A pedagogia dos caracóis

A pedagogia dos caracóis Rubem Alves

Resenhas - A pedagogia dos caracóis

Robson.Vieira 30/03/2020

Muito bom!
Adoro as crônicas, os insights...
Livro pra ser lido e relido!

Ingrid518 12/10/2021

Pra todos da área da educação
A leitura desse livro é necessária, o livro explora as inúmeras formas de educar para além da sala de aula, e olhar o aluno com um olhar mais sensível. Indico viu!

Bart 04/03/2018

Livro rápido e (p/minha surpresa) gostoso de ler! Lembremos que tbm já fomos crianças ...na hora de ensinar, na hora de escutar, interagir com as crianças de hoje!
Livro massa!!

Felype 28/12/2017

MARAVILHOSOOOOO!!!!! Daqueles que a gente fica voltando e lendo de novo e de novo.

Sabrina Ferreira Faria 27/03/2017

A Pedagogia dos Caracóis ( todos adultos devem ler esse livro!!)
Bem, faça o que tiver ao seu alcance para colorir o seu arco íris ??
Finalizando um dos livros mais incríveis que já li, Rubem Alves com o jeito mais sensível do mundo conseguiu passar nesse livro ensinamentos que levamos a vida inteira para aprender, isso quando aprendemos.... Só amor por esse livro.
?A pedagogia dos caracóis ?
#maisUmPraConta #books #leiturasDoMês

Juliana 19/03/2017

Desaprendendo
Rubem Alves traz a grandeza da simpicidade com essa leitura levíssima! Com palavras certeiras, questiona o sistema educacional, o papel do aluno, do professor e a soberba do adulto. O autor faz perguntas maravilhosas, como o porque quando a gente cresce, as coisas perdem o colorido, e deixamos de sonhar. Explica que por mais conhecimentos que nós possamos adquirir ao longo de nossa vida , só fica retido aquilo que faz diferença. Critica a mercantilização da educação, e o fato de os adultos desprezarem o intelecto das crianças. Fora as citações maravilhosas demonstrando a humildade do autor, quando diz que não escreveria alguma coisa do seu jeito, quando outra pessoa descreveu com precisão o que gostaria de ter dito. LIvro muito importante , para compreender o processo de "deseducação" do Brasil. Maravilhoso!

Rayane.Dias 08/04/2024

Crônicas da educação viva
Esse livro é uma jornada encantadora pela essência da educação, revelando que o aprendizado está em todos os lugares. Com uma prosa envolvente e cheia de humor, Alves nos leva a refletir sobre o verdadeiro significado de ensinar e aprender.

Ao longo das crônicas, somos convidados a explorar a educação como uma experiência viva e dinâmica, onde cada encontro, cada história, é uma oportunidade de crescimento. Com sua habilidade única para misturar leveza e profundidade, o autor nos mostra que o processo educacional vai muito além do conteúdo curricular, abraçando a descoberta, a curiosidade e a conexão com o mundo ao nosso redor.

A leitura é cativante, como uma conversa com um amigo sábio que nos desafia a olhar além do óbvio e a encontrar beleza até nos momentos mais simples.

Guilherme2183 31/12/2023

Leitura leve e didática
O livro traz estórias sobre a pedagogia, relaciona fatos quem são relevantes e estão implícitos no nosso dia a dia. É um convite a uma leitura incrível

Knots 22/12/2023

Que aula!
Mesmo não sendo da Pedagogia, apreciei cada momento desta leitura! Com citações há diversos autores, Rubem Alves me encanta ao dizer, com palavras simples, o que sempre pensei. Vindo de escola pública e não concordando como é o modo de educação, o livro é um ?respiro?, pois havia pessoas que pensavam diferente, mas não foram levadas a sério!

Mumartins 29/04/2022

Um livro de para quem ama educar
Li este livro por recomendação do meu professor de história, pois faço curso normal, ou seja, de formação de professores, mas não vou me estender muito sobre esse assunto. Vamos direto ao que importa. O livro que Rubem Alves nos apresenta é escrito no formato de crônicas dedicadas aos pais, educadores e para uma vida feliz. O autor tece diversas críticas a forma tradicional de ensino, pois em sua opinião, a escola se tornou uma espécie de gaiola para os alunos, pois estes seriam os passarinhos.
O livro nos ensina a importância de ler livro tristes, pois eles criam compaixão e a compaixão com a sabedoria resultam em bondade. O autor também nos diz que é preciso amar para conhecer, e não conhecer para amar.
Como o leitor de minha resenha pode perceber, é difícil resenhar a obra, pois é necessário mencionar cada crônica. Optei por fazer o oposto disso: citei alguns aspectos gerais e o resto fique por conta do leitor.

GabsConatti 26/01/2017

O que é ir para frente?
Rubem Alves nos leva a uma reflexão sobre a educação atual e a prática dos professores em sala de aula. Além disso, ele procura nos fazer perceber que a criança deve poder se expressar e dar sua opinião pois só se aprende verdadeiramente aquilo que se está interessado. Por esse motivo Alves diz que o papel de nós, professores, é fazermos os alunos a sentirem atração pelo conteúdo que eles devem aprender. Apesar da analogia engraçada, ele diz que os professores, segundo a sugestão de Roland Barthes é o mestre do "Kama Sutra" hahaha

"Sendo assim, chegamos à deliciosa conclusão de que o professor, antes de ser um ensinador de saberes, é um provocador de amor. É preciso que os alunos estejam eroticamente excitados pelo objeto para que desejem possuí-lo pela penetração da inteligência. Se assim não for, se os alunos não forem excitados eroticamente pelo objeto, tudo que lhes for ensinado será rapidamente esquecido. O professor, assim, seguindo a sugestão de Roland Barthes, é um mestre do Kama sutra ? ele ensina as várias maneiras de conhecer, no sentido bíblico, o objeto." P. 53

Por fim, ele nos incentiva a desacelerarmos afim de aprofundar o relacionamento com os alunos.

"O autor do artigo aconselha os professores a estar com seus alunos no ritmo do adágio. Sem pressa. A lentidão é uma virtude a ser aprendida num mundo em que a vida é obrigada a correr ao ritmo das máquinas. Gastar tempo conversando com os alunos. Saber sobre sua vida, seus sonhos. Que importa que o programa fique atrasado? A vida é vagarosa. Os processos vitais são vagarosos. Quando a vida se apressa, é porque algo não vai bem. Adrenalina no sangue, o coração disparado em fibrilação, diarreia.
Observar as nuvens. Conversar sobre suas formas. A observação das nuvens faz os pensamentos ficarem tranquilos. As notícias dos jornais são escritas depressa. Por isso têm curta duração. Mas a poesia se escreve devagar. Por isso ela não envelhece. É sempre nova. (...)
É preciso ler tendo a lesma como modelo. Devagar. Por causa do prazer. O prazer anda devagar." P. 55