Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

Carpe Libri 23/02/2015

Após sobreviverem ao Labirinto cheio de perigos, Thomas e os Clareanos são salvos por pessoas misteriosas que lhes oferecem comida, abrigo e a mais absoluta segurança. Porém, ao acordarem com gritos agonizantes de criaturas estranhas e disformes que querem devorá-los vivos chamados de Cranks, els percebem que o sossego e a segurança já não existem mais. A aparição de um homem muda o destino desses jovens, oferecendo-lhes respostas e também uma terrível descoberta. Agora, para que possam ser salvos eles terão que passar por uma prova ainda pior que o Labirinto, onde terão de fazer uma travessia por um lugar seco, sem abrigo e comida. Um deserto devastador, onde a tempestade não é aliada. Os Clareanos verão que o pior está por vir.
Prova de Fogo, segundo volume da série Maze Runner, nos apresenta um ambiente muito diferente do Labirinto. No Labirinto, eles tinham tempo para pensar, para descansar, para tentar desvendar os mistérios que os cercavam e também tinham abrigo, comida e água que não tinha fim (até certo momento), mas agora a missão deles é atravessar um deserto um tanto "anormal" com temperatura insuportável. Eles não têm mais onde ficar e devem ficar caminhando durante o percurso se quiserem chegar á tempo no lugar estipulado por um homem que apareceu misteriosamente. A mudança ocorreu subitamente e é dificil acreditar que sobrevivam á esse tipo de situação.
A narração permanece em terceira pessoa e o mistério e suspense continuam inigualáveis. Com certeza James Dashner sabe como prender a atenção do leitor nas páginas. A capa é bem interessante, e nos mostra um pouco os Clareanos em sua longa caminhada pelo deserto cobertos por mantas para se protegerem do sol. Mostra também o início da tempestade que é impressionante, e só tenho uma coisa pra falar sobre ela... Eu fiquei com trauma de tempestades. Na contra-capa é possivel ver a silhueta de dois Cranks e devo avisar que tem uma cena que me deixou com o coração na mão e não pude voltar ao trabalho até terminar de ler o capítulo. A diagramação e o tipo de folha são os mesmos do primeiro livro e quanto a revisão está impecável! Um ponto mais que positivo para a Editora V&R (Vergara e Ribas) que sabe como editar um bom livro.
Assim como no primeiro livro, o começo é meio tedioso até que em determinada página as coisas mudam e você se vê em uma necessidade de ler o livro e não parar mais. Muitos amigos meus me diziam que esse era bem mais sem graça que o primeiro, mas não tive essa ideia durante a leitura. É nesse livro que nos são fornecidas as respostas de algumas questões, mas outras permanecem sem respostas e isso nos leva á estaca zero.
Confesso que o desfecho desse volume me deixou um pouco confuso em relação á qualidade da história. Na minha opinião, poderia ter um pouco mais de ação, mas sem sombra de dúvidas foi o desfecho que deixou um gostinho de "Quero o próximo volume agora!"

Galo Doido 05/03/2015

Ruim! Ainda mais que o primeiro!
Não gostei.

@Gabriela.gramuglia 10/03/2015

Mais ação
O segundo livro da trilogia de Maze Runner tem mais ação e mais emoções que o primeiro.

Após terem escapado do Labirinto os Clareanos pensavam estar seguros, mas este era apenas o começo dos planos do CRUEL. Neste livro os meninos tem que enfrentar mais um desafio: Atravessar um Deserto enorme. Logo se deparam com problemas além de além de seu controle, um calor infernal, fome, sede, desorientação e ainda por cima, os Cranks, humanos que perderam a sanidade mental e acabaram lunáticos e agressivos.

Neste livro os meninos descobrem um pouco mais sobre os planos do CRUEL e qual é o papel deles nisso tudo, aparecem personagens novos e a relação e os sentimentos dos personagens acaba ganhando mais atenção.

Cheio de reviravoltas e informações novas este livro da muito espaço para a imaginação dos fãs, sobre os planos do CRUEL, o relacionamento de Thomas e Teresa, o Fulgor e nos deixa extremamente ansiosos para saber qual é o desfecho da história maravilhosa

Ari :) 13/03/2015

Emocionante!
Sem dúvidas, o melhor da trilogia! Um livro cheio de aventuras e situações de risco. Os personagens ficam a flor da pele e a leitura flui rapidamente.
Devo ressaltar que a carga de emoções que o autor coloca em cada palavra é impressionante! A cada livro me surpreendo mais. A forma como ele exemplifica cada momento de dor, tristeza, que seja, faz com que o leitor se sinta na pele dos personagens.
Criatividade pode resumir facilmente esta obra do autor!

Debb 17/04/2015

Você deve ler, por que...
É apenas o melhor dos cinco livros!!!

Akwa 18/04/2015

Um pouco sobre Prova de Fogo
Traição é um dos focos principais, e amei muito como James transmite tudo tão direto, adorei o livro, é espetacular e instigante.

Lilinha 19/04/2015

Um martírio para os curiosos
Até agora não decidi se adoro ou odeio o autor deste livro... que jeito de escrever é esse??!!! A leitura é bem simples e em pouco tempo somos transportados para o universo de maze runner (tanto no primeiro livro quanto no segundo) sem mto bla bla bla ou descrições desnecessárias, oq me mata é como o autor consegue manter o nível de suspende em TODO santo capítulo!!! Isso é tipo...genial!!! E a cada vez q um mistério é resolvido já aparece outro e a curiosidade do leitor só vai aumentando e não da vontade de largar o livro.
Somos tão tragados pela história que, assim como com os personagens, passamos a duvidar quando coisas boas acontecem, ficamos sem saber em quem ou o que confiar...
Esse livro me prendeu como poucos, fazia mto tempo q eu nao conseguia parar de ler desse jeito.
O livro termina com promessas de mais mistérios e ainda a dúvida do "que raios é o CRUEL" e "pq de tudo isso?" Certamente se o proximo livro mantiver o mesmo ritmo, será terminado rápido.

