Jogando xadrez com os anjos

Jogando xadrez com os anjos Fabiane Ribeiro

Resenhas - Jogando xadrez com os anjos

Lola 05/12/2013

Xadrez - Fabiane Ribeiro
“Ela podia ser quem desejasse ser. E ela desejava ser livre. Portando, assim era sua alma.” – Página 78, Capítulo 3.

Fabiane Ribeiro tem uma sensibilidade para a escrita que pouquíssimos autores têm na atualidade. Ela transmite uma veracidade em suas linhas que fica difícil não sorrir, chorar, torcer e rezar junto com a pequena Anny que tem em seu coração uma carga incrível de amor e sabedoria. Xadrez é um livro que toca seu coração e que lembra o quão importante é nunca perder a liberdade de espírito, porque a felicidade só é alcançada quando estamos dispostos a amar sem reservas.

Xadrez despertou em mim muitos momentos de bipolaridade. Eu queria terminá-lo logo para ver Anny parar de sofrer nas mãos de pessoas ruins e amargas. Ao mesmo tempo eu queria mais da companhia dela, queria ouvir as histórias de Pepeu e vê-lo fazendo mágicas, queria ver o Senhor Hermes voltar a ser um desbravador sem medo de viver, queria Nicole ensinando lições a Anny e contando sobre a vida maluca, mas feliz de sua mãe, Charlotte.
Cada capítulo tem um quote que deixa seus sentidos aguçados tentando antecipar os fatos que levaram àqueles acontecimentos.
Fora que as conversas de Anny e seu amigo Pepeu são um presente a parte.

“-É assim que deve ser, – Pepeu disse, após outra história divertida que fizera Anny gargalhar – as crianças devem sorrir, as pessoas devem sorrir, mesmo as que sofrem. Você sabia que o riso espanta coisas ruins?” Página 80, Capítulo 3.

Anny é uma garotinha de 8 anos que mora em uma casa confortável e que tem pais que trabalham viajando, ficando muito pouco em casa, por isso a pequena os vê apenas nos sábados.
Um dia ela recebe a notícia de que em função do trabalho dos pais ela passará a vê-los apenas uma vez por ano. Antes de separar-se das pessoas que mais ama no mundo ela recebe do pai um presente maravilho: um tabuleiro de xadrez com peças de cristal.
E ela é deixada aos cuidados de sua professora malvada, Jane e seu marido Hermes, e muda-se para a casa deles apenas levando sua ovelhinha de pelúcia e o jogo de Xadrez.
Mesmo diante de uma vida quase miserável, dormindo em um quartinho com uma cama dura, obrigada a fazer os trabalhos da casa e sendo tratada como pouco menos do que um nada a menina nunca perde a esperança de rever os pais e ser feliz ao lado deles.
O tabuleiro de Xadrez é a maior conexão com os dias alegres ao lado do pai, por isso ela constrói sua vida entrelaçada ao jogo, tanto que quando ela adormece é transformada em rainha e caminha por seu Reino Xadrez, e durante suas conversas com o Bispo (sim, a peça do tabuleiro) ela encontra ainda mais forças para não desistir jamais.
Durante o desenrolar do livro acompanhamos a evolução que Anny passa, de garotinha a mulher, porém que luta a cada dia para não deixar morrer o seu lado criança, o seu lado que está cheio de esperança e vontade de ser feliz. Seu lado que perdoa e que acima de tudo crê que no amor buscamos forças para alcançar qualquer coisa que desejarmos.
Um ponto super positivo que devo ressaltar é que a Fabi conseguiu criar uma teia enorme de personagens e de vidas que se entrelaçavam umas as outras sem se perder. Nenhuma ponta solta, nenhum destino foi esquecido. Ela uniu sutilmente todas as histórias e conseguiu fechar com chave de ouro.
Se eu tivesse que apontar um ponto que me desagradou levemente foi que se as páginas fossem amarelas ia ser um sonho, porque fora isso a editora está de parabéns pois não encontrei um só erro nem nada fora do lugar.
Mais uma vez, assim como mencionei na resenha de Corações em Fase Terminal, elogio a construção de seus personagens, cada um está exatamente onde deveria, suas descrições são na medida certa e a história apesar das suas 380 páginas não é cansativa em nenhuma linha.
Pelo contrário, é como se a sabedoria brotasse em cada vírgula, cada ponto final. Você lê e fica refletindo sobre como o mundo está carente de amor e de palavras verdadeiras, você começa a se dar conta de que não podemos esperar o outro agir, a mudança em busca de um mundo mais sereno deve começar dentro de cada um.

