A Hora da Estrela

4.08741 12013

Resenhas - A Hora da Estrela

Anelise 16/04/2015

A Hora da Estrela
Lá vou eu falar de um livro de 1977 e que foi o último livro da Clarice Lispector. Ele foi lançado pouco antes dela morrer de câncer (foram nos ovários se não me engano).
O livro é narrado por Rodrigo S.M. (isso tá lá em cima), eu costumo dizer que é um narrador-personagem-onisciente. Porque ele é uma pessoa como nós, conta sobre os seus problemas lá no início do livro e nos conta a história de Macabéa do ponto de vista de alguém de fora e também de um narrador que sabe o que passa dentro o personagem.
Eita maravilha de licença poética fazendo o seu serviço! haha
Macabéa é uma nordestina de 19 anos que se mudou para o Rio de Janeiro em busca de um destino melhor para sua vida. Sempre teve uma vida sofrida e a sua mudança não fez nada de diferente acontecer até agora. Ela trabalha como datilógrafa e seus dias são sempre iguais.
Até que em um belo dia de chuva, alojada em um bar esperando a chuva passar, ela conhece um de "espécie semelhante", também nordestino, Olímpico. E ai, foi amor a primeira vista.
Não demorou muito para que virasse namoro. Mas era bem sem sal, porque eles só saiam juntos.
No decorrer da história, Macabéa fica doente, de Tuberculose, e não sabe mais o que fazer ao descobrir que foi traída por Olímpico. Não me lembro com quem ele traiu.
Enfim, a vida da Macabéa acaba ficando pior. Por recomendação de Glória, a colega de trabalho dela, Macabéa faz uma visita a cartomante. E lá, a a cartomante inflama o ego da pobre Macabéa com esperanças de um futuro muito bom a caminho. Que ela encontrará um homem rico, estrangeiro e com uma Mercedes.
A pobre sai de lá toda feliz e ai acontece a coisa mais irônica dessa história.
Ao atravessar a rua, distraída, Macabéa é atropelada por uma Mercedez. E é neste momento em que o título da obra faz sentido. É apenas nesse momento que ela é notada pelas outras pessoas, que ela recebe a atenção delas. E o mais irônico é isso ser na hora de sua morte!
E isso me fez pensar em uma coisa: Na nossa vida, muitas pessoas nos julgam o tempo todo, mas quando você for, pode ter certeza que eles vão se lembram de você como uma boa pessoa. Isso poder ser visto ao ter a morte alguém famoso. Só prestar atenção.
Na real, podia aqui ficar falando da análise que eu fiz de que Macabéa também seria um reflexo da própria Clarice na obra, justamente por ter algumas características semelhantes entre elas.
A obra é bem curta, menos de cem páginas e é em "uma tacada só". Não tem nenhuma divisão de capítulo, a história é contada sem interrupções.
É um livro que faz parte da literatura nacional e clássica também. Valeu muito a pena ter lido este livro e ter feito um trabalho sobre ele.
Quem nunca leu, separa um tempinho para conhecer.

Glaucia Lisboa 11/04/2015

A busca pela verdadeira existência
Macabéa só queria existir, mas sua inocência foi maior do que a sua existência.

Valnikson 04/04/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: A Hora da Estrela

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2013/09/28/05-a-hora-da-estrela/

Thalita Medeiros 04/04/2015

De todos os livros da Clarice esse é um que não indico para leitura, não importando se é um clássico ou não. Eu só li porque era obrigatório para o vestibular.

gyovanna.correa1 10/02/2015

A hora da estrela
Bom,logo no começo eu não gostei do livro. O homem que narra a história falava e falava sem parar sobre a história que ele iria escrever sem começá-la de fato,muitos rodeios e eu achei aquilo cansativo e cheguei a pensar em desistir do livro,mas foi então que percebi que mesmo sem contar a história ele dava pistas dela,ele estava apenas nos preparando para a história magnífica de Macabéia.