Pennywise 20/04/2015

E o mistério continua.
Os eventos narrados neste livro, ocorrem logo após o resgate dos clareanos, após a fuga do labirinto.

O livro inicia dentro do ÔNIBUS que os resgatou, eles se deparam com a nova realidade do mundo, sendo ela muito confusa para eles, principalmente a situação das pessoas, que estão com a tal doença fulgor.
Eles são levados para um alojamento onde, curtem, um breve período de conforto, antes de serem lançados a um novo teste, que como dito por um membro da CRUEL, será pior que o do labirinto.
Em relação a esse desafio, eu realmente achei pior que o primeiro, pois eles não encontram os "confortos" que possuíam na clareira, e os novos inimigos são comparáveis, aos verdugos, e em horas até piores, chegando ao ponto de não terem defesa (OS RAIOS).
A locação agora é em área aberta, onde antes era o mundo que conhecemos (México aparentemente), se encontra um gigante deserto, que eles precisaram atravessar, com seus recursos escassos, em um tempo determinado até chegar à um refúgio seguro.

A estória gira em torno desse desafio, e mostra que há um grupo homólogo aos clareanos, porem, formado de mulheres, que possui papel importante na trama, conhecemos um pouco dos crancks, e o final, por mais que um pouco confuso, é bem interessante.

Fiz essa resenha com imenso medo de dar spoiler, mesmo que podendo dar, e marcar como possuindo, mas me sinto mal fazendo isso, e prefiro evitar.

Rafa 22/04/2015

Arrastando as Alpargatas
Enquanto eu tenha gostado bastante do ritmo do primeiro livro, desse segundo, tenho algumas reclamações a fazer.

O livro começa de onde parou no primeiro volume. Saídos do labirinto, os sobreviventes estão supostamente salvos. Porém, é claro que a vida deles não seria tão fácil assim. Depois de uma noite bem dormida, o terror começa novamente.

Dessa vez, com uma maior quantidade de informações e maior presença da organização que os pôs no labirinto. Agora, eles estão conscientes de que existe um grupo B, que passou pelas mesmas provações do labirinto. Teresa é retirada do grupo e em seu lugar, um novo garoto chega, o Aris.

Informados por um velho, agora eles tem que passar por um deserto até chegar no refúgio. Eles tem o prazo de alguns dias (duas semanas se não me engano) para chegar até lá. Ah, e mais um detalhe, eles estão infectados com o fulgor, doença que vai consumindo o cérebro aos poucos.

Então, o ritmo continua rápido. Porém, eu acredito que a explicação para todas essas provas terá de ser INCRÍVEL, para justificar todas as peripécias desse livro. Todas as desgraças possíveis e imagináveis acontecem numa sequência quase sem fim.

As coisas vão se atropelando, uma na sequência da outra, que, sinceramente, cansei de ação. Queria mais explicações, menos batalhas, menos sangue, menos traições. Enjoou, sabe? É tanta coisa sem sentido acontecendo, que a essência da história se perde.

É claro que estou curiosa para ler o próximo livro, porém, como já disse, a explicação tem que ser absolutamente incrível para me convencer de que o que aconteceu nesse livro foi necessário.

Um ponto positivo, foi esse tal grupo B. Ele é composto de maneira oposta ao grupo A, ou seja, com várias meninas e um menino só. Em comparação, todas as experiências foram compartilhadas pelos dois grupos. Pela metade do livro, há uma maior aproximação dos grupos e coisas interessantes acontecem.

Além disso, foi legal sair do ambiente controlado do labirinto para a "vida real". Esse deserto onde eles estão é o mundo "normal", habitado por pessoas "normais". Então, dá um gostinho do que anda acontecendo no mundo e dá margem para imaginarmos qual é o objetivo de todas essas provas.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

Nathblackheart 28/05/2015

Resenha de Prova de Fogo
O segundo livro, Prova de Fogo, não se passa mais em um labirinto. Dessa vez, os clareanos foram levados para um suposto abrigo. A sensação de estar em segurança dura apenas uma noite quando, tudo muda. Para complicar, Teresa não está mais com o grupo, mas um novo personagem aparece em seu lugar. Em quem devem confiar? O que é seguro e o que é ilusão? Thomas e seus amigos começam a Segunda Fase dos Experimentos praticados pelo CRUEL. Eles precisam atravessar um deserto para chegarem a um abrigo. A história envolve vários desafios pela sua jornada e até mesmo a chuva se transforma em um perigo mortal. Além disso, o mundo real foi devastado pelos Cranks (humanos que foram consumidas por uma doença chamada Fulgor que os transforma em canibais agressivos). Os clareanos não têm escolha a não ser seguir em frente, buscando, mais uma vez, pela sobrevivência e por respostas.

Made 30/05/2015

Surpreendente.
Não há outra palavra para definir o livro a não ser "surpreendente". Quando eu achava que havia entendido alguma coisa, tudo mudava novamente.
Eu não esperava por metade das coisas que aconteceram, e admito que também fui enganada pela CRUEL; achei que fosse o fim dos testes.
A leitura é fácil e a estória transcorre de forma ágil como no primeiro volume.
Não sei o que espero para o próximo livro, mas estou MUITO curiosa pra saber o que vai ser de Tomás e cia.