Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

samiragoetzz 30/09/2023

Um livro cheíssimo de dúvidas???????????
(Terminei o livro mais famoso e o mais debatido dentro da literatura kakakkakak) O enredo do livro é simples.
Porém para as pessoas que não possuem o hábito da leitura pode ser um desafio! pois a escrita e a grafia são de época e, por isso tende a ser mais difícil de compreender nos dias atuais.
?Dom Casmurro? é um livro clássico do Machado de Assis, escrito lá no século XIX, mas ainda é uma leitura incrível e que permanece ainda por gerações. A história é narrada pelo Bentinho, que é um cara meio ciumento e fica obcecado pela sua amiga Capitu. A história se desenrola no Rio de Janeiro do século XIX e gira em torno das complexas relações amorosas e familiares de Bentinho, especialmente seu relacionamento com Capitu, sua amiga de infância e grande paixão. A trama é marcada por ciúmes, suspeitas de traição e ambiguidade, deixando os leitores em dúvida sobre a veracidade das observações de Bentinho.
Além disso, ?Dom Casmurro? aborda temas sociais e culturais da época, como a moralidade, a religião e a classe alta carioca. Através da voz de Bentinho, o autor critica sutilmente as convenções da sociedade e as instituições religiosas.
O livro explora a sociedade da época, como eu disse, com todas aquelas regras e a influência da religião. Mas o mais interessante é como o autor, Machado de Assis, brinca com a nossa cabeça. Fica aquela dúvida se o Bentinho é um narrador confiável ou se ele tá meio doido. É como um drama adolescente, mas com um toque mais inteligente e maduro kakakakakakak O Triângulo Amoroso que deixaria Shakespeare com inveja??
Para mim, Capitu não traiu. É fundamental considerar a estrutura narrativa da obra. O livro é uma narrativa em primeira pessoa e narrador-personagem, contada pelo próprio Bentinho, que é um personagem altamente envolvido emocionalmente na história. Sua visão é subjetiva e permeada por ciúmes e inseguranças, o que pode levar a interpretações distorcidas dos eventos.
Além disso, Machado de Assis é mestre na criação de narradores não confiáveis. Ele brinca com a ideia de que a memória humana é falha e sujeita a distorções ao longo do tempo. Portanto, o que Bentinho lembra e interpreta como traição pode ser apenas uma representação distorcida de sua própria perspectiva.
Também, é importante considerar a subjetividade do narrador, Bentinho. Ele é um personagem extremamente ciumento e paranoico, o que afeta sua percepção dos eventos. Grande parte das suspeitas de traição de Capitu é baseada em pequenos detalhes e interpretações enviesadas.
Outro ponto a considerar é o caráter de Capitu. Ela é retratada como uma mulher forte e leal ao longo da história. Não há evidências sólidas de seu envolvimento em traição, e sua morte prematura sugere que ela nunca teve a chance de contar sua versão da história.
Em resumo, a tese de que Capitu não traiu Bentinho se baseia na subjetividade do narrador, na ambiguidade cuidadosamente construída por Machado de Assis e na caracterização de Capitu como uma personagem leal. O mistério em torno da traição é uma parte fundamental da riqueza desta obra-prima literária, e sua ambiguidade permite diferentes interpretações, mas a inocência de Capitu é uma delas.
Então, vou terminar por aqui, porque está muito longo! E, se você curte livros que fazem você pensar e que têm uns mistérios, ?Dom Casmurro? é uma boa obra para ler! Te levando a questionar, pensar e analisar em sua obra. Mesmo sendo meio antigo e difícil grafia, dê uma chance! Li agora na minha adolescência mas pretendo ler mais vezes para analisar mais a obra. O livro ainda tem sua essência nos dias atuais e sua atemporalidade fascinante, por isso que ele é um livro super famoso e interessante!
Para você, Traiu ou não??? KAKKAKAKAKAKAAK

beijocas?????

Verosca 18/03/2021

Obrigatório na escola
Uma leitura com um linguajar bem complicado, mas durante o colégio fui incentivada a ler, bom para citar em redações.
Micaelly.Santos 18/03/2021minha estante
Também era obrigatório na minha escola. Eu gostei muito na época, medo de reler kkkkk

Angelica75 05/01/2024

Clássico dos clássicos, já tinha mais de 20 anos que tinha lido pela primera vez e resolvi reler e relembrar a famosa dúvida de Bentinho. Li a versão ebook disponibilizada pelo Governo, ímperdível leitura, primorosa em sua simplicidade.

