A Caminho do Verão

A Caminho do Verão Sarah Dessen

Resenhas - A Caminho do Verão

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Regiane 04/06/2012

Sarah Dessen me conquistou!

Ele se surpreendeu, abrindo a boca para responder, mas antes disso, eu estendi a mão e peguei a dele, e o puxei mais perto de mim. Então fiquei na ponta dos pés e e levei meus lábios aos dele. O beijo foi lento e doce, e enquanto acontecia, tive de novo aquela imagem de nós tão pequenos, em pé no meio de Colby, sob seu único farol, enquanto toda a cidade e o mundo giravam ao nosso redor. E nesse momento, mesmo se fosse apenas nesse momento, estávamos exatamente onde deveríamos estar.

A Caminho do Verão foi o primeiro livro da Sarah Dessen que eu li. Fiquei totalmente deslumbrada com seu trabalho, o que garantiu mais uma fã. Não vejo a hora de conferir outras de suas obras.

Com a chegada das férias de verão, Auden resolve viajar para Colby uma pequena cidade litorânea para passar na companhia de seu pai e de sua atual esposa, além de Thisbe, sua meia-irmãzinha que acabou de nascer.

É nesse meio tempo que Auden começa a questionar e a rever seus conceitos em relação a sua madrasta, aceita uma proposta de trabalho de férias em uma boutique totalmente excêntrica, e por fim ela conhece um garoto enigmático chamado Eli que acaba se tornando seu companheiro em busca de uma adolescência sem muitas cobranças, que lhe foi negada até o presente momento, enquanto ele tenta se recuperar de um episódio triste.

Quando eu li a sinopse de A Caminho do Verão, não imaginava a grandiosidade do conteúdo, pois ela não faz jus ao trabalho maravilhoso que é revelado logo nas suas primeiras páginas. A escrita da Sarah é totalmente envolvente e impactante. Fiquei demasiadamente admirada com a sua capacidade em tornar uma história simples em algo magistral.

Não subestime esse livro ao imaginar que se trata de mais um romance adolescente, pois isso é apenas o pano de fundo. A autora aborda assuntos interessantes como: o desentendimento familiar, as falhas humanas, além de passar uma mensagem essencial a qualquer pessoa. Com isso me atrevo a dizer: O tempo só é inimigo daqueles que o permitem ser.

De início Auden não me agradou, mas ao botar os pés em Colby, ela começa a mostrar o seu outro lado - que até então era reprimido pelos seus pais e a partir daí, conquistou minha afeição. Eli me deu a impressão de ser arrogante, mas essa imagem se desfez rapidamente ao decorrer dos capítulos. Ele se tornou o meu personagem preferido.

Os pais de Auden só me estressaram. As atitudes de ambos são deprimentes. Eles mais erram do que acertam. O descaso do pai dela em relação as coisas que ocorriam ao redor, me fizeram ter vontade de entrar na história para socá-lo. Heidi (a madrasta) é tão sensível e despreparada no quesito mãe, que fica difícil não se comover com ela. Seu jeito atencioso para com Auden, me cativou completamente. Os demais personagens secundários são tão bem trabalhados, tanto quanto os principais.

A Caminho do Verão foi um livro tão gostoso de ler, que eu nem conseguia ver as horas passando. Devorei suas 416 páginas em duas noites de pura insônia. Isso dá uma noção de quanto eu me identifiquei com Auden e Eli varando madrugadas com direito a tortas e café. Sinceramente as aventuras de ambos - enquanto todos dormiam - foi uma das coisas mais bacanas que aconteceram na história.

Com certeza essa obra é um dos melhores YA contemporâneos que eu já li. Sarah Dessen é uma escritora excepcional, que prova que para escrever bem, não precisa necessariamente ser algo complexo, mas o que conta é a dedicação, e isso fica explícito em cada capítulo e em cada página. Me apaixonei pela sua forma de conduzir as palavras e a história e o resultado me agradou demais. Recomendadíssimo!
Lili Assis 12/09/2016minha estante
Comecei a ler, e estou super ansiosa!!

Pamela.Caproni 05/01/2021

Leitura arrastada
Não me apeguei aos personagens, achei Auden bem chata, Eli muito fechado, não vi química nenhuma neles. Achei que a personagem poderia se desenvolver muito mais socialmente, mas ao invés disso, tudo ficou se arrastando entre como ela foi antissocial e não sabia se queria mudar. Realmente foi difícil pra mim terminar essa leitura.

ka mcd 06/03/2013

A Caminho do Verão
Lembram dessa capa maravilhosa? Pois é, eu terminei o livro esses dias e descobri que não é só a capa que é linda desse jeito. Atrás dessa bela fachada o livro guarda uma história também linda e muito delicada.

