A Hora da Estrela

A Hora da Estrela ...
4.1153 12541

Resenhas - A Hora da Estrela

Gus 28/07/2015

A morte, a alienação e invisibilidade dos migrantes nordestinos nas grandes metrópoles brasileiras são temas presentes em toda a obra, vezes de forma explícita, vezes de forma implícita, como na própria construção das personagens ou no decorrer da história - que, pasme, é vazia em fatos e grandes acontecimentos. É um livro vazio nesse sentido, mais porque o tom reflexivo que ele toma não deixa margens para tais do que por qualquer outra coisa.

O livro trabalha também com metalinguagem e, com essa finalidade, Clarice acrescenta mais um personagem à obra: Rodrigo S.M., um escritor fracassado e inseguro que se doa à sua personagem de corpo e alma e, no entanto, por conta do grande vazio que é tal personagem (chegaremos a ela em breve), passa páginas e mais páginas refletindo sobre a vida, o ato de escrever e sobre si mesmo.
Rodrigo é a primeira pessoa que conhecemos no livro e, pouco a pouco vai mostrando quem é e a que veio. Então, só então, é que aparece enfim Macabéa, a não-protagonista da história. A não-protagonista de sua vida. Inocente, passiva a tudo e todos...
São 87 páginas, 13 títulos diferentes e nenhuma divisão por capítulo. Escrita simples, algo que Rodrigo S.M. tenta com afinco conseguir.
A Hora da Estrela é a história de Macabea, ou de Rodrigo S.M, ou de Clarice, ou de um violinista qualquer de esquina. Independente de quem a obra retrate, este não é um livro convencional, pois trabalha com o nada, com o vazio, com o seco e sedento. Trabalha com o subconsciente e sentimental das personagens além de uma crítica social muito bem trabalhada.
E, se não há como fazer uma síntese, análise, resenha ou seja lá como se chame isso, de um livro como A Hora da Estrela, a própria autora explica:
“suponho que me entender não seja uma questão de inteligência, mas sim de sentir, de entrar em contato”
E não há como entender o gosto do morango antes de experimentá-lo. Ou há?

site: https://catarseemletras.wordpress.com/

Michel 12/07/2015

"Una Furtiva Lacrima"
Eu costumo dizer que a Macabéa é um lastro que serve pra puxar a gente pra linha do humano, pra que a gente não suba alto demais. É claramente um livro feito pra classe média (está expresso no texto, até) sobre uma miséria que ela finge não ser também dela. Mas dessa miséria ninguém escapa, porque é a miséria existencial. E a Clarice obriga seus leitores de Classe Média a se reconhecerem na enjeitadinha da Macabéa. É uma humilhação que ela promove, por que ela sempre quis promover a desorganização na alma dos leitores. E Macabéa está muito mais à vontade em quase não ser do que a maioria de nós, que se agarra na profissão, em um casamento, no que é pros filhos, em uma infinidade de coisas pra afirmar que, pelo amor de Deus, a gente existe! E a Macabéa nasceu para estar no limite do espanto de se estar vivendo apesar de não ter nem ser quase nada. Nem substância ao próprio livro do qual é protagonista ela dá, o autor passa a maior parte do texto vendo de que jeito vai contar uma história que por si só quase não é história. Vale a pena ser lido porque é uma história original sobre um sentimento que está em todos nós. É como ouvir "Una Furtiva Lacrima" e se sentir alagado de possibilidades. Não dá pra escrever uma resenha objetiva sobre um livro tão primorosamente oblíquo. Se você está em dúvida: leia!

Dani 10/07/2015

Primeiramente tenho que confessar que estou envergonhada de só agora ler algo da Clarice Lispector.
Acabei lendo uma de suas últimas obras. Talvez deveria ter deixado esse pra depois.
Mas quanto ao conteúdo não me arrependi em nada. Pelo contrário. Amei a irregularidade de contar a história, toda a hesitação e a sofrida história de Macabéa.

