O Espião que Sabia Demais

O Espião que Sabia Demais John le Carré

Resenhas - O Espião Que Sabia Demais

MACARI0 24/02/2024

Espiões que sabem demais
Esse livro é um excelente livro sobre o mundo da espionagem durante a guerra fria e sobre a dualidade nós contra eles da época. George Smiley, o personagem principal, precisa investigar e descobrir quem era o espião que estava traindo seu país e prejudicando as operações do Circus, que é a agência de inteligência britânica da história. No decorrer de 38 capítulos e 414 páginas, veremos Smiley indo em busca de respostas no meio de uma tempestade de perguntas, aonde em um certo ponto da história, praticamente ninguém mais era confiável.

Conclusão: "O Espião que sabia demais" deve agradar muito aos fãs mais hardcore de histórias de espiões mas chatear os que estão começando nesse mundo, pois essa é uma história cheia de diálogos e monólogos com muitas poucas cenas de ação. Pra quem está querendo uma leitura simples e curta, esse definitivamente não é o livro certo. Mas quem gosta de um suspense tenso e praticamente frio do começo ao fim, essa é a história perfeita pra se ler. Enfim, esse foi um dos livros mais tensos que já li até hoje. Um livro sobre espiões que sabiam demais.
Valney 28/02/2024minha estante
Rapaz bela resenha, estava procurando um livro nessa pegada de espionagem e que não seja simples. Irei procurar esse livro agora mesmo

Danilo224 13/01/2024

Desafiador
O espião que sabia demais não é um livro comum sobre o tema. Mesmo aqueles mais experientes com o gênero podem se sentir deslocados ao encontrar uma história tão detalhada ? e por vezes, complexa ? como essa. A escrita de Le Carré vai e volta e é fácil o leitor ficar perdido. A história é boa e os personagens são dignos de atenção mas, conheço algumas pessoas que facilmente abandonariam a obra em pouco tempo de leitura. Caso queira ler, se prepare. Será uma missão gélida e cheia de surpresas.

KJJ 22/09/2021

Vale a pena
Porém
Eu sou lenta, eu me perdi em algumas partes do livro que tive que ler de novo pra entender.

annabeattriz 24/03/2021

Depois que entendi que não encontraria nenhum Dry Martini, ou James Bond por aqui, a leitura fluiu muito. Comecei lendo em busca de ação, mas encontrei, ao invés disso, diálogos geniais. Esse livro não depende da solução do mistério ou como ele é solucionável, mas da compreensão deste universo ambíguo de pessoas moralmente condenáveis e extremamente paranóicas que John le Carré pretendia descrever. É um livro que pode não prender muito pelos jargões do Serviço Secreto da Inteligência Britânica (foi o que me afastou em 2019), mas ao mesmo tempo colabora muito para a verossimilhança da trama.
Se passa durante a Guerra Fria, tem mil enredos, mil personagens e por conta disso, muitos detalhes. Quero reler ele daqui uns anos. Mas, por hora, feliz de ter dado outra chance pra ele

Onesko 18/01/2021

O Espião Que Sabia Demais, John Le Carré
Foi um livro divertido, o começo é um pouco confuso, principalmente por ter muitos nomes, como a obra é dividida em três partes, o natural é escolher uma preferida, na minha opinião a parte 3 é a melhor.

Bruno Malini 29/07/2020

Estou voltando a ler John Le Carré, e esse, sem dúvida, já entre os melhores.

Eclipsenamadrugada 23/12/2017

POR QUE?
Por que só duas estrelas? Li o livro inteiro esperando um só momento de empolgação, e chegou o final e nada!!!??? Não me agradou.

Coruja 04/07/2015

O Espião que Sabia Demais foi transformado em um excelente filme em 2011, com Gary Oldman no papel do protagonista, George Smiley. A história se passa no período da Guerra Fria e segue os passos de Smiley, um agente aposentado do serviço secreto britânico (MI6 ou Circus), enquanto ele tenta lidar com o abandono da esposa e encontrar um agente russo infiltrado na agência.

A escrita de le Carré é simples, mas elegante. A história é contada de forma fragmentada, entre lembranças, interrogatórios e investigações, que casam muito bem com o quebra-cabeça que o leitor junta com Smiley; o prosaico do cotidiano de uma agência governamental, com sua rotina burocrática e intrigas internas se contrapõe a alguns poucos e bem escolhidos momentos de tensão dramática.

A atmosfera do romance é muito bem construída e autêntica – não à toa, já que le Carré trabalhou tanto para o MI5 (que cuida de assuntos internos) quanto o MI6 (voltado para a política internacional). É um ritmo mais lento e mais crível que o do mundo de ‘Bond, James Bond’, então, não vá para ele pensando em explosões, mulheres, carros e martinis.

Estou aqui em casa com O Espião que Saiu do Frio, também dele, e vai ser o próximo volume para o próximo dia chuvoso livre que eu tiver.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/07/livros-para-ler-no-inverno.html

Wesley 23/08/2014

Confuso demais.
Confesso que não gosto de espionagem (já tentei ler vários clássicos do gênero e nunca terminei nenhuma leitura).

Sinceramente, a leitura nesse livro simplesmente não flui.. é truncada, rebuscada e confusa. Podem me chamar de burro ou ignorante, mas pra falar a verdade não vou dizer que é bom ele só pra dar uma de intelectual.

Fernanda 25/07/2014

Confuso!
Não sou de abandonar livros (esse é o primeiro), mas realmente não deu para continuar.

