Login

Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Mario 31/08/2014

Comentado no blog Voos de Hipogrifo
Macabéa, protagonista do livro, é uma mulher mísera tanto financeiramente como de alma. Sua existência, palavra constante no livro, é despercebida, visto que vive em um mundo que para ela é ao contrário - o mundo não foi feito para Macabéa, ela não encaixa. Macabéa veio de Alagoas - onde era criada por uma tia carrasca, por ser órfã de pais - para morar no Rio de Janeiro em busca de um emprego. Colega de quarto de quatro Marias, seu único passatempo era ouvir o Rádio Relógio - onde palavras difíceis e conhecimentos gerais a deixavam confusa - e ir ao cinema uma vez por mês para tomar Coca-Cola.

CONTINUE A LER EM:

site: www.voosdehipogrifo.blogspot.com.br

Wolf Haltz 29/08/2014

A hora da chatice.
Sinceramente, relutei a lê-lo. É de conhecimento geral que temperamento de Clarice não é para todos. Todavia, falaremos do livro. E nele, tem horas que dá vontade de mandar o narrador parar de falar de si próprio e de como é difícil escrever e contar logo a história. Se a intenção era essa, o livro é bom. Mas como não estou aqui julgando a capacidade do autor provocar vontade de fechar o livro e (quase) atingir o objetivo, achei regular e com um final bem previsível.

Erika Lina 17/08/2014

Mais ou menos...
Apesar de muito famoso, achei um pouco chato. Eu tinha a maior curiosidade sobre ele, mas...
Final estranho, personagem demasiadamente ingênua, chegava a irritar...

Mas é um livro de Clarice!!!
É, mas não gostei.

site: http://umavidaliteraria2014.blogspot.com.br/

thais 30/07/2014

A hora da estrela
Um texto denso que te leva a reflexão sobre desigualdades e formas de lidar com situações que são tão comuns. Macabea sendo uma mulher totalmente submissa em relação a sua postura diante da vida te leva a alguns questionamentos e ao mesmo tempo essa postura é a sua grande defesa em relação a vida, fica mais fácil suportar quando não se tem ou se dá o devido peso para as coisas que nos cercam.

Pri 23/07/2014

Eu vou ter tanta saudade de mim quando morrer.
Desde que tive que fazer um trabalho sobre Clarice, não simpatizo nem um pouco com a autora e nunca tive interesse em conhecer sua obra. Para mim, tudo o que saía de Clarice eram palavras sem nexo.

Ganhei A Hora da Estrela, que ficou um tempão "esquecido" na estante... só me interessei por ele porque no dia precisava levar algum livro pequeno para passar o tempo. Achei que seria uma leitura rápida, mas toda a antipatia que eu sentia por Clarice Lispector voltou nas primeiras páginas narradas. A leitura não fluía porque a narrativa me irritava, e eu novamente não entendia o porquê da autora ser tão elogiada.

A narração foi quase insuportável até a metade do livro. Porém, quando o narrador se concentrou em Macabéa, fui me prendendo cada vez mais à sua história e ao modo como sua vida desafortunada foi retratada. É tudo exposto de forma sincera e realista. É trágico, mas ao mesmo tempo cômico. Dei altas risadas com a Maca e a cartomante.

Apesar do livro ser bem fino, demorei para terminá-lo. A Hora da Estrela faz com que você pare e reflita sobre o que foi lido, é um livro que exige bastante do leitor. No fim, um pouco do que entendi de Clarice Lispector fez sentido para mim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Publicidade

logo skoob beta
"É maravilhoso fazer amigos por meio dos livros, sejam eles Harry Potter, Zibia Gasparetto ou Cortázar."

JB Online