O caderno rosa de Lori Lamby

O caderno rosa de Lori Lamby Hilda Hilst

Resenhas - O Caderno Rosa de Lori Lamby

Dafne.Allane 13/01/2023

Simplesmente o livro mais difícil que já li
Livro muito interessante e com uma crítica sensacional sobre o mercado editorial e a sociedade do consumo, porém, que só faz pleno sentido ao entender o contexto da obra e o histórico da autora.

Apesar disso, não posso dizer que recomendo a leitura. Todo o livro é extremamente pesado e muito difícil de digerir, já que a autora optou por utilizar o choque como instrumento para passar sua mensagem.

Contém conteúdo explícito e alerta de gatilho!

Lu Rodrigues 01/01/2023

Atordoante!!!
Não recomendo para quem não aceita bem o fator surpresa explícita.

No geral: gostei pela originalidade.

Heloisa.Sommacal 14/12/2022

Indigesto
O livro me deu ânsia em alguns momentos, mas surpreendentemente me agradou no final. Principalmente ao entender o contexto em que foi escrito. Li a versão com o posfácio de Vera Iaconelli que foi fundamental para não me traumatizar com a leitura.
Crítica excepcional.

raynarasantos 02/12/2022

destrutivo.
a história em si já é muito desconfortável, pesada e até imprópria pra certas pessoas, no meu ponto de vista, mas a pior parte sem dúvidas é a forma como tudo é descrito, como a Lori é jogada em um mundo de descobertas cedo demais, como ela diz gostar disso, querer isso. sinto que esse livro seria facilmente um gatilho para pessoas que passaram por situações de abuso. outro ponto que eu acho interessante e necessário citar é a forma como os pais lidam com tudo, como se fosse uma grande piada ou algo do gênero. li, leria novamente, mas não recomendo.

Samuca 14/11/2022

Rosa não, vermelho (indecente ou atencioso)
Conhecia a fase "séria" de Hilda Hilst. Gosto muito de Ode Descontínua e Remota Para Flauta e Oboé, mas a prosa da autora não conhecia! Foi interessante este primeiro contato.

Na obra acompanhamos uma autoficção muito bem feita e muito bem construída. Recomendo.

Lara 03/11/2022

Hilda Hilst conseguiu o que queria publicando esse livro, apesar de classificá-lo como pueril, não é nada fácil de ser lido. Uma escrita crua e dolorosa, que a cada página são necessários uma pausa e um respiro para continuar.

emanuela 02/11/2022

? livro muito pesado porém extremamente necessário
que livro, hilda hilst foi fantástica e que prazer conhecer a obra e história dessa mulher. se você tiver a oportunidade LEIA

procure oa gatilhos do livros, possuem muitos.

milenakts 25/10/2022

Existem narrativas que desafiam a realidade, chocam, convidam o leitor a questionar os próprios paradigmas, rompem com a ordem... e existe esse livro da Hilda. Embora ela mesma definisse essa obra como "pueril", é leitura pra gente grande. Acompanhar a narração da Lorinha não foi nada fácil pra mim, muitas vezes tive que parar de ler pra tomar um ar. É justamente todo esse desconforto que traz ao Caderno Rosa um primor artístico como raramente se vê. Indico muito a leitura para quem quer chegar ao cerne da ficção, abrindo mão de escrúpulos.

Giovanna 05/10/2022

Arrebatador
Não é uma leitura nem um pouco leve, realmente teve algumas horas que deram uma ânsia de um sentimento horrível. Este é o objetivo desse livro!
Hilda foi muito perspicaz em construi - lo, personagens muito bem enraizadas. Como diz nas considerações finais, pude concluir que o objetivo de Hilda, além de fazer uma crítica ao contexto do livro, e com isso trazer uma nova perspectiva, fez com que o ditado " Fale bem ou mal, mas falem de mim" retornassem com êxtase.

Day 01/10/2022

Sem palavras.
O livro inteiro é um misto de agonia, sufocamento e desconforto.
Realmente acreditei em tudo o que estava escrito, por mais difícil que fosse ler tais experiências.
Não apenas uma, mais diversas críticas sutis e implícitas foram feitas na obra, inclusive à inocência infantil sendo subvertida e substituída pela pornografia e eroticidade.
Não recomendo a obra para todos os públicos, é extremamente delicada e a quantidade de gatilhos é imensa.
Reflexiva e atemporal, Hilda Hilst me deixou sem palavras.

Ju 23/09/2022

Que choque!
Topei com esse livro durante um dos meus turnos na biblioteca e fiquei chocada com o conteúdo. Como boa curiosa e conhecedora do nome de Hilda, adicionei à lista e li no mesmo dia.

O conteúdo é chocante, mas a crítica entrelinhas e a realidade de quem está escrevendo a história é excelente. É um livro polêmico, mas que cumpre a sua função e ainda é irônico sobre o momento que a autora estava passando.

Zanteo 21/09/2022

perturbador, mas genial
eu não sei o que sentir, o que pensar nem muito menos o que falar sobre esse livro que li em poucas horas nessa noite de terça feira
Hilda Hilst foi simplesmente perspicaz e cirúrgica em abordar o que ela abordou do jeito que o fez
O ensaio ao fim da psicanalista é muito proveitoso para se ter um entendimento melhor sobre o escrito

enfim, foi uma leitura angustiante, esquisita e surpreendente

laiszanella 12/09/2022

bizarro
O livro começa apavorante e vai assim até quase o final, quando revela-se a grande pegadinha.Se quiser ler é recomendável ter um estômago forte.
Gostei da escrita, vejo porque Hilst é tão amada e com certeza vou ler mais livros dela.

lilasies 31/08/2022

não consigo ler isso
como é que conseguem? horrivel demais, simplesmente intragável, não experiência triste, fiquei em choque e enojada

brilhinho 21/08/2022

o caderno rosa de lori lamby
foi definitivamente uma das coisas mais estranhas que eu ja li na minha vida e hilst consegue isso com uma maestria absurda. chocante e nos leva a refletir sobre a sociedade e o mercado literário de alguma forma