Preciso dizer que demora um pouco para a leitura captar sua atenção de verdade, mas, depois que você passa pelas primeiras 70 páginas, você se vê completamente arrebatado pela Auden, pelo Eli, pela história dos dois, pelas noites insones, por Isby, e pelas descobertas graduais.

Eu achei que esse livro fosse ser um daqueles romances bem fofos, bem ingênuos, com algum tema um pouco mais sério, alguma coisa que fosse dar profundidade, mas que fosse acabar sendo bem água com açúcar. E eu estava tão errada! Por que, mesmo a essência sendo essa, é muito mais complexo e profundo do que me pareceu ao ler a sinopse e ver as outras resenhas. A história não trata apenas de um romance bobinho e pequenos problemas com os pais, mas em você aprender a se deixar ser você mesmo, em agir como você acha que é certo.

Ele tem um amor de verão, um amor que pode durar a vida toda, grandes conflitos com os pais e problemas pessoais. Problemas que você não consegue consertar por que praticamente já fazem parte de você e mudar é difícil demais. Esse livro mostra como é difícil tentar ser melhor, como é difícil nos desapegarmos de certos hábitos, mesmo que saibamos os quão horríveis eles são. Ele fala de segundas chances, como sempre temos que tentar, de novo e de novo até acertarmos. Como, muitas vezes, precisamos levar um tapa na cara para começarmos nos corrigir. Fala de aceitar a si mesmo e não tentar ser o que os outros querem que você seja. Que não importa quantas vezes você caia da bicicleta, você sempre tem que voltar a montar para continuar em movimento. Como só é preciso querer para conseguir mudar.

Os personagens foram um ponto alto também. Só os pais da Auden me deram vontade de tacar o livro na parede. Auden, Eli, Heidi, Maggie, Adam e todos os outros me cativaram imensamente, todos sendo parecidos comigo e com pessoas que conheço, mesmo que infimamente. Mas me vi especialmente conectada com a Auden. Por ser fechada, por ter pavor de errar, por ser orgulhosa e por uma lista infinita de motivos. E vê-la mudando tanto ao longo do livro – ao longo do verão – eu me vi pensando que, talvez, todos nós acabamos tendo nossos próprios “verões em Colby” e aprendendo a lidar com nosso problemas por nos deixarmos sair de nossas zonas de conforto.

Dayene 03/10/2012minha estante
Estava pensando em ler esse livro e confesso que sua resenha me convenceu.
Parabéns, a resenha está ótima!!

Nanda 11/04/2021

Mais um quentinho no coração
Sarah Dessen sabe como me deixar envolvida nas suas histórias e nos seus personagens. Sempre escreve uma história que acaba me prendendo de alguma forma, mesmo não sendo uma super história.

E com esse livro não foi diferente. Não é o melhor livro dela, já li outros melhores, mas mesmo assim é um ótimo livro.
Eu me envolvi completamente com os personagens, não queria parar de ler a história deles. Queria poder acompanhá-los para sempre.
É uma leitura muito fluida e gostosa.
Super recomendo.

Emylly 21/08/2022

O livro podia ser um pouco mais curto, mas tirando isso a história é bem interessante e tranquilo e bem fofo.
Foi um pouco difícil de ler e me prender na história mas no fim valeu a pena

Amanda Azevedo 04/10/2012

A Caminho do Verão - Sarah Dessen

Li o meu primeiro livro da Sarah Dessen no passado — Just Listen. Já tinha lido alguns comentários a respeito do trabalho da autora, bem positivos por sinal, e isso me deixou curiosa, apesar de ficar com certo pé atrás, pois tenho uma “birra” com livros onde os personagens principais são adolescentes, mas não poderia ter recebido uma surpresa melhor! Just Listen entrou pra lista de favoritos! É... Sarah Dessen me conquistando de primeira. Na data em questão, quando li o meu primeiro livro dela, Just Listen era o único que já havia sido publicado aqui no Brasil, quão grande foi a minha tristeza ao perceber que a editora Farol não tinha publicado mais nenhum título da autora, mas para felicidade de muitos, a Editora iD passou a publicá-los.

