E se Obama fosse africano?

E se Obama fosse africano? Mia Couto

Resenhas - E se Obama fosse africano?

Fernanda Turino 25/09/2014

Para amar Mia Couto
Se eu tivesse que criar um slogan para esse livro, seria: Para se apaixonar por Mia Couto! Mas ele não precisa de propaganda.
Já há algum tempo tinha vontade de ler algo desse escritor (e biólogo) moçambicano. A escolha por E se Obama fosse africano aconteceu por conta de um texto dele que tive que ler para uma das aulas da pós-graduação, gostei tanto do ensaio que acabei comprando o livro no dia seguinte. Não me arrependi. Apesar de ser mais fã de romances, não tive problemas na minha estreia com Mia Couto.
O autor nos apresenta uma África complexa e até mesmo difícil de se compreender, mas que nos encanta. Mia nos mostra, a partir de opiniões políticas sobre o continente, que as diferenças é que tornam esse mundo tão fascinante. A língua portuguesa é um dos fios condutores dos ensaios, o autor nos mostra como a linguagem é uma forma rica de se compreender um povo e seus costumes, como a linguagem é viva e nos permite viajar pela cultura e também dentro de nós mesmos.
Alguns dos textos se tornam um tanto repetitivos ao longo do livro, mas é compreensível se levarmos em conta que o livro é uma coletânea de palestras proferidas pelo autor em diversos países lusófonos. Além disso, Mia Couto escreve de maneira fluída o que torna a leitura muito agradável, mesmo quando o tema não seja dos mais leves.
Apenas o último texto que dá nome ao livro não é uma palestra e ele vem para fechar muito bem o que o autor já tinha começado de forma sensacional. O artigo final é duro e me deixou com um tanto quanto incomodada. O livro é impactante e te faz querer ler mais Mia Couto.

site: http://cultsemserpedante.wordpress.com/

sonia 28/12/2013

Como não se apaixonar por este africano?
É uma coletânea de textos diversos, crônicas, ensaios, discursos, todos políticos, onde Mia expressa suas opiniões políticas e linguísticas sobre a África, a literatura - e cita a nós, brasileiros, de uma forma bem interessante - a política, os comportamentos.
Rico de comentários que são o reflexo do meu pensamento, como eu gostaria de ter escrito esses textos, com a originalidade, a leveza, a espontaneidade e a força deste escritor maravilhoso. Em uma palavra: impactante.