Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

amanda 28/03/2021

superou todas as expectativas
esse livro me surpreendeu mto! eu esperava que ele fosse ser o mais chatinho da trilogia, ele é sim mais lento se comparado ao primeiro, mas ele revela tanta coisa em relação ao CRUEL, ele é um livro mais como uma ponte para o ultimo livro, não tem tanta ação mas compensa nas revelações.
estou mto chocada c o final, valeu cada minuto q gastei lendo esse livro ?? favoritei. leiam!
Suzy 28/03/2021minha estante
Livro muito bom mesmo. O final é diferente do filme. Prefiro a do livro. Eu li a trilogia toda a uns 4 anos atras. Fui relê e só deu o primeiro, muito chatooo

Ari 28/08/2021

curti
na minha opinião, o primeiro ainda é melhor mas a leitura de maze runner é uma montanha russa de emoções, e não foi diferente. falta ver o filme. a saga tem um lugarzinho especial no meu coração ?
Dyonathan 28/08/2021minha estante
Aaaa,os filmes são DEMAIS

Karen | @encontradanoslivros 10/12/2020minha estante
Mal sabe tu o que te aguarda em A Cura Mortal

Mi 19/02/2017

"A vida de Thomas parecia um buraco negro. Ele não fazia ideia de como reuniria forças para continuar pela manhã."
O Grupo sobrevivente , que saiu da Clareira, esperavam um embate com os Criadores, a verdade e o motivo de terem ido parar na Clareira.
O que eles não esperavam, que a razão de tudo, o labirinto, era uma questão de "necessidade ". Foram mandados para lá, com a intenção dos melhores, os bravos, ajudarem a população a vencer o Fulgor ( uma doença, que destrói a humanidade da pessoa. Transforma os infectados em loucos sanguinários. )

Depois de tudo que passaram Thomas e os outros Clareanos achavam que estavam a salvo, agora que não havia nenhum Verdugo para os perseguirem.
Mas as "férias " que esperavam, chegaram ao seu fim, quando no meio da noite foram despertados por gritos lancinantes de aterrorizantes criaturas disformes - os Cranks - que ameaçam devorá-los vivos.

Durante a busca de um lugar seguro, o grupo de Clareanos encontra, no quarto o qual a Teresa deveria está hospedada, um Jovem chamado Aris.
Ele como Teresa, tinha sido o último a chegar numa outra Clareira, a qual era habitada só por garotas.
Ele também possuía uma ligação telepática, com a penúltima Novata.
A situação, é a mesma que Thomas e Teresa passaram, so que com uma única diferença.
A amiga de Aris, foi morta.

Tatuagens estranhas aparecem em cada um dos Clareanos, os nomeando , porém de um deles, não há uma nomeação, e sim a frase:
"A ser morto pelo o Grupo W."

Coisas cada vez mais estranhas vem acontecendo, no lugar o qual os garotos estão alojados.
Coisas aparecem e desaparecem.
E o mais importante de tudo.
Cadê Teresa?
Os Clareanos se sentem,como se estivessem pela a segunda vez na Clareira, no Labirinto. Não sabendo pelo o que esperar.

Parecem que os testes não acabaram.
É o momento da Segunda Fase. É hora de as coisas realmente ficarem difíceis
Respostas sobre o Cruel, virão
Como por exemplo, o seu surgimento.
O que realmente eles são.
Como tudo começou.

Agora que venceram o Labirinto, terão que enfrentar a segunda parte do experimento. O Deserto.