Elis 28/06/2015

"A Hora da Leitura"
Poucos compreendem a narrativa de Clarice, por isso A Hora da Estrela serve como um desafio, um enigma.
"Leia-me ou a literatura de massa te devorará". Indico como uma "leitura detox", para aqueles que como eu leem muitos romances com enredos redondinhos (começo, meio e fim), porque a narrativa de Clarice não tem uma forma definida, é um caleidoscópio.

site: http://www.elasleram.com/2015/06/a-hora-da-estrela-clarice-lispector.html

Mi 24/06/2015

Até que enfim, eu li!
Não sei se sou capaz de escrever uma resenha ou sequer um comentário sobre este livro. Já tinha tentado lê-lo algumas outras vezes e por algum motivo, sempre acabava não terminando. Dessa vez, decidi ser firme e deixar me envolver por essa história tão diferente.
A escrita de Clarice Lispector não é fácil! É reflexiva, introspectiva, abre feridas na alma, mostra cicatrizes que nem sequer sabíamos da existência e o único jeito de lê-la é deixar tudo de lado e se concentrar apenas nas páginas do livro.
Esse livro conta a história de Macabéa. Uma moça de 19 anos, alagoana, órfã, com pouco estudo, apenas umas noções bem reles de datilografia, que decide tentar a vida no Rio de Janeiro após a morte da tia que era a sua única, maldosa, porém companheira. Ela passa a trabalhar como datilógrafa e a morar em um quarto de pensão junto com outras moças. O emprego vai mal! A moça não tem noções de higiene, escreve muito mal, erra muito e sempre suja os papéis com as suas mãos mal lavadas. O patrão, com pena do jeito simples da protagonista, acaba deixando que ela fique mais um pouco no emprego, embora tenha desejado despedi-la. Macabéa meio que odeia a si mesma, não possui o menor rastro de autoestima, aprendeu a reprimir todos os seus impulsos, é virgem, suja, mal cheirosa, tem uma péssima alimentação, não sabe se expressar direito e é invisível, ou seja, ninguém nota sua existência. Até chegou a arrumar um namorado, mas as coisas vão de mal a pior. Além do mais, ele não tinha nada de ''bom moço''. Enfim, é impossível descrever totalmente as características da protagonista. Macabéa é a personagem mais miserável que já conheci na literatura!
Acredito que cada leitor possui uma interpretação diferente do livro e de Macabéa. Mas para mim, ele proporcionou diversas reflexões sobre a nossa própria existência humana, sobre como deve existir outras macabéas por aí e como as vezes, nós mesmos, nos deixamos ser Macabéa. É uma leitura rápida, apesar de não ser muito simples, mas recomendo muito para os que gostam de refletir.

Everton.Ribeiro 23/06/2015

A tragédia de Macabéa apresentada através das palavras de Clarice Linspector. Nordestina, retirante e que apenas sonhava com uma vida melhor.

Edna 22/06/2015

Olá gente, a resenha de hoje é de uma escritora que admiro muito, porém demorei bastante para resenha-lo porque não sabia como expor meus sentimentos, quem já leu Clarice entende que não é uma leitura fácil, pelo o contrário, são 87 páginas com um apelo psicológico enorme, exige muito, cada linha, cada palavra contida nesse livro foi feita para se pensar sobre a vida e o sentindo da existência humana.

Estória é narrada por Rodrigo S.M (alter-ego de Clarice) que conta a estória de Macabéa, 19 anos, nordestina, órfã de pai e mãe. Saiu do sertão de Alagoas em busca de uma vida melhor no Rio de janeiro.

"Há os que têm. E há os que não têm. É muito simples: a moça não tinha. Não tinha o quê? É apenas isso mesmo: não tinha."

Macabéa é a personagem mais "miserável" que já me foi apresentada, Muito magra, muito feia, desprovida de conhecimento, mal sabe ler e escrever. Não tem amigas, solitária, virgem, mal tem consciência de sua existência, contudo muito sonhadora.. seu único luxo era o cinema uma vez por mês.
Maca consegue um emprego de datilógrafa e passa suas horas de folgas ouvindo a Rádio Relógio e filosofando sobre seus sonhos.

"Sou datilógrafa e virgem, e gosto de coca-cola"

E então Macabéa conhece Olímpico de Jesus, um nordestino e metalúrgico, eles começam a namorar depois de um passeio "romântico".
O ponto alto do livro acontece quando depois de uma desilusão amorosa Macabéa vai a uma cartomante seguindo os conselhos do pivô de sua desilusão, a cartomante diz a Maca que ela terá um futuro brilhante, cheio de luz e encontrará um novo amor. Feliz, Macabéa sai da cartomante pronta para ver sua Hora da estrela chegar..

