Login

Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Erika Lina 17/08/2014

Mais ou menos...
Apesar de muito famoso, achei um pouco chato. Eu tinha a maior curiosidade sobre ele, mas...
Final estranho, personagem demasiadamente ingênua, chegava a irritar...

Mas é um livro de Clarice!!!
É, mas não gostei.

site: http://umavidaliteraria2014.blogspot.com.br/

thais 30/07/2014

A hora da estrela
Um texto denso que te leva a reflexão sobre desigualdades e formas de lidar com situações que são tão comuns. Macabea sendo uma mulher totalmente submissa em relação a sua postura diante da vida te leva a alguns questionamentos e ao mesmo tempo essa postura é a sua grande defesa em relação a vida, fica mais fácil suportar quando não se tem ou se dá o devido peso para as coisas que nos cercam.

Pri 23/07/2014

Eu vou ter tanta saudade de mim quando morrer.
Desde que tive que fazer um trabalho sobre Clarice, não simpatizo nem um pouco com a autora e nunca tive interesse em conhecer sua obra. Para mim, tudo o que saía de Clarice eram palavras sem nexo.

Ganhei A Hora da Estrela, que ficou um tempão "esquecido" na estante... só me interessei por ele porque no dia precisava levar algum livro pequeno para passar o tempo. Achei que seria uma leitura rápida, mas toda a antipatia que eu sentia por Clarice Lispector voltou nas primeiras páginas narradas. A leitura não fluía porque a narrativa me irritava, e eu novamente não entendia o porquê da autora ser tão elogiada.

A narração foi quase insuportável até a metade do livro. Porém, quando o narrador se concentrou em Macabéa, fui me prendendo cada vez mais à sua história e ao modo como sua vida desafortunada foi retratada. É tudo exposto de forma sincera e realista. É trágico, mas ao mesmo tempo cômico. Dei altas risadas com a Maca e a cartomante.

Apesar do livro ser bem fino, demorei para terminá-lo. A Hora da Estrela faz com que você pare e reflita sobre o que foi lido, é um livro que exige bastante do leitor. No fim, um pouco do que entendi de Clarice Lispector fez sentido para mim.

L Soares 18/07/2014

A autora começa o livro com uma explicação. Macabéa e sua história não foram criados por ela, e por isso sua trajetória e o fim lhes são desconhecidos. Essa criatura brotou, e tenta sair forçando passagem através dela, e vai se construindo enquanto a autora a coloca para fora sua vida nas páginas. A angústia que aparenta pela sua obrigação em parir esta outra criatura é engraçada. E a história de uma vida tão patética e vazia, chega a ser cômica em certos momentos, apesar da tragédia que é. A escrita é a Clarice de outros livros. Brilhante. E como sempre, o livro trás na simplicidade e mediocridade da personagem uma série de reflexões sobre como nossa passividade nos conduz de forma patética pela vida em muitas situações. “Porque a nota tão baixa?!” (Camila) me foi inquirido. O que me incomodou nesse livro foram as sucessivas interrupções que a autora insere no meio da história, com comentários sobre não querer continuar, ou como precisa acabar para se livrar daquele sentimento, e sobre dar uma pausa na escrita para ir dormir. Quebra a continuidade, deixa a história sem fluidez. E é um tanto repetitivo. Mas relevem meus comentários e leiam. Não me levem em consideração. É Clarice afinal.
Camila 22/07/2014minha estante
Clarice merece mais estrelas, mas entendo suas razões

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Publicidade

logo skoob beta
"o Skoob oferece um espaço com comentários e críticas que lhe servirá de amparo antes de qualquer leitura."

Outro Lado