E a história nos envolve,nos cativa,nos deprime. Não tenho palavras para descrever o quão bom e esse livro.
Mostrando a vida dura que Macabeia levava,como ela já não acreditava em si mesma e pensava que felicidade era luxo que ela não poderia ter.

Se você ler nas entrelinhas do livro vai perceber a mensagem que Lispector tenta nos passar.

E aquele final ? Gente,o final pra mim foi sem dúvida divino. É algo que não consigo explicar,você tem que ler e sentir.

Mila 08/02/2015

Triste e difícil de largar
Me pequei relendo esse livro e decidi manter a leitura. Da primeira vez eu o abandonei, achei chato com tanto suspense em revelar de que estrela se falava. Mais agora após alguns anos, senti a força da criatividade da Clarice Lispector ao transmitir essa estória. Quando mais jovem não me prendeu, mais agora, só me fez ficar mais interessada no final. Essa estória é divertida, tem momentos de risos inesperados mais o final me deixou triste e logo entendi a hora da estrela. Gostei muito.

site: http://scraplivros.blogspot.com.br/

Michel 03/02/2015

Macabéa nos aproxima da nossa miséria de existir, nos serve de lastro para que voemos numa altura aceitável; para que nós, na tentativa de negar nossa insignificância, nos apoiando em coisas cada vez mais altas, superiores, não percamos o contato com a humanidade. A gente se vê nela, a gente a despreza e a ama.

GH 01/02/2015

Intervalo...

Uma pequena pausa na Torre Negra, universo de Stephen King.

Livro curto, li em apenas dois dias, mas é um livro bem, digamos... agoniante.

Usando a metalinguagem, a história é narrada por Rodrigo S. M., auter ego de Clarice.
Com câncer, em seu leito de hospital, essa livro foi finalizado com a ajuda de sua amiga, a qual não me recordo o nome agora. Enfim...

Pouco depois do término do livro ela veio a falecer, dando, no fim do livro, um destaque pra exatamente isso: a morte.
Aqui é contada a história de uma Alagoana, Macabéa, que tenta escapar da miséria e subsistência no Rio de Janeiro.
Encontramos uma personagem ingênua, pobre, miserável, sem grandes emoções, com uma vida pra lá de chata, mas no meio disso encontramos algumas críticas abstratas, que dão um toque especial no livro. A melancolia em que tudo é narrado foi uma das coisas que mais gostei. E o que torna tudo mais interessante, como já disse no começo, é ela ter escrito isso em seu leito de hospital, literalmente finalizando até a morte. Provavelmente uma autobiografia escrita por ela mesma, com suas dúvidas, alguns ou vários momentos de suas vidas e tudo mais.

Carol Guimarães 30/01/2015

MACABÉA
Essa é a história de uma estrela. A estrela Macabéa. Garota simples e pobre do interior do Alagoas, que nunca soube o que era sentir, o que era amar, existia e ponto. Assim como as estrelas existem e não se dão conta de nada ao seu redor , com Macabéa era o mesmo, existia e ponto final. Porém, Macabéa, diferente das estrelas que brilham no céu não tinha nem mesmo o brilho, ninguém para contempla-la. Ninguém a enxerga. Será que Deus a enxerga? De que importa? Ela não sente , é oca como um buraco negro, ela é o nada e para o nada retornará. Como não amar Macabéa?