"Maca, porém, jamais disse frases, em primeiro lugar por ser de parca palavra. E acontece que não tinha consciência de si e não reclamava de nada, até pensava que era feliz. Não se tratava de uma idiota mas tinha a felicidade dos idiotas. E também não prestava atenção em si mesma: ela não sabia."

A partir dai não posso contar mais nada da estória sem estragar a leitura, o que posso dizer é que A hora da estrela é um livro muito curtinho mas escrito brilhantemente, um livro para ser relido diversas vezes. Cheio de marcas pessoais de Clarice, é fácil identifica-la nas passagens de dúvidas, medo, morte.
A escrita é que talvez não agrade a todos, Clarice tem um estilo peculiar, cheia de metáforas e longos parágrafos de filosofia e reflexão. Para quem estar disposta a mergulhar nessa estória recomendo do início ao fim. Uma bela obra de uma magnifica escritora nacional!

"Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse sempre a novidade que é escrever, eu morreria simbolicamente todos os dias."

site: dnabookz.blogspot.com

Horroshow 21/06/2015

Uma joia rara, mais poesia do que prosa
Resenha por Arthur Lins

" “Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer?”

Confesso que estou há alguns dias pensando em como resenhar a história de Macabéa e, sem querer, encontro-me no mesmo dilema que Rodrigo S.M., o misterioso escritor e narrador da história. A Hora da Estrela é um livro infinito de apenas 87 páginas, discute sobre ser e não ser, existir e não existir, viver e morrer. Diante de tamanha grandeza e conflitantes questões, eu me encontrei parado, sem saber muito bem o que pensar.

Ok, então vamos começar pelo início. A história trata-se da personagem Macabéa (ou pelo menos devia ser), mas ela não tinha muita história para ser contada, então no meio desse quase nada, temos uma profusão de questionamentos existencialistas do narrador. Quem é Macabéa? Ora, Macabéa são muitas pessoas, há tantas Macabéas que você nem conseguiria dar conta, mas nessa história falamos de uma garota (chamada Macabéa) que existe. Sim, ela só existe, e também não faz muitas perguntas. Para ela, se uma coisa é de tal forma, então é porque é mesmo e acabou. É uma garota que sobrevive, mas não vive, que existe, mas só é visível para seus iguais (para as outras Macabéas). É como um sopro de vida, você quase não a percebe. Bom, e quem é o narrador Rodrigo S.M.? Para responder essa pergunta, acho melhor mudarmos de parágrafo."

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2014/07/a-hora-da-estrela-clarice-lispector.html

Felipe 16/06/2015

Vale muito a pena ler.

Thaynna 15/06/2015

O livro conta a história de uma nordestina chamada Macabéa, uma mulher que se mudou para o Rio, onde foi morar com quatro mulheres em uma pensão logo após de perder sua tia. Ela era uma mulher feia e incompetente, se apaixonou por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que a traiu com sua colega de trabalho. E um dia recebeu um conselho de uma amiga e foi depois disso que Macabéa resolveu ir a uma cartomante, e lá ela falou em pouco tempo vai ver sua hora da estrela chegar.

Rebas 15/06/2015

A hora da Estrela
Esse livro traz o resto do ser humano quer ninguém admite ser, mas o somos e o sendo, somos exemplares e únicos. Cada um de nós traz a arte da vida, uns trasmitem e outros transbordam em silêncio, que é para não incomodar os demais.

Allana 15/06/2015

O livro fala da historia de Macabéa que é uma mulher muito comum, onde ninguém olharia ,tinha o corpo feio ,doente , maus hábitos de higiene , não poderia reproduzir devido a um grande problema no ovário , Ela tinha grande desejo de ser igual a Marilyn Monroe que era simbolo de grande desejos dos homens daquela época , Porém ela começa a namorar Olímpico de Jesus um nordestino bastante interesseiro ,só que ele não via chaces de mostrar ela para a sociedade e ele o abandona para ficar com Gloria uma moça onde o pai por ser açogueiro tem mais condiçoes que ela , apos ser abandonada ela decide procurar uma cartomante onde ela diz que vai ser feliz e se apaixonar por um estrangeiro , onde ao sai da casa desta mulher ela se encontra com Hans um gringo está é a hora da estrela pois numa cidade como aquela achar um cara deste . Só que apos tudo da errado em sua vida a personagem acaba se matando.

