023minha estante
sim! ainda mais com quase todo mundo falando que a escrita é rebuscada
esse livro é incrível

andthelicks 26/06/2023minha estante
??????

Diego Lima 30/01/2022

traiu ou não traiu?
Machado de Assis nos presenteia com essa obra, onde o próprio protagonista é o escritor do livro. Nos contando sua história, desde a infância - a qual passamos mais da metade do livro conhecendo -, a promessa de sua mãe, sua amizade com a famosa personagem Capitu, sua ida para São Paulo para estudar. Além desses fatos do enredo, também vamos conhecendo a personalidade de Bentinho: seu ciúme excessivo, a forma como enxergava as pessoas ao redor, suas dores e dúvidas interiores, e, principalmente, seu amor.

Gostei bastante do livro, os personagens e seu desenvolvimento. Assusta um pouco a quantidade de capítulos, porém, são bem curtos, algo bem moderno, onde os leitores querem algo mais célere, porém, não se torna uma história sem profundidade, muito pelo contrário, você consegue a imersão no enredo; outro ponto bastante interessante foi o humor do autor, bem refinado em diversos momentos. E com o seu final aberto, ficou um dos grandes questionamentos da existência humana: Capitu traiu ou não Bentinho?
JurúMontalvao 30/01/2022minha estante
N traiu n
Bentinho n era feliz consigo mesmo, n se aceitava e por isso saiu com isso
Essa é a minha humilde opinião ?

Sra. Simpática 31/01/2022minha estante
A pergunta de milhões kkkkk

Larakey 01/02/2022minha estante
realmente um bom livro

Larinha 03/02/2022minha estante
Quero começar! Depois eu respondo

Selma 04/02/2022minha estante
Pra mim, não traiu!

Larakey 04/02/2022minha estante
quem traiu na história foi capitu que até teve um filho com a traição dom casmurro ia trair mas não traiu

Diego Lima 16/02/2022minha estante
O que ficou difícil de confirmar a traição foi que ninguém viu o filho dele depois de grande para sabermos realmente se parecia com o melhor amigo de bentinho. Só temos o relato de dom casmurro falando da semelhança.
Não saberemos se traiu ou não =\

Karol 20/02/2022minha estante
Já li quatro vezes. Na primeira leitura eu tava entregue para as ideias do Bentinho, da segunda em diante percebi o quanto ele foi e era mimado, uma pessoa completamente insegura pra tudo... Hoje tenho em mente que ela não traiu.

Mari 20/02/2022minha estante
Né kkk

Gláucia 06/12/2010

Dúvida eterna.
Li, reli e treli com o intuito de achar uma pista, um indício da traição de Capitu e conclui que talvez nem o próprio Machado de Assis tenha essa resposta.
A genialidade dessa obra reside justamente aí. O autor consegue satisfazer quem acredita e quem não acredita na traição, dando fortes argumentos e indícios para as duas conclusões. Impossível ter certeza.
Eu, particulamente, creio que Bentinho imaginou tudo. Quem pode saber?...
U.F. 24601 14/01/2011minha estante
Pensei que só eu tinha lido várias vezes tentando achar algo desapercebido, mas vejo que estamos no mesmo barco :p

Paulo Silas 12/02/2011minha estante
É verdade! Concordo plenamente:"A genialidade dessa obra reside justamente aí. O autor consegue satisfazer quem acredita e quem não acredita na traição" Tenho pra mim que este era o objetivo de Machado de Assis:provocar dúvida insanável! E até que é legal! Eufórico!

May 13/02/2011minha estante
Gláucia, era exatamente isso que M. de Assis queria. Por se tratar de uma obra pós-romancista, criticava toda aquela paixão avassaladora e todos os finais ou totalmente trágicos, ou totalmente felizes. A realidade (como é uma obra do realismo) é exatamente essa, Nada é totalmente trágico, e nada é totalmente feliz. A E com isso, continuaremos da dúvida eterna se Capitu traiu ou não Bentinho.

Alexandre 02/03/2011minha estante
Além disso, se não houvesse essa intriga, o livro terminaria com um ?felizes para sempre? antes do Capitulo ?A mão de Sancha?. Teria que acontecer alguma coisa.