Nathy 28/01/2015

Ela não sabia sonhar...
Primeiro (e por enquanto único) livro que eu li da Clarice Lispector, como exigência da escola, mas não poso negar que dessa vez , um romance da escola caio completamente na minha graça e eu pude entender porque Clarice é tão aclamada.
A Hora da Estrela narra a historia de uma nordestina pobre e de pouca instrução, que foi em busca de uma vida melhor no Rio de Janeiro. A historia de dessa nordestina, em si, não é o suficiente para atrair a atenção do leitor, mas a maneira como ela é explorada torna o livro fantástico!
De maneira nenhuma pode se dizer que o livro possui uma leitura fácil. Acho que cheguei a reler umas três vezes a primeira pagina para ter um parco entendimento sobre tudo que foi dito ali. Contudo, a leitura desse livro é muito gostosa e fascinante. Quando você compreende tudo (ou quase) que ela quis falar, é como se seu momento “Eureca!” estivesse chegado, não sei como descrever, mas é como se você tivesse uma real percepção das coisas. (Não sei se foi impressão minha, mas parecia que os olhos da minha amiga brilhavam enquanto ela lia o livro).
É difícil, mas é ótimo! A cada momento em que Clarice se aprofunda na existência da nordestina, fica muito claro que não se tem muito em que se aprofundar: a pobre moça mal parecia ter consciência da sua existência e ainda assim, na sua pureza e ignorância, parecia ser tão sabia quanto as coisas que lhe cercavam.
Esse pequeno livro é fantástico, para uma leitura lenta, apreciativa e reflexiva. Amei conhecer o trabalho de uma escritora tão importante e com certeza leira mais livros dela, pois essa mulher é fascinante! E recomendo a todos a leitura de A Hora da Estrela, é fantástico!

site: http://umavidanoslivros.blogspot.com.br/2015/01/resenha-hora-da-estrela.html

wildfoxx 19/01/2015

Pobre Macabéa
Tem resenha (pra quem gosta de ler), e vídeo no blog sobre este livro.

Confira:

site: http://www.maypacheco.com/2015/01/a-hora-da-estrela-resenha.html

Maria Martins 18/01/2015

Uma surpresa
Uau! Nunca imaginei que eu fosse gostar TANTO do livro. Eu li o livro bem rápido, mas também ele é bem pequeno, com apenas 87 páginas. Mas eu fui lendo e minutos depois eu não conseguia mais parar.
No livro iremos conhecer a história de Macabéa, uma nordestina que mora no Rio de Janeiro e tem uma vide bem, bem ruim. Ela é feia, sem sorte, tímida, não tem nada de atraente. Tudo na vida dela é péssimo. Não tem um bom emprego, não tem muitos amigos, nunca teve um namorado. O leitor irá acompanhar a vida dela, o seu dia-a-dia, até que ela encontra um homem, e algumas coisas mudam, mas nem tanto. Sabemos que Clarice não é muito de ir pela história, isso não importa muito para ela, não é aquele enredo certinho, começo, meio e fim. Clarice adora explorar os pensamentos e emoções humanas. Por causa disso, algumas pessoas acham Clarice uma leitura difícil e chata, o que é uma pena ...

site: http://refugiorustico.blogspot.com.br/2015/01/38-hora-da-estrela-clarice-lispector.html

Viih 21/12/2014

Não gostei
Não é por ter uma linguagem difícil mas a única coisa legal nesse livro foi o final dps da cartomante pq de resto n me agradou nem um pouco

Augusto 14/12/2014

Um livro de revolta
É difícil falar sobre esse livro. Talvez seja por isso que Clarice decidiu se isentar de certa forma de narra-la, passando a bola para outro narrador. Mas esse livro, sem dúvida, é a representação de um período da história do Brasil, a ditadura militar, um país analfabeto e pobre (em todos os sentidos que a palavra abrange) que eu não tinha percebido na minha primeira leitura. Outro detalhe dessa leitura é que o livro vai discutir a felicidade, Macabéa é uma pessoal feliz, mas, que preço se paga para ser feliz? Macabéa paga com a sua ignorância. Parece que o livro me grita: Que preço você paga/você pagaria? Além de outros temas ela trata do egoísmo, do individualismo, de uma sociedade que só pensa em si. De uma forma muito superficial esse livro é um livro de revolta.

logo skoob
"Faltava uma rede social voltada apenas para os amantes de livros... Bem, não mais."

IG Tecnologia