Aline Juliany 18/01/2022

relendo agora depois de 15 anos só posso comprovar meu amor infinito pelas obras de Machado de Assis! que livro espetacular, excelente, perfeito ?
Pirueta 18/01/2022minha estante
Vale a pena ler? Tenho ele mas não sei se vou gostar da história...

Aline Juliany 22/01/2022minha estante
eu amo esse livro e recomendo para todo mundo.

Geo 17/08/2023

Favoritado
Terminei o livro na parte da manhã, mas tava sem carga no celular e não pude escrever a resenha no momento, com a memória fresca após acabar de ler toda a história.

Foi um livro surprendente pra mim. No começo jurei que não ia conseguir prestar atenção e absorver a historia, principalmente pela escrita e linguagem da época, mas logo me acostumei e comecei a ficar imersa na leitura.

Eu amei a forma como foi retratada a infância tanto de Bentinho, como de Capitu, a paixão deles e suas criancices, ideias e vivências. A escrita nos deu a impressão de proximidade dos personagens e dos acontecimentos. Amei como foi retratado os outros personagens também, cada um com sua personalidade e jeito marcante. A mãe com seu título de santa, José Dias com seu título de companheiro e conselheiro de Bentinho, Justina como a ?fofoqueira? de língua grande, que sempre tinha algo a falar sobre os outros.

Em alguns momentos fiquei confusa e não entendi muito o que realmente aconteceu, mas creio que não tenha atrapalhado tanto a minha experiência e minha opinião sobre a história e vida dos personagens.

A forma como Bentinho venerava Capitu arrancava suspiros e foi muito bem escrita. Acho que a personagem de Capitu, por inteiro, foi muito bem escrita, não sei se por ela ter a personalidade forte e ser um dos pontos fortes da história, ou só foi um grande acerto de Machado de Assis.

A história de amor do casal principal foi linda e insistente, duradoura, calorosa, intensa e leal, apesar das diversidades que se sucedeu durante ela.

??Agora sobre a polêmica: Capitu, traiu ou não traiu?

Pois então, a minha pessoa criou várias teorias e não tem respostas ainda sobre, por isso vou comentar apenas sobre minhas teorias mesmo kkk

1- durante a vida e vivências retratadas no livro, entre Capitu e Escobar em vida, eu não vi nada suspeito em atitudes no dia a dia, e nem mesmo no momento da morte e despedida. Creio eu, que foi tudo uma parceria de amigos e a despedida e a dor da morte foi algo natural, após perder essa amizade que era tão forte, contando o grande contato das famílias.

2- apenas o casal Capitu e Bentinho perceberam a grande semelhança do filho com Escobar, sendo Capitu a primeira a comentar sobre para Bentinho, falando sobre o olhar.

3- Bentinho só começou a perceber várias semelhanças do menino com o amigo, após a morte do amigo. O que para mim, pode ter sido consequência de seu trauma de perder o amigo e de suas desconfianças pra cima de Capitu.

??A parte em que Capitu escutou Bentinho dizer para o filho que não era seu pai e sua reação me fez criar algumas outras teorias.

1- ou ela não revidou, nem concordou e discordou porque sabia que estava errada e o silêncio foi uma confissão.

2- ela apenas aceitou a separação e ficou calada mediante o assunto para ter paz, o que pra mim super pode ser, contando que sou desse jeito e prefiro ter paz do que ter razão e ficar discutindo pelas coisas kkk

Mas no geral, creio eu que Capitu amava muito Bentinho. Não tem como negar esse fato, e independente do que pode ter acontecido ou não, esse amor nunca morreu.
Se houve mesmo traição, talvez tenha sido por peso e vontade dos dois, que sonhavam em ter o filho, e após várias tentativas, Capitu decidiu tentar de outra forma.

Enfim, como eu disse, não tenho opinião formada sobre a traição, apenas teorias?????

Recomendo muito esse clássico, me prendeu muito. Favoritado, apesar de não ser 5 estrelas pra mim.
??

Tevo 13/06/2021

Traiu ou Não Traiu?
Livro simplesmente maravilhoso. Não vou dizer muito, apenas que o autor é Machado de Assis. Isso basta. E olha, acho que Bentinho foi traído sim, talvez não por Capitu, mas por ele mesmo. Zoeira kjjkk Traiu.

Daniel-Ef2:8 21/06/2021

Não me impolgou
Uma história que sinceramente não me impolgou em nada, um final meio confuso, não sei se é porque é a primeira vez que leio um livro inteiro de Machado de Assis, mas a história em alguns momentos é boa porém o final para mim foi sem sentido.

Essa edição foi meio decepcionante, parece que a editora esqueceu de contratar alguém para revisar e corrigir o texto!! Muitos erros e momentos de narrativas do autor foi colocado como fala do personagem, deveriam ter organizado isso.
Rafaela1002 01/03/2022minha estante
Essa é a invenção do autor. Deixar o final livre para interpretação. ?

