A Pérola

A Pérola John Steinbeck

Resenhas - A Pérola

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Amal0 20/03/2024

Uma história sobre ganância, desejo, ilusão e por aí vai.

O problema nunca foi com o protagonista que sonhava com uma vida melhor, mas sim com os invejosos em volta.

Elaine Messias 03/03/2024

Uma alegoria
Uma alegoria sobre o valor e posição das coisas na vida. Sem perder a narrativa poética, o autor faz uma crua imagem das manipulações dos fortes contra os simples. E a ironia do destino inexorável é forte e cortante.

Rodrigo1001 28/12/2023

Cuidado com o que você deseja (Sem Spoilers)
Título: A Pérola
Título original: The Pearl
Autor: John Steinbeck
Editora: Círculo do Livro
Número de páginas: 112

Pouco antes de adquirir esse livro, escreveu-me o livreiro: "Acabei de ler A Pérola, do Steinbeck, e só não chorei porque tenho o coração de pedra."

Com 2024 praticamente batendo à porta, puxei A Pérola da estante porque queria ler algo rápido e contundente em uma tarde escaldante de quinta-feira que mais parecia não ter fim.

Além de me entregar o que buscava, confesso que, diferentemente do livreiro, meu coração de lata ganhou algumas manchas adicionais de ferrugem ao virar da última página.

Indo direto ao ponto, A Pérola de John Steinbeck é famoso por vários motivos:

1. Apelo social: O romance oferece uma crítica poderosa da injustiça social e econômica, particularmente em seu retrato da exploração dos pobres pelos ricos. Steinbeck destaca a dura realidade enfrentadas pelas comunidades marginalizadas e o impacto da ganância e do materialismo nos indivíduos e na sociedade;

2. Temas universais: O livro explora temas universais como a influência corruptora da riqueza, a busca do sonho americano e as consequências da ambição. Esses temas ressoam nos leitores de todas as culturas e idades, tornando o romance relevante e instigante;

3. Personagens atraentes: Os personagens do romance são bem desenhados e relacionáveis. Os leitores ficam emocionalmente envolvidos em suas lutas e aspirações, o que acrescenta profundidade e ressonância emocional à história;

4. Narrativa envolvente: as habilidades de contar histórias de Steinbeck estão totalmente expostas em A Pérola. O romance é uma história emocionante e cheia de suspense que mantém o leitor envolvido do começo ao fim. A prosa de Steinbeck é vívida e evocativa, imergindo os leitores no mundo que ele cria;

5. Reputação do autor: John Steinbeck é um renomado autor norte-americano conhecido por seus outros clássicos como As Vinhas da Ira e Ratos e Homens. Sua reputação literária contribui para a fama de A Pérola, atraindo leitores interessados em explorar sua obra;

6. Praticidade: Baseada num conto popular mexicano, A Pérola é uma história sobre ambição, egoísmo e solidariedade. Um livro curto que se lê em um fôlego. Ideal para leitores mais jovens ou para quem se quer iniciar na obra de Steinbeck.

Por fim, procuro sempre destacar uma palavra para cada livro que leio. E a palavra de A Pérola não poderia ser outra além de GANÂNCIA. A corrupção de valores morais por meio da ganância está em quase todas as páginas. Um livro aparentemente simples, mas engenhoso na mensagem que quer passar, com um final dramático e pungente.

Dica: Leia quando estiver de bom humor - caso contrário, é provável que a melancolia faça um ninho sobre a sua cabeça.

Leva 3 de 5 estrelas.
edu basílio 28/12/2023minha estante
mais uma resenha-pérola, by rods. ?

Joyce 29/12/2023minha estante
As melhores resenhas!!

FAtima311 25/12/2023

Precioso na medida, simples e belo na linguagem
Um livro que evoca o quotidiano idílico de uma aldeia de pescadores indígenas. Toda aura de beleza e simplicidade da aldeia é quebrada quando Kino encontra a "pérola do mundo" dentro de uma ostra. A partir daí, a cobiça e a ambição desmedida dão o tom da tensão no romance.

Beatriz.Alves 10/12/2023

A pérola - John Steinbeck
Ler Steinbeck é ter a certeza de que um livro maravilhoso independe do tamanho. A Pérola é um livro minúsculo que nos transmite toda uma imensa lição de injustiça social.

Monique 02/12/2023

Essa história merecia um final feliz. Mas deixou a lição que ao ter acesso a uma fortuna o melhor a se fazer é não contar a ninguém. Não foi o fato de ter encontrado a pérola e sonhar com sua riqueza que o levou a ruína e sim a ganância e a inveja dos que sabiam da sua sorte.

Monique 29/09/2023

Não faz meu estilo, não trata de temas que eu gosto, aborda certas questões de uma maneira bem ruim, mas eu amo qualquer coisa que esse autor escreva porque os finais são sempre muito impactantes.

Camila2076 27/09/2023

Preciosidade
Um casal que mora num vilarejo vê uma oportunidade de curar a vida do seu filho picado por um escorpião depois de ter pescado um concha com uma pérola dentro.