jessika 14/06/2015

A HORA DA ESTRELA

O livro escrito pela grande escritora Clarisse Lispector aborda o contato de imigrantes nordestinos na cidade grande, tendo três períodos, no começo trata-se da historia da própria narrativa , depois a historia do próprio narrador, descrito pelo nome de Rodrigo S. M. e por ultimo a trajetória de Macabéa.
No inicio tratasse da vida descrita pelo Rodrigo e seus impasses na carreira, impondo frases e sentimentos em sua narração além de suas reflexões como “ pensar é um ato. Sentir é um fato” .
Rodrigo se depara em uma rua do Rio de Janeiro quando por uma simples troca de olhares ele conhece uma alagoana chamada de Macabéa e conhece sua historia de vida, ela diz que perdeu seus pais muito criança e por isso foi criada pela sua tia que com o intuito de educa-la bateu bastante em sua cabeça com os nós dos dedos, foi crescendo e estudou apenas ate o terceiro ano primário, não sabe escrever direito mas que ia levando a vida e o um curso de datilografia.
Macabéa também comenta que tempos depois sua tia muda-se para o Rio de Janeiro e ela tem que acompanha-la, no Rio arruma logo um emprego como datilografa. Tempos depois sua tia que é considerada como sua mãe de criação morre e ela vai para uma pensão que passa a dividir com quatro meninas que trabalham como balconistas. Macabéa mal ver as moças que chega tarde da noite e logo vão dormir dai ela fica ouvindo sua radio favorita a radio relógio.
Em um certo dia ela decide faltar seu trabalho para dar um passeio no qual ela encontra um moço chamado Olímpico de Jesus que trabalhava como metalúrgico e era Nordestino. Ele a chamando de senhorinha a convida para um passeio pela cidade. Macabéa estava encantada e logo pensa que ali já seria um começo de um namoro. Em suas conversas ela exibe um estudo de forma precária, por isso gostava de ouvir radio, assim aprendia um pouco mas das coisas para botar em pratica.
Macabéa estava muito empolgada com o tal namoro e apresenta seu local de trabalho, dias depois o Olímpico vai ate lá e conhece colega de trabalho da namorada e então se interessa pela moça deixando de lado Macabéa. Ela muito triste com o ex namorado resolve então mudar, e vai ate ao banheiro do escritório e logo passa um batom vermelho para se sentir uma estrela de cinema.
Ao se sentir envergonhada por sem querer roubar o namorado da colega Gloria decide dar dinheiro a Macabéa para que ela vá ate uma cartomante, e então ela vai ate uma madame e fica muito feliz, pois a cartomante lhe disse um belo futuro inclusive um amor por vim, mas ao sair de la Macabéa é atropelada e morre na hora. E pela primeira e ultima vez Macabéa foi o centro das atenções assim como uma estrela de cinema.

Suz 10/06/2015

A hora de Clarice
O narrador é Clarice. Macabéa é Clarice. Nós somos Macabéa.
Impossível ler esse livro sem sentir o tapa de luvas de pelica que esta autora maravilhosa nos dá enquanto encaramos sua despedida. Porque essa é sua despedida, seu último livro e como ela mesma diz: "quando não escrevo estou morta".

Jonas.Duarte 08/06/2015

É uma história dentro de outra, que fala de tudo o que não cabe nele...
Impossível não partilhar das questões existenciais evocadas durante a leitura, algo inquietante e incomodo, deixar o leitor desconfortável é a melhor forma e um livro atingir seu objetivo.
A analogia feita com o livro "Vidas Seca" de Graciliano Ramos fica bem retratada na personagem de Macabéa, cujo o próprio nome só tem espaço quando perguntada, caso contrário se manteria no anonimato.
Em muitos momentos o escritor fala da história que está sendo escrita e conversa com o leitor, sugiro a leitura do livro todo de uma vez, já que é bem curto, a experiência da leitura será ainda mais significativa.

logo skoob
"Uma ferramenta como essa pode certamente ser usada por professores para incentivar a leitura."

Jornal do Brasil