Como minha primeira experiência com a autora foi ótima, comecei a ler A Caminho do Verão muito empolgada e, talvez, esse tenha sido o problema. Nessa segunda experiência não senti a mesma ligação com os personagens, nem com a história. Em Just Listen, eu me via na Annabel Green, sua forma de agir, de ver o mundo, seu jeito, seus gostos eram muito semelhantes aos meus. Já com a Auden — nossa protagonista em A Caminho do Verão — não senti nenhuma conexão especial.

Auden é uma adolescente extremamente responsável, séria e até um pouco careta, eu diria. Filha de pais separados e vivendo com a mãe, certo verão ela decide ir para a casa do pai para aproveitar suas férias e, quem sabe, passar mais tempo com ele. Mas lá ela terá também a companhia da nova esposa de seu pai e sua mais nova irmãzinha, Thisbe.

Sua estadia não ocorre do jeito que ela imaginava, esperando passar mais tempo com o pai o que eles menos fazem é ficar juntos. Seu pai, um escritor, está trabalhando em seu novo livro e quase não sai do escritório. Sua irmãzinha, Thisbe, chora o tempo inteiro e quase não dorme, deixando sua mãe exausta e ocupando praticamente todo o seu tempo. Sem muito que fazer, Auden começa a trabalhar na boutique de sua madrasta para ajuda-la um pouco e lá acaba fazendo algumas amizades e conhece também o Eli. — Ah... O misterioso, charmoso, carinhoso e apaixonante, Eli!

E assim, envolvidos por males em comum — noites de insônia e solidão — Auden e Eli, fazem companhia um ao outro nas madrugadas adentro, regadas, sempre, de muito café e conversas ao mesmo tempo pessoais e superficiais, sérias e descontraídas. Auden buscando recuperar sua adolescência ‘perdida’ e Eli tentando voltar a ver o mundo como antes.

"É algo terrível quando alguém deixa você, pavoroso. Você pode seguir em frente e fazer o melhor possível, mas, como Eli tinha dito, o fim é um fim. Não importa quantas páginas de sentenças e parágrafos de histórias maravilhosas tenham levado até ele: sempre haverá uma última palavra." — Página 297

Mesmo não tendo gostado tanto desse livro quanto de Just Listen, eu recomendo sim a leitura. Eu não me identifiquei com a história e com os personagens, mas você pode, sem dúvidas, se identificar, pois a Sarah Dessen tem a capacidade de dar vida a personagens carismáticos, sensíveis, fortes, interessantes, reais! Regados de dúvidas, receios, mágoas... Um misto se sentimentos. Sentimentos estes que todos nós carregamos.

Vivi.Barbosa 01/09/2020

A caminho do verão
É uma leitura rápida, gostosa e tranquila. O contexto em si, não tem uma história com um enredo muito complexo, são férias de uma garota em uma cidade diferente. Mas ainda assim foi um livro que me prendeu do início ao fim, a nossa protagonista tem seus medos e inseguranças mas ao mesmo tempo é ousada e empolgante. Certamente um livro pra que gosta de romances clichês, e uma leitura pra te tirar daquela ressaca literária. Reler é sim uma opção.

Aline 30/04/2022

Noites em claro, amigos, café, tortas e bicicletas...
Que livro mais gostosinho, termino a leitura com o coração quentinho... as minhas experiências com a Sarah são sempre muito boas e agora é aguardar o lançamento do filme e saber se será assim, tão especial como o livro...
LuaTeresa 13/05/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

Aline 14/05/2022minha estante
Olá, pode ler tranquila, não tem.

LuaTeresa 14/05/2022minha estante
Que bom. Obrigada!

DANILÃO1505 12/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Alana 28/06/2022

A caminho do verão ? que verão incrível.
Bom, eu nunca vi este livro sendo panfletado em nenhum lugar, acho que não é muito conhecido. Enfim, descobri este livro através do filme da Netflix, que se não me engano lançou recentemente, gostei bastante da história através do filme e fui buscar mais e isso me levou até o livro.
Por incrível que pareça, o filme é bastante parecido com o livro, óbvio que tem seus ajustes e mudanças, então gostei de ter lido o livro pra ter mais acesso aos detalhes.
É um livro de romance claro, mas também nos mostra várias outras coisas, como por exemplo : os relacionamentos familiares, os problemas e o quão, as vezes pode ser difícil. É de certa forma, um livro leve, que pode te fazer se identificar com a personagem em alguns momentos, personagens cativantes, e o romance é
tão levinho, fofo e gostoso de se ler.
Pessoalmente, eu saí encantada com o Eli, e também gostei muito da Auden, a forma como a personagem é construída.
Devo elogiar também a escrita, me agradou e é fácil de se entender, com diálogos do jeito que estou acostumada.

aqui vão algumas recomendações:
? se você já leu, recomendo assistir, é uma boa adaptação.
? se você já assistiu, recomendo ler, vai te dar mais detalhes.
? se você nunca leu ou assistiu, recomendo fazer os dois, o livro é incrível e o filme é uma ótima adaptação.

kaylaninha 21/01/2021

Capítulos enormes.
Vamos começar aí porque isso foi o que mais me incomodou, gente, sério como eu odeio capítulos enormes, a maioria tem tipo uns 50 minutos de tempo aproximado e eu ficava "socorro".

