Os deveres - tomos II e III

Os deveres - tomos II e III Cícero

Resenhas - Os Deveres

Dante 30/12/2020

A evolução da ética humana.
Marco Túlio Cícero foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida.
Com foco na filosofia prática ou moral. Pelo fato que no período de Cícero a ciência ética se identifica como a moral. Percebemos nos tomos I, II e III. Endereço a Marcos. A leitura é enriquecedora. Visando sempre a evolução da ética humana. Valor máximo do bem, honesto, conduzir uma carreira profissional com boas habilidades para gerir sua vida até seu fim existencial, sobre o saber, e a vida feliz. De acordo com Cícero. Agindo e pautando no comportamento sobre a ótica moral sã, suas recompensas serão grandiosas. Uma vida com consciência tranquila, significando felicidade genuína. Máximas: " o útil não pode conflitar com o honesto". " O direito natural veta o utilitarismo." "Nunca é válido beneficiar-se do alheio com ofensa à justiça." Entre muitas. Vale a pena conferir.

“Os Deveres” foi a última obra filosófica escrita por Cícero. Cunhada em um período de crise política. Júlio Cesar foi assassinado nesse período no ano de 44 a.C. Nesta obra composta por três tomos, ele formula os valores políticos e éticos da sociedade romana. Visto por seus olhos e experiências de homem do estado.