“Deixamos de nos encantar, de dar valor ao que tem valor, de fazer o mundo ao nosso redor sorrir, e de sorrir de volta para ele. Não nos permitimos fazer coisas diferentes, porque seguimos regras o tempo todo. Aí, cada vez mais pensamos que podemos controlar tudo e a todos; e ensinamos as crianças, quando, na verdade, elas é que deveriam nos ensinar.” – Página 81, Capítulo 3.

Leitura mais do que recomendada, não só por ser uma autora nacional, mas também por ser uma escritora que alcançou a sintonia com o seu dom de escrever transformando seus romances em must read eternos.

site: http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/2012/01/xadrez-fabiane-ribeiro.html
lueny 05/12/2013minha estante
É um livro muito bom,a cada capitulo ou pagina lida era um tipo de emoção, que faz a pessoa parar um momento e pensar,caramba que livro extraordinário, e que grandes aprendizados pudi tirar desse livro e levar para a vida pessoal. *--*

Harrison 10/12/2014minha estante
Um livro muito interessante, tem uma narrativa fácil e cativante.... Sem dúvida é um aprendizado sobre como passar pelas dificuldades da vida sem perde seus sonhos e sua fé.

Jamaira.Castro 29/11/2016minha estante
Voce realmente descreveu tudo.. Que maravilhoso livro, pq só agora tive a oportunidade de ler esse livro. Sou muito grata a meu Tio Tomé que me emprestou o livro para mim ler, ele é um amante de leitura também. Forte abraço.

Chris 03/06/2021

Tocante
Aqui conhecemos a doce Anny uma garotinha de sete anos, o maior sonho de Anny era passar mais tempo ao lado dos pais porém por causa do trabalho deles isso não era possível somente se viam aos sábados que se tornou o dia preferido dela. A vida de Anny muda totalmente quando um dia os pais dela anunciam que eles terão que passar um ano longe dela e que ela irá morar na casa da vizinha, sua professora. Para amenizar o sofrimento da filha o pai a presenteia com um jogo de xadrez e diz a ela que antes de partir ensinaria ela a jogar. Deixando para trás seus brinquedos e o conforto de seu lar, Anny vai para sua nova casa munida apenas de seu ursinho de pelúcia preferido, algumas roupas e o tabuleiro de xadrez.
Mas ao contrário do que se esperava os novos tutores de Anny não gostam dela e a faz passar por maus momentos. Quando Anny conhece o misterioso Pepeu que a ajuda a passar não somente um ano mais alguns anos longe dos pais sem saber o que ocorreu.
Bom não gosto de me alongar na descrição da história para não trazer spoiler. Nessa história Anny nos leva a refletir sobre muitos aspectos com o passar dos anos dela e seu amadurecimento, ela tinha todos os motivos pra virar uma criança triste, amarga. Mas ao contrário de tudo isso ela nos mostra que devemos esperar somente o que as pessoas são capazes de nos oferecer,sem julgar ou condená-las por isso. Ao não esperar nada da vida ou de qualquer pessoa que fosse, Anny aprendeu uma importante lição que não devemos tentar controlar o tempo, ou nos anteciparmos diante nossas vidas. Pq nunca sabemos o quem o que iremos encontrar mas a frente... Simplesmente amo e super recomendo.