Juliana_alvernaz 31/03/2011minha estante
Também acredito nessa hipótese do Bento ter criado tudo, pois o livro deixa bem claro como ele ciumento, mas o fato do Ezequiel, seu suposto filho, ser bem parecido com seu amigo Escobar era um fato que não era somente ele que via.

Matt 13/08/2011minha estante
Eu acho que ela traiou, por conta dos "Olhos de resaca" que ela joga em cima do defunto!! Na hora do velório, mas vai saber né?

Thaty Furtado 22/08/2011minha estante
Se traiu eu não sei, mas acho que o menino não era filho do Escobar, já que ele pensava casar a filha com o menino. Naquela época, (e hj também) não se via pecado tão grande quanto incesto; ele não falaria isso sabendo que os dois são filhos dele. A não ser q não soubesse, o que acho improvável

karlota 12/06/2012minha estante
Ah!Muito boa essa sua analise.De fato é de se deixar pensando,estou lendo e vou reler,quero tirar tudinho dele,cada detalhinho.Eis a pergunta que eu também fiquei,será que até o próprio Machado tinha a resposta?Em um dado capítulo o próprio Bentinho diz que sua imaginação é muito fértil,isso deixa a questionar.Bem,enfim,gostei do seu ponto de vista!

Gláucia 19/04/2013minha estante
Oi Vismael, tudo bem com vc?
Que tal acha sobre respeitar o espaço alheio? Em que passagem de minha resenha de Dom Casmurro vc viu me referir ao Paulo Coelho? Devo estar cega pois não achei essa passagem a qual vc se refere e vem armado de agressividade numa página que não é sua.

Dana 24/04/2014minha estante
Nossa eu amei, se for isso mesmo, acabou minha dor de cabeça!!!!!!, nossa seu ponto de vista é fantástico!

Deivi.Lucio 08/09/2019minha estante
Terminei de ler hoje e acredito que houve traição .....ele menciona que poderia ter tido outros filhos e pq não teve?(esterilidade).Capitu resolveu o problema da infertilidade dele com o amigo Escobar já que era o sonho de ambos....Com o passar dos anos ele começou a reparar em Ezequiel o jeito de comer,sorriso o jeito de virar os olhos e me parece que até a mãe dele percebeu porem nada comentou....agia de uma forma fria com a Capitu.

Thaí 15/01/2024

Não traiu!
O maior enigma da literatura brasileira, quiçá, mundial!
Afinal, Capitu traiu ou não traiu?!
Nem Sherlock Holmes e Hercule Poirot decifram esse mistério kkkkkkk

Agora falando sério, o livro é ótimo, um clássico incrível! Leiam, vocês não vão se arrepender!

P.s. Eu acho que não traiu, Bentinho era um moleque criado com dengo, hetero top do século XIX, mas respeito quem pensa o contrário.
Anna3006 15/01/2024minha estante
um dos melhores e maiores da nossa literatura, devia ser leitura obrigatória kkkkkk.
Ela com certeza não traiu, ele é maluco e mimado

Thaí 15/01/2024minha estante
Exato!

EduardaMarquess 16/01/2024minha estante
Tenho minhas dúvidas, mas estou mais para o não traiu. Bentinho é muito paranoico desde o começo e o narrador é, obviamente, tendencioso.

Julia Fernandes 22/07/2022minha estante
Tudo sobre ele?

Milleprale 15/08/2020

Afinal, Capitu traiu ou não traiu?
Essa dúvida, apenas Machado de Assis pode responder com certeza! Ao meu ver, o fato de ser narrado pela visão de Bentinho (que é possessivo e abusivo com Capitu), traz apenas a sua versão distorcida dos fatos.
As vezes, se procura no outro, o que se encontra em si mesmo!
Tudo é muito inconclusivo! É uma história que se inicia um tanto monótona e se torna realmente cativante com o tempo!
Mateus.fariadc 16/08/2020minha estante
tem alguns indícios de traição mas o bentinho talvez não seja muito confiável...so trazendo de volta o Machado apra descobrir msm kkkkkk

