Login

Resenhas
Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Isa ┼ 08/03/2014

Ser vivo ou ser vivente: És a questão
A obra resumida em uma palavra é: desconcertante. Não é do meu feitio abaixar a cabeça e aceitar tudo que me impõe, ou mesmo não fazer planos e não ter ideia do que fazer da vida, mas com a protagonista Macabéa, extremamente magra, sem sorte alguma e com uma vida desmoronando que ainda tem coragem de sorrir, falar que é feliz - afinal nunca soube o que é felicidade - e achar prazer na vida, mesmo que essa lhe seja dura. Clarice confundi, escancara o quanto falhos e vis nós, seres humanos somos. A todo momento eu pensava "Macabéa, quando você vai reagir ? Grite, berre, se imponha mulher!" E nada. Ela continuava pacata, ouvindo a rádio relógio, passando raramente e erroneamente batom vermelho e aquentando viver. Depois eu refleti sobre quem estaria certa, ela no seu eterno conformismo, ou eu com minha eterna revolta. Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Mas como toda obra tem seus pontos negativos, com minha escritora favorita não seria diferente. O livro é ótimo, sem dúvidas, mas eu esperava mais, esperava perder o sono de tão imersa na história, porém nada disso aconteceu. E a metalinguagem na minha humilde e falha opinião não contribuiu em nada positivamente, embora algumas poucas partes tenha seja relevante, mas talvez devesse ter sido colocada de outra forma. Em linhas gerais é um belo livro, do qual não me arrependi um estante de ter comprado e é o 1º de todos que ainda terei da Clarice Lispector - meu sonho -. Podem ler sem medo de ser feliz !

site: http://aquelevelhoblablabla.blogspot.com.br/2013/12/mencao-literaria-hora-da-estrela.html

Izabela 04/03/2014

A Hora da Estrela

"Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer?"

Macabéa, nome de derivação épica e desconhecida, foi uma personagem da vida árida do sertão alagoano, magricela, ignorante, curiosa, feliz e delicada.
Adorei cada linha e entrelinha. Apeguei-me a cada simbolismo.
Fixar essa ideia de que um ato é um fato, e um fato é uma pedra é viajar por um tipo de universo Lispectoriano de novas filosofias de vida e relações entre amor, ódio, ignorância, felicidade, amizade, piedade e desperdício. De fato, viver é simplicíssimo. E foi a fatalidade da vida a hora da estrela de Macabéa.

"Pois na hora da morte a pessoa se torna brilhante estela de cinema, é o instante de gloria de cada um."

Com essa obra aprendi que existir não é lógico.

Helena Frenzel 15/02/2014

Surpresa do início ao final
Esta edição eu comprei numa das viagens que fiz ao Brasil, em 2007 (se não me engano). Sim, o que dizer deste livro?

Qualquer coisa que digam sobre as histórias neste livro com certeza vai estragar a surpresa de quem ainda não o leu. Nem mesmo os nomes de dois dos principais personagens poderia-se revelar sem riscos. Não seria justo porque a surpresa é um elemento principal, constante e particular neste livro, uma narrativa para ser lida num fôlego só, num susto, sem intervalos e indagações de instantes. Por isso me calo e sugiro apenas que o abra, leia e deixe-se levar pela prosa magnífica de Clarice Lispector. Um livro que, para mim, torna-se mais atrativo cada vez que releio, ainda que agora já conheça o final.

Esta narrativa talvez proporcione a cada leitor um encontro ou re- consigo mesmo. Há que ler para vivenciar.

P.S.: a edição que eu tenho não é exatamente esta da foto. Escolhi esta capa pois não encontrei a capa da minha e não quis fazer novo cadastro aqui no site, já que a editora é a mesma.

site: http://bluemaedelle.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Publicidade

logo skoob beta
"Faltava uma rede social voltada apenas para os amantes de livros... Bem, não mais."

IG Tecnologia