Achei o começo chato, 7 capítulos gigantes e não acontecia nada interessante, aí cheguei no oitavo e melhorou, mas aí passaram uns capítulos e parecia q não acontecia nada legal dnv.

Eu tenho a impressão de que esse livro nem é um romance, já que o romance é mais plano de fundo, pra mim é mais sobre ela (Auden) sair da bolha que vivia e lidar com os problemas de família, pq nem as amizades que ela fez apareciam mt, parecia q toda hora ou ela estava no escritório ouvindo conversas na loja, ou ela estava perguntando pra Heidi (a madrasta) se precisava de ajuda com a bebê enquanto a Heidi dizia q ela não precisava, enfim.

Não é um livro que eu amei, mas não posso dizer que não gostei também, pq por mais que tenha várias partes sem graça tem várias outras legais também.

Então se você procura um romance que foque no romance como assunto principal esse não é o livro pra você, mas se você quer algo mais atoa sobre uma garota sem vida social e com pais complicados e que vai passar férias na casa do pai e acaba mudando isso, esse é o livro.

Não é um livro que eu sairia recomendando, mas também não é um livro que eu diria "é perda de tempo" pq né, você pode ler e ter uma experiência totalmente diferente da minha. Também não acho que leria de novo.

Emanuele Silva 11/05/2020

Leve
Como em todos os livros, Sarah Dessen nos traz personagens "apaixonáveis" e cheios de dilemas. Seus livros são remédio pra dias pesados/sombrios.

Booksscene0 07/09/2022

A coitada precisa de terapia
Ela e eu né ksksksk toda hora me identificava.
É diferente do filme, eu li msm pq amei o filme a ainda bem que mudaram certas coisas
A mãe é insuportável, o pai pior ainda e a coitada precisa de uma bela terapia por causa deles

Natalia.F 13/07/2021

Não me julgue, você sabe meu nome, não a minha história.
"As três seguras em seu mundinho rosa, como sempre."

A Auden foi a personagem que mais me deixou indignada da Sarah Dessen. Estava sempre julgando as outras mulheres por suas escolhas de vida e de roupa. Marquei muitas passagens que me deixaram louca de raiva dela e poderia ter marcado mais. Para Auden se a mulher gostasse de rosa ela já determinava que ela era fútil e burra

"Ela sorriu, depois pegou a bolsa, colocando-a entre nós, e enfiou a mão dentro para procurar algo. Depois de um instante, tirou de lá uma revista. Eu me preparei para alguma analogia com celebridades. Deus me livre. Em vez disso, fiquei chocada ao ver que era um catálogo universitário da U.

Mas continuei com a leitura pq os personagens da Sarah Dessen passam por uma evolução ao logo do livro. E esse é um tema para reflexão. Mostra como muitas vezes fazemos um pré julgamento das pessoas.

@mcarstairs 05/04/2021

A caminho do verão pra mim foi um livro legal mas não me envolvi ou me simpatizei tanto com a história. Apesar de em alguns momentos me identificar com o que a Auden passou. O jeito que a autora escreveu sobre o passar do tempo não me agradou muito e o final foi extremamente sem graça e muito sem sal. O último acontecimento que fecharia o verão da Auden e possivelmente o final da estadia dela em Colby a autora simplesmente não escreveu, fiquei super chateada pois puxa era o festival que ela se encontraria com o Eli. O final deles dois foi sem nexo, apesar de no último acontecimento do livro eles se encontram mas foi sem emoção alguma, enfim não gostei tanto do livro, esperava mais.

myð 27/07/2022

O MELHOR LIVRO DE TODOS.
de fato esse livro é meu favorito, nem tenho palavras pra descrever.
primeiro eu vi o filme e falei ?uma obra prima dessas com certeza veio de um livro? e achei hahahah
enfim, eu amei demais o livro, aborda assuntos muito importantes, o romance é muito lindinho, eu amo demais o Eli e a Auden, queria guardar eles num potinho

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6