A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector




Resenhas - A Hora da Estrela


5522 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nona Nascimento 31/03/2024

...
Pobre Macabéa, na minha concepção de vista, o livro é bem reflexivo... Mostra como somos conformados com o pouco, e que as vezes quando damos conta do que poderíamos ter vivido já é tarde demais.
Achei bem lindo e triste.
Lindo devido a reflexão que me trouxe e triste pela pobre vida da moça.
comentários(0)comente



Nath 31/03/2024

Não é pra qualquer um
"Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse sempre a novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias."


Não considero que Clarice seja uma autora "para as massas". Seus livros são intensos, carregados de sentimentos, nem sempre "para entender" - mas com certeza "para sentir". Eu amo profundamente!
comentários(0)comente



Jão 31/03/2024

Leitura obrigatória
Não preciso dizer muito para transparecer o quanto essa leitura me deixou em estado de total perplexidade. Clarice simplesmente sendo Clarice. Macabéa é uma representação de tantas que, ainda na atualidade, vivem em prol de outrem. Em completa submissão àqueles que a cercam, a protagonista vive em busca de um espaço para ser. "[...] só que agora pelo menos a espiavam, o que lhe dava uma existência". A cada página um novo entendimento sobre a vida, um respiro descompassado em sincronia com a realidade de Macabéa. Estejam preparados para uma leitura que toca no mais íntimo do ser, somente leiam...
comentários(0)comente



literacris 31/03/2024

Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos ?
Perfeito, em muitas partes a gente fica BOIANDO mesmo e tudo bem, o que vale é sentir a obra!!!! adorei mesmo e quero ler muuuuito mais das obras da Clarice
comentários(0)comente



BiblioMahnia 31/03/2024

(explosão)
"A dor de dentes que perpassa essa história deu uma fisgada funda em plena boca nossa. Então eu canto alto agudo uma melodia sincopada e estridente ? é a minha própria dor, eu que carrego o mundo e há falta de felicidade"

A hora da estrela tem tudo o que eu mais desgosto em livros: personagens sem graça, uma história mal contada e um narrador que não me deixa respirar de tanto que se intromete na minha leitura. Mas tudo isso foi tão bem executado pela Clarice que agora eu me encontro em prantos e pedindo mais. Mais uma chance com Maca, mais previsões de seu futuro, mais retratos, mais sarcasmo e hipocrisia com a vida. Queria que Clarice se alongasse mais nessa história que não tem nada demais. Me sinto injustiçada. É só isso a vida? Uma epifania e (explosão) é chegada a hora da estrela?
Muito crua, muito desapaixonada, muito desesperançosa. Clarice fala em uma entrevista, ela mesma depois de uma consulta com uma cartomante "como seria engraçado se..." o resto você que leu ja sabe mas é engraçado pra quem??? Isso aqui não é resenha nenhuma, é mero desabafo de quem vive de luto e de medo da vida. Tão medíocre, a vida. O livro é fantástico.
comentários(0)comente



Madu Olifotet 30/03/2024

"A Hora da Estrela", de Clarice Lispector, é uma obra que se destaca não apenas pela sua narrativa envolvente, mas também pela profundidade de suas reflexões sobre a condição humana. Através da figura de Macabéa, Lispector nos apresenta uma personagem cuja vida é marcada pela marginalização, solidão e falta de identidade. A poesia que permeia a escrita de Lispector não se limita apenas à beleza das palavras, mas também se estende à exploração das camadas mais íntimas da existência.Ao acompanhar a jornada de Macabéa, somos confrontados com questões universais sobre a natureza da felicidade, do sofrimento e da busca por significado em um mundo marcado pela desigualdade e pela alienação. A crítica social presente na obra não é apenas uma observação superficial das injustiças da sociedade brasileira, mas sim uma análise profunda das estruturas de poder e das relações de classe que moldam a vida dos personagens.Além disso, a narrativa de "A Hora da Estrela" nos desafia a questionar nossas próprias percepções sobre o que significa ser humano. Por meio das experiências de Macabéa, somos levados a refletir sobre temas como identidade, autoconhecimento e a busca por uma conexão genuína com os outros e com o mundo ao nosso redor.Assim, "A Hora da Estrela" não é apenas uma obra de ficção, mas sim um espelho que reflete as complexidades e contradições da condição humana. É um convite à contemplação profunda e à auto-reflexão, que continua a ecoar na mente e no coração dos leitores muito tempo depois de terminarem a leitura.
comentários(0)comente



maria cueca 30/03/2024

Existir por existir
História profunda e ao mesmo tempo simples
conta-se sobre a invisibilidade e inocência de macabéa, melhor, do capim
comentários(0)comente



