Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

Lucas.Costa 15/04/2015

Maze Runner - Prova de Fogo - James Dashner
O final de "Correr ou Morrer" me deixou ansioso pela continuação. Confesso que recebeu 3 estrelas pela não possibilidade de fracionar, se não seriam 2,5.
Você torce pelo fim do clichê, mas por que arriscar né Sr. Dashner?!

CRANKS?!
Wtf? O principal "inimigo" dos clareanos, apresentados logo no primeiro capítulo, é extremamente mal construído. Não li o terceiro livro, mas acredito que não voltarão para explicar os cranks! O que comem? De onde vem? hj no Globo Reporter (Rs).
Ver os cranks no livro dá uma quase saudade dos verdugos do primeiro livro, que eram mais sombrios e mais bem construídos.

ANDAR EM CIRCULOS
Foi a sensação que tive lendo o livro, Ação até tem, mas nada objetivo!
Talvez a magia da clareira, a "mini-sociedade" criada, o fato de não se saber ao certo o porque dos clareanos estarem naquela situação, conduziam o livro de maneira mais fluida que o segundo volume, além de "prender" mais o leitor.

NARRATIVA E PERSONAGENS
Assim como no primeiro volume o livro é contado em terceira pessoa com amplo foco em Thomas, não há diferenças na narrativa dos dois primeiros livros.
Os personagens estão menos explorados neste segundo livro, que gira quase que sempre em torno de Thomas.

PONTOS ALTOS
- Narrativa simples e fluida (porém menos interessante que o primeiro);
- Resposta para algumas perguntas sobre o passado de Thomas.

PONTOS BAIXOS
- O livro por vezes é confuso e se perde, trazendo essa sensação ao leitor;
- Personagens mal construídos e/ou mal explorados;
- Sensação de que este é um livro que serve apenas para que se construa uma trilogia, sendo o elo entre o "onde tudo começou" para o "desfecho final", sem nada de muito relevante ou importante;
- Abusa de clichês;
- Sim, as malditas palavras estão de volta (Mértila, Trolho, Plong...), pelo menos em menor escala...

COMENTÁRIOS COM SPOILER (Se não leu o livro recomendo ir ao próximo tópico)
Pow Dashner, Teresa enchendo o saco e eu tinha começado a achar genial a ideia de uma personagem construída no primeiro livro, para ser claramente a mocinha de toda a história se voltar contra o protagonista, se revelar uma vilã, FUGIR DO CLICHÊ, ficar com Brenda, mas de repente tudo isso acaba, e o autor decide voltar ao tradicional final, "tudo fazia parte do plano" "eu tive de fazer isso Thomas", e a historinha entre os dois volta, como aquelas comédias-romanticas que, não importa o que aconteça, você sabe que o carinha vai ficar com a mocinha.
Thomas ainda é uma espécie de super-herói neste livro, o cara não tem medo de nada, vai pra cima de todo mundo, é o primeiro a desbravar tudo...

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O livro me deixou claramente menos entusiasmado que o primeiro, o que me fez abdicar de ler a continuação (Cura Mortal) logo em sequência. Ainda tenho a curiosidade de saber como acaba, mas essa curiosidade, a princípio, é menor que a vontade de embarcar logo em seguida nas aventuras de Thomas.
Não acho que o livro seja ruim, mas as expectativas criadas com o primeiro, e até mesmo usando-o como parâmetro de comparação, me levaram à certa frustração.
Recomendado a quem gosta de literatura infanto-juvenil, embora seja um livro um pouco mais maduro, e curte distopias.

Eric Rocha - Ersiro 27/10/2015minha estante
Por incrível que pareça, esse para mim foi o melhorzinho dos três. Eu também concordo sobre o fato da confusão, que na verdade, me seguiu durante toda a trilogia que acabei e continuei desnorteado e confuso. Achei todos os livros muito mal trabalhados. O cara tinha uma boa ideia e conseguiu destruir tudo. E sim, as palavras criadas são horríveis.
Gostei da resenha, bem construída (a forma construída até me lembrou as minhas e_e) e mostrou muito do seu olhar sobre a obra. Parabéns :D

lima 23/04/2021

O livro é muito bom, porém tem seus altos e baixos. Esse foi muito mais cansativo de ler do que o primeiro. Ele fica confuso por um tempo e acabou me fazendo dar uma parada na leitura, mas eu super indico tive bastante marcações de surtos ou coisas que eu achei importante marcar. Dessa vez tive poucas marcações dos momentos boiolas do Newt e do Thomas, pq eles ficaram um tempo separados e tals. O Minho é incrível... é isso ksksksksksk.
Chanel.Gigi 23/04/2021minha estante
Meu deus do ceu esse livro pra mim é o melhor da saga e da terra como vc diz cansativo socorro

Janaína Hanna 02/02/2016minha estante
Prepare meeeesmo, seu coração.