". As regras são muito simples. Encontrem a saída para o exterior,
depois sigam direto para o norte por cento e sessenta quilômetros.
Cheguem ao Refúgio Seguro dentro do prazo de duas semanas e terão
completado a Segunda Fase"

Caso não cumpra essa missão no prazo indicado, simplesmente estarão condenados.
É chegar ou Morrer.
Um ardo caminho terão que enfrentar, não é só o calor que serão seus inimigos.
Ameaças nunca vistas, esperam por eles no deserto.
eliveltonbs 23/07/2017minha estante
Isso não é resenha, é a sinopse

Dede 30/01/2023

NAO AGUENTO MAIS
QUE ODIO N TO ENTENDENDO NADAAAAAAAaa E JA SE PASSARAM 2 LIVROS AI QUE ODIOOOOOOOOOOOOOOOOO EU NAO AGUENTO MAIS
Snow4 30/01/2023minha estante
No último tem maia explicação. Mas se quiser saber de tudo a fundo, eu recomendo os dois últimos livros ("Ordem de Extermínio" e "O Código da Febre")

Dani 25/12/2022

q isso
se eu não estava entendendo nada. Com certeza continuo não entendendo nada mesmo. O que só fez bagunçar minha cabeça kkkkkkk coragem pra ler o outro
Cabral 09/01/2023minha estante
Exatamente KKK

Dihego 20/04/2022

Poderia ser melhor
A continuação da série, neste livro, foi um pouco maçante. A história só começa a ficar interessante a partir de umas 250/270 páginas, ou seja, perto do fim.
De fato não é ruim, porém para quem veio do primeiro livro cheio de novidades e emoções, esse deixa um pouco a desejar.
Dihego 20/04/2022minha estante
Na verdade eu errei a nota era 3.5 estrelas kkk

dissimulada 22/09/2023

O que o c* tem a ver com as calças?
Certamente, a melhor coisa disparada no livro é a relação de amizade entre Minho, Tom e Newt. Foi muito bacana ver como os clareanos construiram essa relação de irmandade, realmente de familia.
Me peguei várias vezes dando uns sorrisinhos leves com as interações do trio que eu citei, por mais que sejam as maiores boçalidades, da pra ver o quanto eles se ajudam e estão ali um pro outro.

Confesso que esse relacionamento do Tom e Teresa me deixou com uma preguicinha, com todo respeito, a menina é uma 🤬 #$%!& !

Me vi perdida algumas vezes na descrição dos monstros, talvez seja minha falta de criatividade. Tive certa dificuldade de entender o ambiente e tudo ao redor, me senti igual ao Tom muitas vezes KKKKKKK

Mas o livro realmente me prendeu, o capitulo acabava e minha sensação era de "quero mais!!" , "preciso saber o que acontece!". Me senti muito conectada aos meninos e sinto que o personagem do Aris ainda vai ser muito bem trabalhado.

Mas, realmente, NADA A VER COM O FILME!
E eu continuo a preferi-lo.
ni (taylor's version) 15/10/2023minha estante
simm, o filme é bemm melhor

Jamile31 11/10/2022

Cara, plot atrás de plot, li o livro todo em surtos. Nem da pra comentar sobre.
Muito bom, mas não consigo mais confiar em ninguém.
malu ð¤ 11/10/2022minha estante
eu acho que o james dashner é louco da cabeça, o terceira livro é muito doido

Carissinha 31/08/2013

Escrever qualquer coisa sobre qualquer livro da série Maze Runner (leia a resenha do primeiro livro da série)é muito difícil, então a resenha não vai ser muito explicativa. É uma série que o leitor está sempre perdido, sem saber realmente o que está acontecendo. E o mesmo acontece com o Thomas, o personagem principal. É um daqueles livros que constroem e desconstroem tudo, o tempo inteiro. Nada é o que parece e ninguém é o que parece. Da primeira até a última página não temos certeza de nada.

Depois dos acontecimentos surpreendentes e de tirar o fôlego no primeiro livro da série, imaginei algum tipo de explicação nesta sequência. Não poderia ter me enganado mais. Continuo confusa com tudo. A cada nova informação dada, uma série de perguntas novas é feita.

Mais uma vez os personagens se veem em meio ao caos, à falta de informação, e a mais um dos experimentos inexplicáveis do CRUEL (o que é CRUEL? Bem... Leia o livro para saber). O cenário é completamente novo, só que mais uma vez tudo acontece em meio à diversos mistérios.

