Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

jessyroux 04/03/2024

Entre Dúvidas e Suspiros: Uma Viagem pela Alma de 'Dom Casmurro'
"Dom Casmurro" é uma obra-prima da literatura brasileira que nos transporta para os meandros da mente de um narrador complexo e intrigante. Machado de Assis nos presenteia com uma narrativa envolvente e repleta de nuances, onde cada palavra é meticulosamente escolhida para tecer uma teia de emoções e reflexões.

Ao acompanhar a trajetória de Bentinho, somos convidados a questionar a natureza da verdade, da memória e da percepção. Através das lentes distorcidas do protagonista, somos levados a refletir sobre temas como ciúme, traição e culpa, enquanto nos debatemos com as ambiguidades e incertezas que permeiam a narrativa.

"Dom Casmurro" não apenas nos cativa com sua trama envolvente, mas também nos desafia a examinar as complexidades da condição humana. A obra nos ensina sobre as nuances do amor, da amizade e da ambição, enquanto nos confronta com as sombras que habitam os recantos mais profundos da alma.

Em última análise, "Dom Casmurro" é uma obra atemporal que continua a intrigar e fascinar os leitores ao longo dos séculos. Uma leitura que nos convida a mergulhar nas profundezas da psique humana e a questionar nossas próprias certezas e convicções. Um clássico da literatura brasileira que merece ser apreciado e revisitado por gerações.

Beatriz2590 03/03/2024

Incrível! Muito intrigante
Que obra-prima, que livro delicioso de se ler!!, o Machado de Assis realmente tinha o dom da escrita, esta foi a primeira obra que eu li dele e estou apaixonada!!.
E sobre se a Capitu traiu ou não? NÃO, na minha opinião ela não traiu o Bentinho, ele não tem prova nenhuma de que isso aconteceu!! ele foi tomado pelo ciúmes e acabou criando esse enredo horrível dentro de seu casamento, Capitu poderia ser oblíqua e dissimulada, mas desleal e infiel nunca!.
Conforme o livro vai se desenrolando vemos um Bentinho possessivo e tendo umas atitudes um tanto quanto insanas!, o que me fez pensar em tudo o que ele já havia contado sobre Capitu e suas desconfianças sobre ela.
Para mim, ela não traiu o Bentinho, por mais que ele cita diversas situações que nos faz pensar que isso aconteceu não podemos nos esquecer de que quem está contando a história é ele com essa mente doentia e obsessiva.
Daqui um tempo irei ler o livro novamente pois creio que é uma leitura que você quanto mais madura fica melhor analisa todas as situações!!, é realmente um livro incrível e eu indico ele demais??.

Dalila60 03/03/2024

Uma obra primorosa! A construção dos personagens é fantástica e nos deixa realmente na dúvida sobre o que houve de fato.

° øçÃáRAQUEL¡ ¨Ãâ ° 03/03/2024

Sinceramente o livro foi bem chato (mais ou menos a metade da história), achei o Bentinho bem prolixo em alguns momentos.

Não dá pra negar o final pesado e conturbado.

PALAVRA FINAL: Bento enlouqueceu e acreditou que Capitu o traiu. ?????

maria 03/03/2024

Não tenho plena certeza se traiu ou não, mas desconfio muito que o Bentinho sempre foi um pouco obcecado com o Escobar e a vida dele, principalmente quando ele e a Sancha tiveram filho e o Bentinho e a Capitu não, mas se prensar na situação pro lado dele o Bentinho provavelmente era estéril, a Capitu queria muito um filho e ele também aí ela foi pegou transou com Escobar pra ter um filho, mas acredito que todo mundo tbm sempre pintou ela de biscate e suja e dissimulada por ser bonita e o Bentinho acreditava nisso, mas não acreditava no catação da mulher que ele tanto dizia amar? é um assunto mto complexo e uma narração não muito confiável por ser em primeira pessoa? preciso de um minuto pra pensar nisso

Maria1691 03/03/2024

Não traiu!!
Sou extremamente apaixonada nessa obra de Machadinho, mas por queee ele é tão paranoico meu deus. Definitivamente NÃO TRAIUU, só quem já teve algum namoradinho tóxico sabe como homens são doidos quando estão com ciúmes.

Isa 03/03/2024

Um clássico
Dom Casmurro vai contar-nos sua história amorosa com Capitu, sua amada vizinha e com quem promete se casar, apesar de o mundo conspirar contra essa união, porém, a história vai muito mais além disso.
Ademais, essa narrativa implementa críticas sutis e praticamente imperceptíveis ao patriarcado, à dominância de classes sociais superiores e ao racismo, tornando a história ainda mais perspicaz.
Além disso, o final em aberto foi algo extremamente bem construído ao longo da história pelo autor, de modo que NUNCA será desvendado.
Outrossim, é importante ter em mente que o narrador é um manipulador ardiloso e inteligente,oque demonstra ainda mais a genialidade de Machado de Assis. Afinal, Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

bela 03/03/2024

Como pode um personagem ser tão chato quanto o querido bentinho??? não acredito que capitu amada tenha traído ele, mas torci o livro todinho pra que fosse verdade, porque o bicho merecia. todo ciúme, possessividade e desconfiança dele já era motivo pra ela ter feito qualquer coisita, a coitada aguentou foi muito aquele hipocrita dos infernos. e, alem disso, nada tira da minha cabeça a brotheragem?? entre ele e escoby!!!! bjs machado de assis ?

Raquel Holmes 03/03/2024

Todos são inocentes até que se prove o contrário.
Iniciei a leitura desejosa de, finalmente, poder tomar parte neste eterno debate de: "Capitu traiu Bentinho ou não?"

