Amar é crime

Amar é crime Marcelino Freire

Resenhas - Amar é crime

Aniram 27/12/2022

Poesia na prosa
Assim como em outros dos seus livros de contos, a prosa de Marcelino Freire está repleta de poesia: rimas, versos, figuras de linguagem. Sem sombra de dúvidas, o autor é um contista e cronista competente. A leitura de Amar é Crime é bem rápida e dinâmica, mas nem todos os enredos são propriamente interessantes. Gostei de alguns contos, de outros... nem tanto.

fev 13/01/2021

3,5

A escrita de Marcelino Freire é muito boa e isso faz com que a gente se perca prazerosamente na leitura. A sonoridade é encantadora.

Apesar do título e da apresentação antes dos contos darem o recado do que estar por vir tenho que questionar certas escolhas do autor. Como pedofilia e a representação de personagens negros caindo em certos esteriótipos. Há o que se questionar e avaliar.

Os contos maiores são superiores aos contos menores. Parecem que são mais trabalhados. O melhor conto do livro disparado é “União Civil”. Destaco também: Mariângela, Crime, Irmãos, Após a morte, Vovó Valério vai voar e Nóbrega.

Rafael 30/12/2020

Escrita frenética
Marcelino escreve como se corresse, e a leitura flui assim também. É uma escrita frenética, nervosa, mas que não perde a postura nem cansa no meio do caminho. A rima parece que nem foi pensada, joga ali e causa o efeito. Não tem muita frescura pra falar o que tem que ser falado, da forma como quer falar. E o bom de ser pernambucano e ler Marcelino, é "visualizar" cada frase com os gestos. É identidade.

Para além da forma, o conteúdo é uma porrada pra quem tá dormindo. Trata de temas sociais de forma potente, sem tremer. E de forma lírica, sem doer. Mesmo doendo. A repetição pra enfatizar é como um despertador no meio do texto. Não jogou fora nem uma vírgula.

Enfim, uma leitura histérica e pacífica, se assim posso dizer. E uma aula pra quem, como eu, escreve. Uma aula completa, em cada passagem. Principalmente quando afirma que "escrever é organizar os sentimentos perdidos". Bem na mosca! Para além disso, uma falta de vergonha literária absurda, que deixa qualquer um besta.

Rafaela.Maria 08/06/2021

mais um registo de identidade autoral
Marcelino Freire, em ?Amar é Crime?, nos traz a face do amor que se conecta com a dor, a maldade e a raiva. Isso tudo, claro, sem deixar de lado a crítica social e a linguagem marginal.
É sempre um presente poder ler Marcelino e, nessa obra, mergulhei em contos de fluxo de consciência, o que me fez ficar mais encantada pela escrita do autor.

Edi 02/10/2020

Excelente!
Eu ainda não conhecia a escrita de Marcelino Freire, mesmo sempre ouvindo falar muito sobre o escritor.
Me surpreendi muito e adorei vários contos presentes nesse livro.
É uma leitura fluida, com personagens complexos e que explora muitas complexidades humanas como as questões de gêneros, sexualidades, relações abusivas e tantas outras...
Um livro importante para pensarmos a contemporaneidade de maneira menos superficial.
Leiam Marcelino! ?

Renata 23/06/2023

Livro de fácil leitura , trás contos carregados de reflexões sociais, além de dilemas diversos sobre amor.

Lala 17/08/2022

diferente do q eu tô acostumada a ler, mas gostei. Tem contos incríveis q transmitem uma mensagem mto legal, ao mesmo tempo que tem uns que não consegui identificar ao certo o que ocorre, mas é uma leitura interessante

Revista Macondo 22/02/2012

[Indicações] Amar é crime - Marcelino Freire
(Postada, originalmente, em http://revistamacondo.wordpress.com/2012/01/25/indicacoes-amar-e-crime-marcelino-freire/)

Dentre todos os nomes que recebem destaque no cenário da literatura brasileira contemporânea, certamente, o de Marcelino Freire é um dos mais expressivos. No último mês de novembro, tive a oportunidade de presenciar a sexta edição da Balada literária, evento criado pelo próprio e que conta com a presença de diversos artistas. Lá, aproveitei e adquiri meu exemplar de seu livro de contos Amar é crime, lançado em 2010, pelo selo Edith.