Mas algumas coisas estranhas começam acontecer depois que o casal leva está preciosa pérola para casa .

Uma escrita forte, com relatos fortes ,pois por serem pobres tentaram levar o filho para consulta e foram rejeitados por não terem dinheiro.

Um livro muito reflexivo sobre a natureza humana.

Pipo 15/07/2023

Os cuidados da vida.
Na Bíblia, no Livro de Provérbios, cap. 14, versículos 12 e 13, diz que há caminhos que parecem retos ao homem, mas que no fim, conduz à morte. Talvez este tenha sido o caminho traçado por Kino, o protagonista desta estória, ou seja, acreditar em tal ideia, e ao derradeiro, conduzi-lo à própria destruição. A tônica, portanto, desta trama se desenvolve a partir de um tesouro encontrado pela família de Kino, qual seja, uma pedra valiosa. De um contexto que se passa nos idos do século vinte, no México, Kino, Juana e o filho deles, Coyotito, vivem na mais extrema penúria, numa vila de igual circunstância. Sem meios e recursos suficentes para cuidar do filho que fora picado por um escorpião, a família se vê irresignada ao não conseguir atendimento adequado para o menino, situação que lhes inculca a mais ferrenha vontade de mudar de vida. Por sorte ou não, como pescador, Kino, encontra a mais bela Pérola, que lhe traz os mais inesperados acontecimentos. Steinbeck, como pano de fundo, trata da simplicidade da vida, da união familiar e dos gozos mais singelos do ser humano. Não existe felicidade maior e mais perene do que ter uma família com quem comungar. Não existe amor mais genuíno do que aquele nutrido no seio da própria casa. Dificuldades e contradições servem para estreitar laços, cultivar paciência e ter verdadeira esperança. Para um homem honrado, Deus, uma mulher, filhos e um lar, são as coisas mais desejáveis a serem conquistadas. O que passar daí traz aborrecimentos e tristezas. Eis o que posso resumir deste livro.
Rogéria Martins 15/07/2023minha estante
Bela resenha!

Pipo 16/07/2023minha estante
Obrigado, querida!

Otavio.Guassu 04/06/2023

"E a beleza da pérola, que faiscava e luzia à claridade da pequena vela, seduziu-lhe a cabeça. Tão bela era e tão suave, com uma música própria - a sua música de promessa e prazer, a sua garantia de futuro, de conforto e de segurança. A sua quente luminosidade prometia um cataplasma contra a doença e uma muralha contra o insulto. Fechava a porta à fome. E, enquanto Kino a olhava, os seus olhos se abrandaram e o seu rosto se descontraiu. Viu a pequena imagem da vela benta refletida na lisa superfície da pérola e de novo lhe soou aos ouvidos a linda música do fundo do mar, o tom da difusa luz verde abaixo da superfície. Olhando-o em segredo, Juana viu-o sorrir. E, porque eles eram de algum modo uma só pessoa e uma só intenção, ela sorriu com ele.
E os dois começaram aquele dia com esperança."

Andreia166 05/05/2023

Livro triste, gostei mas não amei. Após ler a leste do Éden fiquei entusiasmada com o autor, acho que para quem quer acompanhar o trabalho do escritor vale a pena ler.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 29/12/2022

Um casal de pescadores nativos de uma ilha encontra uma pérola, mas não uma pérola qualquer, é a pérola do mundo, enorme e fascinante. Eles acham que com ela poderão mudar de vida e resolver todos os seus problemas. Mas como diz o autor em um trecho muito interessante:

"Não é bom querer demais uma coisa. Isso às vezes afugenta a sorte. Deve-se querer tudo na justa medida."

Esse livro me fez refletir bastante sobre a ganância humana. Muitas vezes insistimos tanto em algo, porém, aquilo não necessariamente nos fará bem. Isso não quer dizer que devemos ser passivos a tudo, devemos sim lutar. Contudo, precisamos ter a noção de até onde podemos ir. Numa das passagens do livro o autor discorre sobre um sermão da igreja que diz que devemos nos resignar diante da forma e/ou situação na qual somos jogados nesse mundo. O que é isso, senão uma forma de manter os pobres sempre pobres e os poderosos sempre no topo? Não, definitivamente não devemos aceitar tudo, mas também não podemos perder a sensatez. Equilíbrio. Essa é a palavra na qual devemos sempre nos guiar em todos os aspectos da vida.

Faz mais de uma hora que terminei essa leitura e ainda estou pensando nela. E, por mais que eu tente, não conseguirei traduzir em palavras tudo o que essa narrativa despertou dentro de mim. A escrita do Steinbeck é perfeita demais, sensorial demais, ele põe o dedo nas feridas sociais de tal forma, que é impossível não sentir o comichão na alma.

Enfim, mais um livro dele que recomendo com força. Excelente para pensarmos na pessoa que fomos, somos e aspiramos ser.

Rafaella 29/09/2022

Um livro inteligente
É um livro bom, com uma mensagem importante sobre ganância.
E mesmo sendo um livro curto, é surpreendente e consegue fazer com que o leitor reflita sobre a história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5