Mi 19/02/2017

"A vida de Thomas parecia um buraco negro. Ele não fazia ideia de como reuniria forças para continuar pela manhã."
O Grupo sobrevivente , que saiu da Clareira, esperavam um embate com os Criadores, a verdade e o motivo de terem ido parar na Clareira.
O que eles não esperavam, que a razão de tudo, o labirinto, era uma questão de "necessidade ". Foram mandados para lá, com a intenção dos melhores, os bravos, ajudarem a população a vencer o Fulgor ( uma doença, que destrói a humanidade da pessoa. Transforma os infectados em loucos sanguinários. )

Depois de tudo que passaram Thomas e os outros Clareanos achavam que estavam a salvo, agora que não havia nenhum Verdugo para os perseguirem.
Mas as "férias " que esperavam, chegaram ao seu fim, quando no meio da noite foram despertados por gritos lancinantes de aterrorizantes criaturas disformes - os Cranks - que ameaçam devorá-los vivos.

Durante a busca de um lugar seguro, o grupo de Clareanos encontra, no quarto o qual a Teresa deveria está hospedada, um Jovem chamado Aris.
Ele como Teresa, tinha sido o último a chegar numa outra Clareira, a qual era habitada só por garotas.
Ele também possuía uma ligação telepática, com a penúltima Novata.
A situação, é a mesma que Thomas e Teresa passaram, so que com uma única diferença.
A amiga de Aris, foi morta.

Tatuagens estranhas aparecem em cada um dos Clareanos, os nomeando , porém de um deles, não há uma nomeação, e sim a frase:
"A ser morto pelo o Grupo W."

Coisas cada vez mais estranhas vem acontecendo, no lugar o qual os garotos estão alojados.
Coisas aparecem e desaparecem.
E o mais importante de tudo.
Cadê Teresa?
Os Clareanos se sentem,como se estivessem pela a segunda vez na Clareira, no Labirinto. Não sabendo pelo o que esperar.

Parecem que os testes não acabaram.
É o momento da Segunda Fase. É hora de as coisas realmente ficarem difíceis
Respostas sobre o Cruel, virão
Como por exemplo, o seu surgimento.
O que realmente eles são.
Como tudo começou.

Agora que venceram o Labirinto, terão que enfrentar a segunda parte do experimento. O Deserto.

". As regras são muito simples. Encontrem a saída para o exterior,
depois sigam direto para o norte por cento e sessenta quilômetros.
Cheguem ao Refúgio Seguro dentro do prazo de duas semanas e terão
completado a Segunda Fase"

Caso não cumpra essa missão no prazo indicado, simplesmente estarão condenados.
É chegar ou Morrer.
Um ardo caminho terão que enfrentar, não é só o calor que serão seus inimigos.
Ameaças nunca vistas, esperam por eles no deserto.
eliveltonbs 23/07/2017minha estante
Isso não é resenha, é a sinopse

Edinara 03/03/2016

Uma baita prova de fogo mesmo!!
Não sei como reagir ao final deste livro....Sinceramente não esperava que fosse terminar assim. Acreditei fielmente que tudo terminaria bem de certa forma, mas estou confusa....Bem confusa para ser honesta. E Brenda??? Ela faz parte disso tudo???
Pobre Thomas, decepção e mais decepção.
Everton Furtado 06/03/2016minha estante
Brenda se tornou minha personagem favorita, estou começando o terceiro e acredito que ela ainda se tornará uma peça importante, no momento do aviao onde ela quase cai, pensei que ela fosse morrer mesmo, acho que o livro perderia a graça hhahaa

amanda 28/03/2021

superou todas as expectativas
esse livro me surpreendeu mto! eu esperava que ele fosse ser o mais chatinho da trilogia, ele é sim mais lento se comparado ao primeiro, mas ele revela tanta coisa em relação ao CRUEL, ele é um livro mais como uma ponte para o ultimo livro, não tem tanta ação mas compensa nas revelações.
estou mto chocada c o final, valeu cada minuto q gastei lendo esse livro ?? favoritei. leiam!
Suzy 28/03/2021minha estante
Livro muito bom mesmo. O final é diferente do filme. Prefiro a do livro. Eu li a trilogia toda a uns 4 anos atras. Fui relê e só deu o primeiro, muito chatooo

Nathi 12/06/2015

O mais legalzinho da trilogia...
Achei esse segundo volume de Maze Runner, Prova de Fogo, o melhorzinho da trilogia.