Você que lê esta resenha deve estar notando como eu não estou dando muita informação. É assim que o protagonista se sente e acho que perde a graça saber muito sobre o que acontece na série Maze Runner. Saber de algo não vai adiantar, já disse que vão acabar com todas as suas suspeitas durante a leitura.

É um livro de tirar o fôlego, cheio de tensão, que deixa o leitor desesperado para terminar a leitura. E ao final... Eu senti tanta raiva que ri, porque a necessidade do terceiro livro é imensa. James Dashner faz com que o leitor necessite saber o que raios está acontecendo, e só lendo a série inteira para saber. Sem dúvida vale a leitura. Agora esteja preparado para ficar no escuro.

site: www.carissavieira.com
Lorran 28/10/2013minha estante
Acabei de ler e to perturbado até agora! Não vejo a hora de ler o terceiro livro e ter as minhas respostas, por enquanto, até eu comprar o terceiro, vou ser obrigado a viver nesse sufoco :(

Janaína Hanna 02/02/2016minha estante
Prepare meeeesmo, seu coração.

Lucas.Costa 15/04/2015

Maze Runner - Prova de Fogo - James Dashner
O final de "Correr ou Morrer" me deixou ansioso pela continuação. Confesso que recebeu 3 estrelas pela não possibilidade de fracionar, se não seriam 2,5.
Você torce pelo fim do clichê, mas por que arriscar né Sr. Dashner?!

CRANKS?!
Wtf? O principal "inimigo" dos clareanos, apresentados logo no primeiro capítulo, é extremamente mal construído. Não li o terceiro livro, mas acredito que não voltarão para explicar os cranks! O que comem? De onde vem? hj no Globo Reporter (Rs).
Ver os cranks no livro dá uma quase saudade dos verdugos do primeiro livro, que eram mais sombrios e mais bem construídos.

ANDAR EM CIRCULOS
Foi a sensação que tive lendo o livro, Ação até tem, mas nada objetivo!
Talvez a magia da clareira, a "mini-sociedade" criada, o fato de não se saber ao certo o porque dos clareanos estarem naquela situação, conduziam o livro de maneira mais fluida que o segundo volume, além de "prender" mais o leitor.

NARRATIVA E PERSONAGENS
Assim como no primeiro volume o livro é contado em terceira pessoa com amplo foco em Thomas, não há diferenças na narrativa dos dois primeiros livros.
Os personagens estão menos explorados neste segundo livro, que gira quase que sempre em torno de Thomas.

PONTOS ALTOS
- Narrativa simples e fluida (porém menos interessante que o primeiro);
- Resposta para algumas perguntas sobre o passado de Thomas.

PONTOS BAIXOS
- O livro por vezes é confuso e se perde, trazendo essa sensação ao leitor;
- Personagens mal construídos e/ou mal explorados;
- Sensação de que este é um livro que serve apenas para que se construa uma trilogia, sendo o elo entre o "onde tudo começou" para o "desfecho final", sem nada de muito relevante ou importante;
- Abusa de clichês;
- Sim, as malditas palavras estão de volta (Mértila, Trolho, Plong...), pelo menos em menor escala...

COMENTÁRIOS COM SPOILER (Se não leu o livro recomendo ir ao próximo tópico)
Pow Dashner, Teresa enchendo o saco e eu tinha começado a achar genial a ideia de uma personagem construída no primeiro livro, para ser claramente a mocinha de toda a história se voltar contra o protagonista, se revelar uma vilã, FUGIR DO CLICHÊ, ficar com Brenda, mas de repente tudo isso acaba, e o autor decide voltar ao tradicional final, "tudo fazia parte do plano" "eu tive de fazer isso Thomas", e a historinha entre os dois volta, como aquelas comédias-romanticas que, não importa o que aconteça, você sabe que o carinha vai ficar com a mocinha.
Thomas ainda é uma espécie de super-herói neste livro, o cara não tem medo de nada, vai pra cima de todo mundo, é o primeiro a desbravar tudo...