Maaria_ 18/10/2023

Traiu ou não traiu?
A obra retrata a vida do jovem Bentinho, mais conhecido como Dom Casmurro, que foi prometido assim que nascido ao seminário, pela sua mãe, por conta de uma promessa feita a Deus. Bentinho desenvolve uma paixão ardente pela jovem vizinha Capitu durante a adolescência e com isso busca soluções para abandonar o seminário e viver sua vida com Capitu, mas acaba encontrando muitas dificuldades e por meio disso busca ajuda do agregado, José Dias. A obra é cheia de personagens marcantes, como: D. Glória, tio Cosme, prima Justina e seu amigo íntimo Escobar.

A história ao meu ver não deveria girar em volta da suposição se Capitu traiu ou não traiu. Creio que Machado de Assis não deixou a obra aberta somente para que digamos se ela foi infiel ou não. Capitu sempre foi uma mulher livre, segura e dona de si, ao contrário de Bentinho que sempre lutou com problemas de ciúmes e possessão desde jovem e ao longo da trama ainda desenvolveu uma paranoia enorme em Capitu. E assim a obriga a ir ao exterior e abandonar o seu único filho.

Mas, em todo caso, a graça da história é o final em aberto que gira em diversas suposições e visões de dom Casmurro, como:

? Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas?

? Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
Leti.Zanini 24/10/2023minha estante
E qual foi a tua percepção? Traiu?

Nado 20/09/2020

Maior clássico da nossa literatura
Não ouso fazer uma resenha para essa obra. Vou usar esse espaço para convidar o leitor, que por um motivo ou outro nunca teve acesso a ela, que a leia. Pause por um momento a sua leitura de best sellers internacionais e dê uma chance para Machado de Assis e para nossa literatura, que se apresenta aqui em sua melhor forma, por fim, se deixe levar pela maior questão literária brasileira, que sempre será tema de debates infindáveis. Dessa vez li em pequenas doses para tentar absorver ao máximo algumas passagens. A cada releitura a experiência é única.
Recomendo a leitura.

Erica 07/04/2023

Dom Casmurro
Esse foi o primeiro livro da literatura brasileira clássica que eu li, e foi uma experiência muito gratificante. A escrita e repleta de metáforas e, como eu não sou a pessoa mais inteligente do mundo, eu não consegui entender muito bem algumas partes. Mas isso não tirou o prazer que eu tive ao ler esse livro.

A história começa com Bentinho sendo obrigado pela mãe a estudar para se tornar padre. Entretanto, ele não quer isso, já que está apaixonado pela sua vizinha Capitu. Logo no início do livro é bem óbvio o amor e o apego emocional que ele sente por ela.

Quando eu comecei a ler a história, eu achei que o Bentinho não era uma pessoa perfeita, mas tbm não era uma pessoa ruim. Ele era simplesmente uma pessoa comum com os seus problemas e um amor aparentemente impossível. Porém, ao longo do livro, é perceptível o ciúme excessivo que ele sente pela Capitu. Ele ficava paranóico com situações totalmente normais.

O ápice desse livro é os ultimos 20%, que é quando ocorre a famosa traição. Na minha humilde opinião, eu não acho que a Capitu tenha traído o Bentinho, e sim que ele ficou louco e tenha imaginado coisas. Porém, eu não tenho certeza absoluta, já que como o livro é escrito pelo ponto de vista do Bentinho, eu tenho a impressão de que a Capitu, em alguns momentos, é descrita de um jeito que a faz parecer uma pessoa carismática, porém manipuladora e dissimulada. Então eu não posso confiar muito no que o autor escreve, porque eu não sei se é verdade ou não.

Eu fiquei chocada com a atitude final do Bentinho(não esperava isso de um personagem que eu considerava normal no início do livro) e acho que eu nunca vou saber se a Capitu traiu ou não.
JAlia.Kathelen 07/04/2023minha estante
Essa resenha expressa exatamente o que eu sinto em relação à essa obra

Tabitha.Luizi 22/04/2023minha estante
Um clássico da literatura brasileira que eu curto muito.