Login

Resenhas
Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Pri 23/07/2014

Eu vou ter tanta saudade de mim quando morrer.
Desde que tive que fazer um trabalho sobre Clarice, não simpatizo nem um pouco com a autora e nunca tive interesse em conhecer sua obra. Para mim, tudo o que saía de Clarice eram palavras sem nexo.

Ganhei A Hora da Estrela, que ficou um tempão "esquecido" na estante... só me interessei por ele porque no dia precisava levar algum livro pequeno para passar o tempo. Achei que seria uma leitura rápida, mas toda a antipatia que eu sentia por Clarice Lispector voltou nas primeiras páginas narradas. A leitura não fluía porque a narrativa me irritava, e eu novamente não entendia o porquê da autora ser tão elogiada.

A narração foi quase insuportável até a metade do livro. Porém, quando o narrador se concentrou em Macabéa, fui me prendendo cada vez mais à sua história e ao modo como sua vida desafortunada foi retratada. É tudo exposto de forma sincera e realista. É trágico, mas ao mesmo tempo cômico. Dei altas risadas com a Maca e a cartomante.

Apesar do livro ser bem fino, demorei para terminá-lo. A Hora da Estrela faz com que você pare e reflita sobre o que foi lido, é um livro que exige bastante do leitor. No fim, um pouco do que entendi de Clarice Lispector fez sentido para mim.

L Soares 18/07/2014

A autora começa o livro com uma explicação. Macabéa e sua história não foram criados por ela, e por isso sua trajetória e o fim lhes são desconhecidos. Essa criatura brotou, e tenta sair forçando passagem através dela, e vai se construindo enquanto a autora a coloca para fora sua vida nas páginas. A angústia que aparenta pela sua obrigação em parir esta outra criatura é engraçada. E a história de uma vida tão patética e vazia, chega a ser cômica em certos momentos, apesar da tragédia que é. A escrita é a Clarice de outros livros. Brilhante. E como sempre, o livro trás na simplicidade e mediocridade da personagem uma série de reflexões sobre como nossa passividade nos conduz de forma patética pela vida em muitas situações. “Porque a nota tão baixa?!” (Camila) me foi inquirido. O que me incomodou nesse livro foram as sucessivas interrupções que a autora insere no meio da história, com comentários sobre não querer continuar, ou como precisa acabar para se livrar daquele sentimento, e sobre dar uma pausa na escrita para ir dormir. Quebra a continuidade, deixa a história sem fluidez. E é um tanto repetitivo. Mas relevem meus comentários e leiam. Não me levem em consideração. É Clarice afinal.
Camila 22/07/2014minha estante
Clarice merece mais estrelas, mas entendo suas razões

Danilo Regis 29/06/2014

Parece uma música bem composta
Uma prosa que mais parece poesia, ela brinca com as frases, tudo se encaixa perfeitamente como se fosse uma musica bem composta, Clarice me surpreendeu, foi a primeira obra desta que leio, até meio de nariz torcido no inicio, mais logo na primeira pagina ela já me ganhou a atenção. Como alguém pode escrever assim ? Para aqueles que degustam a literatura, é uma leitura obrigatória.

Bella 24/06/2014

Perfeito para mulheres
Este livro parece perfeito para MULHERES.Li este livro por causa de um trabalho de escola. No inicio, é chato pra caramba, mais depois que Clarice começa mesmo a historia da personagem principal Macabéa, ele vira totalmente a cabeça do leitor. Só lendo pra saber como é bom.
A HORA DA ESTRELA é um livro nada perfeito, mais tanta imperfeição que torna tão bom.
Recomendo este livro para mulheres, e pessoas que gostam de livros nacionais!

Bjus, Bella.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Publicidade

logo skoob beta
"Uma ferramenta como essa pode certamente ser usada por professores para incentivar a leitura"

Jornal do Brasil