Vejo pessoas afirmando categoricamente que SIM e outras que NÃO. E eu sempre soube que é impossível afirmar com certeza.

Bom, durante boa parte do livro, Bentinho me convenceu de todas as suas impressões e sentimentos como soando honestas, sinceras, sãs. Quase no fim é que me pareceu que uma máscara caiu, mas já chego lá.

Algumas ocasiões da adolescência me fizeram sentir que Capitu era muito dissimulada, exercendo algum domínio sobre a mente do Bentinho e agindo com frieza dissimulada (desculpem por repetir a palavra) em situações furtivas na presença dos pais. Dissimulada. "Dissimulada" é a palavra que soou em minha mente ao longo de boa parte do livro quando Capitu aparecia.

Agora, como falei anteriormente, em certo momento a máscara do Bentinho caiu. Muito ciumento, metido a gostoso, muito fantasioso e, afinal, igualmente dissimulado. Ele não foi honesto com Capitu, ele desejou ter um envolvimento com Sancha, a esposa do melhor amigo... Acaso não refletiu em Capitu o que se passava dentro de si, acusando-a injustamente?

Poderia Escobar sugerir que a filha dele e o filho de Bentinho se casassem sabendo que o menino era seu próprio filho?

Assim como Capitu é idêntica à esposa daquele cara lá (esqueci o nome dele), sem grau de parentesco, não poderia o Ezequiel coincidentemente ter alguma semelhança com Escobar sem parentesco também?

A ocasião da ida ao teatro sem Capitu e, ao voltar, encontrar o amigo à porta pode ter sido mesmo o que Capitu justificou. No fim, ela realmente tinha as libras em mãos.

Para finalizar, Capitu não está aqui para dar a versão dela e não temos nem um narrador onisciente nem Machado de Assis para trazer à luz fatos concretos.

Sendo assim, não assumo um posicionamento assertivo. No máximo, posso dizer apenas que TODOS SÃO INOCENTES ATÉ QUE SE PROVE O CONTRÁRIO.

Giovanna1920 02/03/2024

O protagonista mais insuportável que eu já conheci
Odiei o bentinho! ele é chato, impotente, frouxo, ciumento e paranoico. A mãe dele é outra insuportável. Capitu entrou foi numa enrascada entrando para essa família, ela deveria ter traído mesmo. Em contra partida, Capitu é autêntica, forte e inteligente. Queria um conto na visão dela, senti falta de ver mais sobre ela. Demorei muito para terminar esse livro, porque o Dom Casmurro é realmente casmurro. Mas com muita força de vontade, finalmente terminei.

Onassis Nóbrega 02/03/2024

Traiu ou não traiu?
Este livro era uma falha na minha biblioteca. Diferente da maioria das pessoas, não o li na época da escola. Li vários outros de Machado e o tempo foi passando. Agora sanei esta falha. E talvez num bom momento.
O mestre tem uma prosa deliciosa, sabendo construir os personagens como poucos. O livro funciona (como em outros momentos da bibliografia do autor) como as memórias do velho ?Dom Casmurro?, alcunha que Bentinho ganhou já mais velho. E aqui ele nos apresenta o livro que resolveu escrever contando sua trajetória desde à infância até momentos finais de sua vida (na verdade a vida útil, que tem relação com o sua Capitu). O relacionamento com sua casa materna, com sua familia, principalmente sua mãe, com a iminente ida para o Seminário, devido uma promessa da genitora e, principalmente, sua amizade com Escobar e, principalmente seu romance desde a infância com Capitu, dos olhos de ressaca.
Sem dar spoiler, já que é fato corriqueiro, o dilema do livro vem de uma possível traição de Capitu. Confesso que, mesmo lendo várias opiniões, não cheguei a uma opinião segura. Cada leitor deve ler e ter sua própria.
Quanto esta edição, do Clube de Literatura Clássica, cedida por um colega assinante, é espetacular, a começar pela capa do livro principal, dura, e com uma representação da casa da familia de Bentinho, que tem papel importante na trama. Chamou atenção por todo canto, pela sua beleza. Há uma introdução curta mas excelente sobre a obra e o autor. As notas são de dois tipos: uma para explicar alguns termos de época que supostamente os leitores não conheçam (excelentes e, em alguns momentos, achei até em demasia), e outras para outras explicações gerais como locais do Rio e suas correspondências atuais, fatos históricos, etc.
No box ainda vem um livro de contos do Machado, um marcador temático e uma foto do autor. Presente e tanto.

Francisco545 02/03/2024

Que sofrimento!
É tanta gente falando de traiu ou não traiu que pensei que a base forte do livro era o romance entre dois personagens e uma suposta traição, ai eu vou ler e adivinha??

UM SÉCULO PARA ESSE NEGÓCIO COMEÇAR.

Já estava para desistir quando começou a vida dele no seminário.
O livro foi totalmente fora da linha que eu pensava, porque o romance em si é apenas no começo e é bem leve.
No final tem uma super acelerada e DO NADA O CARA COMEÇA A TER ALUCINAÇÕES.

Bom, se você tem interesse nesse livro, blz, talvez goste, mas eu criei uma expectativa muito alta sobre ele e talvez por isso fiquei tão frustrado. Talvez encarei o livro da maneira errada, esperava um livro focado no romance entre dois personagens e um suposto ciúmes, mas o livro é um relato de vida onde o que interessa é falar sobre a vida do Bento e é deixado de lado uma profundidade no romance.