Livia 03/05/2020

Traiu ou não? Dúvida secular que Machado de Assis nos deixou nessa obra interessantíssima (como diria o meu já saudoso José Dias e seus superlativos). Confesso que a primeira metade do livro é um pouco maçante com muitas divagações e pouca história. No entanto, assim que nos acostumamos com a sua escrita, a leitura se torna mais leve e até mesmo engraçada em alguns momentos. Por fim, acredito que haja argumentos para se defender as duas posições quanto à traição de Capitu e, até mesmo, outras interpretações. Vale muito a pena a leitura desse clássico.

quefirascunha 02/03/2024minha estante
Concordo com você.

Thiago.Magano 14/01/2024

Bom demais
Bom demais, demorei pra engrenar mas depois a história me cativou e foi com certeza um dos melhores livros que li, incrível.

Mauricio Gonçalves 16/11/2020

Interessantíssimo
Assim diria o agregado.
Muito boa leitura, personagens icônicos e divertidos na maneira em que o narrador os enxerga e os expõe. Bem fluido, mesmo as mudanças na linha do tempo são bem colocadas e muitas vezes divertidas.
Bentinho é a tipica pessoa cheia de dúvidas as quais algumas beiram a paranoia, muitas vezes se arrependendo ou solucionando-as com mais dúvidas. É agradável passear pelas diversas fases de sua vida, as descobertas da juventude, as pressões da adolescência, a alternância entre serenidade e preocupações da vida adulta, e a 'casmurrice' que vem com a idade e as cicatrizes deixadas.
Lis 16/11/2020minha estante
Mas traiu ou não traiu?

Mauricio Gonçalves 16/11/2020minha estante
????

Leiaaguria 25/08/2021

Traiu ou não traiu?
O que falar de um clássico brasileiro gerador de tanta polêmica? hahaha
Demorou, mas eu finalmente li Dom Casmurro e afirmo; ELA NÃO TRAIU E O BENTINHO É UM DOENTE DA CABEÇA.
abraços!
rafaella 26/08/2021minha estante
Sim.

Alexandra Garcia 07/02/2023minha estante
Tá gente mas e a semelhança com o defunto ?! Kkkkk

paulinha 08/12/2021

Por incrível que pareça gostei bem mais do que eu esperava!
Primeiramente, eu, como não estou acostumada com a escrita de Machadinho, achei complicada para ler e entrar em um ritmo constante, mas teve partes que não conseguia parar de ler! E teve vezes que tive que reler por que não tinha entendido nada do que ele escreveu. Gostei demais da história, Machado é muito inteligente! Amei a forma como ele fala com o leitor, é sensacional! Sobre Bentinho e Capitu, estou na dúvida! Bem, é óbvio que Bentinho não batia bem da cabeça e que era muito ciumento. Vou procurar vídeos ou textos de pessoas dando sua opinião e explicando, para ter minha conclusão. Eu gostei demais de ter dado essa segunda chance para Machado! Só tinha lido na escola, mas fui obrigada, então comprar e ler por minha vontade, é muito diferente!

Marcelo Purificação 31/12/2021

Traiu ou não Traiu?
Em Dom Casmurro, o narrador Bento Santiago retoma a infância que passou na Rua de Matacavalos e conta a história do amor e das desventuras que viveu com Capitu, uma das personagens mais enigmáticas e intrigantes da literatura brasileira. Nas páginas deste romance, encontra-se a versão de um homem perturbado pelo ciúme, que revela aos poucos sua psicologia complexa e enreda o leitor em sua narrativa ambígua acerca do acontecimento ou não do adultério da mulher com olhos de ressaca, uma das maiores polêmicas da literatura brasileira.

Capitu não traiu, e vc acha o quê?
GraCarol 31/12/2021minha estante
Não traiu. O livro foi narrado pelo próprio Bentinho o que deixa tudo com a perspectiva doentia dele, que julgo que a criação beata dele teve grande influência na sua vida e visão das coisas e pessoas, como por exemplo idolatrando a mãe como uma santa imaculada e se enciumando de Capitu depois dele ter um pensamento de desejo quando viu com outros olhos os braços de Sancha. Em resumo, estragou a própria vida e de sua família.

ary^^ 18/09/2021

Ela traiu ou não traiu?
Eu amei ler esse clássico e ao meu ver acredito que ela não tenha traído.
No início foi um pouco difícil mas depois fui lendo e gostando.
A história é bem interessante, toda questão da promessa da mãe de Bentinho e o juramento dele e de Capitu.