Continuando logo após o término de Correr ou Morrer, esse volume já nas primeiras páginas descobrimos que o resgate dos meninos do labirinto foi momentâneo: a CRUEL tem outros planos e testes para eles.

A ideia de haver mais um grupo como os Clareanos, o grupo B, que também vivia em meio a um labirinto, foi bem legal e deu todo um dinamismo que faltou na história do primeiro livro.

Esse livro é superior ao primeiro, pois temos mais explicações sobre o porquê das coisas acontecerem com os garotos da Clareira. Agora há um propósito. O cenário desse volume também se expande: os garotos não estão mais trancafiados e sim soltos em um mundo devastado e quente.

O romance de Thomas e Teresa – aff. Desde o primeiro livro que acho o relacionamento dos dois meio forçado, e o lengalenga só piora a situação. O dilema Teresa é bem chatinho também: trairá ou não trairá Thomas? É cansativo e repetitivo.

Acostumei-me com as expressões como mértila e trolho, que me irritaram um pouco no outro livro. Como já conhecemos os personagens, ficou mais fácil de criar uma simpatia por eles. A narrativa continuou corrida e cheia de ação, o que é muito bom.

Como há disse, Prova de Fogo é bem melhor que Correr ou Morrer, não excepcional, mas agradável.

site: feitico-literario.blogspot.com
Paulo.Henrique 01/07/2015minha estante
Uma coisa a ressaltar do modo como o James escreve o livro que me deixou um pouco chateado, é que o James ele foca muito no Thomas e acaba esquecendo os outro personagens, tipo na parte depois da explosão lá naquele prédio com os cranks, o Thomas foge com Brenda ai todos os outros personagens são esquecidos, e isso vai ocorrendo durante a trama do livro que é muito chato, não é durante todo o livro mas as partes que acontece isso, é realmente chata.

Carissinha 31/08/2013

Escrever qualquer coisa sobre qualquer livro da série Maze Runner (leia a resenha do primeiro livro da série)é muito difícil, então a resenha não vai ser muito explicativa. É uma série que o leitor está sempre perdido, sem saber realmente o que está acontecendo. E o mesmo acontece com o Thomas, o personagem principal. É um daqueles livros que constroem e desconstroem tudo, o tempo inteiro. Nada é o que parece e ninguém é o que parece. Da primeira até a última página não temos certeza de nada.

Depois dos acontecimentos surpreendentes e de tirar o fôlego no primeiro livro da série, imaginei algum tipo de explicação nesta sequência. Não poderia ter me enganado mais. Continuo confusa com tudo. A cada nova informação dada, uma série de perguntas novas é feita.

Mais uma vez os personagens se veem em meio ao caos, à falta de informação, e a mais um dos experimentos inexplicáveis do CRUEL (o que é CRUEL? Bem... Leia o livro para saber). O cenário é completamente novo, só que mais uma vez tudo acontece em meio à diversos mistérios.

Você que lê esta resenha deve estar notando como eu não estou dando muita informação. É assim que o protagonista se sente e acho que perde a graça saber muito sobre o que acontece na série Maze Runner. Saber de algo não vai adiantar, já disse que vão acabar com todas as suas suspeitas durante a leitura.