O livro é muito estranho, as palavras não parecem fazer sentido. Alguns parágrafos cheguei a ler mais de uma vez para ver se eu tinha pulado alguma linha sem querer, porque não fazia sentido o que li, mas não, ele é confuso mesmo.

No início do livro o autor vai jogando muitas informações sem muito critério, parece que quer passar todas as informações em poucas páginas, e não da para assimilar.

Vi várias resenhas e a opinião é quase unanime. Quem curtiu o livro só conseguiu fazê-lo no final da leitura e muitos terminaram sem entender.

Sinceramente, acho que não estou num momento bom para essa leitura. Notei que é preciso ter a atenção redobrada para compreender o enredo.
Infelizmente não vou terminar de ler esse livro =(
Ticiana.Oliveira 05/09/2016minha estante
Também abandonei. Fui assistir o filme para tentar me dar animo para ler mas o filme segue o mesmo padrão. Parado e monótono. Segundo livro que abandono.

vehelena 26/03/2022minha estante
Acredito que faltou uma boa revisão desse livro, em alguns momentos me parecia que o tradutor

vehelena 26/03/2022minha estante
Era o google translator, um exemplo entre mtos: louça usada no lugar de louça suja

Mário H. 24/07/2014

Não me senti confortável
Eu tentei, assim como muitos, ler esses livro, tentei gostar. Mas realmente ele não se encaixou no meu gosto literário.

Quem sabe daqui um tempo eu consiga lê-lo melhor e entender sua "alma".

Fabio Vergara 21/01/2014

Dica de leitura: O Espião que Sabia Demais (Tinker Tailor Soldier Spy. UK. 1974)
Sinopse: Após o atentado a Jim Prideaux, George Smiley investiga a suspeita de um “toupeira” dentro do Circo.

Nota (0-10): 9.

Só pra explicar, “toupeira” é um espião que se infiltra direto no centro de inteligência do alvo. Ou seja, é um traíra cara-de-pau! Na Guerra Fria, havia uma paranoia quanto aos toupeiras. Le Carré traça perfeitamente essa paranoia, principalmente por se tratar do centro britânico, que ficou no meio do fogo entre EUA e URSS. Seu texto é todo não linear, e a trama é bem intrincada. Por isso, imagino, ele usa metáforas pra fazer o leitor entender as personagens, como na sequência da filha de Oliver Lacon, na suspeita de Peter Guillam de que sua namorada o trai com o professor de música, ou na personalidade de Bill Roach, um garoto tonto que sabe muito bem o que viu, mas prefere acreditar em outra coisa qualquer. Enfim, é a Guerra Fria e crua, feita por alcoólatras, traidores, pessimistas e depressivos.

otxjunior 25/08/2013

O Espião que Sabia Demais, John le Carré
A primeira impressão que eu tive foi a de que John le Carré inventou um novo idioma para escrever O Espião que Sabia Demais. O uso de jargões do mundo do Serviço Secreto da Inteligência Britânica, ou Circus, pode afastar muitos leitores, mas deve agradar os iniciados ao tema por justamente colaborar para a verossimilhança da trama. Portanto não espere uma aventura do tipo que o agente secreto com licença para matar mais famoso da literatura costuma protagonizar. Aqui o dry martini é substituído por uísque e a ação mirabolante do 007 é preterida por interrogatórios que confundem mais que esclarecem.
A história basicamente segue a missão de um agente aposentado para identificar o espião russo infiltrado no centro de espionagem inglês. Usando principalmente seu raciocínio e memória, George Smiley investiga o passado de todo o alto escalão do Circus, a fim de deduzir quem é o traidor. Tudo muito atmosférico e cerebral.
No entanto, só depois de muitas páginas, percebi que a força da obra não dependia da solução do mistério mas da compreensão deste universo ambíguo de pessoas moralmente condenáveis e extremamente paranoicas que o autor pretendia descrever. Onde lealdade e traição são dois conceitos que podem ser facilmente confundidos. Só dessa forma pude apreciar melhor o livro. Assim e deixando as pontas soltas ao cargo da minha imaginação.

Júlia 10/12/2012

Eu tentei...
Eu tinha grandes expectativas quanto ao livro devido aos vários elogios que apareciam na capa - eu não sei porque ainda dou importância à essas coisas, já tive várias experiências com livros ruins que eram cheios desses "baba ovos".

Quando eu peguei esse livro, não pensei que veria ação e aventuras mirabolantes, pelo contrário. Eu estava a fim de uma trama mais cabeça, em que os personagens usassem mais o cérebro do que os punhos, o que de fato ocorre no livro. O problema é que entendi NADA.

Nem o objetivo do personagem principal.

Sério.

Em parte, culpo a tradução. Eu lia e relia os primeiros capítulos, tentando enxergar um rumo, mas algumas palavras simplesmente não se encaixavam. Desisti. Fui lendo com esperanças de entender do meio pro final. Nada. A mesma coisa embuluada e tediosa do início.

A outra parte do problema acho que sou eu mesma. A pessoinha que teimava em ler, mas a mente começava a vagar seguindo um rumo totalmente alheio à narrativa. E então eu parava e relia. Geralmente isso não me atrapalha, mas talvez tenha desta vez.
Márcio 12/06/2013minha estante
Concordo, fiquei perdido com a história e o achei monótono.

Fernanda 25/07/2014minha estante
Estou na mesma situação, faço das suas as minhas palavras