Carolina Hahn 08/06/2013

So, so boredom
Muito, muito entediante. Talvez a ideia da autora em mostrar a pureza e bondade do coração de Anny tenha sido, só um pouquinho, infeliz. A história se passa na Inglaterra, em um momento pós guerra, e tem como protagonista Anny, uma garota que nutre um sentimento de adoração pelos pais e uma bondade infinita digna de Madre Teresa. Os pais são assassinos profissionais e só visitam a filha uma vez por semana, e MESMO ASSIM Anny os acha os melhores pais do mundo e demonstra uma compreensão sobre humana. Até que em um belo dia os pais dizem a Anny que não será mais possível visita-la (UMA VEZ por mês), e que ela terá de morar com uma vizinha, amiga do casal. A santidade em pessoa demonstra mais uma vez compreender as razões dos pais e vai morar com Jane, a encarnação do mal. Lá Anny passará os próximos anos de sua vida, enquanto os descreve da forma mais excruciantemente dolorosa de se ler, possível.
Flávia 11/10/2014minha estante
Carolina, vc foi até bondosa em sua resenha rsrs. A história se passa em que Inglaterra? Em que período pós guerra? O unico lugar q li isso foi na contra-capa. A autora ambientou a história em um país e numa época qual não sabe nada a respeito. Uma obra sofrível.

Carolina Hahn 26/10/2014minha estante
Realmente, foi uma luta terminar de ler. Péssima!

Tatiely 29/12/2014minha estante
Perdi umas horas preciosas da minha vida lendo isso...Ninguém merece!!

evie 08/12/2015minha estante
esse e o tipo de livro que voce tem de ler sabendo que não tera aventura e sim um aprendizado inestimavel

suzyjard 18/12/2018minha estante
Também achei muito lento e repetitivo. A menina, que deve ser um anjo de verdade, consegue perdoar e ser feliz mesmo depois de tragédias, algo totalmente fora da casinha. Mas muita coisa não foi explicada. Esse ódio gratuito da Jane, o doutor que não deixou nada pra menina seguir sua vida e nem o dono da casa. Os pais a visitavam 1 vez por ano. E a mãe que não sentia nada pela filha tão doce... o final apressado, jogou estórias para personagens sem se aprofundar e ela indo para um destino incerto de novo... Não me diga que isso vai continuar no Brasil! Tipo parte 2.

Tay.albuquerq 06/01/2021

Sem dúvidas esse e um dos meus livros preferidos. A história e simplesmente PERFEITAA! E emocionante. E o fato da autora Ser brasileira melhora ainda mais.

tomperadinha 02/02/2022

a vida não é doce, mas você é.
é muito difícil falar sobre esse livro, porque ele voltou para a minha vida como um sonho.
quando eu tinha 12 anos, uma amiga virtual me indicou esse livro. ele estava no wattpad e não estava terminado. devia ter por volta de 50% postado lá.
lembro das noites que passei no sítio, com meu pai, ouvindo os barulhos das cigarras e os sapos coaxando, eu o lia lá, depois de comer a comida dele, que tanto me faz feliz. lembro que esse livro me emocionava, principalmente, por ser escrito pela perspectiva de uma criança. e eu, também criança, chorava tanto durante a leitura... lembro, também, que fiquei muito triste por não ter mais capítulos. eu nunca iria terminar o livro.

semana passada, aos 21 anos, li uma frase no instagram que me fez pensar nesse livro. ao colocar a frase no google, dei de cara com a capa, o nome, a autora. eu me recordava da menção do xadrez na história e de anjos, mas não dessa forma. esse livro voltou pra mim no momento em que eu precisava que ele voltasse.