É um livro de tirar o fôlego, cheio de tensão, que deixa o leitor desesperado para terminar a leitura. E ao final... Eu senti tanta raiva que ri, porque a necessidade do terceiro livro é imensa. James Dashner faz com que o leitor necessite saber o que raios está acontecendo, e só lendo a série inteira para saber. Sem dúvida vale a leitura. Agora esteja preparado para ficar no escuro.

site: www.carissavieira.com
Lorran 28/10/2013minha estante
Acabei de ler e to perturbado até agora! Não vejo a hora de ler o terceiro livro e ter as minhas respostas, por enquanto, até eu comprar o terceiro, vou ser obrigado a viver nesse sufoco :(

Ari 28/08/2021

curti
na minha opinião, o primeiro ainda é melhor mas a leitura de maze runner é uma montanha russa de emoções, e não foi diferente. falta ver o filme. a saga tem um lugarzinho especial no meu coração ?
Dyonathan 28/08/2021minha estante
Aaaa,os filmes são DEMAIS

Dihego 20/04/2022

Poderia ser melhor
A continuação da série, neste livro, foi um pouco maçante. A história só começa a ficar interessante a partir de umas 250/270 páginas, ou seja, perto do fim.
De fato não é ruim, porém para quem veio do primeiro livro cheio de novidades e emoções, esse deixa um pouco a desejar.
Dihego 20/04/2022minha estante
Na verdade eu errei a nota era 3.5 estrelas kkk

denianmartini 10/08/2022

O fim melhor que o começo
A leitura demorou pra cativar, porque eu ainda estava esperando elementos do filme no livro. Mas o filme é muito diferente e somente quando eu desliguei uma coisa da outra, consegui aproveitar. O autor sabe criar tensão, sabe prender a gente, o único problema é que a história parece muito irregular. Coisas muito improváveis acontecem sem mais nem menos sob a justificativa de que é uma ficção científica. Acho que alguns acontecimentos precisavam de um fundo melhor de sustentação e o autor deveria focar mais em desenvolver a história e não querer ficar tendo tantas a cada capítulo. No fim, a história me prendeu e é claro que vou ter que ler o tercerio.
denianmartini 10/08/2022minha estante
Tantas reviravoltas.**

Daniella Souza 12/11/2016

Maze Runner
"Aos poucos, Thomas se viu em meio a uma onda vertiginosa de Clareanos descobrindo sucessivamente tatuagens uns nos outros. A maioria delas não tinha uma designação adicional como as de Aris e Minho, só o termo de propriedade. Newt ia de garoto em garoto, examinando com os próprios olhos, o rosto impassível"

Depois de finalmente conseguir sair do labirinto, os Clareanos acham que estão livres dos experimentos de CRUEL, mas a verdade é que a clareira foi só o início. A partir do momento em que eles conseguem sair do labirinto, eles percebem que o mundo está longe de ser como eles imaginavam e essa nova realidade está infestada de criaturas que ameaçam devorá-los vivos (os Cranks). Após acordarem no meio da noite com os gritos dessas criaturas, eles descobrem que o que achavam que era a salvação é uma armadilha e para sobreviver terão que atravessar um deserto sem água, comida ou abrigo. O meio ambiente está destruído, então o ar é difícil de respirar e até a chuva pode matar. Durante a travessia eles terão que passar por diversas provas, inclusive descobrir em quem eles podem confiar e tudo isso enquanto tentam não ser devorados pelos Cranks.
Apesar de ter gostado muito mais do primeiro livro, Prova de Fogo também é muito bom. É cheio de ação e reviravoltas. Toda vez que você acha que entendeu tudo, você percebe que não entendeu foi nada. hahaha
Outros personagens também são inseridos na trama. Eu não vou dizer quem são eles porque spoiler é feio, mas a ideia desse novo grupo é muito boa e vai deixar a história mais movimentada. Além disso, somos apresentados a um outro cenário. Em Correr ou Morrer, a história se passa na clareira e no labirinto. Ponto. Em Prova de Fogo nós temos um novo cenário pós-apocalíptico, o que significa que teremos informações e curiosidades sobre este novo mundo (o que eu pessoalmente gosto bastante nas distopias).

site: http://canastraliteraria.blogspot.com.br/2016/11/maze-runner-prova-de-fogo.html
Matheus Abreu 26/01/2017minha estante
undefined

Lenis 21/02/2022

O livro é muito bom, só achei o meio do livro muito cansativo de ler, mas o início é muito bom, te deixa intrigante pra querer ler. O final te deixa tão confuso, mas é uma confusão que deixa uma vontade de saber tudo do próximo livro.
Sibelly.Moreira 21/02/2022minha estante
Concordo 100%

Debora 28/09/2015

Prova de Fogo - James Dashner
Thomas e os Clareanos sobreviventes acreditam que após escapar do Labirinto e serem resgatados, finalmente, estão a salvos e livres de tantas provações. Não poderiam estar mais errados! Em Prova de Fogo temos a continuação dos chamados Experimentos, a Fase 2 agora se passa no Deserto e o CRUEL preparou muitos desafios e provações para os Candidatos restantes.