(...) Continue lendo no blog da revista!

BibliotecaCCBNB 07/11/2011

Amor e morte. Começo e fim. Sexo e paixão. Eis os temas do livro de contos do escritor pernambucano Marcelino freire. A obra é uma reunião de 'pequenos romances', são contos que mais parecem 'cantos', numa espécie de mistura sonora entre ficção e repente.

Alexandre Silveira 12/09/2017

Amor em múltiplas facetas
Eu adorei cada conto desse livro. Marcelino Freire diz muito com poucas palavras. Seu estilo sintético, com períodos curtos e a repetição insistente de palavras ou expressões auxilia na construção de uma narrativa ágil, quase desesperada. Além disso, o tom usado nos discursos dos diferentes narradores nos contos de "Amar é Crime" vai se modificando conforme a proposta de cada conto: existem contos ali que acompanham o processo de pensamento obsessivo de alguns personagens, enquanto que em outros a linguagem lírica mostra as belezas que o sentimento do amor traz para os seres humanos. Tudo isso aliado à oralidade, dando para os contos de Marcelino Freire uma faceta notoriamente brasileira, escancarando não apenas a cultura popular do nosso país, mas também as hipocrisias, os preconceitos, os medos e a pobreza.
Renan William 13/09/2017minha estante
Já li alguns contos dele e gostei muito. Estou querendo ler esse livro também!

Alexandre Silveira 13/09/2017minha estante
Você vai gostar desse então, Renan! Livro muito bom.

Renan William 13/09/2017minha estante
Em breve lerei!

Pedro 23/07/2017

Se o conto é mesmo feito uma luta de boxe, como dizia Cortázar, Marcelino Freire leva
todos à lona. E rápido. Neste "Amar é crime", seus textos curtos e seu estilo ligeiro, cheio de ginga, mas carregado de melancolia e amargura, solapam o leitor. Pancada após pancada, somos levados a encarar a dureza do chão, sem cordas para agarrar e sem juiz para interromper o golpe desleal. Desfilam no ringue prostitutas, velhos abandonados, amantes que se desencontram, que se separam ou que provocam motins para ficarem juntos. Há, ainda, o avô que aprendeu a voar, o velho que foi morar em um cinema pornô, a cafetina que desfila nas lojas de madame, as ricas secas de São Paulo fugindo da crise hídrica. Neste baile de sopapos, a plateia assombrada se envergonha de aplaudir o leitor no chão.

Carolina 03/08/2017

Do cotidiano
Alguns contos me emocionaram muito (positivamente): "Vestido Longo", "Ir Embora", "União Civil"... o livro aborda várias questões polêmicas da contemporaneidade como, por exemplo, pedofilia, gordofobia, prostituição, religião, homossexualidade, etc... os assuntos são tratados de maneira direta, objetiva, até bem crua! Vale a pena!

May 24/03/2020

O livro apresenta diferentes formas de amor, em pontos de vistas que normalmente não seriam levados em consideração pela maioria (pelo menos eu não levava, alguns ainda não levo), mostrando para o leitor que pode haver amor nos lugares mais improváveis.
Os contos são pequenos e de narrativa fluída, você nota as diferenças de narrativa entre cada um, pois autor a muda para se adequar ao propósito do conto, sendo as vezes mais sentimental e as vezes mais crua, todavia sem deixarem de ser direta.

James Ratiere 21/04/2021

Socos na barriga e afeto
Marcelino Freire é poeta, e quem o lê sabe disso, impossível não sentir a narrativa voraz e que usa as palavras como uma metralhadora que vai te atingindo à queima roupa.
Ao te dar boas vindas, Marcelino já te deixa sem fôlego e vai te tirando o ar com cada conto.
Simplesmente magnifico essa forma visceral e como ele mesmo diz, uma forma de oração no estilo ladainha para escrever.

Luiz.Goulart 15/09/2021

Brutal
Livro de contos do pernambucano Marcelino Freire, deu fama ao autor pelas histórias com forte conteúdo sexual e a oralidade bruta com prosa ritmada no feitio de cordéis do Nordeste.