a releitura foi difícil, em muitos momentos tentei ler com meus olhinhos de doze anos que tirou tanta coisa daqui, que chorou tanto. obrigada, anny, por ter me confortado naquele tempo. por ter sido um pedacinho de mim e por ter me ajudado a me enxergar no mundo, pelas memórias que carreguei por tanto tempo dessa história inacabada que se fazia presente em momentos tão específicos da minha vida, sem eu saber o porque. obrigada por ter surgido, misteriosamente, e me mostrado o final da sua história - e por ter sido feliz.

obrigada por recarregar o meu coração.
sekaihon 02/02/2022minha estante
resenha emocionante para um livro emocionante. espero que a doçura da anny e o final de sua história tenha trazido um pouco de paz pra isabela de 12 anos

Juliana.Siqueira 10/08/2021

Simplesmente lindo
Resumo esse livro em uma palavra: sensibilidade. É um dos livros que marcou bastante e que me emocionei muito ao longo da narrativa. Acredito que valha super a pena a leitura, mexe bastante com a gente.

Jenifer.Sales 15/02/2020

Opnião "não se discute"
Me interessei por esse livro (e a sequência dele - Caçando Borboletas) julgando pela capa (quem nunca? ) e pelo fato da autora ter sido perfeita em A Menina Feita De Espinhos. Peguei eles em um sebo (não me recordo agora se comprei ou troquei livros por eles) porém, em um certo ponto, me enjoou a leitura pois tem muito "floreio" no estilo Augusto Cury, me entendem?
Consegui grifar trechos muito bonitos mas basicamente o livro todo é excessivo em filosofias e ensinamentos e acaba não desenvolvendo a história com mais rapidez pois fica aprofundando e dando detalhes demais. É uma leitura boa sim pelos mesmo motivos mas em algum momento cansou minha mente
Leitura concluída mas não é um livro que eu compraria novamente e nem leria novanente.
Marcos.Coelho 30/05/2022minha estante
Parecido com o que senti.

Bruna 25/04/2020

Melhor livro da vida.
É um livro que te surpreende do início ao fim, com ensinamentos que devemos levar para o resto da nossa vida.
Acho que foi a primeira vez que ao terminar um livro eu pensei: Esse livro todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida.

O livro conta a história de Anny uma garotinha que passa por muitos momentos difíceis e até cruéis e que criança nenhuma deveria passar, mas que ainda assim, ela consegue sempre ter algo de bom pra dizer, e nunca se deixa desmoronar. Ela tem a fé e o amor como partes dela, que nunca a abandonam.
É uma história simplesmente linda, que nos mostra o amor de várias formas.

Todo mundo deveria ler esse livro. É um livro para a vida.
Marisa 25/04/2020minha estante
Gostei, vou salvar esse pra ler ate 2050 kkk

Bruna 25/04/2020minha estante
Marisa, ele tá no Kindle Unlimited, se tu tiver.

Marisa 25/04/2020minha estante
Oba, bom saber!!

Jana 09/09/2020

Integrante e triste
O livro narra a história de uma menina que fica na casa de seus vizinhos parte seus pais fazerem seus trabalhos pelo mundo.
Apesar de não poder descrever com detalhes, achei um livro muito inspirador. A personagem principal nós ensina muito conforme sua vida vai ser desenrolando, e talvez por isso eu alguns outros fatos achei um livro triste.

LetAcia637 29/11/2013

O LIVRO MAIS LINDO QUE JÁ LI!
A melhor parte em ser apaixonadas por livros, é quando aquilo que você lê, toca não só seu coração, mas também sua alma. "Jogando Xadrez com os Anjos" é exatamente assim, é tão intenso que você é capaz de sentir tudo que acontece com Anny. Você sorri, chora, se surpreende e sente tudo como se estivesse também no Reino Xadrez.
Anny é um exemplo de superação e vitória, e muitas vezes no decorrer da leitura me deparei com dúvidas de que se há realmente necessidade de às vezes, reclamar da minha vida, reclamar de algo que eu julgue necessário e não tenho. Há pessoas no mundo todo que vivem uma vida infeliz, e existem problemas piores que o meu. Tenho certeza de que serei uma pessoa melhor depois dessa leitura!