Durante a história temos a adição de personagens que parecem ter vindo para ficar. O acréscimo mais notável é o do Grupo B, um grupo composto de meninas que se assemelha em muito com as experiências vividas pelos Clareanos. Assim, temos um panorama maior de como o CRUEL conduz os Experimentos e que as apostas não recaem apenas sobre o Grupo A.
“Se posso lhes contar alguma coisa hoje, é que nunca, em momento algum, devem acreditar em seus olhos. Aliás, nem na sua mente.” pág. 65
Prova de Fogo é um livro que me faz ficar olhando pro vazio pensando, enquanto tento escrever essa resenha. Porque meus sentimentos sobre ele são contraditórios. O fato é que depois de me apaixonar pela trama de Correr Ou Morrer eu esperava algo melhor, superior nesse segundo volume. Expectativas, meus amigos, elas são traiçoeiras.

O livro continua sendo sensacional? Continua sim! Apenas senti que durante a leitura as situações e fatos apresentados não fizeram saltitar na cadeira, meu coração disparar, minhas emoções eram uniformes, apreciando o que estava lendo, mas não com aquele fervor que todo leitor deseja encontrar ao ler uma história.

Basicamente, Prova de Fogo é um livro de transição para o grande finale. Os Clareanos precisam passar por mais um Experimento, enquanto Thomas consegue juntar mais informações sobre o CRUEL e sobre a situação em que se encontram, dando um vislumbre de porquê eles precisam fazer tantos sacrifícios e enfrentar todas essas provas descabidas (não tão descabidas assim se minha intuição estiver certa). Mas é apenas isso: um vislumbre. James Dashner resolveu optar pelo cruel (sacaram? Hã? Tá, não foi engraçado) caminho de dar algumas respostas que acabam gerando mais perguntas.

“- Às vezes penso nisso - murmurou Thomas
- Pensa no quê?
- Se importa estar vivo. Se estar morto não seria muito mais fácil.” pág. 161

Falando em James, ele com certeza merece todo o mérito por essa história. Apesar de não ter me proporcionado um misto de emoções, a trama e, sobretudo, a sua escrita me mantiveram presa e virando as páginas com um interesse genuíno sobre a trajetória desses personagens que aprendi a amar e admirar. Com capítulos curtos e dinâmicos e uma escrita que continua limpa e atrativa a leitura não se torna maçante, mas sim fluída.

Quero reservar algumas linhas para falar do Thomas. Que. Cara. Chato. Desculpa gente, eu tentei entender todo o sofrimento pelo qual ele passou, mas simplesmente não dá. Às vezes você precisa deixar as reclamações, toda a merda que está acontecendo de lado e focar na sobrevivência e em um dia após o outro, sabe? E o pior é que eu até aceitaria melhor todo o “mimimi” se ele não fosse por causa da Teresa. Mas, no geral, Thomas continua sendo o grande articulador e salvador nos momentos cruciais e isso não é de todo ruim.

“- Falsas esperanças - ela falou. - Mas acho que é melhor que esperança nenhuma.” pág. 226

Teresa acabou por ficar um pouco apagada nesse volume, por motivos que não posso dizer por serem spoiler. Eu ainda tenho sentimentos conflituosos sobre ela, ora não vou muito com a cara dela e depois até simpatizo por compreender a situação em que ela se encontra. Mas vamos falar de coisa boa, vamos falar de Minho e Newt. O humor fica (novamente) a cargo de Minho, que está mais forte, determinado e afiado. Newt perdeu um pouco de espaço na trama, mas nem um pouco no meu coração.

Prova de Fogo foi uma boa continuação da trilogia tão bem iniciada em Correr Ou Morrer. O cerco está finalmente se fechando, as repostas precisam ser dadas e pelo final desse segundo volume não prevejo nem um pouco de sossego para nossos Clareanos em A Cura Mortal.

site: http://vanille-vie.blogspot.com.br/
Carol 30/09/2015minha estante
Finalmente encontrei alguém que concordo comigo: como o Thomas é chato!!!!
No mais, estou no começo do livro, espero não me decepcionar :/