Julls 30/03/2024

Confuso, melancolico mas mds
O jeito que isso me prendeu não está escrito, é um pouco difícil para mim a escrita de Clarisse sendo meu primeiro livro dela. Vamos conhecer Macabéa uma jovem que ninguém nunca se quer olhou, nordestina criada pela tia, uma história onde tive que reler vários trechos por me perder nos pensamentos que tive sobre o próprio livro, e as vezes me sentir como Macabéa, talvez não uma jovem extraordinária, mas real.
comentários(0)comente



maduâs rep stan 30/03/2024

Clarice está bem longe de ser uma autora qualquer.
Eu acho que não tem outra palavra para definir o Clarice a não ser como genial! A referência do nome macabéa pra os judeus da época da grécia antiga e o olímpico como referência aos que lutavam contra os judeus nessa época fez a minha cabeça explodir, confesso que prefiro as poesias e as cartas dela, mas sua escrita nunca deixou de ser tão brilhante e única, como ela, gostei do livro mas achei de começo muito confuso e queria uma vida mais justa para maca, ela foi muito injustiçada! Muitas analogias sobre o que é a vida e sobre como a realidade é o que é para mim foi incrível. Te amo clarice!
comentários(0)comente



Heloise 30/03/2024

"Então, no dia seguinte, quando as quatro Marias cansadas foram trabalhar, ela teve pela primeira vez na vida uma coisa a mais preciosa: a solidão."
comentários(0)comente



livinhax0 30/03/2024

Estava muito ansiosa ?
Primeiro contato de fato que tive com as obras da Clarice. eu já tinha já tinha uma simpatia com ela desde sempre, mas só agora tive a oportunidade de ler suas obras. amei amei amei ???
comentários(0)comente



LFernandoAraujo 30/03/2024

A cada linha, a cada frase, um reencontro com a realidade. Impossível não ver um familiar, amigo ou até mesmo a sua história em diversos pontos deste texto. O narrador da história, quase que abertamente um alter ego de Clarice é crucial para que o sentimento após ler este livro se prolongue.
comentários(0)comente



v de vanisse 29/03/2024

MAS QUE MORANGOS SÃO ESSES Ô DONA CLARICE LISPECTOR
?Seria muito engraçado se um táxi me pegasse, me atropelasse e eu morresse? bom, eu não estou rindo.
Esse foi o meu primeiro livro da autora.
Confesso que demorou um pouquinho pra essa leitura engatar, mas quando engatou? será que eu consigo superar esse livro? Não sei.
comentários(0)comente



izabelly 29/03/2024

A hora da estrela
Um romance literário cruel, injusto e dramático que representa, em todas essas palavras, a vida dura da nossa querida Macabéa, uma moça deixada a margem da sociedade que exibe uma inocência e ingenuidade que chega a incomodar, que demonstra não ter consciência do próprio sofrimento.

O livro tem como narrador Rodrigo S. M., que pode ser visto até mesmo como um heterônimo da própria Clarice, que constantemente demonstra que a escrita é um meio para desviar sua ?angústia?.

?Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse a sempre novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias.?

Mas voltando à Macabéa, sua história é, em certas partes, até dolorosa de ser lida. Em muitos pontos senti empatia, pena e, às vezes, até raiva por não vê-la reagir, mas não a culpei, ela não tinha os recursos suficientes para ter uma reação.

É uma obra que começa de um modo que nos faz ter um pingo de esperança para que algo bom aconteça, mas uma coisa que a gente já nasce sabendo é que nem todo mundo tem o final feliz que merece, o mundo é um lugar injusto, injusto ainda mais com aqueles que não o entendem.

"Pois na hora da morte a pessoa se torna brilhante estrela de cinema, é o instante de glória de cada um e é quando como no canto coral se ouvem agudos sibilantes."

Um livro curto, que vale muito a pena a leitura. Recomendo e concluo que Clarice Lispector realmente é um gênio da literatura brasileira.
comentários(0)comente



5522 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR