Macário & Noite na Taverna

Macário & Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Macário e Noite na Taverna

Rafaela 09/03/2011

Noite na Taverna me encantou com toda fantasia, tragédia e ligação do amor à morte."É preferível morrer por amor que viver sem ele." Matar por amor, morrer por amor... Amor tão profundo que faz o ser humano revelar toda sua podridão e fraqueza espiritual. E para se livrar das dores, só com o anestésico da bebida. Uma incrível influência de Byron.
O modo como Álvares de Azevedo escreve é fantástico. Suas obras exercem um forte magnetismo sobre os leitores.
A idealização do amor de Macário quando quebrada o leva a ser um poço de desilusões e desesperanças. "É um filho pálido dessas fantasias que se apoderam do crânio e inspiram a Tempestade a Shakespeare e o IX Canto de D. Juan a Byron".

Wesley Taciturn 28/12/2010

Álvares de Azevedo morreu jovem, o que tornou ainda mais vivo o espírito ultra-romântico de suas obras que são todas interligadas de maneira quase que indireta. Começando pela "Lira dos Vinte Anos", onde o poeta nos brinda com um mundo de sonhos irrealizaveis, de angélicas musas virgens inexistentes no mundo palpável e, ao mesmo tempo, um toque de ceticismo que mostra como ele era maduro (contrariando o pensamento de alguns críticos que julgam todos os ultra-romanticos como tendo "espírito adolescente")[vide a introdução à segunda parte da Lira].

Macário e Noite na Taverna são mais ou menos a versão proseada da Lira dos Vinte Anos, pois podemos notar durante o trajeto de Macário com Satã na cidade de São Paulo todas as caracteristicas da segunda parte da Lira, onde o poeta parece mais desiludido, querendo apenas o prazer de seu charuto e seu vinho e lamentando pelas mulheres que são "todas devassas" e nunca puras e divinas como ele tanto gostaria que fosse. Noite na Taverna começa onde termina Macário, e os relatos narrados pelos "bohemios" que estão na taverna são nada mais que versões ampliadas e narradas de poemas da primeira e segunda fase da Lira. É interessante ler fazendo essa relação intertextual para obter o máximo da maravilhosa arte de Álvares de Azevedo, o Byron brasileiro que poderia ter feito muito, muito mais, não fosse a tuberculose...

Naty Fênix 24/08/2009

Facinante
Bem Alvares de Azevedo foi genil apesar de tão jovem em sua época, noite na taberna é muito legal é o tipo de livro que vc devora rapidamente. Bem escrito e criativo adorei...

rogerbeier 07/03/2009

Macário em São Paulo
Para quem está pesquisando ou gosta de ler sobre a história da cidade de São Paulo, encontramos, em Macário, uma referência clara à cidade que muitos deixam passar desapercebido. Quando o personagem principal e o tinhoso estão chegando a uma cidade no alto de uma colina, Macário e o Capeta fazem várias referências a uma cidade fundada por um padre. Macário, inclusive, reclama do calçamento público desta cidade, coisa que o próprio Álvares de Azevedo vivia reclamando em sua correspondência particular.