A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Sara.Chiodi 01/04/2024

Ainda nao sei dizer se gostei. Li o livro para um desafio de clássicos (no meio de uma ressaca literária), mas talvez não tenha sido um bom momento. Quero reler em outra ocasião pra ver se funciona melhor pra mim

re.books 31/03/2024

Para ela a realidade era demais para ser acreditada.
Clarice Lispector foi profunda até o cerne. Ela explora como alguns de nós somos tão alheios e ingênuos em relação à realidade, assim como Macabéa. Demonstrando que a vida não se desenrola como um conto de fadas previsível, pelo contrário, é uma jornada vivida intensamente no presente, sem saber o que o futuro reserva.

Mas o que eu sei? Nada.

jackzxxx 31/03/2024

n há dúvidas que a clarice é incrível, porém não posso dizer o mesmo d mim e talvez isso explique a nota e eu ter entendido nada na maior parte do tempo. não me ajudo, ja que foi minha primeira experiência com muitas coisas como o fluxo de consciência e a construção da trama. simplesmente tudo mt novo, mta informação. fácil me sentir perdida, talvez eu goste mais qnd me habituar a escrita da clarice.

llynsilv 31/03/2024

Mehh
Foi a minha primeira leitura da clarice e eu não sei se gostei desse livro?? gostei da historia mas achei que era uma coisa mais grande porque todo mundo hypou esse livro e é só apenas mediano, o escritor se interrompendo e o final meio??? Não gostei

Camila 31/03/2024

**só então vestia- se de si mesma, passava o resto do dia representando com obediência o papel de ser**

**a vida é um soco no estômago**

**-por que é que você me pede tanta aspirina?
- é pra eu não me doer.
- como é que é? Você se dói?
- eu me doo o tempo todo.
- aonde?
- dentro, não sei explicar. **

Que livro!!! O questionamento é pq não li antes?
Livro maravilhoso e extremamente triste e profundo.
Minha primeira leitura da Clarice, amei.

Nona Nascimento 31/03/2024

...
Pobre Macabéa, na minha concepção de vista, o livro é bem reflexivo... Mostra como somos conformados com o pouco, e que as vezes quando damos conta do que poderíamos ter vivido já é tarde demais.
Achei bem lindo e triste.
Lindo devido a reflexão que me trouxe e triste pela pobre vida da moça.

Nath 31/03/2024

Não é pra qualquer um
"Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse sempre a novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias."

Não considero que Clarice seja uma autora "para as massas". Seus livros são intensos, carregados de sentimentos, nem sempre "para entender" - mas com certeza "para sentir". Eu amo profundamente!

Jão 31/03/2024

Leitura obrigatória
Não preciso dizer muito para transparecer o quanto essa leitura me deixou em estado de total perplexidade. Clarice simplesmente sendo Clarice. Macabéa é uma representação de tantas que, ainda na atualidade, vivem em prol de outrem. Em completa submissão àqueles que a cercam, a protagonista vive em busca de um espaço para ser. "[...] só que agora pelo menos a espiavam, o que lhe dava uma existência". A cada página um novo entendimento sobre a vida, um respiro descompassado em sincronia com a realidade de Macabéa. Estejam preparados para uma leitura que toca no mais íntimo do ser, somente leiam...

literacris 31/03/2024

Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos ?
Perfeito, em muitas partes a gente fica BOIANDO mesmo e tudo bem, o que vale é sentir a obra!!!! adorei mesmo e quero ler muuuuito mais das obras da Clarice

BiblioMahnia 31/03/2024

(explosão)
"A dor de dentes que perpassa essa história deu uma fisgada funda em plena boca nossa. Então eu canto alto agudo uma melodia sincopada e estridente ? é a minha própria dor, eu que carrego o mundo e há falta de felicidade"

A hora da estrela tem tudo o que eu mais desgosto em livros: personagens sem graça, uma história mal contada e um narrador que não me deixa respirar de tanto que se intromete na minha leitura. Mas tudo isso foi tão bem executado pela Clarice que agora eu me encontro em prantos e pedindo mais. Mais uma chance com Maca, mais previsões de seu futuro, mais retratos, mais sarcasmo e hipocrisia com a vida. Queria que Clarice se alongasse mais nessa história que não tem nada demais. Me sinto injustiçada. É só isso a vida? Uma epifania e (explosão) é chegada a hora da estrela?
Muito crua, muito desapaixonada, muito desesperançosa. Clarice fala em uma entrevista, ela mesma depois de uma consulta com uma cartomante "como seria engraçado se..." o resto você que leu ja sabe mas é engraçado pra quem??? Isso aqui não é resenha nenhuma, é mero desabafo de quem vive de luto e de medo da vida. Tão medíocre, a vida. O livro é fantástico.

Madu Olifotet 30/03/2024

"A Hora da Estrela", de Clarice Lispector, é uma obra que se destaca não apenas pela sua narrativa envolvente, mas também pela profundidade de suas reflexões sobre a condição humana. Através da figura de Macabéa, Lispector nos apresenta uma personagem cuja vida é marcada pela marginalização, solidão e falta de identidade. A poesia que permeia a escrita de Lispector não se limita apenas à beleza das palavras, mas também se estende à exploração das camadas mais íntimas da existência.Ao acompanhar a jornada de Macabéa, somos confrontados com questões universais sobre a natureza da felicidade, do sofrimento e da busca por significado em um mundo marcado pela desigualdade e pela alienação. A crítica social presente na obra não é apenas uma observação superficial das injustiças da sociedade brasileira, mas sim uma análise profunda das estruturas de poder e das relações de classe que moldam a vida dos personagens.Além disso, a narrativa de "A Hora da Estrela" nos desafia a questionar nossas próprias percepções sobre o que significa ser humano. Por meio das experiências de Macabéa, somos levados a refletir sobre temas como identidade, autoconhecimento e a busca por uma conexão genuína com os outros e com o mundo ao nosso redor.Assim, "A Hora da Estrela" não é apenas uma obra de ficção, mas sim um espelho que reflete as complexidades e contradições da condição humana. É um convite à contemplação profunda e à auto-reflexão, que continua a ecoar na mente e no coração dos leitores muito tempo depois de terminarem a leitura.

maria cueca 30/03/2024

Existir por existir
História profunda e ao mesmo tempo simples
conta-se sobre a invisibilidade e inocência de macabéa, melhor, do capim

Julls 30/03/2024

Confuso, melancolico mas mds
O jeito que isso me prendeu não está escrito, é um pouco difícil para mim a escrita de Clarisse sendo meu primeiro livro dela. Vamos conhecer Macabéa uma jovem que ninguém nunca se quer olhou, nordestina criada pela tia, uma história onde tive que reler vários trechos por me perder nos pensamentos que tive sobre o próprio livro, e as vezes me sentir como Macabéa, talvez não uma jovem extraordinária, mas real.