Ju 08/09/2012

Xadrez
Anny, a personagem principal de Xadrez, é a garota de oito anos mais madura que já existiu. Ela convive com a realidade de só se encontrar com os pais uma vez por semana. O trabalho deles faz com que viajem e só possam se dedicar à filha aos sábados. Anny espera a semana toda por esse encontro, e procura aproveitar ao máximo o tempo que pode ter ao lado deles.

Só que o destino reserva uma surpresa nada agradável a Anny: ao invés de uma vez a cada semana, só poderá ver os pais uma vez ao ano, devido a novas responsabilidades assumidas por eles. Ela tem que se mudar e passa a viver com sua professora.

Só que a mudança de casa altera totalmente sua rotina, e Anny precisa encarar desafios e provar que sua fé é forte e que nada pode abalar o amor que sente por seus pais e pela vida.

Eu aprendi também que ser feliz não é ter tudo o que se quer. É lutar, às vezes perder, às vezes ganhar, mas sempre seguindo o coração.

O livro se passa, quase em sua totalidade, na moradia da menina. E, apesar de não sair de lá, Anny se torna imprescindível para várias pessoas. Ela as compreende e as aceita como são.

Não podemos esperar das pessoas mais do que elas estão prontas para nos entregar.

Eu gosto muito da capa. Principalmente porque nela está a borboleta azul. Não posso falar sobre ela, mas é parte importante do livro.

A história de Xadrez é um exemplo para todos nós. Uma bonita história de amor, superação e fé. Que nos ensina a ser gratos pelo que temos, e a não desistir dos nossos sonhos.

A vida é como uma partida de xadrez, se não se consegue em um dia, deve-se tentar no dia seguinte, e nunca deixar de acreditar.

- Quando a gente arrisca, a gente perde a razão por uma fração de segundos. Mas, quando a gente não arrisca, a gente perde a razão de existir.
- Ir atrás de tudo que se quer é ir atrás do Papai do Céu. Lá vive Ele, junto de nossos sonhos. Se não arriscamos, Ele permanecerá sempre distante.
Lua 23/03/2013minha estante
Fiquei louca de vontade ler, parece ser tão encantador, adoraria me mergulhar nestas páginas, a Anny é uma criança maravilhosa! E não sei se gostei de 1ª capa ou da versão relançada, a 1ª não chama tanto a atenção, os brasileiros gostam que capas dos livros sejam tipo essa segunda, que eu achei bem bonita. Até o titulo do relançamento atrai para ler!

Dani 27/03/2013minha estante
Ainda que eu não tivesse lido toda a resenha, esse trecho me faria ler o livro:
''A garota encara a vida de frente. Não se esconde, não se lamenta. Por mais adversidades que enfrente, sempre está disposta a aprender algo com elas. Ela tem uma força incomum. E melhora a vida de todos que estão a sua volta.''

É assim que TEMOS que ser na vida, temos que encarar isso como uma única opção, sempre em frente *-* Amei, fiquei doida pra ler.

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Achei a premissa muito legal e a capa é linda.
Esse eu vou querer ver.

;)

Baah 13/04/2013minha estante
muito show, a capa incrivel, gostei demais. uma resenha que desperta a vontaade de ler o livro!

