Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

KamillyCaires 09/03/2024

Escrito íntimo e emocionante
?Meus escritos tratavam de você, neles eu expunha as queixas que não podia fazer no seu peito?
O desabafo de Franz sobre a criação opressiva de seu pai, decisiva para a construção de sua personalidade e escrita, possui papel crucial na compreensão das demais obras de Kafka. É um relato tocante ao passo em que é possível haver identificação com as questões familiares vividas pelo autor.

ana rafaella 08/03/2024

Leitura íntima e profunda.
?Pois a vida é mais que um jogo de paciência; mas com a correção que resulta desta réplica - alcançou-se a meu ver alguma coisa tão próxima da verdade que pode nos tranquilizar um pouco e tornar a vida e a morte mais leves para ambos?

Gostaria de voltar no tempo para ler esta carta antes de Metamorfose ?

Gabrielle 07/03/2024

Leitura muito densa principalmente quando percebemos que os sentimentos retratados são reais, não fazendo parte da ficção. Não tenho muito o que falar sobre esse livro mas senti muitas coisas lendo ele. E as primeiras páginas me lembram aquela citação: "tenho empatia pela minha mãe como mulher mas como filha sinto ódio", por que mostra que o relacionamento de pai e filho é mais complexo do que parece.

madu.zi 04/03/2024

"Você me perguntou recentemente por que eu afirmo ter medo de você."
Eu não tenho palavras para descrever o quanto despedaçado meu coração está depois de ler essa obra. Foi uma leitura muito sofrida e melancólica, muito porque me identifico com a situação em que o Franz se encontrava, com a diferença que se trata da minha mãe. É chocante a forma como o próprio pai do Franz foi responsável por todos os seus medos e inseguranças que perduraram até o dia da sua morte, machuca mais ainda em saber que as duras críticas e ofensas de seu pai fez com que ele avaliasse as próprias obras e escritos de maneira tão sem valor e até pediu para que as queimassem após a sua morte. É complexo pensar que essa carta quase não veio à luz, por se tratar de um assunto tão íntimo e pessoal, mas graças a ela somos capazes de ver de uma maneira clara a influência do Sr. Kafka na vida de seu filho, de modo negativo, onde em todas as suas obras somos apresentados a personagens que são a personificação de seu pai, com o mesmo comportamento tirânico e centralizador.
Não posso deixar de exaltar a qualidade da escrita do Franz nessa carta, não é novidade, mas essa carta é absurdamente bem redigida, bem elaborada, apesar de se tratar de um desabafo de anos sendo reprimido e humilhado, isso prova mais uma vez o tamanho talento do Franz como escritor, o que é sabido por todos no planeta.
Eu, do fundo do meu coração, queria que a infância dele tivesse sido melhor e mais amena, mesmo que isso custasse as obras impecáveis do Franz posteriormente, mas ele merecia algo melhor, diferente de todo esse sofrimento e humilhação.

Roberta.Biasioli 04/03/2024

Talvez nenhum pai tenha intenção de causar prejuízos emocionais e psicológicos aos filhos.
Neste livro, Kafka nos mostra que isso ocorre, mesmo que sem intenção, e que molda a vida dos indivíduos para sempre.

jonesygirl 04/03/2024

Mapa kafkiano
Como o próprio kafka cita, sua carreira de escritor foi para poder dizer aquilo que ele não podia dizer ao pai. ao decorrer do livro, percebe-se paralelos das diferentes obras de kafka com seus sentimentos ao seu pai, ou melhor, seus ressentimentos. provavelmente ler carta ao pai ajuda a assimilar a persona kafkiana, a entender quem foi o kafka e também se aprofundar na sua obra de forma elementar. é uma leitura extremamente íntima e profunda, com certeza uma bela análise para o complexo de édipo.
incrível!

Julianna.Rocha 04/03/2024

Carta ao pai, Kafka
Leitura pesada, muito íntima e amargurada demais. Fluxo lento apesar de poético. O autor acessa as memórias mais perturbadoras que tem sobre o pai e desabafa, o que para muitos, em um texto que não deveria ter sido publicado. No geral, não lerei novamente.

Aliahtan 01/03/2024

Carta ao pai
"Às vezes imagino o mapa-múndi aberto e tu estendido transversalmente sobre ele. Então tenho a sensação de que para mim entrariam em consideração apenas as regiões que tu não cobres ou que não estão ao teu alcance. De acordo com a imagem que tenho de teu tamanho, essas regiões não são muitas nem muito consoladoras, e o casamento não está entre elas".

maria13210 29/02/2024

Que livro foi esse?
"Entre nós não houve propriamente uma luta, fui logo liquidado; o que sobrou foi fuga, amargura, luto, luta interior."
Estou totalmente em choque com tanta informação! Consigo sentir minha cabeça pesar.
Tinha a intenção de continuar lendo um livro hoje, mas depois disso tudo não acho que seria possível.
Foram 91 paginas de um puro misto de emoções... essa temática, que envolve família etc, é muito para mim. Amo ler sobre isso, mas a vontade de chorar sempre é presente.
Li ele por recomendação de uma amiga, e também porque amei “a metamorfose”. Pretendo ler “o processo”!
Amei muito a leitura! E em qualquer oportunidade vou recomendar para todos!

sthefz 29/02/2024

Comercialização da intimidade
Ler esse livro incentiva muito o lado sentimental de quem o faz, seja por identificação ou seja por pura empatia.
Essa carta é intimidade do início ao fim e com certeza não devia ter virado um livro, deveria ter sido mantida entre Kafka e seu pai, já que revela mágoas, rancores, medos e justificativas que residiam em seu âmago.
Tenho quase certeza que teve um "probleminha" com essa edição, mas nada tão grotesco.

julia5908 27/02/2024

Um sentimento
(felizmente) não consigo imaginar o quanto kafka sentiu de tristeza quando escreveu essa carta. e admiro a coragem de publicá-la, pois ela é extremamente pessoal. por mais que eu ache essa edição bem curtinha e não passa de fato todos os sentimentos reais (além da tradução e etc) foi algo interessante de se ler

Biblioteca Álvaro Guerra 27/02/2024

Diante da negativa do pai em relação ao seu noivado com Julie Wohryzek e de todo o ressentimento envolvido no relacionamento problemático entre ambos, Kafka decide escrever uma carta ao seu pai, com o objetivo de deixar claro a visão do autor sobre o seu pai, como ele o afetava e, quem sabe, tentar melhorar essa relação.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525413567

LetAcia1104 26/02/2024

Por ser uma carta íntima de kafka ao pai e ter questões de vivências tão pessoais, eu não consegui me conectar tanto. porém, saber o que essa relação pai-filho causava em franz, como afetou a vida dele, me dá um novo ponto de vista de outras obras dele visto que essa relação com o pai afetava de certo modo sua escrita.

é angustiante saber que ela nunca foi lida pelo pai.

Duda 25/02/2024

Um livro para conhecer o Kafka
Essa foi uma obra de desabafo, a todo o momento queria dar um abraço mto forte no Kafka e dizer: está tudo bem

É uma obra essencial para entender todas as outras obras do Kafka, bem como para entender o próprio Kafka. Foi totalmente esclarecedora e cheia de sentimento

É um livro cheio de gatilhos, triste, pesado, rápido. Apesar dessa tristeza, eu recomendo, nem tudo na vida é um mar de rosas e as vezes as nossas atitudes são reflexos do que já passamos, das nossas experiências.

Eu n tenho daddy issues, mas eu te entendo Kafka