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O livro me deixou claramente menos entusiasmado que o primeiro, o que me fez abdicar de ler a continuação (Cura Mortal) logo em sequência. Ainda tenho a curiosidade de saber como acaba, mas essa curiosidade, a princípio, é menor que a vontade de embarcar logo em seguida nas aventuras de Thomas.
Não acho que o livro seja ruim, mas as expectativas criadas com o primeiro, e até mesmo usando-o como parâmetro de comparação, me levaram à certa frustração.
Recomendado a quem gosta de literatura infanto-juvenil, embora seja um livro um pouco mais maduro, e curte distopias.

Eric Rocha - Ersiro 27/10/2015minha estante
Por incrível que pareça, esse para mim foi o melhorzinho dos três. Eu também concordo sobre o fato da confusão, que na verdade, me seguiu durante toda a trilogia que acabei e continuei desnorteado e confuso. Achei todos os livros muito mal trabalhados. O cara tinha uma boa ideia e conseguiu destruir tudo. E sim, as palavras criadas são horríveis.
Gostei da resenha, bem construída (a forma construída até me lembrou as minhas e_e) e mostrou muito do seu olhar sobre a obra. Parabéns :D

Daniella Souza 12/11/2016

Maze Runner
"Aos poucos, Thomas se viu em meio a uma onda vertiginosa de Clareanos descobrindo sucessivamente tatuagens uns nos outros. A maioria delas não tinha uma designação adicional como as de Aris e Minho, só o termo de propriedade. Newt ia de garoto em garoto, examinando com os próprios olhos, o rosto impassível"

Depois de finalmente conseguir sair do labirinto, os Clareanos acham que estão livres dos experimentos de CRUEL, mas a verdade é que a clareira foi só o início. A partir do momento em que eles conseguem sair do labirinto, eles percebem que o mundo está longe de ser como eles imaginavam e essa nova realidade está infestada de criaturas que ameaçam devorá-los vivos (os Cranks). Após acordarem no meio da noite com os gritos dessas criaturas, eles descobrem que o que achavam que era a salvação é uma armadilha e para sobreviver terão que atravessar um deserto sem água, comida ou abrigo. O meio ambiente está destruído, então o ar é difícil de respirar e até a chuva pode matar. Durante a travessia eles terão que passar por diversas provas, inclusive descobrir em quem eles podem confiar e tudo isso enquanto tentam não ser devorados pelos Cranks.
Apesar de ter gostado muito mais do primeiro livro, Prova de Fogo também é muito bom. É cheio de ação e reviravoltas. Toda vez que você acha que entendeu tudo, você percebe que não entendeu foi nada. hahaha
Outros personagens também são inseridos na trama. Eu não vou dizer quem são eles porque spoiler é feio, mas a ideia desse novo grupo é muito boa e vai deixar a história mais movimentada. Além disso, somos apresentados a um outro cenário. Em Correr ou Morrer, a história se passa na clareira e no labirinto. Ponto. Em Prova de Fogo nós temos um novo cenário pós-apocalíptico, o que significa que teremos informações e curiosidades sobre este novo mundo (o que eu pessoalmente gosto bastante nas distopias).

site: http://canastraliteraria.blogspot.com.br/2016/11/maze-runner-prova-de-fogo.html
Matheus Abreu 26/01/2017minha estante
undefined

Francisca.Lidiane 21/02/2020

Ansiosa para o próximo livro
Arthur Peixoto 21/02/2020minha estante
Esse é o melhor na minha opinião

Lucas 08/07/2013

Prova de Fogo, Maze Runner - Livro 02, James Dashner
Acho que é o livro mais perturbador que eu já li.