Thaís 14/04/2013minha estante
A sinopse esta otima mas ele não me atraiu, sei la não gosto de hitorias mt tristes pois mudao meu humor todinho..

lueny 05/12/2013minha estante

Maria Gabriela 11/10/2021

A vida é como um tabuleiro de xadres
"A vida é como um jogo de xadrez: devemos estar sempre prontos para ganhar ou perder; o importante é tentar". Com esta frase, Fabiane Ribeiro nos presenteia com uma obra literária envolvente e dramática, partindo do verdadeiro terror que ameaça o mundo. Não são fantasmas ou monstros, mas a cruel realidade. O ano é 1947, vemos a Europa ser devastada pela Segunda Guerra Mundial e suas terríveis consequências. A pequena Anny, com seus sete anos de idade, tem a vida perfeita e pacífica: mora com os pais, as duas pessoas que mais ama neste mundo, em uma casa majestosa e confortável, rodeada de presentes, boa comida e conforto. Entretanto, o primeiro drama a ser apresentado é a ausência dos pais que devido ao trabalho misterioso que têm não são muito presentes e apenas podem ver e conviver com a filha aos sábados.

E tudo apenas é alimentado com a notícia de que seus pais precisarão passar um ano longe da filha e esta deverá ficar aos cuidados dos vizinhos durante este meio tempo. É visível que a notícia abala a menina mais do que esperado, mas meu amado pai lhe presenteia com um jogo de xadrez requintado e promete ensiná-la a jogar quando retornar em segurança para casa e para ela. Fabiane é delicada em nos apresentar a dualidade dos pais, uma vez que o pai ama e idolatra a pequena criança como se fosse seu oxigênio enquanto a mãe parece apenas aguentá-la e aceitar que aquele era um fruto seu. Munida apenas por uma pequena leva de roupas, sua ovelha de pelúcia e seu tabuleiro de xadrez, Anny é levada para a casa da sra. Jane, sua professora particular, e seu marido Hermes, e ao contrário do que seus pais haviam lhe prometido, a vida de Anny torna-se um verdadeiro inferno.

A autora não poupa detalhes e páginas para mostrar como seus novos tutores não a toleram e a tratam como um problema. A sra. Jane e seu marido apenas eram brevemente cordiais com Anny por causa da presença de seus pais, mas agora sem eles, não há mais máscaras a se pôr: a garota é encarregada de limpar a casa diariamente e comportar-se como um verdadeiro fantasma (quanto menos o casal lembra de sua existência, mais felizes eles ficam). Há um momento horrendo em que, movida pela fome graças aos poucos cuidados, a garota pega um pacote de bolachas e come, deixando cair algumas migalhas no chão; quando a malvada Jane descobre, não há nada que salve Anny de sua ira.

As únicas coisas que mantém Anny sã e esperançosa são reavivar o jardim há muito abandonado, a companhia de seu tabuleiro de xadrez, seus próprios sonhos felizes e olhar sua casa ao longe; entretanto, um jovem na faixa dos vinte anos chamado Pepeu aparece em sua vida e torna-se amigo de Anny. Pepeu é o personagem que precisávamos para aliviar a tensão sufocante de abusos e maltrato que acompanhamos desde a mudança repentina da pequena garota: é ele o responsável a ensiná-la sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros do jardim. É, sem dúvidas, o melhor dos personagens apresentados que ajudam Anny a passar por todas as infelicidades da vida e chateia-me ver que o final que tomou foi misterioso e infeliz, de partir o coração. Ele era o anjo de Anny, e vê-lo partir foi doloroso.

"Jogando xadrez com os anjos" é um livro diferente de tudo o que já li: é intenso e de uma sensibilidade muito grande, apresentando um terror mundano que é a realidade e como devemos enfrentá-la de cabeça erguida. É recheado de momentos angustiantes e que dão esperança ao leitor quando uma pequena fagulha de felicidade acende. É uma obra que aprisiona o leitor de forma que poucas conseguem, principalmente por se tratar de um assunto tão profundo como a amizade e o amor verdadeiro, reforçando de forma simples que as pessoas que te amam estarão sempre ao seu lado em todos os momentos da sua vida, te ajudando e apoiando quando você mais precisar. Pode não ser fisicamente, mas emocionalmente a força e o amor dessas pessoas irá lhe amparar em muitos momentos, assim como ampararam Anny e a ajudaram a crescer e amar a vida tão intensamente.