Prova de Fogo começa exatamente onde Correr ou Morrer termina, com os Clareanos no dormitório se vendo em mais uma situação desesperadora proporcionada pelo CRUEL. Após algumas explicações por parte de um integrante do CRUEL, o Homem Rato, os Clareanos são jogados novamente em uma situação aonde devem lutar para sobreviver - ou quem sabe sobreviver para lutar - no meio de um Deserto e somos introduzidos ao que aconteceu no mundo fora do labirinto e sobre a doença que o assola: o Fulgor. Doença que faz com que as pessoas se transformem em Cranks. (se assemelham a zumbis)

Como os mistérios foram o forte do primeiro livro, não poderíamos dar falta deles no segundo, porém em menor quantidade.
São introduzidos novos personagens na trama, e logo de cara ficamos sabendo da existência do Grupo B, um grupo igual aos Clareanos que ficou preso no labirinto, porém apenas composto por garotas e um menino.
Esses novos personagens, como Aris, Brenda e Jorge, aparecem como um "preenchimento" dos lugares deixados por personagens do primeiro livro, e não fazem feio! Cada um dos personagens tem muito a acrescentar à história, sem contar alguns dos personagens antigos que ganham mais destaque na trama também.

A sensação de você não entender o motivo das coisas estarem acontecendo continua, é como se você seguisse uma linha reta do ponto A ao ponto B, e a única coisa que importa é que por todo o comprimento da linha você vai passar por situações terríveis, mas você só vai entender o porquê de ter passado por tais situações quando chegar ao ponto B. Ou seja, nada de respostas muito significativas, só de muita ação.

O amadurecimento do personagem Thomas acontece de forma gradual, desde o final do primeiro livro, e continua firme e forte em Prova de Fogo. Vemos o personagem crescer tanto psicologicamente quanto fisicamente, consequência das diversas situações que ele passa na história e principalmente das decisões que tem de tomar no decorrer do tempo.

Newt continua sendo o Newt, o cabeça do grupo que resolve sempre pensar antes de tomar qualquer decisão, mas deixo aqui um pensamento sobre ele: Sinto que ele se distanciou um pouco dos outros personagens, no sentido de se envolver menos, acho que o personagem perdeu além da liderança que ele tinha, parte da esperança também de que o final seria feliz e então está simplesmente deixando as coisas acontecerem. Mas claro que pode ter sido somente uma impressão minha.

Devo ressaltar que o livro passa por diversas situações diferentes, oposto da aventura no labirinto. Por um momento senti como se estivesse lendo outra história em outro universo, porém com os mesmos personagens. Isso aconteceu pois no livro acontecem diversas coisas, uma atrás da outra, e o ritmo não te dá tempo de respirar.
Estava me perguntando se a cada livro de Maze Runner a história mudaria de forma, e vejo que a resposta é não. O autor se mantém fiel a sua forma de maltratar os leitores com tantos mistérios e acontecimentos inacreditáveis que te fazem adorar o livro a cada página. O que acontece em Prova de Fogo é que são tantos acontecimentos inéditos que o autor deixa as características que já conhecemos, como a falta de explicação das coisas e os mistérios, somente para o início e para o término do livro.

Uma pitada de romance é acrescentada, na forma de um triangulo amoroso - quadrado em certa situação - entre Thomas, Teresa e Brenda.

A sensação que fica do livro para mim é a sensação de manipulação, o que envolve a traição e a sensação de ser incapaz de lutar contra o que já está predestinado a acontecer.
Thomas se sente totalmente manipulado, isso é passado para o leitor de forma perfeita, onde a cada personagem que está ao lado dele é como se fosse um ponto de interrogação. Você conhece, mas não sabe o que se passa na cabeça dos outros personagens, você não sabe se pode confiar neles e muito menos quem realmente está do seu lado.

O destaque de melhores personagens fica, na minha visão, novamente para Minho e Teresa, mas dessa vez também fica para Aris. Os três personagens são tão bem construídos, e alguns deles são tão misteriosos que te fascinam, sem falar que as melhores cenas do livro são com eles. Thomas também me cativou muito nesse livro, espero ver muito destes personagens no último volume da série - A Cura Mortal.

Por fim volto a dizer, uma história cheia de manipulação, em que você acompanha tudo, mas não sabe de nada, mas tem a sensação de que quem está do seu lado sabe sempre mais do que você.
Vou dar um tempo mínimo para ler A Cura Mortal, pois estou ansioso demais pelo desfecho da trilogia, e muito curioso principalmente.

Prova de Fogo se mostrou em seu desfecho, uma distopia muito, mas muito perturbadora.